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Faculdade de Serviço Social

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

 

A Faculdade de Serviço Social conta com graduação, pós-graduação stricto sensu, com mestrado e doutorado, e lato sensu, com quatro programas de residência multiprofissionais vinculados ao Hospital Universitário (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

 

Sumário

  1. Casa Helenira Rezende

  2. Comissão Orientadora de Estágio

  3. Departamento de Fundamentos do Serviço Social

  4. Departamento de Política de Ação do Serviço Social

  5. Extensão

  6. Pesquisa

  7. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

  8. Secretaria


1. Casa Helenira Rezende

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
https://www.ufjf.br/facssocial/links-uteis-e-contatos/contato/
https://www.ufjf.br/facssocial/ensino-pesquisa-e-extensao/reserva-de-salas/casa-helenira-rezende-helenira-preta/

Emailcasahelenirarezende@gmail.com

Telefones:
(32) 3215-4694

Endereços:
Avenida Barão do Rio Branco, 3372 – Passos, Juiz de Fora – MG, CEP: 36010-600.
Rua Severino Meireles, 260 – Passos – Juiz de Fora – MG, CEP: 36025-040

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, das 7h às 19h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Casa Helenira Rezende é o espaço que compunha o conjunto conhecido como Casa de Cultura e envolve ações desenvolvidas pela Faculdade de Serviço Social que
 visam a aproximação às expressões da questão social relacionadas às desigualdades sociais e aos problemas atinentes à inserção social de indivíduos e grupos historicamente discriminados, contribuindo para o seu acesso à universidade pública; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tripé fundamental da universidade pública e a integração das atividades de extensão ao ensino e à pesquisa; contando com a participação de servidores – docentes e técnico-administrativos – e de discentes de graduação e pós-graduação.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, e redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, e redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Realizar contato presencial, por telefone ou e-mail .

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
De acordo com cada edital dos processos/requisitos/documentações específicas.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
O prazo para o atendimento vai depender de cada situação.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
De acordo com cada demanda.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Acolhimento humanizado, informativo e profissional. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
São demandas específicas, e o prazo para o atendimento vai depender de cada situação.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Acolhimento humanizado, disponível para ouvir, agradecer pela informação e sempre tentar solucionar, com dialogo. Casos não solucionados são encaminhados para a coordenação. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Pessoalmente, ou por meios de telefon, watsapp e e-mail.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais, emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Indicativa de Locais e direcional.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Acessibilidade: em adequação. Limpeza: Sempre limpo e arejado, profissionais qualificadas e receptivas . 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Divulgação e capacitação.

 

(Informações atualizadas em 11/02/2021, às 15h51)


2. Comissão Orientadora do Estágio

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
https://www.ufjf.br/facssocial/
Email: coefss.estagio@gmail.com

Telefones:
(32) 2102-3561 / 2102-3564

Endereços: Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Serviço Social – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, das 8h às 22h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Na Faculdade de Serviço Social, o estágio é acompanhado através da Comissão Orientadora de Estágio e da Coordenação do Estágio.

A Comissão Orientadora de Estágio é composta pelas chefias do Departamento de Fundamentos do Serviço Social e de Política e Ação do Serviço Social, pelo (a) professor (a) coordenador (a) do curso de Serviço Social, pelos (as) professores (as) designados (as) pela Faculdade de Serviço Social como supervisores (as) acadêmicos (as), por um (a) estagiário (a) representante dos demais e por um (a) assistente social representante dos supervisores de campos de estágio.

A Coordenação do Estágio é designada no âmbito da Comissão Orientadora de Estágio e responsável pelo acompanhamento do estágio e pela avaliação do processo em sua totalidade.

– O Estágio Obrigatório é uma disciplina e exige o cumprimento mínimo de 510 horas, distribuídas nos três últimos períodos do curso, respectivamente, 6º, 7º e 8º períodos, sendo:
I – Estágio Obrigatório I – 170 horas;
II – Estágio Obrigatório II – 170 horas;
III– Estágio Obrigatório III – 170 horas.

