Fechar menu lateral

Projetos e Parcerias

Sumário

1. Hospital Universitário (HU/Ebserh/UFJF)

2. Atendimento Odontológico – Juiz de Fora

2.1. Atenção Materno-Infantil – Projeto Só-riso
2.2. Atenção Odontopediátrica no Ambiente Hospitalar
2.3. Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca
2.4. Ortodontia conVida
2.5. Serviço Especial em Cirurgia Oral
2.6. Tratamento Odontológico a Paciente Oncológico

3. Centro de Biologia da Reprodução (CBR)

4. Centro de Psicologia Aplicada (CPA)

5. Clínica Veterinária de Ensino

6. Farmácia Universitária

7. Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe)

 


 

1. Hospital Universitário (HU/Ebserh/UFJF)*

O HU conta com duas unidades hospitalares e um Centro de Atenção Psicossocial, com atendimentos 100% pelo SUS, em diversas especialidades, algumas como referência, e funciona como centro de formação prática e de integração entre profissionais, estudantes, instituições e população (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www2.ufjf.br/ufjf/servicos/hu/

 

1. Unidade Santa Catarina

Telefone: (32) 4009-5100

Endereço: Rua Catulo Breviglieri, s/n, Santa Catarina – Juiz de Fora – CEP: 36036-110

Horário de Funcionamento:
De segunda-feira a domingo: 24 horas por dia

Horário de visitas nas enfermarias:
De segunda a sexta-feira: das 17h às 20h
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 17h

 

2. Unidade Dom Bosco

Telefone: (32) 4009-5300

Endereço: Avenida Eugênio do Nascimento, s/n, Dom Bosco – Juiz de Fora – CEP: 36038-330

Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira: das 7h às 19h.
Aos sábados, somente hemodiálise, das 7h às 17h

 

3. Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II

Telefone: (32) 3690-7022

Endereço: Rua Melo Franco, 11, São Mateus – Juiz de Fora – CEP: 36026-232

 

Outros telefones

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):

– 100% SUS, realizado por meio de encaminhamento da unidade de saúde do município de origem.
– Sustentação a outras unidades da UFJF, como campo prático de aprendizagem.
– Administração e prestação de assistência integral à Saúde.
– Promoção da integração dos profissionais e instituições.

O HU/UFJF não realiza atendimentos de emergência.

 

Setores de Serviços
Anatomia Patológica, Anestesiologia, Angiologia, Antroposofia, Cardiologia, Cirurgia, Cirurgia Abdominal, Cirurgia de cabeça e pescoço, Cirurgia do Tórax, Cirurgia Maxilofacial, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Controle de Infecção Hospitalar, Dermatologia, Doenças Infecto-Parasitárias, Endocrinologia, Endoscopia, Enfermagem, Epidemiologia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea, Infectologia, Laboratório de Análises Clínicas, Nefrologia, Nutrição e Dietética, NUVE, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Ouvidoria, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Psicologia Hospitalar, Qualidade, Reumatologia, Serviço Social, Setor de Imagem (Raio X, Ressonância, Tomografia, Mamografia, Ultrassonografia), Urologia.

 

Centros de Referência
– Centro de Atendimento a Doenças Neurológicas Imunoimediatas (Cadim)
– Centro de Diagnósticos e Análises Clínicas
– Centro de Reabilitação de Hanseníase da Zona da Mata Mineira
– Centro de Referência em Hepatologia
– Centro de Transplante de Medula Óssea
– Centro de Tratamento de Fibrose Cística
– Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie)
– Centro Viva-Vida de Referência Secundária

 

