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Extensão

Pró-reitoria de Extensão (Proex)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

Sumário

a) Administração e suporte

  1. Gerência de Ações de Extensão

  2. Secretaria

  3. Setor de Cooperação Institucional

  4. Coordenação Acadêmica/Setor Extensão/Campus Governador Valadares

b) Espaços vinculados

  1. Centro de Ciências

  2. Jardim Botânico

 


Administração e Suporte

1. Gerência de Ações de Extensão

Os projetos de Extensão, voltados para a comunidade, envolvem áreas como saúde, cultura, esporte e outros, com atividades que articulam ensino, pesquisa e demandas da sociedade, por meio de cursos, projetos, ações e eventos, entre outros. Na imagem, apresentação de grupo de dança em uma das mostras de Extensão da UFJF (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/proex/
E-mail: secretaria.extensao@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3971

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Proex é responsável por promover a articulação entre o ensino e a pesquisa e as demandas da sociedade, em um exercício de contribuição mútua, por meio da coordenação e apoio a programas, projetos, eventos, cursos, prestações de serviço e demais atividades de extensão, considerando o compromisso social da Universidade.

Especificamente, a Gerência de Ações de Extensão promove o suporte às atividades de extensão no que se refere à seleção e ao cadastro de propostas extensionistas e certificação dos participantes; formula editais específicos de apoio aos programas/projetos; faz o cadastro e pagamento de bolsistas de extensão; realiza atividades administrativas do Conselho Setorial de Extensão e Cultura; solicita convênios para o estabelecimento de parcerias com os programas/projetos de extensão; desenvolve o monitoramento e avaliação das ações de extensão; auxilia a Proex na organização de eventos internos de extensão universitária.

 

Público ao qual se destina:
Servidores docentes, servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) e estudantes da UFJF, do campus sede e do campus avançado; e comunidade externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial, por contato telefônico, e-mail, ofício ou memorando.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Atendimento presencial, por telefone ou por e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para cadastrar uma ação de extensão é necessário que o proponente seja um professor ou um técnico administrativo da UFJF. O cadastro da ação de extensão é realizado por meio de preenchimento de um formulário no Siga, que deve ser impresso e anexado a um processo, que deve ser encaminhado à Gerência da Proex para validação. A solicitação de certificado de bolsistas e voluntários de extensão deve ser feita na Central de Atendimento, já a de participação em cursos e eventos de extensão é solicitada pelo coordenador da ação de extensão via e-mail. O relatório final dos projetos é preenchido no Siga pelo coordenador.

 

Prazo para prestação do serviço:
O prazo para a confecção de certificados e declarações de atuação em atividades de extensão é de 30 dias úteis. Quanto aos outros serviços, não há um prazo pré-estabelecido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda; urgência na resolução da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

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2. Secretaria/Proex

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/proex/
E-mail: secretaria.extensao@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3971

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É um setor que presta assessoria direta à Pró-reitora de Extensão, no que diz respeito à intermediação de agendamento dos seus compromissos e organização, e cadastramento no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) das viagens a serviço. Também cabe ao setor a apuração de frequência e licenças concernentes aos técnicos administrativos lotados nesta Pró-reitoria, o serviço de elaboração e arquivamento de documentos oficiais e correspondências, pagamento de pessoa física, solicitação de materiais de almoxarifado e veículos via requisição no Siga, bem como requisições de compras dos materiais e equipamentos referentes aos editais de apoio da Proex. Também presta atendimento aos públicos interno e externo por meio de esclarecimentos sobre assuntos e operacionalização dos processos relativos às viagens, como cadastramento no SCDP e prestação de contas dos docentes extensionistas contemplados por editais.

