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Imagem Institucional

Diretoria de Imagem Institucional

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

 

Sumário

1. Diretoria de Imagem Institucional – Geral

2. Diretoria de Imagem Institucional – Setores

2.1. Cerimonial e Eventos

2.2. Comunicação Externa e Interna

2.3. Criação – Audiovisual e Design

2.4. Divulgação Científica

2.5. Gestão de Redes Sociais

 

1. Geral

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: ufjf.br
E-mail: imprensa@comunicacao.ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3967

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Diretoria de Imagem Institucional tem a missão de:
– criar políticas, estabelecer diretrizes e coordenar as ações de comunicação integrada da UFJF junto a seus públicos relevantes;
– difundir a produção científica e cultural da Instituição;
– desenvolver as estratégias de divulgação junto aos veículos de comunicação;
– coordenar a produção e divulgação de conteúdo do Portal da UFJF;
– estruturar e desenvolver estratégias e ações que aprimorem a relação da Universidade com seus públicos internos (professores, TAEs e alunos) e com a comunidade externa;
– planejar e executar os eventos institucionais produzidos pela Administração Superior da UFJF;
– apoiar os eventos das unidades acadêmicas;
– planejar, desenvolver e contratar veiculação de publicidade legal e institucional;
– desenvolver estratégias de proteção e valorização da imagem institucional da UFJF;
– proporcionar treinamento profissional supervisionado para bolsistas de Comunicação e de áreas afins, entre outros.

 

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2. Setores

2.1. Cerimonial e Eventos

Contatos e horários

E-mails:
equipecerimonial@comunicacao.ufjf.br
cerimonial@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3966

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Suporte e Apoio à organização de eventos e visitas guiadas da UFJF. Serviço de assessoria e suporte na organização, no planejamento, e no desenvolvimento dos eventos realizados pelos docentes, discentes e servidores da UFJF. A imagem do organizador e da instituição é beneficiada com o sucesso do evento, demonstrando capacidade de organização, seriedade no planejamento e profissionalismo na realização.

 

Público ao qual se destina:
Cerimonial e Eventos: Unidades acadêmicas/administrativas que estejam promovendo os eventos – Docentes, Discentes e TAE´s. Dependendo do caráter do evento, recebe-se público externo: ex: Colação de grau e Recepção – familiares e amigos dos formandos/ingressantes.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial, por telefone e e-mail

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Respostas por email, por telefonee reuniões presenciais

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Damos suporte aos eventos tendo como promotor alguma unidade acadêmica ou adminsitrativa da UFJF.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os Prazos são estabelecidos conforme a demanda apresentada

 

Prioridade no atendimento:
De acordo com a demanda

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 2.2. Comunicação Externa e Interna

O setor de Comunicação Externa e Interna tem a função de elaborar, desenvolver e executar ações de comunicação junto aos públicos interno e externo. Faz parte de suas ações o envio de e-mails para grupos específicos (docentes, TAEs, discentes), o envio de newsletter para toda a comunidade acadêmica, a gravação de reuniões do Conselho Superior, a produção e atualização de conteúdo do portal de notícias da UFJF, incluindo a publicação de editais de bolsas, de seleções e de concursos, e outras informações.

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br
E-mail: imprensa@comunicacao.ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3970

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
atendimento a demandas de veículos de comunicação em geral (TVs, Rádios, Portais, Jornais, Revistas, e outros);
intermediação de agendamento de entrevistas com professores, pesquisadores, representantes da Administração Superior e outros membros da comunidade acadêmica;
fornecimento de dados referentes à Universidade e aos seus processos internos e externos;
produção de conteúdo para publicação no portal da UFJF e em meios afins;
produção de press releases;
acompanhamento de membros da Administração Superior em entrevistas;
zelo pela transparência das ações implementadas na Instituição;
relacionamento com a imprensa em geral;
ações de follow up;
organização de entrevistas coletivas;
avisos de pautas;
ampla divulgação de concursos e formas de ingresso;
produção, arquivo e divulgação de fotografias de cunho informativo, etc.

