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Assistência Estudantil

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae)

Setores

  1. Geral

  2. Moradia Estudantil

  3. Restaurantes Universitários


1. Proae – Geral

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/proae

E-mails:
proae@ufjf.br
atendimentosocial.proae@ufjf.br
pedagogico.proae@ufjf.edu.br
psicologia.proae@ufjf.br
secretaria.proae@ufjf.br
documentos.proae@ufjf.br
permanencia.proae@ufjf.br
moradia.proae@ufjf.br
coordenacao.ru@ufjf.br

Telefones:
(32) 2102-3777 / 3886 / 3887 – Geral
(32) 2102-3491 (Restaurante Universitário campus)
(32) 2102-7640 (Restaurante Universitário- unidade centro)

Endereço: Campus Universitário UFJF, no anexo do ICB: Rua José Lourenço Kelmer, s/nº, São Pedro, Juiz de Fora, MG. CEP: 36036-900

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Assistência Estudantil é uma política social que contempla o conjunto de ações desenvolvidas no interior da política de educação, cuja finalidade é a de contribuir para o provimento das condições (materiais e imateriais) voltadas à permanência dos discentes durante a graduação presencial nas universidades.
– Condições materiais: Bolsas e Auxílios estudantis.
– Condições não-materiais: atendimentos social, psicológico e pedagógico.

Público ao qual se destina:
Discentes

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente, redes sociais, Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc)

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente, redes sociais, Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc)

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A Assistência Estudantil se estrutura como uma Pró-Reitoria, sendo o espaço dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento das políticas de assistência estudantil.

A Proae atualmente possui quatro áreas de atuação, onde os profissionais trabalham de maneira multidisciplinar nos programas e projetos voltados para permanência estudantil: Psicologia; Pedagogia; Serviço Social; Setor Administrativo.

A equipe de Serviço Social, além dos atendimentos individuais e orientações sociais, é responsável pelas análises socioeconômicas do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da UFJF. Os atendimentos são ofertados de maneira presencial, por e-mail e por telefone, de segunda à sexta-feira, de 8h às 20h, ininterruptamente.

O Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae é regulamentado em âmbito nacional pelo Decreto nº 7.234/2010, que estabelece o Programa Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes. Na UFJF, o Programa é regido pela Resolução Consu 11/2017 e pela Portaria Proae 01/2022.

As legislações supracitadas apresentam os critérios de participação, a metodologia de análise socioeconômica, os requisitos para permanência no Programa, as modalidades de bolsas e auxílios existentes e a documentação necessária para a participação e podem ser acessadas nos links a seguir:

● Resolução Consu 11/2017:
https://www2.ufjf.br/proae/wp-content/uploads/sites/57/2021/08/Resolu%C3%A7%C3%A3o-11-2017.pdf
● Portaria Proae 01/2022: https://www2.ufjf.br/proae/wp-content/uploads/sites/57/2022/05/PORTARIA-PROAE-N%C2%BA-01-2022.pdf

Todas as informações estão disponíveis no site ufjf.br/proae

Principais serviços prestados diretamente pela unidade como um todo:
– Concessão bolsas e auxílios a partir de análise socioeconômica;
– Atendimento social, pedagógico, psicológico e apoio administrativo;
– Gestão da Moradia Estudantil da UFJF;
– Gestão dos Restaurantes Universitários da UFJF

Principais serviços prestados diretamente:
– Atendimento ao público (presencial, e-mail, telefone) sobre questões relacionadas à Proae, e possível encaminhamento a outros setores, nos casos necessários;
– Orientações e suporte aos estudantes quanto à documentação a ser enviada para solicitar bolsas e/ou auxílios de assistência estudantil;
– Recebimento e gestão da documentação por e-mail para solicitação de bolsa/auxílio;
– Elaboração de declarações diversas; Projeto “Boas Vindas” (voltado à divulgação das ações e serviços da Proae aos estudantes da Universidade).

Principais serviços prestados indiretamente:
– Restaurantes Universitários: RU’s, com fornecimento de almoço e jantar com valor subsidiado a todos (as) os (as) estudantes da UFJF.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s).
A principal demanda para a equipe de Serviço Social é a realização de análises socioeconômicas para acesso dos discentes ao Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da UFJF.