 

Público ao qual se destina:
Pró-reitora de extensão, servidores docentes, servidores técnicos administrativos e estudantes da UFJF, do campus sede e do campus avançado; comunidade externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial, por contato telefônico, e-mail, ofício ou memorando.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o solicitante é realizado por e-mail ou documento oficial de solicitação de apoio. Além disso, outros canais de comunicação utilizados são o contato telefônico e/ou atendimento presencial.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
As solicitações de diárias e passagens da Pró-reitora de Extensão em exercício e dos docentes contemplados por edital são atendidas mediante o preenchimento e o envio por e-mail dos formulários pré-definidos pelo setor de planejamento da UFJF. Além dos formulários do SCDP, estão disponibilizados no site da Pró-reitoria de Extensão, em aba específica, os formulários de solicitação de veículo para requisição realizada no Siga.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os formulários necessários para cadastramento no SCDP deverão ser encaminhados com, no mínimo, 15 dias de antecedência da viagem, considerando que é necessário tempo hábil para assinatura da Pró-reitora de Extensão e/ou grande volume de demanda a ser cumprida no setor. Esse prazo atende, inclusive, à orientação da IN 03/2015, que pede o cadastro no sistema SCDP de, no mínimo, dez dias que antecedem a missão.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

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3. Setor de Cooperação Institucional

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/proex/cooperacao/
E-mail: cooperacao.extensao@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3962

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Setor de Cooperação Institucional é responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à efetivação de Convênios e Acordos de Cooperação não onerosos que propiciam oportunidade de intercâmbio e realização de estágios para os estudantes de graduação, bem como desenvolvimento de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão e desenvolvimento institucional em parceria com instituições públicas e privadas, organismos nacionais e internacionais.

Compete a este setor o encaminhamento das propostas de convênio aos órgãos competentes e à Procuradoria Federal junto à UFJF, para análise jurídica e posterior assinatura do reitor. Cabe-lhe ainda, disponibilizar extratos de convênios e congêneres, publicados a cada mês, por meio do seu Boletim de Convênios. A relação de acordos de cooperação e outros instrumentos vigentes podem ser consultados no endereço eletrônico: http://www.ufjf.br/proex/cooperacao/

 

Público ao qual se destina:
Órgãos administrativos da UFJF, comunidade acadêmica do campus sede e do campus avançado e parceiros externos.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial, por contato telefônico, e-mail, formulários eletrônicos.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Atendimento presencial, por e-mail ou telefone.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia de acordo com o objeto que caracteriza a parceria. Em geral, são necessários pelo menos: solicitação formal de abertura de acordo ou convênio, endereçada ao Setor de Cooperação; carta de intenções do parceiro, manifestando interesse em comum na parceria; plano de trabalho ou cópia do projeto a ser realizado, contendo as informações da atividade pretendida. Para os convênios de desenvolvimento institucional e outros, serão anexados os demais documentos que o setor acadêmico solicitante considerar pertinentes.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os acordos de cooperação não geram obrigação de atendimento em prazo máximo, em virtude da natureza do serviço. O tempo de conclusão depende de cooperação mútua e de esforços conjuntos, visando finalização da parceria no tempo desejado pelos parceiros. Para os convênios de estágio, no entanto, indica-se que seja aguardado, após envio à Procuradoria, um período mínimo de 30 dias para retorno da análise jurídica.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de recebimento da demanda.

 

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4. Coordenação Acadêmica/Setor Extensão/Campus Governador Valadares

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/extensaogv
E-mail: extensao.gv@ufjf.edu.br
Telefone: (33) 3301-1000 – Ramal: 1114

Endereço:
Rua São Paulo, 745, Centro. CEP: 35010-180. Governador Valadares, Minas Gerais. Sede administrativa da UFJF GV.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Setor de Extensão, administrativamente vinculado à Coordenação acadêmica/Direção Geral do Campus Governador Valadares, é responsável por promover, junto às diretorias de unidades, coordenações e chefias de cada departamento, a articulação entre o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade por meio da construção e implementação participativa da política de extensão no Campus Governador Valadares, em consonância com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), órgão responsável pela gestão da política de extensão universitária no âmbito da UFJF.

