Pró-Reitoria de Extensão (Proex)
Unidade Administrativa/Juiz de Fora
Sumário
a) Administração e Suporte
b) Espaços Vinculados
Administração e Suporte
1. Gerência Acadêmica e Administrativa de Extensão
Contatos e horários
Sítio Eletrônico: https://www2.ufjf.br/proex/
E-mail:
extensão@ufjf.br
coordenacao.extensao@ufjf.br
Telefones:
(32) 2102-3959 / 3992
Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.
Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Proex é responsável por promover a articulação entre ensino, pesquisa e demandas da sociedade, em um exercício de contribuição mútua, por meio da coordenação e apoio a programas, projetos, eventos, cursos, prestações de serviço e demais atividades de extensão, considerando o compromisso social da Universidade. Especificamente, a Gerência Acadêmica e Administrativa de Extensão:
– promove o suporte às atividades de extensão, no que se refere à seleção e ao cadastro de propostas extensionistas e certificação dos participantes;
– formula editais específicos de apoio aos programas/projetos;
– faz o cadastro e pagamento de bolsistas de extensão;
– realiza atividades administrativas do Conselho Setorial de Extensão e Cultura;
– solicita convênios para o estabelecimento de parcerias com os programas/projetos de extensão;
– desenvolve o monitoramento e avaliação das ações de extensão;
– auxilia a Proex na organização de eventos internos de extensão universitária.
Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo.
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, coletivos, associações, produtores.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Para cadastrar uma ação de extensão é necessário que o proponente seja um professor ou um técnico-administrativo em Educação da UFJF.
– O cadastro de ações de extensão é realizado por meio de preenchimento de um formulário no Siga, que deve ser anexado a um processo e encaminhado à Gerência de Ações de Extensão da Proex para validação.
– Programas e projetos de Extensão são submetidos a editais publicados por esta Pró-Reitoria por meio de cadastro no Siga, e, posteriormente, encaminhados para avaliação.
– As propostas aprovadas devem promover processos seletivos de bolsistas e/ou voluntários, amplamente divulgados.
– Após a seleção, toda documentação deve ser encaminhada, pelo coordenador da proposta, para a Proex, via processo no SEI.
– A solicitação de certificados de bolsistas e voluntários, envolvidos em programas e projetos de Extensão, é feita através do formulário:
.
– A certificação de participação em cursos de extensão é solicitada pelo coordenador da ação de extensão por meio do formulário:
– A certificação de participação em eventos de extensão é solicitada pelo coordenador da ação de extensão por meio do formulário disponível em:
– Já as atividades relacionadas ao monitoramento e à avaliação das ações de Extensão na UFJF ocorrem, atualmente, no decorrer do ano, através de mecanismos diversos, como formulação, recebimento e análise de relatórios parciais e finais de programas e projetos; realização de estudos e elaboração de relatórios internos, visando fornecer subsídios à gestão da extensão; e a realização de eventos anuais como a “Mostra de Ações de Extensão Universitária da UFJF” e “Congresso de Extensão Universitária da UFJF”, espaços nos quais, além da apresentação das ações extensionistas, são propiciados ambientes de interações, trocas e aprendizados conjuntos. Tais eventos também atuam como momentos de avaliação parcial das ações de Extensão.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Cadastramento das ações no Siga, encaminhamento do processo para a Proex e, no caso dos certificados, proceder a solicitação dos certificados por meio dos formulários específicos.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
O prazo máximo para a confecção de certificados e declarações de atuação em atividades de extensão é de 30 dias úteis. Quanto aos outros serviços, não há um prazo pré-estabelecido.
Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda; urgência na resolução da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
As demandas são atendidas prontamente ou dentro de um prazo médio de um a dois dias úteis. No caso de demanda mais complexa, esse tempo pode se estender. De acordo com a demanda de agendamento no site.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
-Recebimento de e-mail, ofício via SEI, demandas recebidas pessoalmente são atendidas de acordo com a ordem de chegada e/ou urgência.
