Fechar menu lateral

Centros Científicos e de Pesquisas

Sumário

  1. Arquivo Central

  2. Centro de Ciências

  3. Centro de Conservação da Memória (Cecom)

  4. Centro de Difusão do Conhecimento/Sistema de Bibliotecas

  5. Centro de Pesquisas Sociais (CPS)

  6. Editora da UFJF

  7. Jardim Botânico


1. Arquivo Central (Acervo)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/arquivocentral/

E-mail: arqcentral@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 3214-4161

Endereço: Av. Rio Branco 3.460 – Fundos – Alto dos Passos – Juiz de Fora/MG – CEP 36025-020

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Arquivo Central é responsável pelo sistema de arquivos e a gestão dos documentos produzidos pela UFJF, em papel ou meio digital, ou seja, presta assessoria técnica aos setores, guarda, preserva, normaliza o processamento técnico e, seguindo a legislação, dá destino final de guarda definitiva ou descarte a esses documentos.

Também guarda e permite a pesquisa a documentos que foram produzidos por pessoas físicas ou jurídicas e têm caráter histórico de interesse da comunidade em geral. Além dos trabalhadores da UFJF, todos os cidadãos e pesquisadores podem fazer consultas ao acervo do Arquivo Central em seus trabalhos acadêmicos, jornalísticos, de interesse pessoal, entre outros.

Estão sob a guarda do Arquivo Central documentos que datam especialmente dos séculos XIX e XX, que são de interesse para a memória social regional e integram o patrimônio histórico cultural juiz-forano, mineiro ou brasileiro. Esses documentos são provenientes de empresas, famílias, personalidades da política e de instituições diversas. Destacam-se, nesses acervos, os fundos Constituinte de 1988, 4º Ofício Cível do Fórum Benjamin Colucci, Mozart Teixeira, Companhia Têxtil Oswaldo Mascarenhas, Odilon Braga, entre outros.

Público ao qual se destina:
Discentes da UFJF, servidores docentes e técnicos administrativos e pessoas da comunidade externa.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e formulário na página institucional.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail ou pessoalmente.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Não há requisitos ou documentos necessários para acessar o serviço.

Prazo para prestação do serviço:
Até cinco dias úteis. A exceção é quando se trata de um pedido de um volume muito grande de cópias digitais dos documentos.

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda

Outras informações:
– A Direção, Coordenações do Sistema de Arquivos e de Arquivos Intermediários do Arquivo Central estão instaladas no Prédio da Reitoria – Campus Universitário S/N, telefone: (32) 2102.3984;
– As Coordenações de Arquivos Permanentes e de Preservação e Biblioteca estão instaladas na Av. Rio Branco, tel.: (32) 3214-4161.
– As fotos de documentos são permitidas sem o uso do flash.
– No uso de cópias, o interessado compromete-se em citar a fonte, respeitando o direito do produtor do documento.
– As visitas técnicas também podem ser agendadas.


2. Centro de Ciências

Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Extensão

Entre as atrações do Centro de Ciências, está o Observatório Astronômico e o maior Planetário do Estado de Minas Gerais (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/centrodeciencias
E-mail: centrodeciencias@ufjf.edu.br
Telefones: (32) 2102-6913/6914

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Centro de Ciências – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 18h;
Terça e quinta-feira, das 19h às 21h;
Sábado: das 14h às 17h
Domingo: das 10h às 13h.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Centro de Ciências é responsável por promover a divulgação e popularização da ciência, por meio da realização de exposições interativas permanentes ou temporárias, jornadas de divulgação, cursos de formação continuada de professores, oficinas temáticas, eventos públicos na sede ou em outros locais da UFJF e da cidade, além de oferecer apoio aos professores e alunos da educação básica em atividades nas escolas.

Em suas dependências encontram-se o Espaço Interativo do Museu de Malacologia “Prof. Maury Pinto de Oliveira”, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana “Prof. Franz Hochleitner”, o Observatório Astronômico e o maior Planetário do estado de Minas Gerais.

