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Central de Atendimento

Central de Atendimento (CAT)

Diretoria de Imagem Institucional/Central de Atendimento/Juiz de Fora

 

A Central de Atendimento funciona no prédio da Reitoria, com a missão de dar encaminhamento ou prestar  diretamente uma série de serviços aos públicos interno e externo  (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Contatos e horários

Sítios Eletrônicos:
https://www2.ufjf.br/cat/
www.ufjf.br/cat/inicial/manual-da-cat/

E-mail: 
faleconosco@ufjf.br

Tel/WhatsApp: (32) 2102-3911

Endereço: Campus Universitário – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro, Juiz de Fora – MG, 36036-900

Dias e horários de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Breve descrição dos serviços prestados pela unidade e setores a ela vinculados
A Central de Atendimento da UFJF campus Juiz de Fora (CAT) oferece diversos serviços à comunidade acadêmica, aos servidores e à comunidade externa no campus sede. As solicitações principais são de natureza referente a assuntos e registros acadêmicos.

Público(s) ao qual se destina. Público(s) atendido(s) pela unidade
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo

Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
E-mail, telefone, pessoalmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), Formulários Google

Formas de Comunicação com o(s) solicitante(s) do(s) serviço(s)
E-mail, telefone, pessoalmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc)

Requisitos e documentos necessários para acessar o(s) serviço(s)
Todos os procedimentos listados abaixo são requeridos mediante Formulário Google e/ou em PDF, disponíveis no site da Central de Atendimento: https://www2.ufjf.br/cat/formularios/.

Graduação:
– Acesso ao Siga – cadastro ou alteração de e-mail visando possibilitar o acesso ao Siga: Necessita-se de formulário com os dados necessários à demanda e envio por e-mail com cópia do documento de identidade para a conferência do documento recebido, devidamente preenchido, datado e assinado.

– Aproveitamento de Estudos – utilizar conhecimentos adquiridos anteriormente em nível de graduação ou pós-graduação na graduação em curso. Pode ser em quatro modalidades: dispensa (não realizar aquela disciplina novamente); equivalência (confirmação de compatibilidade entre o conteúdo aprendido anteriormente versus o atual), inclusão (inserção de disciplina obrigatória ou eletiva que foi cursada com o outro número de matrícula, mas tem o mesmo código e denominação da que se está realizando); e cômputo de opcionais (visa agregar conhecimentos prévios em nível superior sejam considerados em uma formação mais plural dos discentes). Necessita-se do preenchimento de formulário, o qual pode ser em PDF e enviado por e-mail – demandando o envio do formulário preenchido, datado e assinado com cópia do documento de identidade; ou através de Formulário Google, devendo ser registrado o e-mail cadastrado como método de verificação de legitimidade. Há a necessidade de envio do histórico escolar que conste a disciplinar anterior, e no caso de dispensa e cômputo de opcionais, quando cursadas fora da UFJF, exige a apresentação do conteúdo programático da disciplina que se busca aproveitar.

– Cancelamento de Matrícula de Graduação – Desligamento: Solicitação de interrupção do vínculo discente com a UFJF. Necessita-se de regularidade com o Centro de Difusão do Conhecimento, apresentação de formulário preenchido, datado e assinado, com a cópia do documento do identidade, sendo esses dois últimos enviados por e-mail

– Calendário Acadêmico – conjuntos das datas de vários atos relativos aos procedimentos e ao percurso de dois semestres ou pelo menos de um semestre, compilado no formato de calendário acadêmico da graduação, para visualização ou download.

– Carteira de Estudante – documento de identidade discente, mas que também pode ser emitida em modalidade funcional para os servidores vinculados à UFJF. Demais detalhes devem ser coletados com o Restaurante Universitário, responsável pela emissão do documento.

– Currículos de cursos – Relação dos conteúdos presentes no Projeto Pedagógico do curso que devem ser integralizados para que haja a aquisição do grau universitário. Disponível no Siga, com autenticação eletrônica.