Habilitações
– Caps II
– Serviço Hospitalar para Tratamento Aids
– Hospital Dia – Aids
– Tratamento da Lipodistrofia do Portador de HIV/Aids
– Procedimentos Cirúrgicos, Diagnósticos ou Terapêuticos – Hospital Dia
– Hospital Dia em Intercorrências Pós-Transplantes de Medula Óssea e outros Percursores Hematopoiéticos
– Serviço de Diagnóstico de Fibrose Cística
– Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia (Serviço Nefrologia)
– Laqueadura
– Vasectomia
– Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional – Enteral – Parenteral
– Transplante de Medula Óssea – Autogênico e Alogênico Aparentado
– Retirada de Órgãos e Tecidos – Rim
– UTI II Adulto
– Vídeo-cirurgias

 

* As informações descritas são um resumo baseado na Carta de Serviços do Hospital Universitário elaborada em 2015. Uma nova Carta de Serviços do Hospital está sendo construída e deve ser publicada em breve.

 

Carta de Serviços do Hospital Universitário – versão 2015 completa (Formato PDF, tamanho 877 kb)

 

Voltar ao Sumário


 

2. Atendimento Odontológico – Juiz de Fora

A Faculdade de Odontologia presta uma série de serviços e ações de atendimentos gratuitos à população, incluindo materno-infantil, tratamentos de pacientes oncológicos, cirurgias e atividades de prevenção, entre outros  (Foto: Géssica Leine/UFJF)

2.1. Atenção Materno-Infantil – Projeto Só-Riso

Projeto de Extensão/Faculdade de Odontologia/Departamento de Odontologia Social e Infantil (OSI)/Juiz de Fora

Contatos e horários

Twitter: @projetosorisoufjf

E-mail: depto.osi@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3858

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG –Faculdade de Odontologia.

Dias e Horário de funcionamento:
Quinta-feira e sexta-feira, de 8h às 12h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– Orientação de gestantes em relação aos cuidados com sua saúde bucal e do seu bebê.
– Cadastro para atendimento do bebê a partir dos 4 meses de vida
– Orientação quanto aos cuidados com o bebê, especialmente hábitos de higiene e alimentação.
– Atendimento das demandas preventivas e curativas odontológicas do bebê durante a primeira infância.

 

Público ao qual se destina:
Gestantes e crianças na primeira infância.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Para o atendimento de gestantes, não há exigências específicas.
– Para o bebê, certidão de nascimento para agendamento.

 

Prazo para prestação do serviço:
Não há prazo.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Voltar ao Sumário


 

2.2. Atenção Odontopediátrica no Ambiente Hospitalar

Projeto de Extensão/Departamento de Odontologia Social e Infantil/Juiz de Fora

Sítio eletrônico:
www.ufjf.br 
Instagram (Integrando o Saber)
Facebook: Integrando o Saber: atenção odontopediátrica no ambiente hospitalar

E-mail: gracieliped@hotmail.com

Telefone:
(32)4009-5116 (Pediatria-HU-UFJF)

Endereço:
Rua Catulo Breviglieri, s/n. Bairro: Santa Catarina. Cidade:Juiz de Fora-MG. Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. (Hospital Universitário- HU/UFJF)

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 17h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O projeto de extensão propõe-se à integração das diferentes áreas da saúde, promovendo a multi e interdisciplinaridade, introduzindo o acadêmico de odontologia ao ambiente hospitalar (interação com enfermeiros, médicos e residentes), melhorando o entendimento do processo saúde-doença, permitindo a vivência do cuidado integral ao doente e da humanização da profissão.

Além disso, é prioridade o esclarecimento de todos os setores envolvidos, principalmente dos pacientes, sobre a importância da manutenção da saúde bucal durante o período de internação, o que irá auxiliar na prevenção de infecções hospitalares relacionadas ao sistema estomatognático, as quais interferem na recuperação das crianças, favorecendo menor tempo de internação, exigindo menos uso de medicamentos e cuidados; além de reduzir o número de óbitos.

As atividades se desenvolvem na ala pediátrica da Pediatria do HU, de segunda a sexta. São realizadas atividades educativas, de prevenção e promoção de saúde envolvendo a criança hospitalizada e seu acompanhante; despertando o cuidado, motivando e mudando hábitos adquiridos.

