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Reitoria

Sumário

1. Secretaria do Gabinete do Reitor
2. Secretaria Geral da UFJF


1. Secretaria do Gabinete do Reitor

Contatos e horários

Sítio eletrônico: ufjf.br/ufjf/sobre/organizacao/reitoria/

E-mails:
gabinete.reitoria@ufjf.edu.br
secretaria.reitoria@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3903

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Reitoria – Rua José Lourenço Kelmer, Bairro Martelos, Juiz de Fora – MG, CEP 36036-330.

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A secretaria do gabinete é responsável por dar suporte às ações administrativas da Reitoria, prestando assistência direta à Chefia de Gabinete, ao reitor(a) e à Vice-reitoria. É responsável pelo controle de toda documentação que tramita no gabinete, tais como ofícios, memorandos, processos, portarias e outros documentos, e agendamento das reuniões, além de prestar atendimento a toda comunidade universitária (Docentes, Técnico-administrativos em Educação e Discentes) e comunidade externa à UFJF, realizando os encaminhamentos devidos e/ou efetuando o pronto atendimento às demandas apresentadas.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Variam conforme o serviço solicitado.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Recebimento da demanda
– Análise
– Encaminhamento aos setores competentes e ou resposta à demanda apresentada

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Depende da demanda

Prioridade no atendimento:
Há um fluxo contínuo de demandas, as quais são, via de regra, atendidas à medida em que são recebidas pela Secretaria. Contudo, há demandas urgentes que recebem atenção prioritária.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Depende da demanda.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Depende da demanda.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Sugestões podem ser encaminhadas à Central de Atendimentos e/ou no próprio gabinete.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Acompanhamento do solicitado via Sistema SEI/Siga ou através de telefone, email ou pessoalmente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Salas com a devida identificação externa.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O ambiente é apropriado, sendo mantido com as devidas condições de limpeza e conforto ao público.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Telefone, email ou pessoalmente.

 

Outras informações:
Os atendimentos presenciais a serem realizados pelo reitor e/ou vice-reitora devem ser solicitados (e-mail, telefone ou pessoalmente) com antecedência de, no mínimo, dois dias, a fim de organização da agenda.

 (Informações atualizadas em 17/05/2021, às 14h54)


2. Secretaria Geral da UFJF

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www2.ufjf.br/consu/

E-mails: secretariageral.reitoria@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3909

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora/ Reitoria / Rua José Lourenço Kelmer, Bairro Martelos, Juiz de Fora – MG, CEP 36036-900.

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Secretaria Geral da UFJF tem, dentre suas funções, assessorar a Reitoria em todas as questões do funcionamento e desenvolvimento da gestão universitária, zelando pela concretização das finalidades da UFJF, enquanto órgão de apoio à execução das rotinas administrativas institucionais. Ademais, é responsável pela preparação e organização das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Superior (Consu), bem como de todas as atividades relacionadas às suas atividades e funções.

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia de acordo com a natureza da demanda. Em geral, para atendimento do público interno e externo, através do envio de e-mail ou ofício. Para a solicitação de deliberação do Conselho Superior da UFJF, é necessária a abertura de processo por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da Universidade.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Solicitação (abertura da demanda), verificação, atendimento (prestação), que pode ser realizado diretamente ou mediante o encaminhamento para a instância adequada, e resposta.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.

Prioridade no atendimento:
Não existindo prazos limites ou urgência nas demandas, o atendimento é feito por ordem de chegada, ressalvados casos em que houver possibilidade de agendamento, asseguradas as prioridades legais.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Como são demandas variadas e específicas, o prazo para o atendimento depende de cada demanda..

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Solicitação (abertura da demanda), verificação, atendimento (prestação) e resposta.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Através de e-mail, telefone, pessoalmente ou dos Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc).

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Através de e-mail, pessoalmente ou dos Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc).

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placa com identificação do setor no prédio da Reitoria.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto. O prédio da Reitoria tem acessibilidade para cadeirantes, havendo acesso facilitado para os mesmos chegarem à Secretaria Geral.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Telefone e/ou pessoalmente.

(Informações atualizadas em 10/06/2022, às 10h54)