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Cultura

Pró-Reitoria de Cultura (Procult)

 

Sumário

1. Pró-Reitoria de Cultura (Procult)

2. Órgãos Suplementares da Pró-Reitoria de Cultura

2.1. Centro Cultural Pró-Música

2.2. Centro de Conservação da Memória

2.3. Cine-Theatro Central

2.4. Forum da Cultura

2.5. Memorial da República Presidente Itamar Franco

2.6. Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea)

2.7. Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

1. Pró-Reitoria de Cultura (Procult)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/procult
E-mail: secretaria.procultura@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3965

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Pró-reitoria de Cultura é o órgão administrativo central que responde por toda a dinâmica de eventos e demandas no âmbito da cultura da UFJF. A unidade também auxilia na resolução de demandas diversas dos setores (órgãos suplementares) a ela ligados, como o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), Memorial da República Presidente Itamar Franco, Cine-Theatro Central, Centro Cultural Pró-Música, Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) e Centro de Conservação da Memória (Cecom).

Situada no coração da Reitoria, a Secretaria da Pró-reitoria de Cultura funciona como uma espécie de “matriz informacional” da cultura na universidade. Por este setor, tramitam demandas dos mais variados tipos, desde a liberação de requisições, viagens, protocolo de documentos, elaboração de ofícios, atestados, entre outros. Mas sem dúvida o atendimento à solicitação dos usuários externos e freqüentadores do campus e da Reitoria da UFJF é a função precípua do setor, pois a Procult concentra um considerável número de setores a ela vinculados, de modo que a atenção ao usuário é realizada diuturnamente, sempre em resposta a esclarecimentos, perguntas e informações diversas acerca dos setores que constituem a Procult.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O acesso pode se dar através de formalização de demanda via e-mail institucional do setor, pelas redes sociais da Procult, através de ofício via SEI, por carta física endereçada à responsável pelo setor (pró-reitora de Cultura ou secretários diretos) ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, via telefone ou e-mail. Os serviços oferecidos concentram-se em formalização de demandas para solicitação de uso dos espaços culturais geridos pela Pró-reitoria de Cultura, de uso do espaço de exposições da Reitoria, solicitação de apoio a projetos culturais nas suas diversas manifestações intrínsecos à UFJF ou externos à comunidade acadêmica (estes propícios à comunidade em geral), ou com transporte e diárias para participação em eventos (estes exclusivamente voltados a TAEs, docentes e estudantes da UFJF).

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
1) Formalização de demanda via e-mail institucional, por meio de ofício via SEI, por carta física endereçada à responsável pelo setor (pró-reitora de Cultura ou secretários diretos) ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, via telefone ou e-mail.
2) Acolhimento da demanda pela secretaria da Procult através dos funcionários que atuam no setor.
3) Encaminhamento da demanda à pró-reitora de Cultura para avaliação.
4) Retorno aos interessados quanto à resposta por parte da responsável pelo setor quanto à demanda apresentada. Em caso de resposta positiva, agendamento de encontro presencial caso este seja viável e/ou necessário.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
O prazo para retorno às demandas apresentadas não ultrapassam 48 horas úteis; porém a concretização pode demandar um prazo maior a depender dos trâmites envolvidos e do grau de complexidade da demanda, tendo em vista que muitas vezes depende-se de resposta e/ou aprovação de outros setores da instituição.

 

Prioridade no atendimento:
Demandas urgentes voltadas ao Poder Judiciário ou a órgãos do Executivo, além de questões e respostas cujos prazos prevejam retorno imediato para cumprimento e retorno.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
O prazo para atendimento às demandas apresentadas não ultrapassam 48 horas úteis, porém a concretização pode demandar um prazo maior a depender dos trâmites envolvidos e do grau de complexidade da demanda, tendo em vista que muitas vezes depende-se de resposta e/ou aprovação de outros setores da instituição.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Acolhimento da demanda, receptividade presencial e pelos canais de atendimento disponibilizados, bem como retorno aos usuários dentro dos prazos estipulados ou através de procura espontânea por parte daqueles.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
1) Acolhimento da demanda pela secretaria da Procult através dos funcionários que atuam no setor.
2) Encaminhamento da demanda à pró-reitora de Cultura para avaliação.
3) Retorno aos interessados quanto à resposta por parte da responsável pelo setor quanto à demanda apresentada. Em caso de resposta positiva, agendamento de encontro presencial caso este seja viável e/ou necessário.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
O acesso pode se dar através de formalização de demanda via e-mail institucional do setor, pelas redes sociais da Procult, através de ofício via SEI, por carta física endereçada à responsável pelo setor (pró-reitora de Cultura ou secretários diretos) ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, via telefone ou e-mail.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Formalização de demanda via e-mail institucional, por meio de ofício via SEI, por carta física endereçada à responsável pelo setor (pró-reitora de Cultura ou secretários diretos) ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, via telefone ou e-mail.  

