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Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina (Famed)

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

 

A Famed oferece graduação na área médica, com atividades teóricas e práticas, em laboratórios didáticos, apresenta dois programas de stricto senso, com mestrado e doutorado, programas de pós-graduação em Saúde Brasileira e em Saúde Coletiva, além de diversos convênios e atividades junto às redes pública e privada de saúde (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

 

Setores

  1. Secretaria e Direção
  2. Departamento de Clínica Médica
  3. Departamento de Internato
  4. Departamento Materno Infantil
  5. Departamento de Patologia
  6. Departamento de Saúde Coletiva
  7. Secretaria

 

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/medicina/

E-mails:
secretaria.medicina@ufjf.edu.br
direcao.medicina@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3841 (direção)
(32) 2102-3845 (secretaria)

Endereço: Av. Eugênio do Nascimento s/nº. Bairro: Dom Bosco – CEP.:36038-330, Juiz de Fora – MG

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 6h30 às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Medicina (Famed) oferece atividades de graduação na área médica, tendo como princípios fundamentais a excelência técnica, a ética, a cidadania e a humanização. As atividades são teóricas e práticas, em laboratórios didáticos. Discentes e docentes da Famed realizam atividades médicas nos âmbitos hospitalar e ambulatorial no Hospital Universitário/Centro de Atenção à Saúde da UFJF. Convênios com as redes pública e privada de saúde de Juiz de Fora e região propiciam estes atendimentos médicos em cenários externos. Participante de programas de intercâmbio, recebe alunos oriundos de convênios institucionais nacionais e estrangeiros.

Ao nível de pós-graduação, dois programas stricto senso, com Mestrado e Doutorado: Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira e Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. A Famed promove eventos científicos, nos formatos de cursos, jornadas, simpósios e congressos médicos, e educação continuada. São desenvolvidos múltiplos projetos de Extensão, Treinamento Profissional e Pesquisa.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia de acordo com a natureza do serviço a ser acessado. Para cursos, há a necessidade de documento de matrícula ou registro oficial. Para informações e participação em eventos como público, geralmente são necessários documentos relacionados com o tipo de atividade a ser desenvolvida. Nos casos de abertura e tramitação de processos, em geral voltados ao público interno e que demandam apresentação de documentos, o requisitante deve seguir as orientações contidas em cada formulário.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Os processos dependem do tipo de serviço demandado. De maneira geral, as solicitações internas podem ser feitas pelo SEI ou Siga. O contato pelos telefones e e-mail disponibilizados atende o público externo e as demandas internas não contempladas no SEI ou Siga. O atendimento presencial também atende estas demandas.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Como são demandas específicas, o prazo para a prestação dos serviços depende de cada situação.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada das demandas, salvo os casos em que há prazos definidos estipulado para o atendimento ou alguma urgência extraordinária.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Como são demandas específicas, o prazo para a prestação dos serviços depende de cada situação.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O usuário receberá, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Recebimento da solicitação do serviço, encaminhamento ao setor responsável, acompanhamento da resposta, encaminhamento da resposta ao solicitante.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Sugestões e reclamações podem ser encaminhadas ao e-mail secretaria.medicina@ufjf.edu.br. As mensagens serão direcionadas ao setor competente para avaliação e resposta ao remetente.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação: Processos disponíveis no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desde que públicos, podem ser consultados a qualquer momento pelos servidores da instituição. Processos físicos e andamento de demais serviços podem ser consultados presencialmente, por telefone ou, preferencialmente, via e-mail.

 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Na fachada do prédio, encontra-se a identificação da Faculdade de Medicina. Dentro dos elevadores e nos andares há placas direcionando os usuários para o andar administrativos e para salas de aula, anfiteatros, banheiros e demais setores.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O prédio possui elevadores que dão acesso a todas as áreas do prédio. Há banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. O serviço de limpeza e conservação do prédio é prestado de segunda a sábado por colaboradores de empresa terceirizada, com a qualidade do serviço acompanhada por fiscais do contrato .

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Utilizar os números de telefones da Secretaria e da Direção da Faculdade de Medicina: (32) 2102 3841/ (32) 2102 3845

Outras informações:
– Medicina Veterinária. O curso dedica-se ao estudo, prevenção e tratamento de doenças em animais, bem como à análise e elaboração de políticas públicas, produtos e pesquisas na área de zoonoses. Além do prédio da Famed, a Medicina Veterinária tem como espaços externos um prédio à Rua Espírito Santo, 993, a Clínica Veterinária de Ensino, à Rua Capitão Arnaldo de Carvalho, 135, e o Canil Municipal, além de fazendas e sítios da região. Desenvolve projetos de Extensão e Pesquisa. O e-mail para contato com o Departamento de Medicina Veterinária é depto.veterinaria@ufjf.edu.br, e o telefone (32) 2102-6851.

 

(Atualizado em 11/02/2021, às 15h26)