As ações são adaptadas à rotina hospitalar contemplando:
a) ações preventivas e educativas em relação à cárie e doença periodontal, como: atividades práticas (evidenciação de biofilme, escovação supervisionada e reforço motivacional, uso de enxaguantes bucais, aplicação tópica de flúor, uso de fio dental e demonstrações com o uso de macromodelos); atividades lúdicas, abordando o tema da saúde bucal (uso de fantoches, teatro, exposição de filmes, jogos educativos, cartazes e folders, leitura de histórias, atividades manuais como colagem e colorir desenhos);
b) registro de todas as atividades odontológicas realizadas diariamente, incluindo o progresso individual de cada paciente.

 

Público ao qual se destina:
1) Crianças, de ambos os gêneros, na faixa etária de zero a 12 anos, em internação na Enfermaria de Pediatria do Hospital Universitário (HU-UFJF) e que chegam por meio da central de leitos do SUS ou via ambulatório HU-Dom Bosco (demanda da cidade de Juiz de Fora e de cidades pactuadas com Juiz de Fora).
2) Pais, mães e/ou responsáveis das crianças internadas que a estejam acompanhando.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e redes sociais.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para ter acesso aos cuidados odontológicos do presente projeto é necessário estar internado na Ala Pediátrica do Hospital Universitário-UFJF.

 

Prazo para prestação do serviço:
O objetivo é assistir a toda população sob cuidados médicos, temporariamente estabelecida no ambulatório da Pediatria do HU-UFJF.

 

Prioridade no atendimento:
Todos os pares responsável-criança internados na Pediatria do HU-UFJF

 

Voltar ao Sumário


 

2.3. Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca

Faculdade de Odontologia/Departamento de Clínica Odontológica/Juiz de Fora

Contatos e horários

Telefone: 2102-3855

Endereço: Faculdade de Odontologia – Campus da UFJF

Dias e Horário de funcionamento: Segunda-feira, às 17h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Os acadêmicos do 6º ao 10º período e alunos do Mestrado da Faculdade de Odontologia, sob orientação dos professores Eduardo Machado Vilela e da professora Neuza Maria Souza Picorelli Assis e profissionais colaboradores externos, atendem pacientes na área da estomatologia, no diagnóstico e tratamento de patologias bucais, bem como atuam na prevenção do câncer de boca.

 

Público ao qual se destina:
Pacientes com as necessidades relacionadas acima, cuja a área de abrangência se estende à comunidade atendida nas Uaps, centros de especialidades odontológicas, além de unidades de saúde da macro região de Juiz de Fora.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone: (32) 2102-3855.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone e pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Encaminhamento do SUS e/ou de profissional da área de saúde.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.

 

Prioridade no atendimento:
Atendimento previamente agendado.

 

Outras informações:
Menores de idade devem ser acompanhados pelos responsáveis.

 

Voltar ao Sumário


 

2.4. Ortodontia conVida

Projeto de Extensão/Faculdade de Odontologia/Departamento de Odontologia Social e Infantil (OSI)/Juiz de Fora

Atividades educativas, preventivas e curativas (minimamente invasivas), voltadas à saúde bucal e cuidados com a higiene oral (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

E-mail: carolina.apolonio@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3879

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Faculdade de Odontologia.

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda-feira e sexta-feira, das 14h às 17h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Atividades educativas, preventivas e curativas (minimamente invasivas), voltadas à saúde bucal e cuidados com a higiene oral.

 

Público ao qual se destina:
Pacientes atendidos na clínica de Ortodontia do Curso de Especialização em Ortodontia da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
O contato com o manifestante é realizado pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Não há exigências específicas.

 

Prazo para prestação do serviço:
Não há prazo.

 

Prioridade no atendimento:
Atendimento presencial previamente agendado.