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Logomarca setorial e redes sociais da Pró-reitoria de Cultura.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Condições adequadas dentro do princípio da razoabilidade, tendo em vista que o setor se encontra localizado dentro do campus da Reitoria da UFJF, que oferece condições de acessibilidade e conforto ao público usuário, consulente e transeunte.  

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
O acesso pode se dar através de formalização de demanda via e-mail institucional do setor, por carta física, telefone ou por agendamento pessoalmente no local de funcionamento, diariamente aberto das 7h às 19h.

 

(Informações atualizadas em 13/05/2021, às 16h58)

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2. Órgãos Suplementares da Pró-Reitoria de Cultura

2.1. Centro Cultural Pró-Música

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-Reitoria de Cultura

 

O Centro Cultural Pró-Música está voltado para formação de músicos, pesquisa e preservação da produção colonial brasileira e promoção da interpretação da música antiga com instrumentos da época (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.promusicaufjf.com.br

E-mails:
secretaria.promusica@ufjf.edu.br
recepcao.promusica@ufjf.br
producao.promusica@ufjf.br

Telefone: (32) 3218-0336

Endereço: Avenida Rio Branco nº 2329 – Centro – CEP: 36010-011 – Juiz de Fora/MG

Dias e Horário de funcionamento:
Recepção: segunda à sexta de 9h às 18h.
Secretaria/administrativo: segunda à sexta de 7h30 às 19h30.
Eventos diversos: o espaço poderá permanecer aberto até às 22h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Centro Cultural Pró-Música está voltado para a formação de músicos, pesquisa e preservação da produção colonial brasileira e promoção da interpretação da música antiga com instrumentos de época. O Pró-Música tem hoje cerca de 1.500 alunos, dos quais 10% recebem bolsas com empréstimo de instrumentos.

Criado em 1984, o Centro mantém grupos estáveis, como o Coral, a Camerata Jovem, os Solistas de Câmara e as orquestras (de Câmara, Sinfônica, Barroca, de Jazz e outras).

Agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, conferida pela Presidência da República, e com a Insígnia da Inconfidência, concedida pelo Governo de Minas, o espaço possui galerias de arte e ainda recebe espetáculos teatrais, shows musicais e de dança, palestras e congressos, contando com calendário fixo de eventos.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Atender e ou preencher os requisitos presentes nos documentos “Termo de cessão de uso (oneroso e não oneroso)” e “Editais” disponibilizados pela secretaria do setor;
– Apresentações de eventos diversos com plateia;
– Cursos, mini-cursos e oficinas.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Todos os serviços oferecidos e realizados pelo CCPM estão sujeitos à disponibilidade e ao cronograma específicos do setor.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Não se aplica.

 

Prioridade no atendimento:
Não se aplica.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Não se aplica.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.  

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Falar pessoalmente, por telefone ou e-mail com a secretaria do setor. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Pessoalmente, telefone ou e-mail. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; e-mails e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Não se aplica.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Centro Cultural Pró-Música possui rampas de acessibilidade aos espaços culturais e banheiro adaptado. Já o acesso aos demais espaços, como sala de ensaio, secretaria e demais salas administrativas ainda estão em fase de adequação às normas de acessibilidade.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não se aplica.

 

(Informações atualizadas em 10/06/2022, às 11h26)

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2.2. Centro de Conservação da Memória (Cecom)

Órgão Suplementar/Procult

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.facebook.com/cecomufjf

 
E-mails:
cecomufjf@gmail.com
cecom.procultura@ufjf.edu.br


Telefone: (32) 3212-3286

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 765 – Centro – Juiz de Fora – CEP: 36013-010

