Fechar menu lateral

Ações Afirmativas

Sumário

  1. Diretoria de Ações Afirmativas

  2. Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas


1. Diretoria de Ações Afirmativas

Unidade Administrativa/Campus Juiz de Fora

 

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/diaaf
Email: acoesafirmativas@ufjf.edu.br
Tel: (32) 2102-6919

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) é responsável pela proposição e articulação de ações que sensibilizem e mobilizem a comunidade universitária para a convivência cidadã com as inúmeras realidades presentes na diversidade social, correlacionadas a gêneros e sexualidades, às tradições das culturas, às questões étnico-raciais, à vulnerabilidade socioeconômica, dentre outras. A Diaaf tem como competência a promoção de condições institucionais que permitam a implementação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas às ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, a Diaaf mantém uma Ouvidoria Especializada para acolhimento de denúncias e depoimentos a respeito de situações de assédios, discriminações, preconceitos, violências e opressões.

 

Público ao qual se destina:
Discentes, docentes e TAE’s da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, site e presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, por e-mail, presencial.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
É requisito para acessar os serviços prestados pela Diaaf estar vinculado à UFJF como docente, discente ou TAE. A necessidade de apresentar ou não documentos varia de acordo com a demanda do usuário.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas variadas e específicas, o prazo para o atendimento depende de cada demanda.

 

Prioridade no atendimento:
São prioridades no atendimento da Diaaf o acompanhamento dos grupos de estudantes cotistas; o cuidado e a atuação no campo da acessibilidade física e psicológica das pessoas integrantes da Universidade; a sensibilização e a mobilização da comunidade universitária para a convivência cidadã e social com as diversas realidades presentes na diversidade social (correlacionadas a gênero e sexualidade, à tradição das culturas, etnia e vulnerabilidade socioeconômica); promoções que possibilitem a reversão de um quadro simbólico sobre as populações discriminadas às quais tais políticas se destinam e as denúncias a respeito de situações de assédios, discriminações, preconceitos, violências e opressões.

 

Outras informações:
Criada em 2014, através da Portaria nº 1.172, a Diretoria de Ações Afirmativas está vinculada ao Gabinete do Reitor e situada no prédio da Reitoria da UFJF.


2. Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas

Unidade Administrativa/Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf)/Juiz de Fora e Governador Valadares

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
E-mail:
Telefones:
  • (32) 2102-3380
Endereço:
  • Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria, sala 123
Dias e Horário de funcionamento:
  • Segunda a sexta, das 7h às 19h

 


Breve descrição dos serviços prestados

  • A Ouvidoria Especializada em Ações afirmativas é instância diretamente vinculada à Diretoria de Ações Afirmativas, que tem, segundo resolução do Conselho Superior da UFJF nº 608/ 2016, as seguintes competências:
    – Receber denúncias e depoimentos a respeito das situações de discriminação, preconceito, violência e opressão vivenciadas no ambiente universitário, garantindo o sigilo dos e das envolvidos (as).
    – Realizar o acolhimento e o encaminhamento dos manifestantes aos serviços de atendimento especializado no interior da UFJF ou na rede pública.
    – Dar apoio e orientação aos membros da comunidade acadêmica da UFJF, vítimas de discriminação, preconceito, violência e opressão ou em situação de vulnerabilidade social, jurídica e psicológica.
    – Sistematizar dados com vistas a subsidiar a formulação de novas políticas de ações afirmativas e apoio à diversidade pela gestão da UFJF.
    – Articular-se sistematicamente com a Ouvidoria Geral da UFJF no processo de acolhimento e encaminhamento dos assuntos referentes às ações afirmativas.

Públicos e formas de acesso e comunicação

  • Público ao qual se destina: Comunidade Acadêmica (Docentes, discentes, TAEs e terceirizados), Comunidade externa
  • Forma de acesso ao serviço: Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros), E-mail, Telefone, Pessoalmente, Outros
  • Forma de comunicação com o solicitante do serviço: Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros), E-mail, Telefone, Pessoalmente

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço

  • As manifestações dirigidas à Ouvidoria Especializadas em Ações Afirmativas podem ser identificadas ou anônimas e devem conter todas as informações necessárias à sua análise e tratamento.
  • É garantido o sigilo quanto à autoria da manifestação quando expressamente solicitado pelo demandante ou, por decisão do(a) ouvidor(a), nos casos em que tal providência se ­fizer necessária.
  • As demandas e manifestações podem ser realizadas de maneira presencial, por telefone, por e-mail (ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.br) ou por meio de registro na Plataforma Fala.Br. Denúncias não podem ser realizadas por telefone.
  • São necessárias informações de contato (endereço, telefone ou e-mail) para o encaminhamento da resposta ou solicitação de informações adicionais, pela Ouvidoria.
  • Informações referentes ao uso da Plataforma Fala.Br:
    – Link de acesso: Fala.Br
    – Informações e guias tutoriais de utilização: https://www.gov.br/cgu/pt-br/falabr/orientacaoes
  • Para requerer acolhimento ou atendimento presencial com a Ouvidora é necessário solicitar o agendamento prévio por telefone ou e-mail. Necessário informar nome completo, telefone ou e-mail para contato, unidade/departamento de lotação (quando comunidade acadêmica).

Etapas e prazos

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
  • Todas as demandas encaminhadas ao setor passam, primeiramente, por uma triagem. Em seguida, é verificada a necessidade de complementação de informação. Após análise, a Ouvidoria busca a mediação do conflito por meio de resolução consensual ou encaminha para a unidade apuradora, que será responsável por apurar a situação e dar os encaminhamentos cabíveis.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
  • As manifestações devem ser respondidas em até 20 dias corridos, prorrogáveis por mais 20, mediante justificativa circunstanciada apresentada à Ouvidoria. O(a) Ouvidor(a) Especializado(a) em Ações Afirmativas pode reduzir o prazo previsto nos casos que julgar pertinente. Nos casos em que há pedido de complementação pela Ouvidoria ao manifestante, o prazo começa a ser contabilizado a partir do recebimento desta.
Prioridade no atendimento:
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
  • Previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
 Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
  • As manifestações devem ser respondidas em até 20 dias corridos, prorrogáveis por mais 20, mediante justi­ficativa circunstanciada apresentada à Ouvidoria. Nos casos em que há pedido de complementação pela Ouvidoria ao manifestante, o prazo começa a ser contabilizado a partir do recebimento desta.

Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
 Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
  • Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros), E-mail, Plataforma Fala.Br
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
  • Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros), E-mail, Telefone, Plataforma Fala.Br

Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
  • O espaço conta com acessibilidade e conforto reduzidos. Contudo, mediante as necessidades requeridas pelo indivíduo, o atendimento presencial pode ser realizado em outros locais das dependências da UFJF.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
  • Agendamento através do email ou telefone; ou presencialmente por demanda.

Atualizado em 22/08/2022, às 16h32