 

Voltar ao Sumário


2.5. Serviço Especial em Cirurgia Oral

Projeto de Extensão/Faculdade de Odontologia/Juiz  de Fora

Acadêmicos do 9º e 10º períodos da Faculdade de Odontologia, sob orientação de professores das disciplinas de Cirurgia Maxilofacial, e de alunos do Mestrado, atendem pacientes com necessidades de cirurgias orais de média complexidade (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Contatos e horários

Telefone: (32) 2102-3855

Endereço: Faculdade de Odontologia – Campus da UFJF

Dias e Horário de funcionamento: Segundas-feiras, a partir das 17h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Os acadêmicos do 9º e 10º períodos da Faculdade de Odontologia, sob orientação de professores das disciplinas de Cirurgia Maxilofacial, e de alunos do Mestrado, atendem pacientes com necessidades de cirurgias orais de média complexidade.

 

Público ao qual se destina:
Pacientes que necessitam de cirurgias de extração de dentes inclusos, cirurgias de tecidos moles da boca, cirurgias com finalidades ortodônticas e biopsias.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone: (32) 2102-3855.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone e pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Encaminhamento do SUS e/ou de profissional da área de saúde.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.

 

Prioridade no atendimento:
Atendimento previamente agendado.

 

Outras informações:
Menores de idade devem ser acompanhados pelos responsáveis.

 

Voltar ao Sumário


 

2.6. Tratamento Odontológico a Paciente Oncológico

Projeto de Extensão/Faculdade de Odontologia/Juiz de Fora

Contatos e horários

Telefone: (32) 3690-7642

Endereço: Av. Barão do Rio Branco – Hospital de Pronto Socorro

Dias e Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Este projeto de extensão é realizado em parceria com o Departamento de Saúde Bucal da Prefeitura de Juiz de Fora nas dependências do Centro Odontológico de Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais (Coape), situado no Hospital de Pronto Socorro de Juiz de Fora (HPS-JF). Os acadêmicos do 10º período da Faculdade de Odontologia, sob orientação dos cirurgiões-dentistas deste órgão atendem as necessidades dos pacientes que recorrem a este serviço.

 

Público ao qual se destina:
Pacientes que necessitam de tratamento odontológico prévio ou pós-tratamento radioterápico ou quimioterápico.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone e presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone e pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Cartão do SUS.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.

 

Prioridade no atendimento:
ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Menores de idade devem ser acompanhados pelos responsáveis.

 

Voltar ao Sumário


3. Centro de Biologia da Reprodução (CBR)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

O CBR desenvolve pesquisas clínicas e pré-clínicas nas áreas de saúde reprodutiva, imunologia da reprodução, ensaios toxicológicos e farmacológicos, ortodontia, doenças metabólicas, nefropatias, pneumologia, biologia da reprodução e ciências de animais de laboratório, entre outras atividades (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/cbr/

E-mail: direcao.cbr@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3255 ; (32) 2102-6359

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Instituto de Ciências Biológicas – Centro de Biologia da Reprodução (CBR) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os interessados podem entrar em contato solicitando um serviço ou atendimento presencial através das formas de acesso citadas, devendo estar devidamente identificado. Dependendo do serviço e da especificidade do mesmo, serão solicitadas outras informações/documentos.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Após a solicitação do serviço, serão traçadas as etapas para atendimento e execução.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Os prazos mínimo e máximo para atendimento dependem do tipo e especificidade da prestação de serviço demandada.

 

Prioridade no atendimento:
Dependente da especificidade da prestação de serviço demandada, respeitando-se a ordem da solicitação.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Dependente da especificidade da prestação demandada.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Cordialidade, Objetividade e clareza de informações.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Toda etapa a ser realizada está na dependência da especificidade do serviço demandado, não sendo possível estimar prazos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Toda e qualquer sugestão e ou reclamação deverá ser devidamente registrada e identificada na secretaria administrativa.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Comunicação direta, devidamente registrada, com secretaria administrativa que direcionará ao setor demandado para atendimento.  