O Setor de Extensão divulga informações e orienta a comunidade acadêmica e parceiros externos sobre editais e programas institucionais relacionados às ações e política de extensão; orienta a comunidade acadêmica e parceiros externos acerca de normas e regulamentos, regimentos e portarias da UFJF no âmbito extensionista; recebe e encaminha à Proex os processos para formalização institucional dos programas e projetos de extensão aprovados no âmbito dos diversos programas institucionais; orienta e encaminha os processos para a formalização institucional de parcerias, no âmbito da Universidade, com o objetivo de viabilizar e executar as ações e atividades de extensão na cidade e na microrregião de Governador Valadares; auxilia no planejamento e operacionalização dos mecanismos para o monitoramento e a avaliação das ações de extensão desenvolvidas no Campus UFJF GV; auxilia no planejamento anual, divulgação e realização de ações institucionais extensionistas; fornece apoio a participação da comunidade acadêmica nas reuniões, via webconferência, do Conselho Setorial de Extensão e Cultura; assessora o Comitê Gestor do Fórum de Extensão da UFJF/GV; auxilia a coordenação acadêmica e a Pró-reitoria de Extensão na organização de eventos internos de extensão universitária.

 

Público ao qual se destina:
Órgãos administrativos da UFJF, comunidade acadêmica do campus de Governador Valadares e parceiros externos.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial, por contato telefônico, e e-mail.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Atendimento presencial, por e-mail ou telefone.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Devido a ser o setor administrativo diretamente responsável pelas ações extensionistas no campus avançado, requisitos e documentos necessários para acessar o serviço são aqueles adotados e exigidos pelos setores administrativos da Proex, no que concerne ao cadastro de ações de extensão, solicitação de certificados, solicitação de acordos de cooperação, preenchimento e entrega de relatório final de projetos e programas.

 

As solicitações de diárias e passagens da Coordenação Acadêmica/Setor de extensão são encaminhadas à Gerência administrativa e Financeira mediante o preenchimento e o envio por e-mail dos formulários pré-definidos pelo setor de planejamento e disponíveis no site do campus GV, na aba da respectiva gerência ou para a Secretaria da Proex.

 

A solicitação de veículo é encaminhada ao Setor de Transporte com antecedência entre dez e 30 dias, a depender do tipo de veículo, requisitando pelo Siga, conforme tutorial disponibilizado na aba “administrativo/transporte”. Para empréstimos de materiais e equipamentos é necessário que o responsável pela ação de extensão encaminhe o pedido por e-mail, com antecedência mínima de cinco dias.

 

Prazo para prestação do serviço:
O pedido para a confecção de certificados é encaminhado, após a conclusão da atividade no campus Avançado, à Gerência de ações de Extensão que demanda 30 dias úteis para a emissão do documento. Para os serviços de cadastramento de ações de extensão e conclusão de acordos de cooperação, não há um prazo pré-estabelecido pela Proex. Quanto ao apoio para solicitação de diárias, passagens e transporte, é necessário no mínimo 15 dias de antecedência para o encaminhamento aos setores competentes.

O atendimento a empréstimos é feito mediante disponibilidade do material ou equipamento, com o pedido de cinco dias de antecedência, requerendo a devolução imediata após a realização da ação de extensão.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda; urgência na resolução da demanda e/ou atendimento presencial.

 

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Espaços Vinculados

1. Centro de Ciências

Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Extensão

O Centro de Ciências é responsável por promover a divulgação e popularização da ciência, por meio da realização de exposições interativas permanentes ou temporárias, jornadas de divulgação, cursos de formação continuada de professores e outras atividades (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/centrodeciencias
E-mail: centrodeciencias@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-6913/6914

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 18h;
Terça e quinta-feira, das 19h às 21h;
Sábado: das 14h às 17h
Domingo: das 9h às 12h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Centro de Ciências é responsável por promover a divulgação e popularização da ciência, por meio da realização de exposições interativas permanentes ou temporárias, jornadas de divulgação, cursos de formação continuada de professores, oficinas temáticas, eventos públicos na sede ou em outros locais da UFJF e da cidade, além de oferecer apoio aos professores e alunos da educação básica em atividades nas escolas.

