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Gestão de Pessoas

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

 

Sumário

1. Coordenação de Administração de Pessoal (CAP)

2. Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp)

3. Coordenação de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas

3.1. Gerência de Afastamentos, Qualificação e Capacitação (GAQC)

3.1.1. Afastamento de servidores Docentes e TAE’s para participação em Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) no País e no exterior

3.1.2. Licença para capacitação

3.1.3. Programa de Apoio à Qualificação (Proquali)

3.1.4. Reserva de vagas para o Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública-PPGP do Centro de Políticas Públicas e Avaliação na Educação (CAEd)

3.1.5. Reserva de vagas em Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap)

3.1.6. Reserva de vagas em Programas de Pós-graduação Lato Sensu da UFJF

3.1.7. Cursos de capacitação

3.1.8. Projeto de Universalização da Língua Estrangeira

3.2. Gerência de Gestão de Carreiras

3.2.1. Ambiente organizacional

3.2.2. Incentivo à qualificação

3.2.3. Progressão por capacitação profissional

3.2.4. Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação – Proades

3.2.5. Progressão por Mérito Profissional

3.2.6. Retribuição por titulação

3.2.7. Aceleração de promoção

3.2.8: Progressão ou promoção funcional

3.2.9. Reconhecimento de Saberes e Competências

4. Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar / Unidade Siass (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor)

 

1. Coordenação de Administração de Pessoal (CAP)

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
http://www.ufjf.br/progepe/

E-mails:
cap.progepe@ufjf.edu.br;
gerenciacadastro.progepe@ufjf.edu.br;
gerenciapagamento.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s):
(32) 2102-3925;
(32) 2102-3935;
(32) 2102-3923;
(32) 21032-3924
(32) 2102-3926

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Breve descrição dos serviços prestados:
Processamento de dados cadastrais e remunerações dos servidores.

Órgão responsável pelo gerenciamento de dados cadastrais, remunerações e benefícios dos servidores (ativos e aposentados) e pensionistas da UFJF.

Além dessas operações, a CAP é responsável por:
– atendimento a dúvidas,
– consultas interpostas por órgãos fiscalizadores da União (AGU, CGU, TCU), Justiça Federal, Vara de Família e Cível;
– análise de Notas Técnicas e Orientações Normativas;
– e atualizações da legislação para servidores da UFJF.

Compõe-se de:
– Gerência de Cadastro (GCAD) e Gerência de Remunerações (GREM).

A GCAD se responsabiliza pelos seguintes serviços:
– lançamento e correção de dados cadastrais no SIAPE;
– inclusão e exclusão de servidores nomeados, cedidos, requisitados;
– afastamento para prestar colaboração;
– lotação provisória de servidores anistiados;
– mudança de regime de trabalho;
– inclusão e exclusão de dependentes;
– certidão de tempo de contribuição de serviço;
– pensão por falecimento;
– férias;
– aposentadoria;
– abono de permanência;
– declarações e certidões diversas para servidores (certidão de tempo de contribuição, declaração de servidor ativo etc);
– análise de período de aquisição de licença-capacitação; licença paternidade e licença maternidade;
– gestão e conservação do arquivo funcional.

A GREM se responsabiliza pelos seguintes serviços:
– inclusões,
– alterações e exclusões vinculadas ao gerenciamento da folha de pagamento dos servidores, pensionistas civis e alimentícias;
– atualização nas fichas financeiras de dados referentes a meses anteriores;
– consultas a tabelas gerais e funcionais do SIAPE;
– consultas a processos administrativos;
– lançamento na folha suplementar interna;
– pagamento de valores referentes aos processos de ajuda de custo;
– cálculo e lançamentos de valores decorrentes de titularidades em funções e substituições de funções;
– cadastramento de pensão alimentícia;
– lançamento de remuneração de adicionais;
– cadastro e exclusão de benefícios (vale alimentação, vale transporte e auxílio funeral);
– pagamento de valores relativos a exercícios anteriores, cálculo e lançamento dos retroativos.