Para participar o discente deve, primeiramente, ler atentamente a Portaria Proae 01/2022. A participação no Programa de Bolsas e Auxílios de Assistência Estudantil da UFJF é realizada, na modalidade on-line. Para a participação no referido Programa, o(a) discente deve realizar os seguintes procedimentos:
I – Preencher e concluir o formulário socioeconômico no ícone Assistência Estudantil no Siga 3;
II – Reunir a documentação descrita no Anexo II da Portaria Proae 01/2022 e organizá-la por membro do grupo familiar;
III – Enviar toda a documentação relacionada no Anexo II digitalizada em um único arquivo no formato PDF, juntamente com o formulário socioeconômico do Siga3 preenchido para o e-mail: documentos.proae@ufjf.br, com o assunto “Nova solicitação – Nome completo do(a) discente”;
IV – A ferramenta de digitalização dos documentos fica a critério do(a) discente, desde que estejam reunidos em um único arquivo PDF e organizado por membro do grupo familiar;
V – É de responsabilidade do(a) discente observar a qualidade das imagens do arquivo anexado. O arquivo deve estar organizado, completo, legível, sem cortes e sem rasuras;
VI – Cabe ao discente verificar o registro de entrega da documentação no Siga3 –

Assistência Estudantil -Resultado em até cinco dias úteis da data de envio da documentação. Caso não conste, o discente deve entrar em contato com a Secretaria da Proae (secretaria.proae@ufjf.edu.br).

Atendimento social, pedagógico e administrativo: Discente pode ter atendimento por parte das equipes de serviço social, pedagogia e administrativo, mediante comparecimento à Proae e também por e-mail e telefone.

Atendimento psicológico: Discente deve enviar e-mail para psicologia.proae@ufjf.br, solicitando um horário para atendimento, informando nome, CPF e matrícula na UFJF. Orientação sobre como acessar o serviço pode ser presencialmente ou por telefone também.

Atendimento pedagógico: Discente deve enviar e-mail para pedagogico.proae@ufjf.br, solicitando um horário para atendimento, informando nome, CPF e matrícula na UFJF ou ainda por telefone e presencialmente.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s)
Programa de auxílios e bolsas estudantis: as análises socioeconômicas respeitarão os seguintes procedimentos e prazos:
I – Será emitido resultado da análise socioeconômica no Siga3 no prazo máximo de 30 dias úteis, contados a partir da data de envio da documentação à Proae;
II – No caso de envio de documentação incompleta pelo(a) discente ou quando identificada imprecisão e/ou incompatibilidade nas informações prestadas, podem ser realizados os seguintes procedimentos:
a) Consultas a informações públicas;
b) Entrevista presencial ou remota com o(a) discente e/ou demais membros do grupo familiar;
c) Solicitação de documentação complementar;
d) Visita Domiciliar;
III – Em caso de solicitação de documentação obrigatória e/ou complementar, o(a) discente deve enviar os documentos em um único arquivo PDF para o e-mail documentos.proae@ufjf.br com o assunto “Pendência – Nome completo do(a) discente”, no prazo máximo de 30 dias corridos a partir do lançamento do resultado no Siga3;
IV – Decorrido o prazo supracitado, o(a) discente deve apresentar toda a documentação atualizada, conforme as orientações do art. 6º da Portaria Proae 01/2022.

Atendimento pedagógico, psicológico e social: Demanda espontânea por esses serviços são atendidas presencialmente ou por telefone de forma imediata na maioria dos casos e por e-mail em até 24 horas, exceto nos finais de semana ou feriados. Quando há necessidade de agendar atendimento, o prazo varia de acordo com a agenda profissional de cada servidor(a).

Prioridade no atendimento:
No caso dos atendimentos pela equipe multidisciplinar da Proae (psicologia, serviço social, pedagogia ou apoio administrativo), o protocolo de atendimento ocorre por ordem de chegada (tanto atendimento presencial e por e-mail). Casos excepcionais são avaliados pela equipe para tratativa diferenciada, conforme necessidade da demanda.