Público ao qual se destina:
Estudantes e professores de todos os níveis de ensino, em especial aqueles da Educação Básica, comunidade interna (Docentes, discentes, TAEs e terceirizados) e público externo.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, atendimento presencial, redes sociais, email, Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc) ou através da plataforma própria de agendamento de visitas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Atendimento presencial, por e-mail, telefone e redes sociais.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Visitas de grupos devem ser agendadas através da plataforma que pode ser acessada no site do Centro de Ciências, dentre os horários disponíveis. No dia da visita, o responsável pelo agendamento deve apresentar o bilhete de comprovação do agendamento, que é enviado automaticamente após a inscrição para o e-mail informado pelo solicitante. O mesmo procedimento deve ser adotado para visitas individuais para as sessões do planetário, do observatório astronômico e em oficinas temáticas, sendo também necessário o preenchimento dos dados pessoais na plataforma de inscrição e a apresentação do bilhete no dia da visita. Para visitas espontâneas às demais exposições, não é necessário agendamento ou apresentação de qualquer documento.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Acessar o site do Centro de Ciências, realizar o agendamento, imprimir ou baixar o ingresso, e apresentá-lo na recepção no dia da visita.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
As datas de visitação, tanto para grupos quanto individuais, são disponibilizadas no site do Centro de Ciências, trimestralmente. Assim, no mês anterior a cada trimestre do ano, já é possível fazer a inscrição para as atividades desejadas, sendo possível ser atendido, caso consiga realizar a inscrição, dentro dos três meses subsequentes. Este procedimento é adotado durante todo o ano.

Prioridade no atendimento:
Para visitas agendadas, de acordo com a apresentação do bilhete de inscrição. Nos horários de visitação espontânea, por ordem de chegada, sendo permitida a permanência de cem visitantes simultaneamente no prédio.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
De acordo com a demanda de agendamento no site.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Após a realização do agendamento, os visitantes são recebidos na recepção por alunos do curso de turismo, que conferem os bilhetes e encaminham para a visita. Durante as exposições, os visitantes podem ser atendidos a todo o tempo por mediadores de diversos cursos da UFJF. A qualquer momento, secretaria, setor educativo, coordenações e direção estão à disposição para atender a demandas que possam vir a surgir.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Os agendamentos de visitas são feitos pelo site, com tempo de espera de acordo com a demanda, e são realizados trimestralmente. Para visitas espontâneas, o atendimento é imediato nos horários definidos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Através da Ouvidoria da UFJF.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Através do site, email, telefone ou pessoalmente.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Dispomos de placas indicativas de cada espaço nos diversos andares, com setas direcionando para o local de interesse. Em cada andar, há placas indicando todos os setores existentes e qual a localização atual. Placas indicativas de saídas e escadas de emergência e de lotação máxima estão disponibilizadas em todo o prédio. Dispomos ainda de sistema de comunicação interna por meio de alto-falantes.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Centro de Ciências é um espaço de fácil acesso, dispondo de sistema interno de elevadores e escadas principal e de emergência. Temos cadeiras de rodas e espaços exclusivos para cadeirantes em auditórios e planetário. Os espaços de exposição e banheiros são limpos frequentemente. Os visitantes dispõem de área específica para lanches e diversos ambientes climatizados. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
As escalas de agendamento são impressas após o término das inscrições e podem ser consultadas manualmente pela secretaria. Informações podem ser obtidas pelo telefone ou pessoalmente.

 

(Informações atualizadas em 09/12/2020, às 15h13)


3. Centro de Conservação da Memória (Cecom)

Órgão Suplementar/Procult

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:

 
E-mail: cecomufjf@gmail.com
Telefone: (32) 3212-3286

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 765 – Centro – Juiz de Fora – CEP: 36013-010

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Centro de Conservação de Memória (Cecom) é o mais recente dos órgãos suplementares da UFJF. O espaço está localizado na Avenida Getúlio Vargas 763. A construção desse espaço buscou atender o ideal de promover, a partir de ações de caráter multidisciplinar, a preservação da memória social. Por se tratar de um espaço cuja unidade organizacional é devotada à cultura em suas diversas manifestações como bem maior, também se coloca como objetivo prioritário do Cecom o pleno e pronto atendimento ao usuário e usufruente, seja ele um visitante de exposição ou pesquisador do acervo documental, material e bibliográfico. 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Serviços oferecidos: Higienização, conservação e organização de acervos, consulta aos acervos salvaguardados, cursos de extensão, exposição (em elaboração), consultoria na área de patrimônio cultural e gestão de acervos.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Depende do serviço solicitado.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Depende do serviço solicitado. Tentamos sempre atender no mínimo prazo possível. Os serviços solicitados costumam ter o atendimento imediato ou, no máximo, um ou dois dias.