– Normatização do estágio: carga semanal mínima de 12 horas deverá ser exercida em três dias de campo de estágio (sendo quatro horas por dia); carga semanal máxima de 30 horas (sendo seis horas por dia).
– Disciplinas que são pré-requisito para estágio:
– Pesquisa II
– Fundamentos III
– Ética e Serviço Social
– Trabalho e Serviço Social

– Compete à Comissão Orientadora de Estágio:
I – O acompanhamento permanente da política de estágio na Faculdade de Serviço Social;
II – A definição e avaliação sobre os processos de abertura e fechamento de convênios para inserção de estagiários; III – O acompanhamento sistemático sobre as questões gerais quanto à inserção dos (as) estagiários (as) nos diferentes campos de estágio;
IV – A organização do calendário de Oficinas Temáticas e das Oficinas Integradas, bem como indicação de realização de Oficinas Intertemáticas e Itinerantes;
V – A avaliação pedagógica constante sobre o estágio e os instrumentos de acompanhamento e avaliação utilizados pelos supervisores de campo e acadêmico;
VI – Atendimento de recursos interpostos por discentes.

A Comissão Orientadora de Estágio da Faculdade de Serviço Social deverá reunir-se, no mínimo, uma vez por mês.
– Para ter acesso aos serviços oferecidos, os discentes e os profissionais/instituições com demandas relacionadas ao estágio procuram diretamente a coordenação de estágio via e-mail, telefone ou pessoalmente.
– De acordo com as demandas apresentadas serão solicitados os documentos necessários relacionados ao estágio em Serviço Social, como apresentação de formulários, solicitações de declarações de estágio e afins.

 

Público ao qual se destina:
Discentes e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– O Estágio Obrigatório é uma disciplina e exige o cumprimento mínimo de 510 horas, distribuídas nos três últimos períodos do curso, respectivamente, 6º, 7º e 8º períodos, sendo:
I – Estágio Obrigatório I – 170 horas;
II – Estágio Obrigatório II – 170 horas;
III– Estágio Obrigatório III – 170 horas.

– Normatização do estágio: carga semanal mínima de 12 horas deverá ser exercida em três dias de campo de estágio (sendo quatro horas por dia); carga semanal máxima de 30 horas (sendo seis horas por dia).
– Disciplinas que são pré-requisito para estágio:
– Pesquisa II
– Fundamentos III
– Ética e Serviço Social
– Trabalho e Serviço Social

A Comissão Orientadora de Estágio da Faculdade de Serviço Social deverá reunir-se, no mínimo, uma vez por mês.
– Para ter acesso aos serviços oferecidos, os discentes e os profissionais/instituições com demandas relacionadas ao estágio procuram diretamente a coordenação de estágio via e-mail, telefone ou pessoalmente.
– De acordo com as demandas apresentadas serão solicitados os documentos necessários relacionados ao estágio em Serviço Social, como apresentação de formulários, solicitações de declarações de estágio e afins.

 

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Apresentação da demanda;
– Orientação;
– Deliberação em reunião como os membros da Comissão ( quando necessário);
– Encaminhamento.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
A demanda apresentada seguirá os prazos legais estabelecidos para cada procedimento.

Prioridade no atendimento:
As demandas são tratadas de acordo com a necessidade do caso e de acordo com os prazos legais.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Mínimo de 48 horas.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Não se aplica.

 Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
– Apresentação da demanda;
– Orientação;
– Deliberação em reunião como os membros da Comissão ( quando necessário);
– Encaminhamento.

As demandas são tratadas de acordo com a necessidade do caso e de acordo com os prazos

 

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
As sugestões, demandas e reclamações são recebidas, debatidas em reunião e respondidas pela Comissão de Estágio. 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, redes sociais ou pessoalmente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Indicação da sala na Unidade com quadro de horários.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
 Regular.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Pessoalmente ou por telefone.

 

(Informações atualizadas em 06/05/2021, às 15h53)


3. Departamento de Fundamentos do Serviço Social

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
https://www.ufjf.br/facssocial/
Emailfssinterdepartamental@gmail.comanaferreira01@yahoo.com.br

Telefones:
(32) 2102-3565 / 2102-3562

Endereços: Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Serviço Social – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, das 8h às 22h

 

Breve Descrição dos Serviços Prestados:
O setor é responsável por:
– Construção e organização, em conjunto com os docentes de atividades didático-pedagógicas (construção dos planos de trabalho, projetos de monitoria, etc).
– Proposição e realização de concurso público docente do quadro efetivo.
– Proposição e seleção de docente do quadro temporário.
– Movimentação docente.
– Progressão docente.
– Licenças para capacitação.
-Definição juntamente com a coordenadora de curso do número de créditos e dos pré-requisitos das disciplinas oferecidas.
– Indicação de membros para compor comissão examinadora de concursos ou provas de seleção de docentes.
– Atendimento de recursos interpostos por discentes.