– O prazo para respostas é de no máximo 48 horas.
– Em relação às atividades de Monitoramento e Avaliação das Ações, as mesmas acontecem em momentos diversos ao longo do ano, variando em função dos cronogramas relacionados aos editais vigentes.
– Os eventos “Mostra de Ações de Extensão Universitária da UFJF” e “Congresso de Extensão Universitária da UFJF” geralmente ocorrem no mês de novembro, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em articulação com outras Pró-Reitorias da UFJF.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
As reclamações são recebidas por e-mail, ofícios via SEI ou pela Ouvidoria. Elas são acolhidas e analisadas pela equipe da Proex. O reclamante ou setor responsável é contactado via e-mail ou ofício com as devidas respostas e medidas tomadas.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A Proex está localizada no prédio da Reitoria da UFJF, no saguão das pró-reitorias. Além disso, para facilitar sua localização, a Proex possui uma placa de identificação na porta de entrada.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A sala da Proex permite acessibilidade aos cadeirantes e às pessoas com alguma limitação de locomoção. O ambiente físico da Proex é limpo, amplo e confortável.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
O usuário deve fazer a solicitação por telefone ou pessoalmente.
(Informações atualizadas em 31/07/2023, às 16h50)
2. Secretaria
Contatos e horários
Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/proex/
E-mail: secretaria.extensao@ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3971 / 3961
Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-reitoria de Extensão (Proex) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.
Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A secretaria presta assessoria direta à Pró-Reitora de Extensão e à Pró-Reitora Adjunta de Extensão, no que diz respeito à intermediação de agendamento dos seus compromissos e organização, e cadastramento no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) das viagens a serviço.
Também cabe ao setor:
– a apuração de frequência e licenças concernentes aos técnicos administrativos lotados nesta Pró-Reitoria,
– o serviço de elaboração e arquivamento de documentos oficiais e correspondências,
– pagamento de pessoa física,
– solicitação de materiais de almoxarifado e veículos via requisição no Siga, bem como requisições de compras dos materiais e equipamentos referentes aos editais de apoio da Proex.
Também presta atendimento aos públicos interno e externo, por meio de esclarecimentos sobre assuntos e operacionalização dos processos relativos às viagens, como cadastramento no SCDP e prestação de contas dos docentes extensionistas contemplados por editais.
Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo.
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, coletivos, associações, produtores.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
As solicitações de diárias e passagens da pró-reitora de Extensão em exercício e dos docentes contemplados por edital são atendidas mediante preenchimento e envio por e-mail dos formulários pré-definidos pelo setor de planejamento da UFJF. Além dos formulários do SCDP, estão disponibilizados no site da Proex, em aba específica, os formulários de solicitação de veículo para requisição realizada no Siga.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Preenchimento e envio dos formulários necessários para cadastramento da viagem no SCDP.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
15 dias.
Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Até um dia útil, dependendo da demanda a ser cumprida no setor.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Os formulários necessários para cadastramento no SCDP deverão ser encaminhados com, no mínimo, 15 dias de antecedência da viagem, considerando que é necessário tempo hábil para assinatura da Pró-reitora de Extensão e/ou grande volume de demanda a ser cumprida no setor. Esse prazo atende, inclusive, à orientação da IN 03/2015, que pede o cadastro no sistema SCDP de, no mínimo, dez dias que antecedem a missão. Para viagens internacionais, os documentos deverão ser encaminhados, com no mínimo 45 dias de antecedência da viagem. Tendo a viagem sido realizada, o proposto deverá encaminhar para o e-mail da Secretaria o relatório de viagem – acompanhado dos bilhetes e canhotos dos cartões de embarque e comprovantes da viagem -, que deverá ser inteiramente preenchido e assinado pelo proposto e proponente e apresentado à secretaria no prazo máximo de cinco dias, contado do retorno da viagem. Art. 19 da IN 03 de 11 de fevereiro de 2015 – SLTI/MPOG.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Envio de e-mail para secretaria.extensao@ufjf.edu.br ou através da Ouvidoria da UFJF
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Em geral, o contato com o solicitante é realizado por e-mail ou documento oficial de solicitação de apoio. Além disso, outros canais de comunicação utilizados são o contato telefônico e/ou atendimento presencial.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A Proex está localizada no prédio da Reitoria da UFJF, no saguão das pró-reitorias. Além disso, para facilitar sua localização, a Proex possui uma placa de identificação na porta de entrada.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A sala da Proex permite acessibilidade aos cadeirantes e às pessoas com alguma limitação de locomoção. O ambiente físico da Proex é limpo, amplo e confortável.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento presencial, por telefone ou e-mail.