Prioridade no atendimento:
Idosos e pessoas com deficiência.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Depende do serviço (na maioria dos casos o atendimento é imediato).

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Sempre procuramos ser os mais solícitos possível. 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Depende do serviço.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Pelo e-mail ou pessoalmente. 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Pelo e-mail ou pessoalmente.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Em elaboração.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Acessibilidade: Em elaboração e produção (aguardando a instalação de elevador), limpeza periódica, o espaço é, na sua maioria, ventilado e a climatização do mesmo encontra-se em produção. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Por telefone ou presencialmente.

 

Outras informações:
Hoje a prestação de serviços, devido à pandemia, está sendo realizada só virtualmente.

 

(Informações atualizadas em 07/06/2021, às 17h18)


4. Centro de Difusão do Conhecimento (CDC)/Sistema de Bibliotecas da UFJF

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

O CDC é composto pela Biblioteca Central e por mais 17 bibliotecas setoriais, localizadas nas unidades acadêmicas do campus de Juiz de Fora e no campus avançado de Governador Valadares (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Contatos e horários

Sítios eletrônicos:
https://www.ufjf.br/biblioteca
https://www.ufjf.br/biblioteca/servicos/

E-mails:
atendimento.cdc@ufjf.edu.br;
periodicos.cdc@ufjf.edu.br;
acervo.cdc@ufjf.edu.br;
repositorio@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3760
(32) 2102-3761
(32) 2102-3762

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Biblioteca Central, Prédio da Reitoria, 2º andar – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG.

Setores:
O Centro de Difusão do Conhecimento (CDC/UFJF) é o órgão que gerencia e administra o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Confira quais são e os horários de funcionamento.

  • Biblioteca Central: segunda a sexta-feira – 7h às 22h / sábado – 8h às 12h;
  • Biblioteca da Administração e Ciências Contábeis: segunda a sexta-feira – 8h às 22h;
  • Biblioteca da Faculdade de Economia: segunda a sexta-feira – 8h às 22h;
  • Biblioteca da Faculdade de Educação: segunda a sexta-feira – 8h às 21h;
  • Biblioteca da Faculdade de Direito: segunda a sexta-feira – 7h às 22h;
  • Biblioteca da Faculdade de Medicina: segunda a sexta-feira – 7h às 19h;
  • Biblioteca da Faculdade de Enfermagem: segunda a sexta-feira – 8h às 12h e 13h às 18h;
  • Biblioteca de Farmácia e Odontologia: segunda a sexta-feira – 7h às 19h;
  • Biblioteca do Instituto de de Artes e Design: segunda a sexta-feira – 8h às 20h;
  • Biblioteca do Instituto de Ciências Biológicas: segunda a sexta-feira – 7h às 19h;
  • Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas: segunda a sexta-feira – 8h às 22h;
  • Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas: segunda a sexta-feira – 7h às 22h;
  • Biblioteca da Faculdade Serviço Social: segunda a sexta-feira – 9h às 17h e 18h às 21h;
  • Biblioteca da Faculdade de Letras: segunda a sexta-feira – 8h às 21h;
  • Biblioteca do Colégio de Aplicação João XXIII; segunda a sexta-feira – 7h às 20h;
  • Biblioteca do Mamm: terça a sexta-feira – 9h  às 18h;
  • Biblioteca do Memorial da República Presidente Itamar Franco: terça a sexta-feira – 9h  às 18h (atendimento com pré-agendamento).
  • Biblioteca Centro GV: de segunda a sexta-feira – 7h30 às 20h (Governador Valadares);
  • Biblioteca Vila Bretas GV: de segunda a sexta-feira – 7h às 19h (Governador Valadares).

Horário de funcionamento das bibliotecas

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Os principais serviços oferecidos pelas Bibliotecas da UFJF são:
a) disponibilização de scanners planetários de autosserviço em todas as bibliotecas do sistema;

b) disponibilização de programa de geração automática de fichas catalográficas de teses e dissertações;

c) Repositório Institucional da UFJF

d) Infocentro, localizado na Biblioteca Central, com 60 computadores em ambiente climatizado:
– consulta em bases de dados e bibliotecas virtuais,
– digitação de trabalhos,
– agendamento de cursos e aulas,
– atendimento da comunidade interna e externa à UFJF;
– atividades de capacitação de usuários: pesquisa e normalização bibliográfica;

e) comutação bibliográfica, em todas as bibliotecas do sistema, inclusive para o público externo;

f) orientação individual para normalização bibliográfica de trabalhos acadêmicos e revistas científicas, em todas as bibliotecas do sistema.