Público ao qual se destina:
Discentes e docentes.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com as demandas apresentadas serão solicitados os documentos necessários, como apresentação de formulários, abertura de processos, editais, etc.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
1-Apresentação da Demanda;
2-Orientação;
3-Deliberação em reunião departamental (quando necessário);
4-Encaminhamento.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
São definidos de acordo com prazos legais estabelecidos em cada procedimento.

 

Prioridade no atendimento:
As demandas são tratadas de acordo com os prazos legais.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Mínimo de 48 horas.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Não se aplica. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
1 – Apresentação da Demanda;
2 – Orientação;
3 – Deliberação em reunião departamental (quando necessário);
4-Encaminhamento. De acordo com prazos legais estabelecidos em cada procedimento.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Todas as sugestões e reclamações são recebidas, debatidas em reunião e respondidas coletivamente pelo departamento. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Email, Telefone, Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), Pessoalmente, Redes Sociais, Cartas. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Indicação de salas e espaços de reuniões na unidade.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Aguardando redefinição de projeto de reforma da unidade acadêmica (ampliação do espaço físico) para melhorar essa questão. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Presencialmente ou telefone.

 

Outras informações:
Todos os usuários podem consultar as informações divulgadas nos sites da Faculdade de Serviço Social, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e no Facebook da Coordenação do Curso de Graduação em Serviço Social.

 

(Informações atualizadas em 22/03/2021, às 16h02)


4. Departamento de Política de Ação do Serviço Social

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
https://www.ufjf.br/facssocial/
Emailfssinterdepartamental@gmail.com ; brunobruziguessi@yahoo.com.br

Telefones:
(32) 21023562 / 21023565

Endereços: Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Serviço Social – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, das 8h às 22h

 

Breve Descrição dos Serviços Prestados:
O setor é responsável por:
– Construção e organização, em conjunto com os docentes de atividades didático-pedagógicas (construção dos planos de trabalho, projetos de monitoria, etc).
– Proposição e realização de concurso público docente do quadro efetivo;
– Proposição e seleção de docente do quadro temporário;
– Movimentação docente;
– Progressão docente;
– Licenças para capacitação;
– Definição juntamente com a coordenadora de curso o número de créditos e os pré-requisitos das disciplinas oferecidas;
– Indicação de membros para compor comissão examinadora de concursos ou provas de seleção de docentes;
– Atendimento de recursos interpostos por discentes.

 

Público ao qual se destina:
Discentes e docentes

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para acesso aos serviços oferecidos discentes e docentes procuram diretamente o departamento, via Email, Telefone, Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), Pessoalmente, Redes Sociais, Cartas. De acordo com as demandas apresentadas serão solicitados os documentos necessários como apresentação de formulários, abertura de processos, editais, etc.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
1- Apresentação da Demanda;
2- Orientação;
3- Deliberação em reunião departamental (quando necessário);
4-Encaminhamento.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
De acordo com os prazos legais estabelecidos para cada procedimento.

 

Prioridade no atendimento:
As demandas são tratadas de acordo com os prazos legais.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Mínimo de 48 horas

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Não se aplica 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
1 – Apresentação da Demanda;
2 -Orientação;
3 – Deliberação em reunião departamental (quando necessário);
4- Encaminhamento. De acordo com os prazos legais estabelecidos para cada procedimento.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Todas sugestões e reclamações são recebidas, debatidas em reunião e respondidas coletivamente pelo departamento. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Email, Telefone, Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), Pessoalmente, Redes Sociais, Cartas. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Indicação de sala e espaço de reunião na Unidade

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Aguardando a redefinição do projeto de reforma da unidade acadêmica (ampliação do espaço físico) para melhorar essa questão. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Pessoalmente e por telefone.

 

Outras informações:
Outras informações podem ser encontradas na página web da Unidade.