(Informações atualizadas em 31/07/2023, às 16h50)
Espaços Vinculados
1. Centro de Ciências
Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Extensão
Contatos e horários
Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/centrodeciencias
E-mail: centrodeciencias@ufjf.br
Telefones: (32) 2102-6913/6914
Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Centro de Ciências – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.
Dias e Horário de funcionamento:
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h;
Terça e quinta-feira, das 18h às 21h;
Sábado: das 14h às 17h
Domingo: das 9h às 12h.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Centro de Ciências é responsável por promover a divulgação e popularização da ciência, por meio da realização de exposições interativas permanentes ou temporárias, jornadas de divulgação, cursos de formação continuada de professores, oficinas temáticas, eventos públicos na sede ou em outros locais da UFJF e da cidade, além de oferecer apoio aos professores e alunos da educação básica em atividades nas escolas.
Em suas dependências encontram-se o Espaço Interativo do Museu de Malacologia “Prof. Maury Pinto de Oliveira”, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana “Prof. Franz Hochleitner”, o Observatório Astronômico e o maior Planetário do estado de Minas Gerais.
Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo.
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, coletivos, associações, produtores.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Visitas de grupos devem ser agendadas através da plataforma que pode ser acessada no site do Centro de Ciências, dentre os horários disponíveis. No dia da visita, o responsável pelo agendamento deve apresentar o bilhete de comprovação do agendamento, que é enviado automaticamente após a inscrição para o e-mail informado pelo solicitante. O mesmo procedimento deve ser adotado para visitas individuais para as sessões do planetário, do observatório astronômico e em oficinas temáticas, sendo também necessário o preenchimento dos dados pessoais na plataforma de inscrição e a apresentação do bilhete no dia da visita. Para visitas espontâneas às demais exposições, não é necessário agendamento ou apresentação de qualquer documento.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Acessar o site do Centro de Ciências, realizar o agendamento, imprimir ou baixar o ingresso, e apresentá-lo na recepção no dia da visita.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
As datas de visitação, tanto para grupos quanto individuais, são disponibilizadas no site do Centro de Ciências, trimestralmente. Assim, no mês anterior a cada trimestre do ano, já é possível fazer a inscrição para as atividades desejadas, sendo possível ser atendido, caso consiga realizar a inscrição, dentro dos três meses subsequentes. Este procedimento é adotado durante todo o ano.