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Sistema de identificação por mapas e placas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Edificação térrea contendo as condições necessárias para a acessibilidade, devidamente limpas e com o conforto necessário ao setor.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Diante da indisponibilidade do sistema informatizado, o atendimento será presencial.

 

(Informações atualizadas em 18/05/2021, às 16h41)

Voltar ao Sumário


4. Centro de Psicologia Aplicada (CPA)

Departamento de Psicologia/ICH/Juiz de Fora

Contatos e horários

Sítio eletrônico: ufjf.br/cpapsicologia
E-mail: cpa.psicologia@ufjf.edu.br
Telefones: (32) 3216- 1029

Endereço: Rua Santos Dumont, 214, Grambery.   CEP: 36.010-510 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O CPA oferece atendimento psicológico individual gratuito para a comunidade interna e externa à Universidade. É o local de estágio em atendimento clínico, avaliação psicológica, psicologia escolar e do desenvolvimento para o aluno do curso de Psicologia da UFJF. Ele também é um programa que abarca vários projetos de extensão dos professores e TAEs da Instituição, oferecendo atualmente frentes de acolhimento e trabalho para o público trans, mulheres com problemas com álcool e outras drogas, tímidos, homens agressores, dentre outros.

 

Público ao qual se destina:
Discentes  e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para solicitar o atendimento psicológico, o interessado deve ir ao CPA no dia de cadastro (o cadastro é realizado em data definida, uma vez por semestre), portando documento de identidade e repassando sua disponibilidade de horários para atendimento. O número de vagas por semestre é limitado e as pessoas são atendidas de acordo com a ordem de chegada.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Depois do cadastro, a psicóloga responsável repassa as fichas para os alunos iniciarem o atendimento.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
É realizado o cadastro para atendimento de novos pacientes uma vez por semestre; e a chamada depende do andamento dos casos atendidos e do número de alunos realizando o atendimento a cada semestre, o que impede a precisão do tempo de espera. Em média, o usuário pode aguardar até seis meses.

 

Prioridade no atendimento:
Não há.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Por depender do número de alunos em atividade e do andamento dos casos atendidos, é impossível precisar o tempo de espera. Contudo, a expectativa é que sejam atendidas dentro do semestre de cadastro (ou seja, até seis meses).

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Espera-se que os usuários sejam atendidos com empatia e cordialidade, para que seus problemas sejam solucionados.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Há uma caixa de sugestões/reclamações na sala de espera do serviço que é regularmente examinada e debatida pelos servidores do serviço. Ainda há os canais de comunicação através das redes sociais, e-mail e telefone.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
De forma presencial, e-mail ou por telefone.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; e-mails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
O prédio possui identificação externa. Dentro as salas de atendimento e saída são identificadas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Apesar de estar localizado em um prédio antigo, é um ambiente higienizado diariamente e que apresenta conforto para os usuários. Para acessar a recepção e algumas salas de atendimento, é necessária a utilização de escadas, sem condições de acessibilidade disponíveis.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
O atendimento e fichas de atendimento/acompanhamento são realizados sem depender de sistema informatizado.

 

(Informações atualizadas em 19/05/2021, às 15h03)

Voltar ao Sumário


 

5. Clínica Veterinária de Ensino

(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico:https://www2.ufjf.br/clinicaveterinaria/ 

E-mail: clinica.veterinaria@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 3213-0414

Endereço: Rua Capitão Arnaldo de Carvalho, 135, Jardim Glória, Juiz de Fora – MG, CEP 36036-180

Dias e Horário de funcionamento:
– Funcionamento: segunda a sexta das 7h às 19h
– Atendimento: somente com agendamento prévio

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Clínica Veterinária de Ensino é um espaço de vivência prática do curso de Medicina Veterinária da UFJF nas áreas de Patologia Clínica, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais de Estimação.