 

Público ao qual se destina:
Servidores (docentes e técnicos administrativos) ativos e inativos, pensionistas, comunidade externa que precise de informações relativas a processos.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, requerimento protocolado na Central de Atendimento, presencialmente e carta.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, requerimento protocolado na Central de Atendimento, presencialmente e carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Em geral, solicitam-se documentos de identificação (RG e CPF), comprovante de residência, certidão de casamento, certidão de nascimento de acordo com o serviço solicitado e com as circunstâncias do pedido.

 

Prazo para prestação do serviço:
As manifestações possuem prazos variáveis para serem respondidas, abrangendo períodos como 48h (desbloqueio do Sigepe) ou no mínimo 30 dias corridos para certos casos, como quando há emissão de certidões ou contagens de tempo para aposentadoria, por exemplo.

 

Prioridade no atendimento:
Maiores de 65 anos, gestantes e lactantes

 

 


 

2. Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/ ou http://www.ufjf.br/concurso/

E-mail: camp.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s): (32) 2102-3932/3914/3929

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):

Recrutamento, Seleção, Provimento, Alocação e Movimentação de Pessoas.

A Camp tem a missão institucional de desenvolver ações de recrutamento, seleção e movimentação de pessoas com excelência, contribuindo para o aperfeiçoamento das atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação promovidas pela UFJF. Nesse sentido, são desenvolvidos trabalhos que perpassam pelo planejamento e realização de concurso público, bem como pelos procedimentos inerentes à posse e exercício dos servidores efetivos (Docentes e Técnico-Administrativos em Educação); ao planejamento e realização de processos seletivos para suprimento de demanda institucional, relativos ao pessoal integrante do quadro temporário regido pela Lei nº 8.745/1993 (Professores Substitutos, Professores Visitantes e Profissionais Técnicos Especializados em Linguagem de Sinais); e, ainda, ações relativas ao processos de estágio probatório, cessão de servidores, requisição, de afastamento para curso de formação, exoneração, licenças (atividade política, acompanhamento de cônjuge, assuntos particulares e mandato eletivo), exercício provisório, recondução, redistribuição e vacância.

 

Público ao qual se destina:

Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s), bem como pessoal integrante do quadro temporário regido pela Lei nº 8.745/1993 (Professores Substitutos, Professores Visitantes e Profissionais Técnicos Especializados em Linguagem de Sinais).

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e carta.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em regra, a interlocução com o manifestante é feita por e-mail e presencialmente por meio dos inúmeros atendimentos ao público. No entanto, registra-se que em alguns casos, é necessária a utilização de contato telefônico e carta com aviso de recebimento.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Ressalvados os casos em que seja necessária a apresentação de procuração ou outro documento legalmente exigido, em regra exige-se a identificação nominal da pessoa e a descrição de sua solicitação. Em relação às solicitações, prefere-se o encaminhamento por e-mail, para fins de registro e análise quanto ao de atendimento.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento varia de acordo com a natureza da solicitação e a norma aplicável. Ressalvadas disposições específicas e situações excepcionais, são observados os prazos estabelecidos nas Leis nº 8.112/1990 e nº 9.784/1999.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado, ressalvados os casos de urgências ou prioridades legais.

 

 


 

3. Coordenação de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas

3.1. Gerência de Afastamentos, Qualificação e Capacitação (GAQC)

3.1.1. Afastamento de servidores Docentes e TAE’s para participação em Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) no País e no exterior.

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/progepe

E-mail: qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3937

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Afastamento do servidor de suas atividades para estudo ou aperfeiçoamento, em nível de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, no país ou no exterior.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s)

 

Forma de acesso ao serviço:
O servidor deverá abrir processo no Siga-3, juntar toda a documentação necessária, colher as devidas assinaturas e encaminhar para a Gerência de Afastamentos, Qualificação e Capacitação (GAQC).

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado pessoalmente, telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O servidor deverá preencher o formulário RH-101, anexar os documentos nele solicitados, colher as assinaturas devidas e encaminhar à Gerência de Afastamentos, Qualificação e Capacitação (GAQC).