– Data Especial de Colação de Grau (Antecipação de Colação) – Solicitação de data diversa de colação de grau e que não seja contemporânea à cerimônia unificada. Necessária a regularidade com o Centro de Difusão do Conhecimento, Ofício da Coordenação de Curso indicando a aptidão para colar grau, razões e comprovações que subsidiem o pedido, e a cópia do documento de identidade. Preenchido em Formulário Google ou em PDF, com posterior envio por e-mail, devidamente datado e assinado.

– Dilatação de Curso – Solicitação de prolongação do tempo fatal para finalizar a graduação em curso. Depende do preenchimento de formulário em PDF e envio por e-mail, com suas razões e comprovações, anexando-se também o documento de identidade.

– Disciplina Isolada – Solicitação de ocupação de vaga não preenchida em disciplinas do semestre corrente na graduação, mediante preenchimento de formulário em PDF, devendo a pessoa interessada ser graduanda ou graduada, com envio de documento de identidade, apresentação da documentação acadêmica, comprovando vínculo ou conclusão de curso de graduação e histórico escolar da graduação. No caso de deferimento, deverá ser recolhida taxa via GRU por disciplinada deferida.

– Documentos acadêmicos:
. Atestados – Comprovações diversas referentes à vida acadêmica do discente. Disponíveis no Siga, com autenticação eletrônica em uma série de modalidades.
. Certidão de Registro de Diploma (Conclusão de Curso) – comprovação da data e qual grau foi colado em graduação realizada na UFJF, mediante pagamento de taxa.
. Currículo do curso (Grade Curricular) – Relação dos conteúdos presentes no Projeto Pedagógico do curso que devem ser integralizados para que haja a aquisição do grau universitário. Disponível no Siga, com autenticação eletrônica.
. Diploma de Graduação – documento que atesta o grau conferindo em nível de graduação, nominal e intransferível, com a indicação de data de conclusão do curso referenciado. Desde março de 2022 passou a ser emitido de forma digital.
. Histórico Escolar da Graduação – relação das disciplinas cursadas por discente constante do documento acadêmico, fazendo-se uma progressão temporal das disciplinas que foram cursadas, efetivamente ou não, (com seus nomes, códigos e momentos de realização), se houver aprovação, reprovação ou sem conceito quando do curso da disciplina, registrando todas as disciplinas que foram matriculadas ou listadas, podendo-se ao final de graduação gerar um documento no qual conste somente as aprovações e aproveitamentos. Há gratuidade na primeira via e incidência de taxa nas demais vias.
. Plano de Ensino de Disciplinas (Ementas) – relação do conteúdo/objetivo ao qual a disciplina propõe, com os pontos a serem abordados, com referência à bibliografia necessária para aquisição do conhecimento proposto. Tem com autenticação eletrônica no Siga.

– Envio de documentos pelos Correios – serviço requerido que demanda o recolhimento de taxa, com valor variável a depender da modalidade de envio postal de documentação que se encontra arquivada na CAT.

– Inscrição em curso de graduação para refugiados – política afirmativa que permite a inserção de refugiados políticos em processo seletivo diferenciado, visando facilitar a integração das pessoas daquela condição em território nacional.

– Liberação de usuário externo no SEI! – solicitação de autorização de acesso a cadastro anteriormente realizado no SEI na modalidade de usuário externo, para permitir pessoas que não sejam servidores ou terceirizadas com acesso franqueado possam assinar, visualizar e peticionar em processos gerados e tramitados via SEI.

– Nova Graduação na mesma Área Básica de Ingresso – ABI (ou Nova Modalidade/Habilitação) – possibilidade de obter nova(s) graduação(ões) em correlação com aquela graduação concluída anteriormente e que possua ramificações do tronco base individualizado de determinada área de conhecimento.