Na Clínica Veterinária de Ensino da UFJF são realizadas aulas práticas do curso de graduação em Medicina Veterinária, além de desenvolvidos projetos de extensão e de pesquisa, propiciando aos discentes oportunidade de treinamento de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional. São realizados atendimentos clínicos e cirúrgicos a cães, gatos e pets exóticos, bem como exames laboratoriais e de imagem, mediante cadastramento e agendamento prévio, com prioridade para atendimento a animais de pessoas em condição de vulnerabilidade.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Os atendimentos clínicos são realizados em horários de aulas práticas e projetos de extensão, mediante agendamento prévio em convênio com o Departamento de Controle Animal (DCAN) da Prefeitura de Juiz de Fora. As vagas são limitadas e, por enquanto, não são realizadas consultas de urgência ou pronto atendimento. Os agendamentos são realizados mês a mês, com início das marcações no dia 15 do mês anterior, enquanto existirem vagas disponíveis.

– Os atendimentos são voltados para cães e gatos de pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente aqueles inscritos no Cadastro Único (CAD Único) para programas sociais do Governo Federal, devendo ser realizado cadastramento prévio e triagem no DCAN. O cadastramento é realizado presencialmente na sede administrativa do DCAN, localizado na Rua Bartolomeu dos Santos, 695, São Damião, sendo exigidos os seguintes documentos:
1) cópia de documento de identidade (RG) eCPF
2) comprovante de endereço
3) comprovação de inscrição no CAD Único ou comprovação de renda familiar de até um salário mínimo

 

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Triagem socioeconômica;
– Cadastramento e agendamento no Departamento de Controle Animal da Prefeitura de Juiz de Fora;
– Atendimento na Clínica Veterinária de Ensino da UFJF.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
– Agendamento de consulta no prazo máximo de 45 dias, a partir do cadastramento.
– Atendimento na data programada com prazo máximo de 2 horas, a partir do horário agendado.

Prioridade no atendimento:
População em condição de vulnerabilidade social; pessoas cadastradas no CAD Único; pessoas com renda familiar de até um salário mínimo.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Até duas horas no dia agendado para o atendimento, a depender do andamento das consultas e procedimentos nos horários anteriores.

 

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Os atendimentos prestados pela equipe primam pelo bem-estar animal e pela saúde pública, visando à integralidade e à equidade da atenção à saúde, na busca da resolução dos seus problemas. 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
O quantitativo de vagas e os horários de atendimento são definidos semestralmente pelo Conselho Clínico, junto ao Departamento de Controle Animal, e disponibilizados mês a mês para agendamentos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Sugestões ou reclamações serão recebidas via caixa de sugestões na recepção, e-mail ou telefone, e encaminhadas para a gerência, que tomará providências para resposta em até cinco dias úteis. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Os usuários podem obter informações sobre resultados de exames ou andamento dos serviços por telefone, e-mail ou pessoalmente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A identificação do serviço está sinalizada externamente. Murais e sinalização estão afixados na recepção e demais ambientes internos, para orientação dos usuários. Os servidores e estudantes utilizarão jaleco ou pijama cirúrgico para identificação da equipe de atendimento.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O espaço conta com acessibilidade, boa iluminação e ventilação nos ambientes de acesso ao público. A limpeza é realizada antes e após cada atendimento, antes e ao término de cada turno, de forma a garantir as condições sanitárias exigidas para o ambiente clínico. Possui assentos na sala de espera e nos ambulatórios, além de bebedouro.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não se aplica. O sistema informatizado é utilizado somente para controle interno e anotação da casuística.

 

Outras informações:
Os usuários deverão assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes do atendimento, exigido pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), em razão do acompanhamento dos procedimentos por estudantes do curso de graduação em Medicina Veterinária.