g) processamento técnico e disponibilização do acervo adquirido pela UFJF por meio de compra, doação ou permuta, em todas as bibliotecas do sistema;

h) consulta,  empréstimo domiciliar e reserva de obras para usuários da UFJF ;

i) consulta local de livros e periódicos para a comunidade externa da UFJF;

j) reserva e renovação de obras online;

k) espaço para estudo individual e cabines de estudo em grupo em todas as bibliotecas;

l) catalogação na fonte: confecção de fichas catalográficas para livros e periódicos;

m) disponibilização de rede WiFi em todas as bibliotecas;

n) empréstimo de netbooks e tablets para usuários com vínculo institucional, com objetivo de ampliar a utilização das fontes de informação online;

o) disponibilização do acesso ao Portal de Periódicos Capes dentro da Instituição e com acesso remoto oferecido aos membros da comunidade acadêmica via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe);

p) disponibilização de várias outras fontes de informação online, também com acesso externo aos membros da comunidade acadêmica via proxy, destacando-se:
– assinatura online da coleção completa das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
– assinatura da base de dados JSTOR;
– assinatura da base de dados Vlex,
– bases de livros eletrônicos multidisciplinares,
– Minha Biblioteca
– e Pearson;

q) visitas guiadas às bibliotecas (direcionadas ao público externo).

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas, etc.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas, etc.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Para atendimentos que envolvem acesso ao sistema de gerenciamento de acervo, Sistema Pergamum, para público interno, apresentação da carteira estudantil, usuário e senha do Sistema de Gerenciamento Acadêmico – Siga.
– Para o público externo, um cadastro simples (documentos de identificação e comprovante de residência) realizado no momento do primeiro atendimento.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Atendimento presencial para serviços como empréstimo ou que demandem uso de equipamentos ou espaços das bibliotecas, como uso dos scanners planetário ou treinamento e capacitação de usuários e por meio eletrônico, como o acesso as bases de dados assinadas.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
A maioria dos serviços prestados é feito de forma imediata, mas os que demandam logísticas e planejamento são previamente agendados.

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada ao local da prestação do serviço e em atendimentos que envolvam agendamento prévio, cumprimento do mesmo.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Varia de acordo com o tipo. Trabalhamos com agendamento para prestação de serviços especializados. Para atendimento presencial, em media, dez minutos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Máxima cordialidade e respeito.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Atendimento presencial para serviços como empréstimo ou que demandem uso de equipamentos ou espaços das bibliotecas, como uso dos scanners planetário ou treinamento e capacitação de usuários; e por meio eletrônico, como o acesso às bases de dados assinadas.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Recepção via e-mails, virtual (chat), e presencialmente, quando solicitado.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
A comunicação com o usuário acontece via diversos canais, tais como, e-mail, sítios eletrônicos, virtual (Chat), redes sociais e contato telefônico.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Indicação de horário de funcionamento na porta de entrada.; Sinalização das estantes com indicação de ordem classificação para facilitar o acesso ao material; indicação dos setores com placas informativas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Boas condições de limpeza e conforto. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Procedimentos alternativos de forma presencial e via contato telefônico.

Outras informações:
Periodicamente, servidores do CDC oferecem cursos de capacitação, na modalidade EAD, com conteúdos de interesse da comunidade acadêmica, como ORCID: identificador digital que personaliza o autor e Endnote online: gerenciador de referências.

 

(Informações atualizadas em 17/11/2020, às 16h24)


5. Centro de Pesquisas Sociais (CPS)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/cps/

E-mail: pesquisa.cps@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3104 (recepção)

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O intuito é fornecer à comunidade acadêmica e juiz-forana diagnósticos sobre a realidade social, treinamento para realização de pesquisa científica e divulgação de informações de utilidade pública. Para tanto, o CPS fomenta um diálogo constante entre as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de seus pesquisadores, congregando núcleos, laboratórios e projetos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento científico.

Os pesquisadores e colaboradores do CPS recorrem a uma variedade de métodos de investigação, como estudos comparativos nacionais e internacionais, surveys, diagnósticos socioeconômicos, estudos de caso, etnografias, grupos focais, além de produzirem avaliações de políticas e programas sociais e assessorias a governos municipais, estaduais e federal.