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Centro de Conservação de Memória (Cecom) é o mais recente dos órgãos suplementares da UFJF. A estruturação do órgão buscou atender o ideal de promover, a partir de ações de caráter multidisciplinar, a preservação da memória social. Por se tratar de um órgão cuja unidade organizacional é devotada à cultura em suas diversas manifestações como bem maior, também se coloca como objetivo prioritário do Cecom o pleno e pronto atendimento ao usuário e usufruente, seja ele um visitante de exposição, pesquisador do acervo documental, material e bibliográfico, ou alguém procurando uma orientação ou formação e/ou qualificação específica na área da preservação e/ou do restauro do patrimônio cultural. Serviços oferecidos: Higienização, conservação e organização de acervos, consulta aos acervos salvaguardados, cursos e oficinas de extensão, exposição (em elaboração), consultoria na área de patrimônio cultural e gestão de acervos.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Formulário de solicitação informando a demanda.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Variável conforme o serviço solicitado.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Depende do serviço solicitado. Tentamos sempre atender no mínimo prazo possível. Os serviços solicitados costumam ter o atendimento imediato ou, no máximo, um ou dois dias.

 

Prioridade no atendimento:
Idosos, Pessoas com Deficiência, Grávidas e Lactantes.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Variável em função da demanda – na maioria das solicitações o atendimento é imediato.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Depende do serviço.

 

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Através de e-mail, telefone, pessoalmente e ouvidoria da UFJF.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail e telefone.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas indicativas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Acessibilidade: Em elaboração e produção (aguardando a instalação de elevador), limpeza periódica, o espaço é, na sua maioria, ventilado e a climatização do mesmo encontra-se em produção. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Por telefone ou presencialmente.

 

(Informações atualizadas em 10/06/2022, às 11h40)

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2.3. Cine-Theatro Central (Espaço cultural)

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

 

Tombado pelo patrimônio histórico, o Central é a mais importante casa de espetáculos de Juiz de Fora e está na lista dos dez teatros mais belos do país, oferecendo vasta programação, com shows musicais, peças teatrais, visitas guiadas e projetos diversos (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Contatos e horários
Sítio Eletrônico: http://www.theatrocentral.com.br

E-mails:
cinetheatrocentral@ufjf.edu.br
cinetheatrocentral@ufjf.br

Telefone: (32) 3231-4051

Endereço: Praça João Pessoa s/nº – Calçadão da Rua Halfeld – Centro – CEP: 36010-150 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Secretaria: de segunda a sexta, das 7h30 às 18h.
Visita guiada: de terça à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados: das 9h às 12h.
Eventos: O espaço é aberto também pode abrir em dias de espetáculos e apresentações em geral no período noturno, de acordo com os horários previstos para cada evento, e de acordo com as condições sanitárias exigidas.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Fundado em 1929, o Cine-Theatro Central encontra-se na lista dos dez teatros mais belos do país e se apresenta como a mais importante casa de espetáculos de Juiz de Fora. O espaço cultural oferece visitas guiadas para particulares e instituições de ensino, entre outros. O projeto Visitas Guiadas busca restaurar e fortalecer o contato da população juiz-forana e de visitantes com seu patrimônio, rompendo estereótipos como “o teatro é elitizado/não é para todos”. A proposta procura desenvolver um vínculo entre os cidadãos e o Central, fazendo-os reconhecer a relevância e a magnitude deste patrimônio e assim instigando o desejo de preservá-lo. As visitas são gratuitas e guiadas por equipe especializada, com duração total de 50 minutos. O máximo de pessoas permitido por horário é de 15 pessoas, sendo que a composição dos grupos nos horários determinados é realizado por ordem de solicitação/inscrição.

O espaço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1994. Além de ter sido um dos principais cinemas de Juiz de Fora, o espaço se consolidou como um palco para os grandes nomes das artes no país – do teatro à dança, da ópera ao show musical –, recebendo diversos artistas e eventos, que inseriram Juiz de Fora no circuito cultural e se tornando um ponto difusor de cultura para o interior do país.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Apresentação de shows, palestras, formaturas e afins: A ocupação do teatro é realizada via Edital Público de Ocupação. A documentação e o custo estão previstos por ele, para os produtores de eventos. O Edital tem divulgação nos sites do teatro, da Pró-reitoria de Cultura, DOU, Jornal de grande circulação da região, etc.
– Ocupação das escadarias, foyer: Há formulários de uso para ocupações e outras demandas, disponíveis no site do teatro, sem custo.
– Visitas: Para visitas espontâneas, não é necessário o agendamento; visitas guiadas podem ser marcadas por e-mail, sem custo.
– Eventos institucionais da UFJF: preenchimento de formulário.
– Público de eventos: o público dos espetáculos precisa apresentar convite/ingresso e documentação pessoal, custo determinado pela produção.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
As etapas das ocupações são descritas nos editais. O Conselho Diretor do Cine-Theatro Central avalia as demandas e o resultado é divulgado no site.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
A previsão máxima é de um mês, em razão das reuniões do Conselho.