 

(Informações atualizadas em 05/05/2021, às 15h52)

Voltar ao Sumário


6. Farmácia Universitária da UFJF

Unidade Acadêmica/Faculdade de Farmácia/Juiz de Fora

Desde 2016, a Farmácia Universitária reorientou suas atividades para o atendimento ao SUS, através de convênio que permitiu a implantação da Farmácia Regional Oeste da prefeitura de Juiz de Fora (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/farmaciauniversitaria
E-mail: farmacia.universitaria@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3155
(32) 2102-3156

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n. Campus Universitário – Pórtico Norte

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Farmácia Universitária constitui cenário de prática para a formação de excelência dos estudantes de graduação e de Pós-graduação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde 2016, reorientou suas atividades para o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), através de um convênio entre a UFJF, a Faculdade de Farmácia e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O convênio permitiu a implantação da Farmácia Regional Oeste, da Prefeitura de Juiz de Fora. Os serviços prestados são:

a) Farmácia Oeste: projeto desenvolvido no âmbito da Farmácia Universitária da UFJF para a dispensação de medicamentos disponíveis na Atenção Primária à Saúde pelo SUS em tratamento às doenças mais prevalentes previstas nos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde, conforme Relação Municipal de Medicamentos Essenciais.

b) Serviço de clínica farmacêutica: a Farmácia Universitária disponibiliza para a população um serviço de clínica farmacêutica, incluindo diversos serviços farmacêuticos, através de consultas que fornecem orientações quanto uso correto, armazenamento e descarte adequados dos medicamentos. As ações visam a melhoria dos resultados terapêuticos dos medicamentos, a redução dos eventos adversos associados ao seu uso, e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

c) Estágios curriculares: a Farmácia é cenário de estágios curriculares para os alunos de graduação em Farmácia nas áreas de manipulação de medicamentos homeopáticos e alopáticos, dispensação de medicamentos e prestação de serviços farmacêuticos.

d) Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde do Adulto, em Atenção Hospitalar e Profissional em Farmácia: a Farmácia é um cenário de prática para os programas de residência, onde os residentes atuam em diferentes atividades.

e) Manipulação de medicamentos: a Farmácia está apta à manipulação de medicamentos alopáticos e homeopáticos para atendimento a projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão.

f) Desenvolvimentos de projetos de pesquisa, treinamento profissional e extensão: no âmbito da Farmácia, são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão.


Público ao qual se destina:
Interno (docentes, discentes e técnicos Administrativos) e externo (pacientes usuários do SUS ou da população em geral).

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial e/ou por telefone e email.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Respostas por atendimento presencial e/ou por telefone ou email.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
a) Farmácia Oeste:
– Prescrição de medicamentos e/ou insumos emitida por profissional prescritor, conforme legislação, em exercício no SUS.
– Documento original de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Conselho de Classe, Carteira Profissional, Certificado de Reservista, Passaporte ou Certidão de Nascimento, em caso de menores de idade), comprovante de residência com endereço dentro da área de abrangência e cartão do SUS.

b) Serviços clínicos farmacêuticos:
Por triagem e encaminhamento realizados no serviço de dispensação da Farmácia Universitária ou nos serviços integrantes da rede SUS abrangidos pela Farmácia Oeste.

c) Estágio curricular:
Matrícula regular no curso de farmácia nas disciplinas de estágio em Farmácia.

d) Programas de Residências:
Matrícula regular nos cursos de pós-graduação em Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto, Atenção Hospitalar e/ou Residência em Farmácia da UFJF.

e) Manipulação de medicamentos:
Atendimento a projetos cadastrados na UFJF.

f) Projetos de pesquisa, treinamento profissional e de extensão:
Comprovação da aprovação dos projetos em órgãos responsáveis, tais como comitês de Ética (quando aplicável), órgãos de fomento (quando aplicável) e órgãos internos (pró-reitorias, conselhos de Unidade, unidades acadêmicas proponentes e/ou executoras).

 

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com a demanda e especificidade de cada serviço prestado.