Os temas versam sobre cidadania, eleições, instituições políticas, participação, governança, movimentos sociais, conflitos socioambientais, políticas públicas de saúde e educação, ação afirmativa e desigualdade racial, mudanças demográficas, crescimento e mobilidade urbanas, pobreza e vulnerabilidade, mercado de trabalho, desenvolvimento, inovação tecnológica, direitos civis, sociais, reprodutivos e culturais, juventude, religião, história, filosofia, direito e moral.

Público ao qual se destina:
Entidades públicas, terceiro setor, entidades privadas, docentes e discentes do ensino superior, público externo à UFJF.

Forma de acesso ao serviço:
Contato com a recepção/diretoria via telefone, e-mail, presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Contato com a recepção/diretoria via telefone, e-mail, presencialmente.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos obrigatórios.

Prazo para prestação do serviço:
Como são diversas as atividades em suas especificidades, o prazo para o atendimento vai depender de cada tipo de demanda.

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

Outras informações:
Há serviços disponíveis na página virtual do CPS para o público amplo; contudo, demais serviços devem ser demandados e acordados previamente com diretoria/conselho diretor, formalmente aprovados de acordo com os trâmites formais.


6. Editora da UFJF

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
www.ufjf.br/editora

E-mail:
Secretaria: editora@ufjf.edu.br
Produção de livros: diagramacao.editora@ufjf.edu.br
Incubadora de projetos: incubadora.editora@ufjf.edu.br
Distribuição e marketing: distribuicao.editora@ufjf.edu.br

Telefones:
– Secretaria:
(32) 3229-7645
(32) 3229-7646
– Distribuição e marketing:
(32) 3229-7637

Endereço:  Rua Benjamin Constant, 790, Centro – Juiz de Fora (MG); CEP 36015-400

Dias e horários de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Breve Descrição do(s) Serviço(s) Prestado(s):
Produção editorial (revisão, editoração gráfica, impressão e acabamento de livros e periódicos científicos).

A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora foi criada na década de 1980. É filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e participa do Programa Interuniversitário de Distribuição do Livro – PIDL. Nos seus 30 anos de existência, editou mais de 600 títulos. Em seu catálogo encontram-se disponíveis para comercialização cerca de 400 títulos.

A Editora da UFJF  recebe novos originais para avaliação e publicação através de dois sistemas:
(a) por meio de editais de apoio à publicação e que são abertos anualmente e
(b) em fluxo contínuo, com financiamento externo, com recursos recebidos de agências de fomento à pesquisa e à extensão.

Toda obra, para ser publicada pela Editora, precisa, além disso, passar pela avaliação do Conselho Editorial da UFJF, composto por professores da Universidade, responsáveis por garantir a qualidade das publicações. A Editora tem, como  missão, contribuir para a difusão do conhecimento produzido na Universidade.

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A Editora da UFJF recebe novos originais para avaliação e publicação através de dois sistemas:
(a) por meio de editais de apoio à publicação e que são abertos anualmente
(b) em fluxo contínuo, com financiamento externo, com recursos recebidos de agências de fomento à pesquisa e à extensão.
– Toda obra, para ser publicada pela Editora, precisa, além disso, passar pela avaliação do Conselho Editorial da UFJF, composto por professores da Universidade, responsáveis por garantir a qualidade das publicações. A Editora tem, como missão, contribuir para a difusão do conhecimento produzido na Universidade.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Como os serviços variam bastante, cada um tem etapas específicas.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
As demandas são muito variadas, portanto, os prazos também.

Prioridade no atendimento:
Por ordem de chegada ou agendamento prévio.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
O primeiro atendimento é realizado em poucos dias e dele decorrem as especificidades de cada demanda.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Os usuários são atendidos com cordialidade, respeito e atenção às suas demandas. 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
As produções editoriais, por características próprias, possuem etapas e prazos diversos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Sugestões e reclamações devem ser encaminhadas ao e-mail da secretaria (editora@ufjf.edu.br) e serão repassadas à direção e aos setores responsáveis. Se necessário, será agendada uma reunião para acolhimento da demanda.  

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Os usuários podem acompanhar o andamento dos serviços por contato telefônico ou por e-mail.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A Editora não dispõe de um sistema de sinalização visual.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A Editora não dispõe de condições de acessibilidade arquitetônica, embora esteja localizada em espaço térreo. Sugerimos que o solicitante cadeirante faça um primeiro contato por telefone ou e-mail para que a equipe possa adaptar o atendimento às suas necessidades. Para acessibilidade comunicacional, há uma servidora com fluência básica em Libras na secretaria.  