 

(Informações atualizadas em 22/03/2021, às 16h13)


5. Extensão

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/facssocial  

Email:fssinterdepartamental@gmail.com 

Telefones:
(32) 2102-3562
(32) 2102-3565

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Serviço Social – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, em horários diferenciados conforme cronogramas dos projetos de extensão.

 

Breve descrição dos serviços prestados:
No âmbito da extensão, a Faculdade de Serviço Social possui espaço destinado a este propósito no prédio da Casa de Cultura, no centro de Juiz de Fora. Entre os programas e projetos, abriga os da Área do Envelhecimento, que atende a população idosa de Juiz de Fora, e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, ambos com atividade contínua.

 

Público ao qual se destina:
Discentes, docentes, TAEs, e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Editais de seleção;
Parcerias institucionais/demandas externas;
Disciplinas e campos de estágio vinculadas à inserção em atividades de extensão na graduação.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Estabelecimento de parcerias externas (quando houver);
– Elaboração de projetos de extensão;
– Seleção de bolsistas e cadastro de colaborador externo (quando houver);
– Desenvolvimento das atividades conforme cronograma do projeto;
– Formulação de relatório final ao término do projeto.

 

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
De acordo com os editais e cronogramas de atividades dos projetos de extensão.

Prioridade no atendimento:
Não se aplica.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Não se aplica.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Não se aplica. 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

 

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
– Processos de avalição previstos no cronograma dos projetos de extensão;
– Instâncias de avaliação no âmbito da Faculdade de Serviço Social: Conselho departamental, Colegiado de Pós-Graduação, Conselho de Unidade e Congregação. 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Para o público externo, as informações gerais sobre os projetos e programas de extensão estão disponíveis no site http://www.ufjf.br/facssocial/; e também podem ser acessadas por email de divulgação e rede social específica de cada projeto/programa e por eventos promovidos por cada iniciativa.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Quando a atividade é desenvolvida na Unidade, há indicação das salas/gabinetes;
Quando é em espaço externo à UFJF, pode variar.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
– Quando a atividade é desenvolvida na Unidade, a acessibilidade para pessoas com deficiência motora ou para cadeirantes é razoável, se forem utilizadas as salas de aula para o desenvolvimento das atividades.
– Quando é em espaço externo à UFJF, pode variar.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não se aplica.

 

(Informações atualizadas em 05/05/2021, às 14h30)


6. Pesquisa

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/facssocial  

Emailfssinterdepartamental@gmail.com

Telefones:
(32) 2102-3562
(32) 2102-3565

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Serviço Social – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, em horários diferenciados, conforme cronogramas das diferentes pesquisas

 

Breve descrição dos serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Serviço Social possui quatro grupos de pesquisa: — Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas; Trabalho, Mercado de Trabalho e Serviço Social; Questão Social, território e Serviço Social; Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social, que desenvolvem projetos de pesquisa e grupos de estudos.

 

Público ao qual se destina:
Discentes, docentes, TAEs e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Editais de seleção;
– Parcerias institucionais/demandas externas
– Disciplinas vinculadas à inserção em atividades de pesquisa na graduação e na pós-graduação, mediante solicitação do discente e disponibilidade de vaga na pesquisa/grupo

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
a. Elaboração de projetos de pesquisa;
b. Desenvolvimento das atividades conforme cronograma da pesquisa
c. Inserção nos grupos de pesquisa:
1. Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
   2. Trabalho, Mercado de Trabalho e Serviço Social
3. Questão Social, Território e Serviço Social
4. Grupo de Estudo e Pesquisa dos Fundamentos do Serviço Social
5. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (Gedis).

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Os prazos são diferentes, conforme cronograma elaborado pelo/a coordenador/a da pesquisa e/ou do grupo de pesquisa.

 

Prioridade no atendimento:
Não se aplica.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Não se aplica.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Não se aplica.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
– Processos de avalição previstos no cronograma da pesquisa e/ou do grupo de pesquisa
– Instâncias de avaliação no âmbito da Faculdade de Serviço Social: Conselho departamental, Colegiado de Pós-graduação, Conselho de Unidade e Congregação.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
– Para o público externo, as informações gerais sobre as pesquisas estão disponíveis nos sites: https://www.ufjf.br/ppgservicosocial/, www.ufjf.br/facssocial/

– Para o público interno, são realizadas atividades de divulgação dos projetos e grupos de pesquisa e dos seus resultados nos eventos promovidos pela unidade acadêmica, em sua maioria, abertos ao público externo.