 

Prazo para prestação do serviço:
45 dias

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.1.2. Licença para capacitação

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/progepe

E-mail: qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3937

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Licença remunerada que poderá ser concedida ao servidor, no interesse da administração, a cada quinquênio de efetivo exercício, para participar de capacitação profissional por até três meses. Esta licença poderá ser usufruída de forma parcelada, não inferior a 30 dias. Os períodos de licença para capacitação não são acumuláveis (desde que seja conveniente e oportuno para a Administração, não existe óbice legal, por não constituir acumulação, o fato de o servidor, após usufruir três meses de Licença para Capacitação durante o período subsequente ao período de aquisição, em ato contínuo, iniciar o gozo de nova Licença para Capacitação, a qual se refere o novo período aquisitivo já concluído. (item 15 da Nota Técnica nº 595/2009/COGES/DENOP/SRH/MP).

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s)

 

Forma de acesso ao serviço:
O servidor deverá abrir processo no SIGA-3, juntar a documentação necessária, colher as devidas assinaturas e encaminhar à sua Chefia Imediata para as devidas providências.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado pessoalmente, telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O servidor deverá preencher o formulário RH-351, anexar os documentos nele solicitados e encaminhar à sua Chefia Imediata, que tomará as devidas providências.

 

Prazo para prestação do serviço:
45 dias

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.1.3. Programa de Apoio à Qualificação (Proquali)

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/progepe

E-mails: qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s): (32) 2102-3973

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É parte integrante da política institucional de qualificação, destinado a apoiar a formação dos servidores do quadro de pessoal ativo da UFJF, ocupante de cargos de provimento efetivo, no âmbito das carreiras de Técnico Administrativo em Educação (TAE), em cursos de graduação e pós-graduação, e de Magistério Federal, nos cursos de pós-graduação, mediante concessão de bolsas de estudo.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s)

 

Forma de acesso ao serviço:
A participação no Programa de Apoio à Qualificação (Proquali) está condicionada à inscrição nos editais e/ou portarias de chamada. Publicado o edital ou Portaria de chamada, o servidor poderá realizar a inscrição no Proquali, conforme orientações no site da Progepe.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os requisitos e a documentação necessária são previstos nos Editais e/ou Portarias de chamada.

 

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com cronograma previsto em Edital ou Portaria de chamada.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.1.4. Reserva de vagas para o Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública-PPGP do Centro de Políticas Públicas e Avaliação na Educação (CAEd)

 

Contatos e horários

Sítios eletrônicos:
http://www.mestrado.caedufjf.net 
www.ufjf.br/progepe

E-mail:
qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3973

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É parte integrante da política institucional de qualificação, destinado a apoiar a formação dos servidores do quadro de pessoal ativo da UFJF, ocupante de cargos de provimento efetivo, no âmbito das carreiras de Técnico Administrativo em Educação (TAE) e de  Magistério Federal, mediante reserva de vagas no Mestrado Profissional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação na Educação (CAEd).

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s).

 

Forma de acesso ao serviço:
A participação está condicionada à aprovação em edital de seleção publicado pelo Centro de Políticas e Avaliação da Educação Pública (CAEd) e assinatura de termo de compromisso firmado com a Progepe, conforme portaria de normas adicionais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os requisitos e a documentação necessária são previstos nos editais de seleção publicados pelo CAEd e em portaria de normas adicionais emitida pela Progepe.

 

Prazo para prestação do serviço:
Prazo previsto em Edital publicado pelo CAEd e Portaria de normas adicionais emitida pela Progepe.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.1.5. Reserva de vagas em Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap)

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
http://www.profiap.org.br
www.ufjf.br/progepe

E-mails:
qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s):
(32) 2102-3937
(32) 2102-3973

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É parte integrante da política institucional de qualificação, destinado a apoiar a formação dos servidores do quadro de pessoal ativo da UFJF, ocupante de cargos de provimento efetivo, no âmbito das carreiras de Técnico Administrativo em Educação (TAE) e de Magistério Federal, mediante reserva de vagas em Mestrado Profissional em Administração Pública.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s)

 

Forma de acesso ao serviço:
A participação está condicionada à aprovação em Edital de seleção publicada pelo Profiap e assinatura de termo de compromisso firmado com a Progepe, conforme portaria de normas adicionais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os requisitos e a documentação necessária são previstos nos editais de seleção publicados pelo Profiap e na portaria de normas adicionais emitida pela Progepe.