 

Público ao qual se destina:
Veículos e profissionais de comunicação e membros da comunidade interna e externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e redes sociais.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda, data do evento ou deadline solicitado, e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Pedidos de divulgação de eventos devem ser feitos, preferencialmente, por email, com antecedência razoável, e devem conter informações como nome do evento, data, local, organizadores, programação, prazos e taxas de inscrição e número de telefone de quem fala sobre o evento. O mesmo para demais pedidos de divulgação de premiações, pesquisas, projetos, ações, etc.

 

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2.3. Criação – Audiovisual e Design

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br

E-mails:
audiovisual@comunicacao.ufjf.br
design@comunicacao.ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3969

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– É função do setor de Criação investir em peças visuais e audiovisuais criativas e chamativas para incentivar a divulgação das mais diversas oportunidades oferecidas pela UFJF.

– O subsetor de Audiovisual é responsável por produzir, cinegrafar e editar peças para dar visibilidade a acontecimentos factuais do campus (cursos, palestras, eventos, formaturas), bem como produzir conteúdo educativo e dinâmico, apresentando os diferentes espaços do campus, guias para calouros, as diferentes faculdades e oportunidades oferecidas pela UFJF, além de buscar a valorização dos profissionais que trabalham na Universidade, por meio de produtos audiovisuais.

– O subsetor de Design é responsável pela produção de peças visuais para vinculação em sites e mídias sociais, bem como a execução de materiais auxiliares para eventos, como banners, cartazes e folders. É também de responsabilidade do subsetor a criação de logotipos destinados aos diversos setores da UFJF, bem como identidades visuais para eventos e também o design por trás dos sites e portais da UFJF.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade interna e externa da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Para agilizar a solicitação de peças visuais ou audiovisuais ao setor de Criação, reúna o máximo de informações úteis para a execução. Para uma identidade visual, por exemplo, discuta com sua equipe possíveis referências, cores a serem usadas, símbolos a serem utilizados ou conceitos a serem evitados. Tenha em mente qual seu público alvo e quais são todas as informações que a sua peça deve transmitir.

 

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2.4. Divulgação Científica

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: ufjf.br

E-mails:
imprensa@comunicacao.ufjf.br
ciencia@comunicacao.ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3970

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– A principal função é popularizar e aproximar o público leigo em geral do conhecimento sobre tecnologias, projetos, eventos e pesquisas científicas que são desenvolvidas na UFJF.

– O trabalho, no entanto, não se restringe a cumprir este objetivo apenas por meio dos veículos midiáticos tradicionais ou do próprio site institucional – esta coordenação também fomenta projetos que levam pesquisadores às escolas da região e produz material em formatos variados para o público, desde games interativos até vídeos, podcasts e animações.

 

Público ao qual se destina:
Público leigo em geral, pesquisadores da Instituição e veículos e profissionais de comunicação.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e redes sociais.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Não é necessária apresentação de documentos; basta fornecer a identificação pessoal e descrever a natureza da demanda.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como as demandas são variadas e de especificidades diferentes, o prazo depende do serviço solicitado.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado. 

 

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2.5. Gestão de Redes Sociais

Contatos e horários

Sítios Eletrônicos:
www.ufjf.br

www.facebook.com/ufjfoficial
www.twitter.com/ufjf
www.instagram.com/ufjf

E-mails:
imprensa@comunicacao.ufjf.br
redes@secom.ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3970

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– Criação de conteúdo específico com foco em cada uma das redes nas quais atuamos (Facebook, Twitter, Instagram, Stories);
– Serviço de SAC (acompanhamento e resposta aos questionamentos feitos em redes);
– Monitoramento de presença de assuntos relacionados à UFJF nas redes;
– Criação de campanhas específicas nas redes sociais;
– Monitoramento de resultados mensais.

 

Público ao qual se destina:
Professores, alunos, técnico-administrativos em Educação, terceirizados e toda a comunidade externa

 

Forma de acesso ao serviço:
Redes sociais

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Pedidos de divulgação de eventos devem ser feitos, preferencialmente, por email, e devem conter informações como nome do evento, data, local, organizadores, programação, prazos e taxas de inscrição e número de telefone de quem fala sobre o evento. O mesmo para demais pedidos de divulgação de premiações, pesquisas, projetos, ações, etc.

 

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