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Inovação

Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)

 

O Critt presta serviços relativos a inovação, realização de projetos em parceria com clientes internos e externos à UFJF, transferência das tecnologias e de projetos que atendem a demandas de mercado, proteção da propriedade intelectual, incentivo a ações de empreendedorismo, treinamento e capacitações (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Setores
Empreendedorismo
Núcleo de Inovação Tecnológica
Treinamento

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
https://www2.ufjf.br/critt/

E-mails:
Empreendedorismo: emp.critt@ufjf.br/ ibt.critt@ufjf.br
Núcleo de Inovação Tecnológica – att.critt@ufjf.br
Treinamento – treina.critt@ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3435
Ramal Empreendedorismo: 204
Ramal Núcleo de Inovação Tecnológica: 205/207
Ramal Treinamento: 212

Endereço:
Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia Endereço: Campus universitário, bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP: 36.036-900.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição dos serviços prestados
– Empreendedorismo: responsável por promover vários eventos e programas que têm como objetivo apoiar empreendedores (as) e desenvolver negócios inovadores com base tecnológica, oriundos tanto da comunidade acadêmica (alunos, docentes, pesquisadores e TAEs) quanto da comunidade externa. O foco é fornecer o suporte necessário em cada estágio de maturidade dos empreendimentos – desde a ideia até a consolidação do negócio, adequando, assim, a nossa oferta de serviços às peculiaridades de cada empreendedor.

– Núcleo de Inovação Tecnológica: responsável pela gestão dos contratos de prestação de serviços técnicos especializados; contratos para extensão tecnológica no mbito da pesquisa, desenvolvimento e acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação da Universidade. Ademais, o Núcleo também é responsável pela proteção e gestão dos ativos intelectuais desenvolvidos na Universidade, como depósito e acompanhamento de patentes, registro de marcas, softwares e desenhos industriais. Após a proteção, prospecta empresas e assessora os pesquisadores no licenciamento das tecnologias. Este setor ainda disponibiliza cota mensal para o atendimento de registro de marcas a pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

– Treinamento – O produto oferecido ao cliente é um conjunto de informações repassadas na forma de cursos, aulas expositivas e/ou práticas, seminários, workshops, com auxílio ou não de instrumentos e software e que promovem a formação de gestão de pessoas, sobretudo ligados aos temas de gestão, inovação, transferência de tecnologia, empreendedorismo e propriedade intelectual.

 

Públicos e formas de acesso e comunicação
Público ao qual se destina:
Discentes, docentes, TAEs,  terceirizados, público externo, empresas de variados portes, startups e stakeholders 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia conforme a demanda

Etapas e prazos
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Varia conforme a demanda

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Varia conforme a demanda

Prioridade no atendimento:
A prioridade no atendimento do CRITT é fornecer excelência, pautado na qualidade, eficiência e satisfação do cliente. Compreendemos que cada cliente é único, com necessidades distintas, e é por isso que adotamos uma abordagem cuidadosamente estruturada para garantir que todas as solicitações sejam atendidas de forma atenciosa e com a devida prioridade.

Atendimentos individuais (presenciais, por telefone ou e-mail) – O Critt reconhece a importância de atender às necessidades únicas de cada cliente. Para garantir uma experiência personalizada e eficaz, priorizamos os atendimentos individuais, seja presencialmente, por telefone ou via e-mail.

Triagem no atendimento: Garantindo eficiência e priorização na nossa instituição, a triagem de atendimento é um processo fundamental para assegurar a eficiência, organização e a devida priorização das demandas dos nossos clientes. Reconhecemos que cada cliente e situação é única, e é por isso que implementamos um sistema de triagem cuidadosamente projetado para direcionar cada cliente para o setor mais adequado e garantir que todos sejam tratados com atenção necessária.

Encaminhamento: Após uma fase de triagem inicial, os clientes são direcionados de acordo com as suas necessidades específicas para os setores finalísticos do Critt. Estes setores estão intrinsecamente ligados às atividades centrais do Centro, abrangendo a gestão da inovação, transferência de tecnologia, empreendedorismo e propriedade intelectual.

Essas ações começaram em três áreas distintas, cada uma desempenhando um papel fundamental: Empreendedorismo, Núcleo de Inovação Tecnológica e Treinamento. Cada uma dessas áreas desempenha um papel vital na missão do Critt de catalisar a inovação, promover a transferência de tecnologia e estimular o empreendedorismo. Ao encaminhar os clientes para esses setores finais, buscamos fornecer suporte direcionador e relevante, a fim de atender às demandas específicas de cada cliente e contribuir para o crescimento e desenvolvimento de ideias e projetos inovadores.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Variável

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Variável.

Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Conforme a demanda.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, redes sociais, divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, redes sociais, divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.

 

Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placa de identificação do prédio, localizada em frente ao ponto de ônibus.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O edifício do Critt atualmente emprega dois funcionários terceirizados responsáveis ​​pela limpeza diária. No entanto, é importante observar que o acesso ao segundo andar não é atualmente adaptado para pessoas que utilizam cadeiras de rodas. Além disso, contamos com uma área de recepção projetada para proporcionar conforto e acessibilidade durante o atendimento aos nossos clientes.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atualmente, não dispomos de um sistema informatizado dedicado ao atendimento de clientes. No entanto, empregamos eficazmente o e-mail e o WhatsApp para esse propósito. Estamos totalmente comprometidos em garantir um atendimento de alta qualidade e estamos constantemente aprimorando nossos processos para oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes.

 

(Informações atualizadas em 23/08/2023, às 16h27)