 

Prazo para prestação do serviço:
Prazo previsto em Edital publicado pelo Profiap e Portaria de normas adicionais emitida pela Progepe.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.1.6. Reserva de vagas em Programas de Pós-graduação Lato Sensu da UFJF.

 

Contatos e horários:

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/progepe

E-mails: qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s):
(32) 2102-3937
(32) 2102-3973

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É parte integrante da política institucional de qualificação, destinado a apoiar a formação dos servidores do quadro de pessoal ativo da UFJF, ocupante de cargos de provimento efetivo, no âmbito das carreiras de Técnico Administrativo em Educação (TAE) e de Magistério Federal, mediante reserva de vagas em Programas de Pós-graduação Lato Sensu da UFJF.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s).

 

Forma de acesso ao serviço:
A participação está condicionada à aprovação em edital de seleção e assinatura de termo de compromisso firmado com a Progepe, conforme portaria de normas adicionais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os requisitos e a documentação necessária são previstos nos editais de seleção publicados pelas coordenações de cursos de especialização e em portaria de normas adicionais emitida pela Progepe.

 

Prazo para prestação do serviço:
Prazo previsto em Edital publicado pelas coordenações de curso de especialização e portaria de normas adicionais emitida pela Progepe.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.1.7. Cursos de capacitação

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/servidores/capacitacao/calendario-de-eventos-para-capacitacao/

E-mails: qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s):
(32) 2102-3937
(32) 2102-3973

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Visa proporcionar condições para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal do servidor, para a melhoria contínua dos processos de trabalho, impulsionando assim o desenvolvimento institucional, por meio do oferecimento de cursos de capacitação.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s).

 

Forma de acesso ao serviço:
Os cursos a distância e semipresenciais terão o suporte da plataforma Moodle, em uma parceria com o Cead/UFJF.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone ou e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para realizar a inscrição, o servidor deve acessar o Siga (vermelho) e clicar em: Recursos Humanos > Capacitação > Formulário de Inscrição. Aos participantes de cursos presenciais, será conferido certificado quando obtiverem, no mínimo, 75% de frequência e aproveitamento mínimo, conforme estabelecido em cada atividade. Para o participante dos cursos a distância, o certificado será conferido quando realizarem todas as atividades propostas.

 

Prazo para prestação do serviço:
Prazo previsto no calendário de eventos para capacitação

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.1.8. Projeto de Universalização da Língua Estrangeira

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/servidores/capacitacao/vagas-em-disciplinas-do-projeto-de-universalizacao-da-oferta-de-lingua-estrangeira/

E-mails:
projeto.universalizacao@ufjf.edu.br 
qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s):
(32) 2102-3883
(32) 2102-3973

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Projeto de Universalização da Língua Estrangeira é uma parceria firmada entre a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e a Faculdade de Letras, que visa ofertar, gratuitamente, o ensino da Língua Estrangeira aos servidores em exercício e efetivos da instituição.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF (docentes e TAE’s).

 

Forma de acesso ao serviço:
Os interessados devem fazer sua inscrição diretamente na Secretaria da Coordenação do Projeto, situada na Prograd, no prédio da Reitoria/ Campus UFJF em Juiz de Fora.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone ou e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Anexo 1 do edital, devidamente preenchido, indicando o idioma e o horário escolhidos;
Anexo 2 do edital, devidamente preenchido e assinado pela chefia imediata, caso o curso se dê no horário de trabalho do servidor;
Cópia de comprovante de conclusão do ensino médio, caso o cadastro do servidor não esteja atualizado no Sistema Siga.

 

Prazo para prestação do serviço:
O edital para os servidores é publicado no início de cada semestre.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2. Gerência de Gestão de Carreiras

 

3.2.1. Ambiente organizacional

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/formularios/ambiente-organizacional/

E-mail: carreiras.progepe@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3931

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A todo servidor deverá ser atribuído Ambiente Organizacional. Trata-se de um conjunto de atividades específicas atribuídas ao servidor, incluindo atividades afins e complementares, desenvolvidas num espaço definido e organizado a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF das carreiras de Técnico-Administrativo em Educação (TAE’s).