– Regulamento Acadêmico (RAG) – Conjunto de normativas que regem a vida acadêmica e servem de baliza para a prática de determinados atos administrativos.

– Reintegração ao Curso – reincorporação naquela graduação que outrora havia ocorrido o desligamento.

– Requerimento de Uso de Nome Social – política afirmativa que visa a garantia de direitos e a correta nomeação e respectiva manifestação de gênero (ou não) para que possa ser assegurado o respeito a sua dignidade como pessoa humana de pessoa travesti, transexual, agênera, não binária ou que não performe os modelos impostos e atribuídos por gênero imutável e biologicamente determinado.

– Trancamento de curso e disciplina – suspensão temporária do vínculo de curso ou disciplina para o semestre em curso. Podendo ser requerido pelo Siga na maioria das modalidades, limitada a três pedidos no decurso da graduação, cada um válido por um semestre.

– Transferência de Aceitação Obrigatória (ex-officio) – verificação do cumprimento dos requisitos legais para a pessoa interessada ou seu dependente tenha vaga garantida na UFJF quando houver movimentação de mantenedor ou co-mantenedor para localidade diversa daquela que residia, por determinação do seu órgão público patronal, seja civil ou militar.

– Transferência por Vagas Ociosas – desocupação de vaga em curso de graduação cursado em outras instituição que seja coincidente, similar ou com mesma nomenclatura daquela que não tiver sido preenchida no âmbito interno, tornando-se discente da UFJF.

– Vagas Ociosas – Todas modalidades que possibilitam o ingresso na UFJF que não seja ingresso originário (Vestibular, PISM e Sisu), podendo ser o reingresso em curso anteriormente cancelado; a mudança de curso de graduação; a mudança de campus, a transferência de graduação externa à UFJF e a aquisição de nova graduação. Os requisitos e detalhamento das modalidades são publicadas periodicamente em edital específico.

Pós-graduação:
– Acesso ao Siga – cadastro ou alteração de e-mail visando possibilitar o acesso ao Siga. Necessita-se de formulário com os dados necessários à demanda e envio por e-mail com cópia do documento de identidade para a conferência do documento recebido, devidamente preenchido, datado e assinado.

– Certificado e Diploma de Pós-Graduação – documento que atesta a obtenção de estudos em nível de pós-graduação, indicando quando ocorreu a sua conclusão.

– Declaração de Expedição de Diploma de Pós-Graduação – documento que confirma a conclusão de curso de pós-graduação, informando que o diploma encontra-se em fase de expedição e registro para posterior disponibilização.

– Envio de Documentos pelos Correios – serviço requerido que demanda o recolhimento de taxa, com valor variável, a depender da modalidade de envio postal de documentação que se encontra arquivada na CAT.

– Histórico escolar de Pós-Graduação – relação das disciplinas cursadas por discente constante do documento acadêmico, fazendo-se uma progressão temporal das disciplinas que foram cursadas, efetivamente ou não, (com seus nomes, códigos e momentos de realização), se houver aprovação, reprovação ou sem conceito quando do curso, registrando todas as disciplinas que foram matriculadas ou listadas, podendo-se ao final da pós-graduação gerar um documento no qual conste somente as aprovações e aproveitamentos. Há gratuidade na primeira via para na modalidade lato sensu e com autenticação eletrônica para às em strictu sensu. Nas demais vias, há a incidência de taxa.

– Liberação de usuário externo no SEI! – solicitação de autorização de acesso a cadastro anteriormente realizado no SEI na modalidade de usuário externo, para permitir pessoas que não sejam servidores ou terceirizadas com acesso permitido possa assinar, visualizar e peticionar em processos gerados e tramitados via SEI.

– Requerimento de Uso de Nome Social – política afirmativa que visa a garantia de direitos e a correta nomeação e respectiva manifestação de gênero (ou não) para que possa ser assegurado o respeito a sua dignidade como pessoa humana de pessoa travesti, transexual, agênera, não binária ou que não performe os modelos impostos atribuídos por gênero imutável e biologicamente determinado.

