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Imagem Institucional

Diretoria de Imagem Institucional

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

 

Sumário

1. Diretoria de Imagem Institucional – Geral

2. Diretoria de Imagem Institucional – Setores

2.1. Cerimonial e Eventos

2.2. Comunicação Externa e Interna

2.3. Criação – Audiovisual e Design

2.4. Divulgação Científica

2.5. Gestão de Redes Sociais

 


1. Geral

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: ufjf.br
E-mail: imprensa@comunicacao.ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3967

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Diretoria de Imagem Institucional – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – Prédio da Reitoria – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Diretoria de Imagem Institucional tem a missão de:
– criar políticas, estabelecer diretrizes e coordenar as ações de comunicação integrada da UFJF junto a seus públicos relevantes;
– difundir a produção científica e cultural da Instituição;
– desenvolver as estratégias de divulgação junto aos veículos de comunicação;
– coordenar a produção e divulgação de conteúdo do Portal da UFJF;
– estruturar e desenvolver estratégias e ações que aprimorem a relação da Universidade com seus públicos internos (professores, TAEs e alunos) e com a comunidade externa;
– planejar e executar os eventos institucionais produzidos pela Administração Superior da UFJF;
– apoiar os eventos das unidades acadêmicas;
– planejar, desenvolver e contratar veiculação de publicidade legal e institucional;
– desenvolver estratégias de proteção e valorização da imagem institucional da UFJF;
– proporcionar treinamento profissional supervisionado para bolsistas de Comunicação e de áreas afins, entre outros.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados), veículos de comunicação e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Recebimento da demanda, análise da viabilidade de atendimento, atendimento e análise dos resultados obtidos.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Como são demandas diferentes e nem todas dependem exclusivamente do setor, os prazos variam conforme a dificuldade de sua execução.

 

Prioridade no atendimento:
Prazos previstos em lei, prazos de realização dos eventos, adaptação ao cronograma de veiculação de conteúdos, ordem de chegada da demanda.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Em média, dois dias.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Cordialidade e profissionalismo.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Recebimento da demanda, análise de viabilidade, execução e aferição de resultados, com prazos variando conforme a demanda e conforme a dificuldade de sua execução.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
De preferência recebimento por e-mail; podendo ser também por telefone, presencialmente ou via redes sociais; compartilhamento de informações entre os profissionais do setor, a fim de que todos tenham conhecimento da demanda, debate sobre a sugestão/reclamação, e envio de resposta.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Identificação do setor na porta da sala, placas de sinalização no prédio da reitoria.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Adequadas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Telefone e presencialmente.


(Informações atualizadas em 20/11/2020, às 16h34)

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2. Setores

2.1. Cerimonial e Eventos

Contatos e horários

E-mails:
equipecerimonial@comunicacao.ufjf.br
cerimonial@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3966

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Suporte e Apoio à organização de eventos e visitas guiadas da UFJF. Serviço de assessoria e suporte na organização, no planejamento, e no desenvolvimento dos eventos realizados pelos docentes, discentes e servidores da UFJF. A imagem do organizador e da instituição é beneficiada com o sucesso do evento, demonstrando capacidade de organização, seriedade no planejamento e profissionalismo na realização.

 

Público ao qual se destina:
Cerimonial e Eventos: Unidades acadêmicas/administrativas que estejam promovendo os eventos – Docentes, Discentes e TAE´s. Dependendo do caráter do evento, recebe-se público externo: ex: Colação de grau e Recepção – familiares e amigos dos formandos/ingressantes.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial, por telefone e e-mail

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Respostas por email, por telefonee reuniões presenciais

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Damos suporte aos eventos tendo como promotor alguma unidade acadêmica ou adminsitrativa da UFJF.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os Prazos são estabelecidos conforme a demanda apresentada

 

Prioridade no atendimento:
De acordo com a demanda

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2.2. Comunicação Externa e Interna

O setor de Comunicação Externa e Interna tem a função de elaborar, desenvolver e executar ações de comunicação junto aos públicos interno e externo. Faz parte de suas ações o envio de e-mails para grupos específicos (docentes, TAEs, discentes), a produção e envio de newsletter para toda a comunidade acadêmica, a gravação de reuniões do Conselho Superior, a produção e atualização de conteúdo do portal de notícias da UFJF, englobando as páginas principal, do Estudante, do Servidor e da Carta de Serviços da UFJF, incluindo ainda a publicação de editais de bolsas, de seleções e de concursos, e outras informações.