 

Forma de acesso ao serviço:
Processo é aberto na CCDP/Progepe e encaminhado para a unidade, com uma sugestão de ambiente organizacional para análise pelo servidor e pela chefia imediata, devendo o mesmo ser devolvido para emissão de portaria. Somente depois de definido o ambiente organizacional do servidor poderão ser analisados os pedidos de Incentivo à Qualificação e Progressão por Capacitação.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O servidor deverá juntamente com sua chefia imediata realizar o preenchimento do formulário anexado ao processo e devolvê-lo à GGC.

 

Prazo para prestação do serviço: 30 dias

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2.2. Incentivo à qualificação

 

Contatos e horários

 

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/formularios/progressoes-2/progressao-por-capacitacao-e-incentivo-a-qualificacao-taes/

E-mail: carreiras.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s): (32) 2102-3931

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Após a conclusão de um curso de educação formal superior ao exigido para ingresso no cargo, os servidores Técnico-Administrativos em Educação(TAEs), independente do cumprimento de interstício, podem requerer o Incentivo à Qualificação. O Incentivo à Qualificação terá por base percentual calculado sobre o padrão de vencimento percebido pelo servidor, na forma do Anexo IV da Lei nº 11.091/05, observados os seguintes parâmetros:

I – a aquisição de título em área de conhecimento com relação direta ao ambiente organizacional de atuação do servidor ensejará maior percentual na fixação do Incentivo à Qualificação do que em área de conhecimento com relação indireta;
II – a obtenção dos certificados relativos ao ensino fundamental e ao ensino médio, quando excederem a exigência de escolaridade mínima para o cargo do qual o servidor é titular, será considerada, para efeito de pagamento do Incentivo à Qualificação, como conhecimento relacionado diretamente ao ambiente organizacional.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF das carreiras de Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s)

 

Forma de acesso ao serviço:
Para concessão do Incentivo à Qualificação, deverá ser atribuído o Ambiente Organizacional do servidor, para verificação da relação direta ou indireta, ensejando maior ou menor percentual sobre o padrão de vencimento. Os percentuais do Incentivo à Qualificação não são acumuláveis e serão incorporados aos respectivos proventos de aposentadoria e pensão.

O Anexo III do Decreto nº 5824/06 define as áreas de conhecimento relacionadas direta e indiretamente ao Ambiente Organizacional.

Os processos de Incentivo à Qualificação começaram a tramitar exclusivamente em meio digital no âmbito da UFJF a partir do dia 15/04/2019, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Mais detalhes acerca do referido sistema estão disponíveis nos links: http://www.ufjf.br/sei/ e http://www.ufjf.br/sei/processo-de-implementacao/processos-homologados/.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O servidor deverá acessar o SEI, abrir o processo, preencher o Formulário RH-552, anexar os documentos nele solicitados e encaminhar o processo eletrônico à CCDP/Progepe.

 

Prazo para prestação do serviço: 30 (dias

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2.3. Progressão por capacitação profissional

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/formularios/progressoes-2/progressao-por-capacitacao-e-incentivo-a-qualificacao-taes/

E-mail: carreiras.progepe@ufjf.edu.br

Telefone (s): (32) 2102-3931

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Após a conclusão de um curso de capacitação profissional, de acordo com a carga-horária e o ambiente organizacional em que se encontram, os servidores técnico-administrativos em educação (TAE), fazem jus à Progressão por Capacitação Profissional, respeitado o interstício de dezoito meses entre uma progressão e outra.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF das carreiras de Técnico-Administrativo em Educação (TAE’s)

 

Forma de acesso ao serviço:
O Servidor deverá preencher o Formulário RH-553, anexar os devidos documentos e encaminhar à GGC/CCDP/Progepe.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Abrir processo na secretaria da Unidade de lotação, anexando cópia autenticada da documentação comprobatória. No certificado deverá constar a carga-horária cursada e o período de realização do curso. Em caso de curso realizado fora da UFJF, o certificado deverá conter a razão social, CNPJ e o endereço da empresa ou instituição responsável pelo oferecimento do mesmo.

