Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)

O Critt presta serviços relativos a inovação, realização de projetos em parceria com clientes internos e externos à UFJF, transferência das tecnologias e de projetos que atendem a demandas de mercado, proteção da propriedade intelectual, incentivo a ações de empreendedorismo, treinamento e capacitações (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)
Contatos e horários
Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/critt/
E-mails:
– Para acessar os serviços de Inovação, Projetos e Patentes:
nit.critt@ufjf.edu.br
pc.critt@ufjf.edu.br
att.critt@ufjf.edu.br
– Para acessar os serviços de Empreendedorismo:
ibt.critt@ufjf.edu.br
– Para acessar os serviços de Cursos e Aprimoramento:
gp.critt@gmail.com
– Para acessar a Assessoria de Comunicação do Critt:
com.critt@ufjf.edu.br
com.critt@gmail.com
Telefone: (32) 2102-3435
Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) – 4ª Plataforma do Setor Tecnológico – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG – Prédio do Critt.
Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Critt presta serviços relativos a:
– Inovação (gestão da inovação).
– Realização de projetos de inovação em parceira com clientes internos e externos à UFJF.
– Transferência das tecnologias e de projetos que atendem a demandas de mercado, que tenham sido desenvolvidos na instituição (a exemplo de patentes, produtos e pesquisas inovadoras desenvolvidas na UFJF e que podem ser incorporadas por empresas). O órgão realiza a transferência de tecnologia, ou seja, o intercâmbio de conhecimento e habilidades tecnológicas entre instituições de ensino superior e/ou centros de pesquisa, empresas e inventores independentes, consolidando projetos de inovação e de extensão tecnológica entre a UFJF e órgãos/empresas externas, públicas ou privadas.
– Proteção da propriedade intelectual aos públicos interno e externo (pesquisas inovadoras que podem gerar patentes, marcas, desenhos industriais, direitos autorais), ao empreendedorismo, desde serviços de coworking, programas de ideação e criação de empresas, incubação de empresas de base tecnológica e condomínio de empresas O Critt operacionaliza o depósito e registro da propriedade intelectual, abertura e acompanhamento de processos junto aos órgãos competentes no Brasil e demais questões referentes à propriedade intelectual.
– Incentivo a ações de empreendedorismo voltadas à prospecção, à seleção, ao apoio às ideias e aos empreendedores – iniciais ou já consolidados – que podem contar com os serviços para empresas/empreendedores em diferentes fases (pré-incubação; prototipagem, ideação, incubação, condomínio de empresas e afins).
– Treinamento e Capacitações, com oferta de cursos de aprimoramento e de capacitação. São cursos, aulas expositivas e/ou práticas, seminários, workshops e afins, ligados aos temas de gestão empresarial, de inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual e afins, voltados à capacitação de membros da UFJF ou de fora dela.
Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo.
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Variam conforme o edital ou projeto desenvolvidos.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Solicitação dos serviços de modo presencial ou virtual, inscrição no Sympla, participação em editais.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Prazos muito variáveis, dependem especificamente do serviço.
Prioridade no atendimento:
Todas as atividades dos setores finalísticos do Critt: Proteção ao Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo e Treinamento
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Variável.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Tratamento adequado, respeitoso e empático, visando atender todas as questões do solicitante.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Variável.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
As reclamações, sugestões e demais são recebidas, analisadas e solucionadas da maneira mais efetiva possível, dando-se o feedback a quem de direito, através de e-mails, cartas e telefonemas.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
As consultas são feitas através de e-mails, telefonemas ou o meio de comunicação mais apropriado para cada caso.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails, e telefonemas.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Sinalização visual que permite fácil identificação para deslocamento desejado.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Ambiente confortável e limpo, com recepção gentil e amigável.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Uso de formulários impressos e telefone.
(Informações atualizadas em 13/05/2021, às 17h21)