 

Prioridade no atendimento:
Idosos, deficientes, lactantes, grávidas.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Solicitação de visita guiada: até 24 horas.
Demandas por e-mail: 24 horas.
Solicitações que demandem avaliação do Conselho: 30 dias.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Os prazos são definidos pela demanda. Após recebimento da proposta, avaliação da Conselho e realização do evento.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Além da Ouvidoria, todos os canais de comunicação do teatro. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, presencialmente, redes sociais e sistemas internos on-line. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Há placas indicativas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Cine-Theatro Central possui acesso à cadeirantes na plateia e cadeiras de obesos. A limpeza é realizada diariamente e dispõe de cadeiras acolchoadas na plateia, banheiros, bebedouros, além de quatro camarins, foyer, escritório amplo e arejado.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Via telefone ou pessoalmente.

 

(Informações atualizadas em 10/06/2022, às 11h51)

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2.4. Forum da Cultura

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

 

Além de ser a casa do Grupo Divulgação para apresentações teatrais, o Forum abriga o Museu da Cultura Popular, a Coleção Presépio, Pinacoteca, Galeria de Arte e um acervo com obras raras de música erudita (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Telefone: (32) 3215-3850

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – CEP: 36016-210 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Atendimento ao público: segunda a sexta – das 10h as 19h
Expediente interno/Secretaria: segunda a sexta – das 8h as 20h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Inaugurado em 1972, o espaço disponibiliza e promove diversas atrações culturais. O Museu de Cultura Popular da UFJF, com mais de três mil peças em acervo, oferece exposições mensais com estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outras peças de culturas nacionais e estrangeiras. A Pinacoteca, iniciada nos anos 90, contempla obras de artistas juiz-foranos e mineiros em exposição permanente. Dentre os mais conhecidos, estão Dnar Rocha e Carlos Bracher, além de pinturas figurativas de Lages das Neves e abstrações de Amaury de Battisti. A Coleção Presépio, que nasceu através do professor Antônio Weitzel, em 1988, é exposta tradicionalmente nos finais de ano e tem sido ampliada com doações. Com destaque para presépios vindos da Angola e da Itália, o acervo reúne mais de cem unidades. O espaço guarda ainda obras raras da música erudita, desde composições medievais a compositores contemporâneos, com a intenção de serem disponibilizadas aos visitantes no futuro. Dentre os discos de destaque, está o “Panis Angelicus”, na voz de Benjamino Gigli. Pelo casarão também é possível se deparar com uma vitrola à manivela de 1904 e um gramofone da mesma época. Uma das salas do prédio também preserva a memória da UFJF, com telas que retratam os antigos prédios da universidade e relembram a época em que o Forum abrigou o primeiro gabinete da reitoria. O Forum ainda conta com a Galeria de Arte, um espaço aberto para exposição de artistas locais e de âmbito nacional, e oferece cursos e oficinas, além de ser a casa do Grupo de Teatro Divulgação e do Coral da UFJF. Além disso, o Forum da Cultura realiza eventos como lançamentos de livros, cds e concertos variados.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade externa. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O Forum da Cultura é um espaço aberto ao público, com entrada gratuita. Abriga o Museu de Cultura Popular da UFJF, Galeria de Arte e é local de ensaios do Coral Universitário e do Grupo Divulgação. No espaço acontecem apresentações diversas.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
As visitas podem ser feitas sem agendamento ou pré-agendadas, normalmente quando são grupos grandes e/ou oriundos de outras cidades. O contato pode ser feito presencialmente na secretaria, por e-mail, telefone ou redes sociais.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Não se aplica.

Prioridade no atendimento:
As pessoas portadoras de deficiência, os idosos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
O atendimento é feito na hora de chegada do visitante.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Telefone, e-mail, redes sociais, ou presencialmente.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Telefone, e-mail, redes sociais e presencialmente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Existe sinalização com o nome das salas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Existe a necessidade de uma rampa e um elevador para o acesso das pessoas com dificuldade de locomoção chegarem ao teatro. A limpeza é primorosa e o conforto é bom.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
O contato é feito por telefone e recebemos pessoalmente as pessoas para visitas e para assistir aos espetáculos.