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br
E-mail: imprensa@comunicacao.ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3970

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Diretoria de Imagem Institucional – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – Prédio da Reitoria – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
atendimento a demandas de veículos de comunicação em geral (TVs, Rádios, Portais, Jornais, Revistas, e outros);
intermediação de agendamento de entrevistas com professores, pesquisadores, representantes da Administração Superior e outros membros da comunidade acadêmica;
fornecimento de dados referentes à Universidade e aos seus processos internos e externos;
produção de conteúdo para publicação no portal da UFJF e em meios afins;
produção de press releases;
acompanhamento de membros da Administração Superior em entrevistas;
zelo pela transparência das ações implementadas na Instituição;
relacionamento com a imprensa em geral;
ações de follow up;
organização de entrevistas coletivas;
avisos de pautas;
ampla divulgação de concursos e formas de ingresso;
produção, arquivo e divulgação de fotografias de cunho informativo, etc.

 

Público ao qual se destina:
Veículos e profissionais de comunicação e membros da comunidade interna e externa.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Recebimento da demanda, análise da viabilidade de execução, produção do conteúdo solicitado, publicação nos canais de comunicação cabíveis, envio de e-mails (caso necessário), envio de material para a imprensa (nos casos considerados necessários), atendimento da imprensa, intermediação de agendamento e produção de entrevistas, e clipagem das notícias provocadas pela demanda.

 

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda, data do evento ou deadline solicitado, e/ou atendimento presencial previamente agendado.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Em caso presencial ou telefonemas, praticamente imediato; em caso de e-mails, em até dois dias; em caso de outros sistemas, conforme as normas exigidas pelo sistema.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Cordialidade e profissionalismo.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Recebimento e análise da demanda. Em caso de aprovação, a sequência é a produção de conteúdo relacionado à demanda, publicação nos canais de comunicação da UFJF cabíveis, envio de email (caso necessário) para a comunidade interna, envio de release para a imprensa, atendimento da imprensa, intermediação de entrevistas, clipagem das matérias derivadas da demanda. Os prazos variam conforme cada fase do processo e a depender de cada demanda. 

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Preferencialmente por e-mail, mas atende-se também por telefone e presencialmente. A gerência se dá pelo compartilhamento de arquivos entre todos os profissionais envolvidos na comunicação interna e externa, a fim de que todos estejam cientes da demanda, e a resposta em geral se dá por e-mail ou diretamente por contato telefônico para a produção de matérias.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Canais de comunicação da UFJF (portal, redes sociais, etc), e-mail e telefone.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Cartaz de sinalização na porta da sala e placas de sinalização do prédio da Reitoria.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Adequadas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Telefone e presencialmente.

 

Outras informações:
Pedidos de divulgação de eventos devem ser feitos, preferencialmente, por email, com antecedência razoável, e devem conter informações como nome do evento, data, local, organizadores, programação, prazos e taxas de inscrição e número de telefone de quem fala sobre o evento. O mesmo para demais pedidos de divulgação de premiações, pesquisas, projetos, ações, etc 

 

(Informações atualizadas em 20/11/2020, às 15h59)

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2.3. Criação – Audiovisual e Design

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br

E-mails:
audiovisual@comunicacao.ufjf.br
design@comunicacao.ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3969

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– É função do setor de Criação investir em peças visuais e audiovisuais criativas e chamativas para incentivar a divulgação das mais diversas oportunidades oferecidas pela UFJF.

– O subsetor de Audiovisual é responsável por produzir, cinegrafar e editar peças para dar visibilidade a acontecimentos factuais do campus (cursos, palestras, eventos, formaturas), bem como produzir conteúdo educativo e dinâmico, apresentando os diferentes espaços do campus, guias para calouros, as diferentes faculdades e oportunidades oferecidas pela UFJF, além de buscar a valorização dos profissionais que trabalham na Universidade, por meio de produtos audiovisuais.