 

Prioridade no atendimento:
Prioridades definidas pelos critérios estabelecidos pela Lei 10.048 de 08 de novembro de 2000.

 

Outras informações:
A Farmácia Universitária realiza, periodicamente, ações de Saúde Coletiva por meio de Campanhas Educativas, tendo como público a população em geral e a comunidade acadêmica. Realiza, ainda, tais ações de forma integrada a outras unidades acadêmicas no campus, buscando desenvolver a interprofissionalidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Voltar ao Sumário


7. Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe)

Faculdade de Engenharia/Juiz de Fora

O Nasfe desenvolve assistência técnica e consultorias gratuitas em projetos de engenharia e arquitetura, dentre as quais destacam-se retificação de medidas de terrenos, desenvolvimento de levantamentos topográficos em moradias de famílias de baixa renda e relatórios de avaliações periciais para cidadãos atendidos pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da UFJF (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/nasfe/

E-mail: nasfe@engenharia.ufjf.br

Telefone: (32) 2102-6898

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe) – Faculdade de Engenharia, sala 4121 – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
* Atendimento suspenso enquanto durar paralisação das atividades presenciais.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Por meio da realização de assistências técnicas e consultorias gratuitas em problemas e projetos de engenharia e arquitetura, o Nasfe desenvolve diversas atividades de cunho técnico, dentre as quais destacam-se retificação de medidas de terrenos, desenvolvimento de levantamentos topográficos em moradias de famílias de baixa renda (até três salários mínimos), com fins de ações possessórias de usucapião, e elaboração de relatórios de avaliações periciais de engenharia civil para cidadãos com assistência judiciária que estejam assessorados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UFJF.

Os serviços são direcionados às famílias que possuem lotes com até 300m² e edificações de até 100 m² por núcleo familiar.

As pessoas jurídicas, como instituições e organizações sociais, por força de sua constituição ou pelo baixo poder aquisitivo dos responsáveis, também podem ser atendidas nas atividades do Núcleo.

O Nasfe também fornece o serviço de orientações técnicas na área de engenharia civil, sendo presencialmente, na Faculdade de Engenharia, para a comunidade de baixa renda. As atividades são realizadas por estudantes voluntários, que aplicam os conhecimentos adquiridos dentro da instituição, consolidando conhecimentos técnicos na elaboração de projetos e desenvolvendo habilidades interpessoais no processo de contato e acompanhamento com a comunidade, sendo orientados por professores em todas as etapas.

 

Público ao qual se destina:
População com vulnerabilidade social; famílias com renda de até três salários mínimos.

Forma de acesso ao serviço:
Presencialmente

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para acessar o serviço, a família atendida deve possuir e comprovar renda de até três salários mínimos, com área edificada de até 100 metros quadrados em um lote de até 300 metros quadrados por núcleo familiar e, nos atendimentos de usucapião, a família necessita estar assessorada pelo NPJ da UFJF.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Triagem, análise de documentos e viabilidade de atendimento, programação e execução.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Os atendimentos são específicos de cada tipo de projeto solicitado, o prazo para prestação do serviço varia, porém procuramos atender as solicitações de forma mais eficiente possível. O início do atendimento irá ocorrer apenas após a apresentação de toda a documentação solicitada.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda nas datas previamente estabelecidas e em atendimentos às leis federais de prioridade.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Indeterminado. Grande parte do atendimento demanda informações de outros setores públicos, Judiciário e do próprio interessado.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Após triagem, o interessado é comunicado das etapas de estimativa de tempo de atendimento. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Indeterminado. Grande parte do atendimento demanda informações de outros setores públicos, Judiciário e do próprio interessado.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Por e-mail. 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Por telefone.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Há apenas uma placa em cima da porta.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Sala em pavimento térreo. Limpo periodicamente pelo serviço de conservação da UFJF. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não há.

 

(Informações atualizadas em 18/05/2021, às 16h14)

Voltar ao Sumário