Documentos em língua estrangeira deverão ser traduzidos e assinados pelo servidor. Somente é permitido somar carga horária de cursos de capacitação com mínimo de 20 horas cada.

 

Prazo para prestação do serviço: 30 dias

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2.4. Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação – Proades

 

Contatos e horários
Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/servidores/proades/

E-mail: proades@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3937

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação (Proades) é um instrumento de gestão que ocorre anualmente, por meio de três fases: pactuação das metas, acompanhamento do desempenho e avaliação do desempenho, com o intuito de promover a avaliação do desempenho laboral e o desenvolvimento destes servidores em sua carreira, e a melhoria contínua da qualidade dos serviços por eles prestados, por meio de um planejamento participativo realizado pelas diversas equipes de trabalho das unidades de avaliação da UFJF, que culmina na construção de um Plano de Metas, viabilizando o alcance dos objetivos institucionais e das expectativas dos usuários.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF das carreiras de Técnico-Administrativo em Educação (TAE’s) e ocupantes de cargo de chefia. Atualmente, os servidores cedidos por outros Órgãos Públicos também participam do Programa. Recentemente, todos os usuários dos serviços prestados pelos servidores TAE’s na UFJF, também participam do Proades por meio de sugestões de melhorias.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atualmente, devido a inviabilidade do Programa ser implementado pelo Siga/UFJF, está sendo executado por meio do Google Formulários. O servidor e demais usuários dos serviços prestados pelo TAE deverão acessar os formulários desenvolvidos pela CCDP/Progepe e preenchê-los. Os formulários e demais informações necessárias são disponibilizadas no site institucional e, também, encaminhadas via e-mail.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Ser servidor TAE ou ocupantes de cargos de chefia, assim como demais usuários dos serviços administrativos prestados pela UFJF. Atualmente, o Proades está sendo implementado digitalmente, não necessitando a apresentação de documentação.

 

Prazo para prestação do serviço: O Proades possui o seu cronograma próprio, que estabelecerá o prazo para cada uma das três fases do Programa, que percorrerá o ano corrente.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2.5. Progressão por Mérito Profissional

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/publicacoes/portarias/progressoes/progressao-por-merito-profissional-tae/2019-2/

E-mail: proades@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3937

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 18 meses de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, de acordo com a Lei 11.091/05, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das instituições federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação.

A Progressão por Mérito Profissional é realizada, mensalmente, por meio de Portaria institucional, com o rol dos servidores técnico-administrativos em Educação que completaram durante o mês o interstício de 18 meses de efetivo exercício e obtiveram o desempenho considerado satisfatório no último ciclo anual do Programa de Avaliação de Desempenho.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e ocupantes de cargos de provimento efetivo da UFJF das carreiras de Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s).

 

Forma de acesso ao serviço:
O Siga/UFJF emite, mensalmente, um relatório com o rol de servidores que completaram o interstício de 18 meses de efetivo exercício. Cada unidade de avaliação institucional emite um relatório final com o resultado da avaliação dos servidores TAEs no Proades. Estes dados fomentarão a construção da portaria mensal elaborada pela CCDP/Progepe.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Não há a solicitação deste serviço por parte do servidor. O servidor tem acesso à portaria publicada no site da Progepe/UFJF e, caso verifique algum equívoco, poderá entrar em contato via e-mail, contato telefônico ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para progredir por mérito profissional na carreira, o Técnico-Administrativo em Educação deverá ter completado o interstício de 18 meses de efetivo exercício e obter desempenho considerado satisfatório no Programa de Avaliação de Desempenho participando das fases do Programa, sendo avaliado por sua equipe de trabalho no cumprimento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) das metas individuais previamente pactuadas, salvo se houver fatos alheios a sua vontade que comprometa o cumprimento da mesma.