Servidor Público:
– Acesso ao e-mail institucional – auxílio presencial para recuperar o acesso ao e-mail institucional de servidor vinculado à UFJF.

– Acesso ao Siga e ao Ponto Eletrônico – auxílio presencial para o auxílio nos procedimentos de login nos sistemas internos da UFJF.

– Acesso ao Sigepe/Sigac/SouGov – auxílio presencial para o auxílio nos procedimentos de login nos sistemas externos à UFJF.

– Mudança de Conta Bancária – registro de novas informações financeiras para o recebimento de valores monetários pela UFJF.

– Mudança de Endereço – alteração da informação cadastral quanto ao local de residência de servidor da UFJF.

– Requerimento de Uso de Nome Social – política afirmativa que visa a garantia de direitos e a correta nomeação e respectiva manifestação de gênero (ou não) para que possa ser assegurado o respeito a sua dignidade como pessoa humana de pessoa travesti, transexual, agênera, não binária ou que não performe os modelos impostos atribuídos por gênero imutável e biologicamente determinado.

– Outros:
. Entrega de Documentos – disponibilização de documento arquivado na Central de Atendimento diretamente ao seu titular, responsável legal ou procurador devidamente instituído.
. Liberação de usuário externo no SEI! – solicitação de autorização de acesso a cadastro anteriormente realizado no SEI na modalidade de usuário externo, para permitir pessoas que não sejam servidores ou terceirizadas com acesso permitido possa assinar, visualizar e peticionar em processos gerados e tramitados via SEI.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s)
Todos os serviços demandam o preenchimento de formulário de solicitação, com o envio da documentação comprobatória, quando devida. Podendo ser realizada online, de forma autônoma ou com o auxílio da CAT.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s)
O menor prazo é de um dia útil para liberação de usuário externo, a média das solicitação acadêmicas inicia-se em dez dias úteis, podendo-se ser prolongada em razão da complexidade da demanda, sendo o prazo máximo de 120 dias úteis para o diploma digital.

Prioridade no atendimento
São respeitadas todas as prioridades legais de atendimento, havendo a autotriagem, de acordo com a modalidade de prioridade requerida, com o seu devido respeito no chamamento da fila.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
A modalidade presencial tem média de 5 minutos, a telefônica, média de um minuto. O Whatsapp gira em torna de 2 minutos, mas quando há índice elevado de procura, pode-se prolongar por um dia útil. Solicitações e esclarecimentos recebidos por e-mail tem o prazo médio de um dia útil.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos
Todos os serviços demandam o preenchimento de formulário de solicitação, com o envio da documentação comprobatória, quando devida. Podendo ser realizada on-line, de forma autônoma ou com o auxílio da CAT. O menor prazo é de um dia útil para liberação de usuário externo, a média das solicitações acadêmicas inicia-se em 10 dias úteis, podendo-se ser prolongada em razão da complexidade da demanda, sendo o prazo máximo de 120 dias úteis para o diploma digital. Depois de requeridos, os serviços já verificados, com a interpelação do usuário para retificação ou direcionamento para o setor competente pela satisfação do pedido, quando devidamente realizado, há retorno ao usuário, seja de maneira virtual ou presencial.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Formulário de avaliação de atendimento, com o auxílio de WhatsApp, telefone e e-mail.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade, WhatsApp e Jivochat.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s)
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade, WhatsApp e Jivochat.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento
Placas e cartazes informativos.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto
Condições adequadas que respeitam a acessibilidade, com a manutenção do conforto e asseio do setor.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Formulários impressos.

Outras informações
A Central de Atendimento tem aprimorado a sua presença virtual, não havendo a necessidade de deslocamento presencial. Pedimos que deem preferência ao atendimento remoto que tem padrão de qualidade igual ao do presencial.

(Atualizado em 01/08/2023, às 17h40)