 

(Informações atualizadas em 10/06/2022, às 12h04)

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2.5. Memorial da República Presidente Itamar Franco

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

 

O Memorial reúne reproduções de documentos, além de fotografias e objetos referentes ao período em que o ex-presidente Itamar Franco exerceu cargos públicos no Brasil e no exterior (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
mrpitamarfranco.com.br

E-mail:
secretaria.memorial@ufjf.br – Secretaria e Direção

Telefone: (32) 3212-2078

Endereço: Rua Benjamin Constant, 760 – Centro – CEP: 36015-400 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira, das 10h às 17h. Última entrada para visitação: 16h30.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Memorial da República Presidente Itamar Franco reúne acervo documental, fotográfico e audiovisual, além da biblioteca e do Fusca 1993 de Itamar Franco. O projeto iniciado em 2002, em parceria com o extinto Instituto Itamar Franco e com o próprio político, está comprometido com o tripé ensino, pesquisa e extensão, seja por meio de atividades artístico-culturais abertas à comunidade, seja pelo exercício do debate qualificado acerca da memória e da política no país. Espaço do passado e do presente, o Memorial também se insere na discussão e na projeção de um futuro democrático, livre, igualitário e muito mais justo. Além de propor atividades presenciais – como palestras, debates, oficinas, exposições e exibições cinematográficas -, a instituição está conectada, atuando nas redes sociais e com sua revista digital Panteão. Ainda, sedia o grupo de pesquisa Mnapolis – Memórias e Narrativas Políticas: sujeitos e linguagens, inscrito no CNPq.

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Presencialmente e on-line.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
E-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– O Memorial da República Presidente Itamar Franco disponibiliza exposições físicas (no prédio do Memorial) e em galerias virtuais, que podem ser acessadas pelo link: https://mrpitamarfranco.com.br/panteao/.
– Para consulta de itens da biblioteca e arquivo, é necessário enviar e-mail para secretaria.memorial@ufjf.br para agendamento prévio.
– É possível agendar visitas mediadas para grupos. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail secretaria.memorial@ufjf.br.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
As visitas de escolas e outros grupos podem ser agendadas por e-mail, telefone e na secretaria. As pesquisas no acervo (arquivo e biblioteca) devem ser agendadas previamente por e-mail. Os eventos exigem inscrição prévia por e-mail.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Não se aplica.

 

Prioridade no atendimento:
Pessoas portadoras de deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo têm atendimento prioritário.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Tempo estimado para visitas às exposições: 40 minutos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Disponibilizamos livro para elogios, sugestões e reclamações, conforme orientado pelo Ibramm.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Redes sociais.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Identificações na fachada do prédio e nas salas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Espaço continuamente limpo e agradável para os visitantes.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não se aplica.

 

(Informações atualizadas em 10/06/2022, às 12h31)

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2.6. Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea)

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

 

O Museu é um dos raros do país a se dedicar à arqueoastronomia e o espaço está dividido em reserva técnica, laboratórios, biblioteca, sala de exposição e secretaria (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
https://www2.ufjf.br/procult/orgaos-executores/museu-de-arqueologia-e-etnologia-americana/

E-mail:
maea.ufjf@gmail.com

Telefones:
(32) 3211-7432

Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 3460 – Alto dos Passos – Juiz de Fora/MG. CEP: 36025-020

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta – 7h às 19h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) é um espaço vinculado à Pró-reitoria de Cultura da UFJF que tem como missão desenvolver ações educativas, como visitas agendadas para alunos de ensino médio e fundamental e público em geral. O museu é um dos raros no país a se dedicar à arqueoastronomia, e a razão para isso é exatamente o fato de que, tendo sido organizado em função do acervo e dos estudos de Franz Hochleitner, essa foi a primeira pesquisa desenvolvida no âmbito do Museu.

A dinamicidade das ações realizadas nos espaços do Maea é condição indispensável para a eficácia do trabalho tendo em vista a natureza do setor, que está dividido em Reserva Técnica, Laboratórios, Biblioteca, Sala de Exposição e Secretaria. Esse trânsito ocorrerá com a disposição de documentos, livros e materiais, que serão temporariamente remanejados da Reserva Técnica e Biblioteca para o Laboratório de Estudos, os quais pesquisadores e estudantes têm a possibilidade de acessar no prédio-sede do Maea, localizado à Av. Rio Branco nº 3460 no centro de Juiz de Fora.

Já na Sala de Arqueoastronomia, que homenageia seu fundador, o Maea pretende elaborar e executar projetos alinhados com as finalidades e interesses dos pesquisadores do Centro de Ciências, situado no campus da Reitoria próximo à Praça Cívica da UFJF. O espaço no Centro, por sua vez, possibilita a visibilidade a esse que é um dos acervos de maior valor cultural e de pesquisa da Universidade.