Prioridade no atendimento:
Para visitas agendadas, de acordo com a apresentação do bilhete de inscrição. Nos horários de visitação espontânea, por ordem de chegada, sendo permitida a permanência de cem visitantes simultaneamente no prédio.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
De acordo com a demanda de agendamento no site.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Após a realização do agendamento, os visitantes são recebidos na recepção por alunos bolsistas, que conferem os bilhetes e encaminham para a visita. Durante as exposições, os visitantes podem ser atendidos a todo o tempo por mediadores de diversos cursos da UFJF. A qualquer momento, secretaria, setor educativo, coordenações e direção estão à disposição para atender a demandas que possam vir a surgir. Os agendamentos de visitas são feitos pelo site, com tempo de espera de acordo com a demanda, e são realizados trimestralmente. Para visitas espontâneas, o atendimento é imediato nos horários definidos.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Através da Ouvidoria da UFJF.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas indicativas de cada espaço nos diversos andares, com setas direcionando para o local de interesse. Em cada andar, há placas indicando todos os setores existentes e qual a localização atual. Placas indicativas de saídas e escadas de emergência e de lotação máxima estão disponibilizadas em todo o prédio. Dispomos ainda de sistema de comunicação interna por meio de alto-falantes.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Centro de Ciências é um espaço de fácil acesso, dispondo de sistema interno de elevadores e escadas principal e de emergência. Temos cadeiras de rodas e espaços exclusivos para cadeirantes em auditórios e planetário. Os espaços de exposição e banheiros são limpos frequentemente. Os visitantes dispõem de área específica para lanches e diversos ambientes climatizados.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
As escalas de agendamento são impressas após o término das inscrições e podem ser consultadas manualmente pela secretaria. Informações podem ser obtidas pelo telefone ou pessoalmente.
(Informações atualizadas em 31/07/2023, às 16h51)
2. Jardim Botânico
Órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão
Contatos e horários
Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/jardimbotanico/
E-mail:
jardimbotânico@ufjf.br
Telefone: (32) 3224-6725
Endereço: Rua Coronel Almeida Novaes s/n, Bairro Santa Terezinha, Juiz de Fora, MG. CEP: 36045-500.
Dias e Horário de funcionamento:
De terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h.
Fechado às segundas e feriados.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Jardim Botânico conta com espaço e estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Para o público externo, oferece um conjunto de ações de educação ambiental, como visitações, cursos e palestras.
Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo.
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, coletivos, associações, produtores.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para acessar os serviços voltados ao público acadêmico, o requerente deve preencher formulário eletrônico e apresentar, quando necessário, algum documento que comprove o serviço demandado. A visitação do público externo composto por escolas está condicionada ao preenchimento de formulário eletrônico, o qual enviará uma notificação ao e-mail cadastrado contendo todas as informações de visita. No dia agendado, o responsável pelo grupo visitante deverá apresentar esta notificação impressa e assinada pelo responsável pela Escola ou Instituição. Para a visitação do público externo espontâneo, não é necessário preencher formulário eletrônico, apenas comparecer na portaria do Jardim Botânico com documento de identificação. Esta modalidade de visitação está condicionada à capacidade de suporte de cem pessoas em estado de visitação. Todos os requisitos e documentos necessários para se acessar os serviços do Jardim Botânico estão completamente descritos em normativas publicadas pela sua Direção. Todas as regras de conduta e visitação também estão disponíveis no site do Jardim Botânico.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Não se aplica.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao limite indicado em cada pedido.
Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Atendimento presencial previamente agendado.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado. São realizadas visitas guiadas por educadores ambientais ou visitas espontâneas autoguiadas, cursos, palestras, seminários e eventos de Educação Ambiental.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Livro de sugestões localizado na portaria do Jardim Botânico, e-mail, telefone e redes sociais.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas informativas no Jardim Botânico com localização, rotas e informações sobre a biodiversidade e roteiros de Educação Ambiental.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Jardim Botânico é uma área natural, e como tal oferece percursos com níveis de dificuldades que variam ao longo do percurso, podendo apresentar caminhadas leves e trilhas que demandam aptidão e vigor físico. Para os visitantes que apresentam dificuldades de locomoção, o Jardim Botânico oferece transporte em carrinho elétrico e cadeira de rodas. O ambiente possui equipe especializada em limpeza, que mantém as edificações e sanitários de uso público sempre com muito asseio. O conforto é proporcionado por locais de descanso, como bancos e extenso gramado e complementado pela paisagem, que proporciona extremos conforto aos cinco sentidos.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento presencial, por telefone ou e-mail.
Outras informações:
O Jardim Botânico oferece diferentes serviços à comunidade acadêmica e ao público externo à universidade, todos associados à conservação da sociobiodiversidade e Educação Ambiental. Para a comunidade acadêmica, o Jardim Botânico oferece espaço e estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Para o público externo, oferece um conjunto de ações de Educação Ambiental, como visitações, cursos e palestras.