– O subsetor de Design é responsável pela produção de peças visuais para vinculação em sites e mídias sociais, bem como a execução de materiais auxiliares para eventos, como banners, cartazes e folders. É também de responsabilidade do subsetor a criação de logotipos destinados aos diversos setores da UFJF, bem como identidades visuais para eventos e também o design por trás dos sites e portais da UFJF.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade interna e externa da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Para agilizar a solicitação de peças visuais ou audiovisuais ao setor de Criação, reúna o máximo de informações úteis para a execução. Para uma identidade visual, por exemplo, discuta com sua equipe possíveis referências, cores a serem usadas, símbolos a serem utilizados ou conceitos a serem evitados. Tenha em mente qual seu público alvo e quais são todas as informações que a sua peça deve transmitir.

 

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2.4. Divulgação Científica

Contatos e horários

Sítio Eletrônicohttps://www2.ufjf.br/noticias/imprensa/

E-mails:
imprensa@comunicacao.ufjf.br

barbara@comunicacao.ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3970

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– A principal função é popularizar e aproximar o público leigo em geral do conhecimento sobre tecnologias, projetos, eventos e pesquisas científicas que são desenvolvidas na UFJF.

– O trabalho, no entanto, não se restringe a cumprir este objetivo apenas por meio dos veículos midiáticos tradicionais ou do próprio site institucional – esta coordenação também fomenta projetos que levam pesquisadores às escolas da região e produz material em formatos variados para o público, desde games interativos até vídeos, podcasts e animações.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade interna (discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo em geral.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, e redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, e redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Contato antecipado por meios telefônicos, digitais ou presencialmente.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Contato do solicitante, apuração da informação, proposta de comunicação ampla, redação da matéria ou projeto, submissão ao solicitante e execução da proposta.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s)
Duas semanas.

 

Prioridade no atendimento:
Prazo de entrega.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Dois dias.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Respeito e profissionalismo.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Recebimento da solicitação, avaliação da pertinência da solicitação, elaboração da estratégia de comunicação, elaboração da pauta, apuração ou desenvolvimento da proposta de divulgação, redação do texto jornalístico ou produção de conteúdo de comunicação, assessoria de imprensa ou execução de eventos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
A partir do contato, a sugestão é avaliada e, caso seja pertinente, tem início a adequação do serviço
 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Via e-mail.

 Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas indicando o local da diretoria de Imagem Institucional onde funciona o setor.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
De acordo.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
O atendimento passa a ser presencial.

 

(Informações atualizadas em 16/11/2020, às 15h46)

 

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2.5. Gestão de Redes Sociais

Contatos e horários

Sítios Eletrônicos:
www.ufjf.br

www.facebook.com/ufjfoficial
www.twitter.com/ufjf
www.instagram.com/ufjf

E-mails:
imprensa@comunicacao.ufjf.br
redes@secom.ufjf.br

Telefone: (32) 2102-3970

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– Criação de conteúdo específico com foco em cada uma das redes nas quais atuamos (Facebook, Twitter, Instagram, Stories);
– Serviço de SAC (acompanhamento e resposta aos questionamentos feitos em redes);
– Monitoramento de presença de assuntos relacionados à UFJF nas redes;
– Criação de campanhas específicas nas redes sociais;
– Monitoramento de resultados mensais.

 

Público ao qual se destina:
Professores, alunos, técnico-administrativos em Educação, terceirizados e toda a comunidade externa

 

Forma de acesso ao serviço:
Redes sociais

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por email, para a verificação da possibilidade de atendimento.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Pedidos de divulgação de eventos devem ser feitos, preferencialmente, por email, e devem conter informações como nome do evento, data, local, organizadores, programação, prazos e taxas de inscrição e número de telefone de quem fala sobre o evento. O mesmo para demais pedidos de divulgação de premiações, pesquisas, projetos, ações, etc.

 

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