 

Prazo para prestação do serviço:
A construção da Portaria que concede a progressão por mérito profissional é realizada mensalmente, ao final de cada mês. Posteriormente, é encaminhada à Coordenação de Administração de Pessoal – CAP/Progepe, para lançamento na Folha de Pagamento. A Portaria é lançada mensalmente no Siga/UFJF pela CCDP/Progepe.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2.6. Retribuição por titulação

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/formularios/progressoes-2/progressoes/

E-mail: carreiras.progepe@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3913

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Após a conclusão de um curso de Pós-graduação superior à titulação que possuir ou ao exigido para ingresso, os servidores do quadro efetivo das Carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, independente do cumprimento de interstício, fazem jus, à Retribuição por Titulação de acordo com o título.

 

Público ao qual se destina:
Os servidores ativos do quadro de provimento efetivo da UFJF das Carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico.

 

Forma de acesso ao serviço:
Os processos de Retribuição por Titulação começaram a tramitar exclusivamente em meio digital no âmbito da UFJF a partir do dia 20/05/2019, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Mais detalhes acerca do referido sistema estão disponíveis em http://www.ufjf.br/sei/ e em http://www.ufjf.br/sei/processo-de-implementacao/processos-homologados/.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
1- Aperfeiçoamento: cópia autenticada do Certificado ou Declaração de conclusão do curso;
2- Pós-graduação Lato Sensu (Especialização): cópia autenticada do Certificado ou Declaração de conclusão do curso
3- Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado ou Doutorado): cópia autenticada do Diploma.

Na impossibilidade de apresentação do diploma no ato do requerimento, poderá ser apresentada cópia autenticada da ata de defesa, sem qualquer tipo de ressalva.

Observação: As autenticações poderão ser realizadas por servidor da própria UFJF, datadas, assinadas e identificadas pelo responsável pela conferência.

Atenção: Servidores do quadro temporário (professores substitutos) não fazem jus à Progressão e/ou Retribuição por Titulação acima da exigida no edital do processo de seleção, conforme Orientação Normativa nº 05/2009.

 

Prazo para prestação do serviço:
30 dias.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2.7. Aceleração de promoção

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/formularios/progressoes-2/progressoes/

E-mail: carreiras.progepe@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3913

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Após a conclusão de um curso de Pós-graduação, os servidores do quadro efetivo das Carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, após aprovação em Estágio Probatório, independentemente de cumprimento de interstício da última progressão/promoção, fazem jus à promoção de uma classe para outra, de acordo com a titulação que possuir.

 

Público ao qual se destina:
Os servidores ativos do quadro de provimento efetivo da UFJF das Carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico.

 

Forma de acesso ao serviço:
O Formulário RH-551, devidamente preenchido, e os documentos nele solicitados, deverão ser inseridos em processo e encaminhados à CCDP/Progepe para análise.

Observação: Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em 1º de março de 2013, é permitida a aceleração da promoção ainda que se encontrem em estágio probatório no cargo.

Atenção: Caso o servidor faça jus à Promoção e à Retribuição por Titulação concomitantemente, poderá requerê-las num mesmo processo, anexando os Formulários RH-551 e RH-551/RT, com a respectiva documentação.

Atenção: Servidores do quadro temporário (professores substitutos) não fazem jus à Progressão e/ou Retribuição por Titulação acima da exigida no edital do processo de seleção, conforme  Orientação Normativa nº 05/2009.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O Formulário RH-551, devidamente preenchido, e os documentos nele solicitados, deverão ser inseridos em processo e encaminhados à CCDP/Progepe para análise.

Observação:
1 – Aos servidores ocupantes de cargos da Carreira de Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em 1º de março de 2013, é permitida a aceleração da promoção, ainda que se encontrem em estágio probatório no cargo;
2 – Caso o servidor faça jus à Promoção e à Retribuição por Titulação concomitantemente, poderá requerê-las num mesmo processo, anexando os Formulários RH-551 e RH-551/RT, com a respectiva documentação.

