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ICSA

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)

Unidade Acadêmica – Governador Valadares

 

Sumário – Setores

  1. Direção – Núcleo Administrativo

  2. Secretaria da Direção do ICSA

  3. Secretaria das Ciências Sociais Aplicadas

 


 

1. Direção do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – Núcleo Administrativo

Unidade Administrativa/Governador Valadares

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
http://www.ufjf.br/icsagv/

E-mails:
nucleo.icsa@ufjf.edu.br 
nucleo.icsa@gmail.com

Telefone:
(33) 3301-1000 – Ramal 1008

Endereço: Avenida Doutor Raimundo Monteiro Rezende, número 330 – Terceiro andar – Sala 300 – Centro– CEP: 35.010-173 – Governador Valadares – Prédio da Faculdade Pitágoras.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Núcleo Administrativo do ICSA tem a função dar apoio à Direção do ICSA, aos departamentos e coordenações, prestando atendimento a alunos e servidores em geral, além dos usuários internos e externos com relação às funções administrativas do Instituto.

Além disso, recebimento e envio de correspondência via malote, reencaminhamento de documentos, solicitação de reembolso de inscrição em eventos, empréstimo de equipamentos sob os cuidados do setor.

A equipe ainda é incumbida da montagem de mapa de sala e divulgação das informações sobre o horário linear.

O setor gerencia a parte de Achados e Perdidos, incluindo , recebimento, guarda, descarte e devolução de objetos.

É responsável pela solicitação de compras, através da aquisição de material de consumo via termo de referência.

Faz o procedimento de análise de PCDP’s recebidas pelo Sistema de Concessão de Diárias e Passagens.

Executa empréstimo de cópias de chaves.

Através de ferramenta tecnológica, executa o gerenciamento de rotinas.

Além disso, executa a fiscalização de contratos do setor.

 

Público ao qual se destina:
Membros da comunidade interna e externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e sítio eletrônico.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o usuário dos serviços é realizado presencialmente no setor, na sala 300 do prédio principal do Pitágoras, podendo também ser feitos atendimentos por telefone e por e-mail .

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, presencialmente, por telefone ou por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

Em casos de retirada de Achados e Perdidos, precisa-se da comprovação documental pessoal.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender prontamente aos pedidos solicitados.

No caso dos Achados e Perdidos, os bens perdidos há mais de 90 dias são doados a pessoas necessitadas.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
O Núcleo Administrativo mantém também um controle paralelo dos bens móveis do ICSA. A responsabilidade de controle é do Setor de Patrimônio do Campus, mas há também esse controle de patrimônios por parte do Núcleo.

 

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2. Secretaria da Direção do ICSA

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
http://www.ufjf.br/icsagv/

E-mail:
secretaria.direcao.icsa@ufjf.edu.br 
secretaria.direcao.icsa@gmail.com

Telefone:
(33) 3301-1000 – Ramal 1905

Endereço: Avenida Doutor Raimundo Monteiro Rezende, número 330 – Quarto  andar/Sala 02 – Centro– CEP: 35.010-173 – Governador Valadares – Prédio da Faculdade Pitágoras.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Secretaria da Direção do ICSA tem a função de assessorar a Direção do ICSA, bem como ao Conselho de Unidade e à Congregação do ICSA, além dos usuários internos e externos, com relação a acesso à informação não sigilosa e a processos administrativos cujo trâmite passe pelo setor.

A assessoria ao ICSA, nas categorias de usuários acima descritas, correlaciona-se com as solicitações de oficialização documental (sustentando o Princípio da Legalidade), bem como as notificações aos interessados e a culminância com a publicização e arquivamento dos documentos expedidos – gêneros textuais “Portaria”, “Resolução”, “Ata” – pela Direção do ICSA no sítio eletrônico (atenção ao Princípio da Publicidade) e dentro dos prazos cabíveis (Princípio da Eficiência).

Não obstante, esta Secretaria recebe as solicitações feitas à Direção em questão, fazendo a devida organização de pautas, para deliberação em reunião ordinária ou extraordinária da alçada da Direção, ou para que demandas diversas possam ser suplantadas, por e-mail, telefone, inserção de documentos e despachos em processos administrativos e pessoalmente, com os devidos registros necessários em protocolo ou por malote, e, por fim, saída/entrada/ abertura/arquivamento de processos via SIGA.

Ainda com relação à gestão documental, o inventário de documentos físicos é mantido (arquivamento em suas diversas fases, principalmente, corrente), controlado numericamente e acessado para consulta do setor, dos usuários e do próprio diretor do Instituto.

Documentos relacionados aos Estágios Probatórios Docente e de TAE têm sua assessoria prestada por este setor, que faz conferências de check list documental, coleta de assinaturas e conferência de pendências e sequência de assinaturas; além de diligências administrativas cujo objetivo seja o encaminhamento completo e preciso desses processos; e, em atenção ao Princípio da Impessoalidade, todos são atendidos com a máxima celeridade e sem prejuízo de suas demandas por parte desse setor e de seu diretor.

Com relação aos TAEs do ICSA, registra-se a confecção e envio mensal ao setor competente de Relatório Mensal de Frequência e apoio ao Proades.

Coleta de assinaturas, sendo as mais frequentes relacionadas aos formulários RH de solicitação de férias e de afastamentos diversos, são abarcadas na Secretaria da Direção do ICSA, como também, solicitações de reunião e conversas com a direção, sejam de membros da própria comunidade acadêmica ou de órgãos públicos da esfera federal, estadual ou municipal.

O setor faz também interface entre a Direção do ICSA, o campus sede e a Direção Geral do campus de Governador Valadares.

 

Público ao qual se destina:
Membros da comunidade interna e externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e sítio eletrônico.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o usuário dos serviços é realizado por telefone, por e-mail e pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, presencialmente, por telefone ou por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Pedidos de divulgação de eventos no âmbito do Conselho de Unidade ou por parte da Direção devem ser feitos, preferencialmente, por email, e devem conter informações como nome do evento, data, local, organizadores, programação, prazos e taxas de inscrição, e número de telefone de quem fala sobre o evento, além disso, é essencial que os documentos digitalizados estejam nítidos.

 

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3. Secretaria das Ciências Sociais Aplicadas (Secretaria das CSAs)

Contatos e horários

E-mails:
secretaria.sociais.gv@ufjf.edu.br 
secretaria.sociais.ufjf.gv@gmail.com

Telefone:
(33) 3301-1000 ramal: 1950

Endereço: Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, n° 330, 3° andar, sala 300, Centro, Governador Valadares/MG, CEP: 35.010-173 – Prédio da Faculdade Pitágoras.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Somos responsáveis pela organização e manutenção dos arquivos do setor, bem como a guarda e distribuição dos documentos entre os departamentos de curso. Efetuamos a abertura e trâmite de processos, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Assessoramos nas reuniões departamentais, confeccionando as atas. Assessoramos também em bancas de concurso. Somos responsáveis ainda pela abertura e prestação de contas de SCDP.


Público ao qual se destina:
Membros da comunidade interna e externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e Serviço de Atendimento Unificado (SAU) online.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Geralmente é realizado pessoalmente, por e-mail e telefone.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para ter acesso ao serviço, a pessoa precisa se identificar e descrever sua solicitação. Em alguns casos, é exigida a apresentação de documentos.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para prestação do serviço vai depender de cada caso.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda.

 

Outras informações:
A documentação dos pedidos de afastamento (SCDP) devem conter informações como nome do evento, data, local, programação, taxa de inscrição (quando houver). Além disso, é essencial que os documentos apresentados estejam nítidos.

 

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