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento por telefone ou presencialmente. As tarefas que dependem do uso de sistemas serão anotadas para posterior execução.

(Informações atualizadas em 20/05/2021, às 16h24)


7. Jardim Botânico

Órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão

Além de disponibilizar estrutura para ensino, pesquisa e extensão, o Jardim Botânico oferece visitas guiadas para escolas e público externo, ações de educação ambiental, cursos e palestras (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/jardimbotanico/

E-mail:
jardimbotânico@ufjf.edu.br
coordenacao.extensao@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 3224-6725

Endereço: Rua Coronel Almeida Novaes s/n, Bairro Santa Terezinha, Juiz de Fora, MG. CEP: 36045-500

Dias e Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e domingo, das 9h às 17h, com última entrada sempre às 16h.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Jardim Botânico oferece diferentes serviços à comunidade acadêmica e ao público externo à universidade, todos associados à conservação da sociobiodiversidade e Educação Ambiental. Para a comunidade acadêmica, o Jardim Botânico oferece espaço e estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Para o público externo, oferece um conjunto de ações de Educação Ambiental, como visitações, cursos e palestras.

Público ao qual se destina:
Comunidade acadêmica e público externo à universidade.

Forma de acesso ao serviço:
E-mail, telefone e pessoalmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
E-mail, telefone e pessoalmente

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para acessar os serviços voltados ao público acadêmico, o requerente deve preencher formulário eletrônico e apresentar, quando necessário, algum documento que comprove o serviço demandado. A visitação do público externo composto por escolas está condicionada ao preenchimento de formulário eletrônico, o qual enviará uma notificação ao e-mail cadastrado contendo todas as informações de visita. No dia agendado, o responsável pelo grupo visitante deverá apresentar esta notificação impressa e assinada pelo responsável pela Escola ou Instituição. Para a visitação do público externo espontâneo, não é necessário preencher formulário eletrônico, apenas comparecer na portaria do Jardim Botânico com documento de identificação. Esta modalidade de visitação está condicionada à capacidade de suporte de cem pessoas em estado de visitação. Todos os requisitos e documentos necessários para se acessar os serviços do Jardim Botânico estão completamente descritos em normativas publicadas pela sua Direção. Todas as regras de conduta e visitação também estão disponíveis no site do Jardim Botânico.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Não se aplica.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao limite indicado em cada pedido.

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Atendimento presencial previamente agendado.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Em consonância com o código de ética profissional do servidor público, o atendimento observa aos princípios de cordialidade, urbanidade, disponibilidade e respeito a todos os usuários. Busca-se atender às solicitações com eficiência, respeitando a ordem de chegada das demandas e os protocolos institucionais. 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado. São realizadas visitas guiadas por educadores ambientais ou visitas espontâneas autoguiadas, cursos, palestras, seminários e eventos de Educação Ambiental.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Livro de sugestões localizado na portaria do Jardim Botânico, e-mail, telefone e redes sociais.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Sítio eletrônico, e-mail, telefone e redes sociais. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais, emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas informativas, com localização, rotas, e informações sobre a biodiversidade e roteiros de Educação Ambiental.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Jardim Botânico é uma área natural, e como tal oferece percursos com níveis de dificuldades que variam ao longo do percurso, podendo apresentar caminhadas leves e trilhas que demandam aptidão e vigor físico. Para os visitantes que apresentam dificuldades de locomoção, o Jardim Botânico oferece transporte em carrinho elétrico e cadeira de rodas. O ambiente possui equipe especializada em limpeza, que mantém as edificações e sanitários de uso público sempre com muito asseio. O conforto é proporcionado por locais de descanso, como bancos e extenso gramado e complementado pela paisagem, que proporciona extremos conforto aos cinco sentidos.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento presencial, por telefone ou e-mail.

 

Outras informações:
O Jardim Botânico oferece diferentes serviços à comunidade acadêmica e ao público externo à universidade, todos associados à conservação da sociobiodiversidade e Educação Ambiental. Para a comunidade acadêmica, o Jardim Botânico oferece espaço e estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Para o público externo, oferece um conjunto de ações de Educação Ambiental, como visitações, cursos e palestras.

 

(Informações atualizadas em 11/02/2021, às 16h08)