(Informações atualizadas em 31/07/2023, às 16h52)
3. Intecoop
Contatos e horários
Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/proex/cooperacao/
E-mail: intecoopufjf@gmail.com
Telefone: (32) 3218-6963
Endereço:
Casa de Cultura – UFJF – Av. Barão do Rio Branco, 3396 – Bairro Passos
Dias e Horário de funcionamento:
De segunda à Sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Através da dimensão extensionista, a Intecoop/UFJF se efetiva em importante espaço para incorporação de demandas dos trabalhadores desempregados ou em situação de precarização do trabalho em Juiz de Fora/MG e microrregião, realizando acompanhamento a associações e cooperativas populares, visando geração de trabalho e renda, através da experiência da economia solidária.
Compreendemos a extensão universitária como espaço privilegiado que possibilita unir o campo teórico ao prático, contribuindo para a organização dos sujeitos e da própria instituição de ensino, com a perspectiva da aprendizagem mútua, coletiva e crítica, promovendo ações que fomentem o exercício da cidadania e democratização.
Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo.
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, coletivos, associações, produtores.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia conforme o objeto que caracteriza a parceria. Em geral, são necessários pelo menos: solicitação formal de abertura de acordo, endereçada ao Setor de Cooperação Institucional; carta de intenções do parceiro, manifestando interesse em comum na celebração do instrumento; plano de trabalho ou cópia do projeto a ser realizado, contendo as informações da atividade pretendida. Para os convênios de desenvolvimento institucional e outros, serão anexados os demais documentos que o setor acadêmico solicitante considerar pertinentes.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
1) Recebimento da documentação completa para início dos trâmites de celebração da parceria, 2) Envio do processo para análise dos setores responsáveis pelo objeto do acordo e emissão de parecer técnico, 3) Envio do processo para análise da Procuradoria Federal junto à UFJF e emissão de parecer jurídico, 4) Providências relativas à assinatura do instrumento, e 5) Publicação do instrumento.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Os acordos de cooperação não geram obrigação de atendimento em prazo máximo, em virtude da natureza do serviço. O tempo de conclusão depende de cooperação mútua e de esforços conjuntos, visando à finalização da parceria no tempo desejado pelos parceiros. Para a celebração dos convênios de estágio, no entanto, indica-se que seja aguardado, após envio da documentação completa, um período mínimo de 30 dias.
Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Os acordos de cooperação não geram obrigação de atendimento em prazo máximo, em virtude da natureza do serviço. O tempo de conclusão depende de cooperação mútua e de esforços conjuntos, visando à finalização da parceria no tempo desejado pelos parceiros. Para a celebração dos convênios de estágio, no entanto, indica-se que seja aguardado, após envio da documentação completa, um período mínimo de 30 dias.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
As etapas envolvem recebimento da documentação completa, envio do processo para análise dos setores competentes, coleta de assinaturas e publicação do instrumento. Em virtude da natureza do serviço, os prazos dependem da cooperação mútua e de esforços conjuntos, visando à finalização da parceria no tempo desejado pelos parceiros.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
As reclamações podem endereçadas ao Setor de Cooperação Institucional por meio de correspondências, telefonemas e e-mails. Após seu envio, são respondidas, respeitando a ordem de recebimento da demanda, ou encaminhadas para que os setores responsáveis pelas informações solicitadas prestem esclarecimentos.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas indicativas.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Limpeza regular e acessibilidade assegurada.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
As demandas podem ser encaminhadas pessoalmente e os processos tramitados de forma física, até que o sistema informatizado seja normalizado.
Outras informações:
A relação de acordos de cooperação e congêneres, não onerosos, firmados pela UFJF pode ser consultada no sítio eletrônico do setor.
(Informações atualizadas em 31/07/2023, às 16h52)