Análise socioeconômica: Todos os discentes são atendidos por ordem de envio da documentação, conforme a Portaria 01/2022. Contudo, uma vez identificados casos específicos de vulnerabilização social do grupo familiar dos discentes que os coloquem em situação de risco social, são adotadas medidas de celeridade no atendimento.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Na concessão de auxílios e/ou bolsas de assistência estudantil, a previsão de tempo para o resultado das análises socioeconômicas são, no máximo, 30 dias úteis, contados a partir da data de recebimento da documentação no e-mail documentos.proae@ufjf.br.

No caso dos atendimentos pela equipe multidisciplinar da Proae (psicologia, serviço social, pedagogia ou apoio administrativo), o protocolo de atendimento ocorre por ordem de chegada (tanto atendimento presencial e por e-mail) e casos excepcionais são avaliados pela equipe para tratativa diferenciada, conforme necessidade da demanda.

No caso de atendimento psicológico, o prazo de espera pode variar de acordo com o fluxo de demandas.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos.
Análises socioeconômicas para acesso ao Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis: etapas necessárias para acesso ao Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis e prazos listados nas respostas anteriores.

No caso dos atendimentos pela equipe multidisciplinar da Proae (psicologia, serviço social, pedagogia ou apoio administrativo), o protocolo de atendimento ocorre por ordem de chegada (tanto atendimento presencial e por e-mail) e casos excepcionais são avaliados pela equipe para tratativa diferenciada, conforme necessidade da demanda.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
As sugestões e reclamações podem ser recebidas por e-mail, por telefone ou presencialmente. De acordo com a necessidade, podem ser repassadas para a coordenação e pró-reitora no formato de reunião ou e-mail. Dependendo da sugestão, poderá ser implementada imediatamente.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, redes sociais, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento
No perfil Oficial do Instagram há um vídeo institucional informando onde o setor está localizado. (o vídeo mostra o caminho a partir da Reitoria, que possui localização central no Campus, até a Proae) Não há placas no caminho informando onde é a Proae, mas há um Banner identificando o setor e os serviços existentes.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto
O caminho para o setor conta com uma rampa de acessibilidade, a porta de entrada é ampla e o espaço interno é apto para locomoção. Para o atendimento ao discente, o local possui bancos na entrada, salas e um espaço amplo.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível.
Quando o setor fica sem acesso à internet ou mesmo aos sítios da UFJF, poderá haver prejuízos a determinados atendimentos (quando há necessidade de acessar o Siga por exemplo).

Outras informações:
As informações públicas sobre a Proae constam no site:
Apresentação da Proae: https://www2.ufjf.br/proae/a-pro-reitoria/apresentacao-2/
Organização de pessoal do setor e contatos: https://www2.ufjf.br/proae/a-pro-reitoria/organizacao/
Legislações diversas: https://www2.ufjf.br/proae/a-pro-reitoria/legislacao/
Sobre bolsas e a e auxílios que são concedidos pela Proae: https://www2.ufjf.br/proae/editais/2021-fluxo-continuo/
Outras ações: https://www2.ufjf.br/proae/editais/acoes-de-apoio-social-e-inclusao-digital/

(Atualizado em 31/07/2023, às 18h334)


2. Moradia Estudantil

Unidade Administrativa/Proae/Juiz de Fora

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/proae

E-mail: moradia.proae@ufjf.br

Telefones: (32) 2102-3777 / 3886 / 3887

Endereço:  Rua José Lourenço Kelmer, 1119, São Pedro, Juiz de Fora, MG. CEP: 36036-330

Horário de Funcionamento: 24 horas por dia

Breve descrição dos serviços prestados pela unidade e setores a ela vinculados
Equipamento que oferece vagas de moradia aos estudantes dos cursos presenciais de graduação da UFJF, que participam do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis.

Público(s) ao qual se destina
Discentes

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente, redes sociais, Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc)

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente, redes sociais, Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc)

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis da Proae é regulamentado em âmbito nacional pelo Decreto nº 7.234/2010, que estabelece o Programa Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes. Na UFJF, o Programa é regido pela Resolução Consu 11/2017 e pela Portaria Proae 01/2022.