O Maea recebe visitas agendadas de escolas e grupos de pessoas, além de visitações espontâneas do público em geral. Nas visitas espontâneas sem inscrição, é possível conhecer a Sala Franz Hochleitner do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana. Para isso, basta se apresentar na recepção dentro do horário de visitação.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Requisitos, Documentos, Informações
– Agendamento por telefone para visitas de escola e orientada;
– Informações via telefone, email ou redes sociais
– Solicitar e preencher o Formulario de solicitação de Autorização Institucional para Pesquisa Presencial no acervo do Maea
Serviços:
– Atendimento universal (email, telefone, site, pessoal, etc) de acesso à informação
– Atendimento presencial: Exposições – Visita Escolar, Visita Orientada e Visita Livre/Espontânea
– Ações educativas e culturais;
– Cursos de Extensão;
– Projetos de Pesquisa e Extensão;
– Consulta ao acervo (pesquisa documental e material no acervo bibliográfico/documental e coleções materiais – arqueológicas, antropológicas e etnográficas).

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Solicitação, Preenchimento, Submissão, Avaliação, e Anuência

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
30 dias

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada e avaliação pontual de cada caso, conforme a necessidade e urgência no cumprimento de prazos, sobretudo no que tange à pesquisa acadêmica no âmbito de mestrado e doutorado.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
30 dias

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.  

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
– Recebimento via telefone, email, redes sociais e presencialmente
– Avaliação interna e consulta às instâncias superiores
– Alteração se for necessária e em atenção ao Regimento Interno
– Resposta ao interpelador por meio de documento oficial, telefone ou email 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e do setor.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e do setor.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas de sinalizaçao e orientação

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Acessibilidade restrita no que tange à locomoção, pois apresenta barreiras (escadas) no acesso ao Setor. Limpeza em condições de antedimento e conforto básico necessário.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Por meio de telefonema ou presencial, com assinatura de Termos, se for o caso.

 

(Informações atualizadas em 10/06/2022, às 12h29)

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2.7. Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

 

O espaço abriga o acervo bibliográfico e de artes visuais do poeta juiz-forano Murilo Mendes, desenvolvendo intensa programação cultural, educativa e gratuita (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários
Sítio Eletrônico: http://www.museudeartemurilomendes.com.br
E-mail: administracao.mam@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 3229-7651

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790 – Centro – CEP: 36015-400 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira: das 9h às 18h.
Sábado e domingo: das 13h às 18h.
Trabalho interno: Segunda a sexta, das 8h às 22h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Inaugurado em 2005, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) abriga o acervo bibliográfico e de artes visuais do poeta juiz-forano. Além de promover exposições, o espaço também desenvolve intensa programação cultural, educativa e gratuita, com vistas à continuação do legado muriliano. Em abril de 2018, a instituição retomou o Projeto Coletivo Cultural, disponibilizando ônibus para transportar estudantes de instituições públicas de Juiz de Fora para visitar o Museu.

Ademais, as dependências do Mamm conta com um Setor de Biblioteca e Informação, que atualmente abrigam a Biblioteca e Hemeroteca Dormevilly Nóbrega, a biblioteca da escritora Cleonice Rainho, da família Cosette de Alencar, do arquiteto Arthur Arcuri, do artista plástico João Guimarães Vieira e da autora Maria de Lourdes de Oliveira, além da coleção particular de livros de Murilo Mendes. A biblioteca também possui uma sala de pesquisa, que pode ser utilizada para a realização de estudos e pesquisas mediante agendamento prévio.

O Mamm conta ainda com laboratórios de conservação e restauração de obras de arte, papel e reserva técnica, além de três galerias destinadas a exposições.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Identificação e utilização de crachá (visitante ou pesquisador) para acesso às galerias de arte, setor administrativo e biblioteca. Acesso livre para eventos no Auditório e abertura de exposições.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Acesso livre as galerias.
Agendamento para visitas guiadas.
Agendamento para pesquisadores e demanda para utilização do auditório.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Dois dias.

 

Prioridade no atendimento:
Idosos e pessoas com deficiência.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Não se aplica

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Reuniões internas com demandas dos setores e deliberação para providências.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Sistemas internos on-line.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas e cartazes

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Estacionamento. Acessibilidade plena.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
E-mail, Telefone.

 

Outras informações:
Acesso é público e gratuito.

 

(Informações atualizadas em 10/06/2022, às 12h57)

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