 

Prazo para prestação do serviço:
30 dias.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2.8: Progressão ou promoção funcional

 

Contatos e horários:

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/formularios/progressoes-2/progressoes/

E-mail: carreiras.progepe@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3913

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Após cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício em cada nível, o docente da Carreira do Magistério Superior (desde que tenha o relatório de suas atividades aprovado pelo departamento ao qual está vinculado) faz jus à Progressão de um nível para o imediatamente superior, dentro da mesma classe, obedecendo os critérios previstos na legislação. A promoção ocorrerá após o cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício no último nível de cada Classe antecedente àquela para a qual se dará a promoção, obedecendo os critérios previstos na legislação.

 

Público ao qual se destina:
Os servidores ativos do quadro de provimento efetivo da UFJF das Carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico Técnico e Tecnológico.

 

Forma de acesso ao serviço:
O  Formulário RH-550,  devidamente preenchido, e o respectivo  relatório de atividades e/ou documentos elencados no respectivo formulário, deverão ser inseridos em processo e encaminhados à GGC/Progepe para análise.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O servidor deverá ter cumprido o interstício de 24 (vinte e quatro) meses de efetivo exercício no nível em que se encontrar e o relatório de atividades devidamente aprovado em reunião do seu departamento de lotação.

 

Prazo para prestação do serviço:
30 dias

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

3.2.9. Reconhecimento de Saberes e Competências

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/progepe/formularios/progressoes-2/progressoes/

E-mail: carreiras.progepe@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3913

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o processo de seleção pelo qual são reconhecidos os conhecimentos e habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional, bem como no exercício das atividades realizadas no âmbito acadêmico, obedecendo os critérios previstos na legislação.

 

Público ao qual se destina:
Professores do Ensino Básico Técnico e Tecnológico dos servidores ativos do quadro de provimento efetivo da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Não há formulário específico, os interessados  deverão manifestar o interesse por meio de correspondência enviada ao seu departamento de lotação, providenciar a abertura do respectivo processo o qual, depois de aprovado, deverá ser enviado à GGC/CCDP/Progepe para providências.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o servidor é realizado pessoalmente, por telefone, e-mail ou carta.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O processo avaliativo para a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências aos docentes da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, será de responsabilidade de Comissão Especial, constituída no âmbito de cada IFE, observados os pressupostos e as diretrizes constantes na legislação em vigor.

 

Prazo para prestação do serviço:
30 dias.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

4. Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar / Unidade Siass (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor)

 

Contatos e horários

E-mail: siass@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3815
(32) 2102 3575

Endereço: Plataforma de Ciências da Saúde, Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe/Unidade Siass) atua nas áreas de perícia oficial, segurança do trabalho, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos trabalhadores. Em 2010, a Cossbe incorporou à sua estrutura uma unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – Siass (vide Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009) com o objetivo de implantar a Política de Saúde e Segurança do Servidor (Pass).

São desenvolvidos diversos projetos de qualidade de vida no trabalho no âmbito do Pró-Vida (Programa de Qualidade de Vida no trabalho, com Resolução aprovada no Consu, em agosto de 2014), tais como: Ginástica laboral, em parceria com a Faculdade de Fisioterapia; Corrida e caminhada, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Desportos, Yoga e Meditação.

 

Público ao qual se destina:
Servidores ativos e inativos e pensionistas da UFJF e diversos órgãos partícipes conveniados com a Unidade Siass, tais como: IF-Sudeste-MG, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, INSS, Ibama, IBGE, AGU, DPU, Ministério da Economia, em sua nova formulação, e ANTT.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail e pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Depende do tipo de solicitação, portanto o usuário deve se comunicar com a Cossbe/Siass para identificação das orientações quanto ao procedimento demandado.
Vide Cartilha do Siass, acessível no Portal do Servidor da UFJF/Gestão de Pessoas/Servidores/Saúde do Servidor-Cossbe/Cartilha Siass.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.

 

Prioridade no atendimento:
Atendimentos presenciais previamente agendados.

 

Outras informações:
A Cossbe/Unidade Siass é composta por secretaria e duas gerências, a de Saúde do Trabalhador e a de Segurança do Trabalho. A equipe de trabalho é formada por diferentes profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, assistente social, engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e assistentes em administração) com atuação no campo da saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.