As legislações supracitadas apresentam os critérios de participação, a metodologia de análise socioeconômica, os requisitos para permanência no Programa, as modalidades de bolsas e auxílios existentes e a documentação necessária para a participação e podem ser acessadas nos links a seguir:

● Resolução Consu 11/2017:
https://www2.ufjf.br/proae/wp-content/uploads/sites/57/2021/08/Resolu%C3%A7%C3%A3o-11-2017.pdf
● Portaria Proae 01/2022: https://www2.ufjf.br/proae/wp-content/uploads/sites/57/2022/05/PORTARIA-PROAE-N%C2%BA-01-2022.pdf

Todas as informações estão disponíveis no site ufjf.br/proae

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s)
Disponibilização de vagas por meio de edital específico que geralmente é divulgado duas vezes ao ano, mediante desocupação dessas vagas.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s)
Disponibilização de vagas por meio de edital específico que geralmente é divulgado duas vezes ao ano, mediante desocupação dessas vagas

Prioridade no atendimento
Especificações são descritas em cada edital.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Depende do prazo previsto em cada edital.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos.
Depende das especificações previstas em cada edital para ocupação de vagas.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
As sugestões e reclamações podem ser recebidas por e-mail, por telefone ou presencialmente. De acordo com a necessidade, podem ser repassadas para a coordenação e pró-reitora no formato de reunião ou e-mail. Dependendo da sugestão, poderá ser implementada imediatamente

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, redes sociais, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento
Placa indicativa

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto
Elevador e rampa de acessibilidade e manutenção periódica.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível.
Não se aplica.

Outras informações:
https://www2.ufjf.br/proae/editais/moradia-estudantil/

(Atualizado em 31/07/2023, às 18h33)


3. Restaurantes Universitários

Unidade Administrativa/Proae/Juiz de Fora

Os restaurantes universitários são unidades de prestação de serviços alimentares e, portanto, ferramentas de política de assistência estudantil, cujo papel fundamental é garantir a permanência dos alunos e a fruição do direito à educação (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/ru

E-mails:
coordenacao.ru@ufjf.br

Telefones:
– (32) 2102-3491 (Restaurante Universitário campus)
– (32) 2102-7640 (Restaurante Universitário- unidade centro)

Endereços:
– Unidade Campus: Rua José Lourenço Kelmer, s/nº, São Pedro, Juiz de Fora, MG. CEP: 36036-900
– Unidade Centro: Rua Santo Antônio, s/nº, Centro, Juiz de Fora, MG.

Dias e Horário de funcionamento:
– Unidade Campus
Segunda a sexta: Almoço: 11h às 14h / Jantar: 17h às 20h
Sábado: Almoço: 11h às 14h
Funcionamento de caixas: segunda a sexta: das 11h às 14h e das 17h às 20h

– Unidade Centro:
Segunda a sexta: Almoço: 11h às 14h
Funcionamento de caixas: Segunda a sexta: das 11h às 14h.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Oferece almoço e jantar aos estudantes da UFJF, com valor subsidiado ou com acesso gratuito aos bolsistas do auxílio alimentação.

Público ao qual se destina:
– Discentes, docentes, TAEs e terceirizados

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente, redes sociais, Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc)

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente, redes sociais, Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc)

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Carteirinha de estudante ou servidor, ticket, documento de identidade, número de matrícula.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s)
Fazer a carteirinha de estudante ou servidor, comprar o ticket ou pedir auxílio-alimentação, conforme orientações da Proae.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s)
Dentro do horário de atendimento das unidades.

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e prioridades estabelecidas em normas de acessibilidade.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Dentro do horário de atendimento das unidades.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos.
Atendimento, conforme ordem de chegada e respeito às prioridades previstas em lei, dentro do horário de funcionamento de cada unidade.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
As sugestões e reclamações podem ser recebidas por e-mail, por telefone ou presencialmente. De acordo com a necessidade, podem ser repassadas para a coordenação e pró-reitora no formato de reunião ou e-mail. Dependendo da sugestão, poderá ser implementada imediatamente.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, redes sociais, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento
Placas indicativas

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto
Acessibilidade assegurada e manutenção diária.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível.
Não se aplica.

(Atualizado em 31/07/2023, às 18h33)