Em suas dependências encontram-se o Espaço Interativo do Museu de Malacologia “Prof. Maury Pinto de Oliveira”, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana “Prof. Franz Hochleitner”, o Observatório Astronômico e o maior Planetário do estado de Minas Gerais.

 

Público ao qual se destina:
Estudantes e professores de todos os níveis de ensino, em especial aqueles da Educação Básica e a população em geral.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, atendimento presencial, redes sociais ou através da plataforma própria de agendamento de visitas.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Atendimento presencial, por e-mail, telefone e redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Visitas de grupos devem ser agendadas através da plataforma que pode ser acessada no site do Centro de Ciências, dentre os horários disponíveis. No dia da visita, o responsável pelo agendamento deve apresentar o bilhete de comprovação do agendamento, que é enviado automaticamente após a inscrição para o e-mail informado pelo solicitante.

O mesmo procedimento deve ser adotado para visitas individuais para as sessões do planetário, do observatório astronômico e em oficinas temáticas, sendo também necessário o preenchimento dos dados pessoais na plataforma de inscrição e a apresentação do bilhete no dia da visita. Para visitas espontâneas às demais exposições, não é necessário o agendamento ou apresentação de qualquer documento.

 

Prazo para prestação do serviço:
As datas de visitação, tanto para grupos quanto individuais, são disponibilizadas site do Centro de Ciências, trimestralmente. Assim, no mês anterior a cada trimestre do ano, já é possível fazer a inscrição para as atividades desejadas, sendo possível ser atendido, caso consiga realizar a inscrição, dentro dos três meses subsequentes. Este procedimento é adotado durante todo o ano.

 

Prioridade no atendimento:
Para visitas agendadas, de acordo com a apresentação do bilhete de inscrição.
Nos horários de visitação espontânea, por ordem de chegada, sendo permitida a permanência de cem visitantes simultaneamente no prédio.

 

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2. Jardim Botânico

Órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão

O Jardim Botânico oferece diferentes serviços à comunidade acadêmica e ao público externo à Universidade, todos associados à conservação da sociobiodiversidade e da educação ambiental (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/jardimbotanico/
E-mail: jardimbotânico@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 3224-6725

Endereço: Rua Coronel Almeida Novaes s/n, Bairro Santa Terezinha, Juiz de Fora, MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h (a partir de 12 de abril).

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Jardim Botânico oferece diferentes serviços à comunidade acadêmica e ao público externo à universidade, todos associados à conservação da sociobiodiversidade e Educação Ambiental. Para a comunidade acadêmica, o Jardim Botânico oferece espaço e estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Para o público externo, oferece um conjunto de ações de Educação Ambiental, como visitações, cursos e palestras.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade acadêmica e público externo à universidade.

 

Forma de acesso ao serviço:
Formulários eletrônicos, telefone, e-mail, presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Atendimento presencial, por e-mail ou telefone.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para acessar os serviços voltados ao público acadêmico, o requerente deve preencher formulário eletrônico e apresentar, quando necessário, algum documento que comprove o serviço demandado. A visitação do público externo composto por escolas está condicionada ao preenchimento de formulário eletrônico, o qual enviará uma notificação ao e-mail cadastrado contendo todas as informações de visita. No dia agendado, o responsável pelo grupo visitante deverá apresentar esta notificação impressa e assinada pelo responsável pela Escola ou Instituição.

Para a visitação do público externo espontâneo, não é necessário preencher formulário eletrônico, apenas comparecer na portaria do Jardim Botânico com documento de identificação. Esta modalidade de visitação está condicionada à capacidade de suporte de cem pessoas em estado de visitação. Todos os requisitos e documentos necessários para se acessar os serviços do Jardim Botânico estão completamente descritos em normativas publicadas pela sua Direção. Todas as regras de conduta e visitação também estão disponíveis no site do Jardim Botânico.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao limite indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

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