 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Indicação das salas/gabinetes de pesquisa na Faculdade de Serviço Social

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Aguardando redefinição do projeto de reforma da unidade acadêmica (ampliação do espaço físico).

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não se aplica.

 

(Informações atualizadas em 23/11/2020, às 16h40)


7. PPG em Serviço Social

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/ppgservicosocial  

Emailmestrado.ssocial@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3569 (secretaria)
(32) 2102-3572 (coordenação)

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Serviço Social – Secretaria da Pós-Graduação – Campus Universitário s/n – Juiz de Fora – MG 36036-330

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Breve descrição dos serviços prestados:
O Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFJF oferta os cursos de mestrado e de doutorado, que possuem como área de concentração as temáticas da “Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social”, que são particularizadas nas linhas de pesquisa “Política Social e Gestão Pública” e “Serviço Social e Sujeitos Sociais”.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar os serviços dependerá da sua natureza. Em algumas situações, há necessidade de preenchimento de formulários. Em outras, o serviço é prestado através de e-mail, telefone ou pessoalmente.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Em geral, as principais etapas para processamento do serviço são o recebimento da demanda, a realização do serviço e a entrega do mesmo ao usuário. Durante o recebimento da demanda, são dadas orientações ao usuário acerca dos requisitos, prazos, entre outras, conforme a natureza do serviço solicitado.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
O prazo para prestação do serviço varia conforme a especificidade do mesmo. Além disso, são cumpridos os prazos preestabelecidos pelos regulamentos internos da instituição na prestação de determinados serviços.

 

Prioridade no atendimento:
O atendimento é feito conforme a ordem de chegada das solicitações, priorizando-se as demandas emergenciais.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Dependerá da especificidade do serviço.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Tratamento profissional, orientador e informativo. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Resguardada a qualidade do serviço prestado, o programa se empenha em, cada vez mais, atender às demandas no menor prazo possível, visando a eficiência.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
As sugestões e as reclamações podem ser feitas por e-mail, por telefone ou pessoalmente e as mesmas serão debatidas a fim de que se chegue a uma solução, visando a melhoria da qualidade do(s) serviço(s).

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Os usuários poderão consultar o andamento dos serviços solicitados através de telefone, de e-mail ou pessoalmente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Como sistema de sinalização, a Faculdade possui as placas indicativas de local, como, por exemplo, nas salas, nas secretarias, etc.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A condições de acessibilidade, de limpeza e de conforto são adequadas. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
telefone e atendimento presencial.

 

(Informações atualizadas em 23/03/2021, às 15h35)


8. Secretaria

 

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/facssocial

Emails:
direcao.ssocial@ufjf.edu.br
coord.ssocial@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3560
(32) 2102-3561

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Serviço Social – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 22h45 (horário normal)
Durante o trabalho remoto, segunda e quinta-feira, das 9h às 12h, para atividades de manutenção e aquelas necessárias para dar suporte aos/às servidoras (docentes e TAEs) que estão em home office.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Serviço Social, abrigada no Campus Universitário, tem por objetivo principal formar discentes em nível de graduação e pós-graduação. No âmbito da graduação, o curso tem entrada para diurno e noturno.

Na pós-graduação stricto sensu, oferta curso de mestrado em Serviço Social, e o doutorado em Serviço Social, com área de concentração “Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social”, articulada em duas linhas de pesquisa: “Políticas Sociais e Gestão Pública” e “Serviço Social e Sujeitos Sociais”.

Na pós-graduação lato sensu, se insere em quatro Programas de Residência multiprofissionais, vinculados ao Hospital Universitário: Atenção Hospitalar, Saúde Mental, Saúde da Família e Saúde do Adulto; e oferta o curso de Especialização “Serviço Social, Políticas Sociais e Processo de Supervisão de Estágio”.

A Faculdade de Serviço Social possui quatro grupos de pesquisa: — Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas; Trabalho, Mercado de Trabalho e Serviço Social; Questão Social, território e Serviço Social; Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social, que desenvolvem projetos de pesquisa e grupos de estudos.

No âmbito da extensão, possui espaço destinado a este propósito no prédio da Casa de Cultura, no centro de Juiz de Fora. Entre os programas e projetos, abriga os da Área do Envelhecimento, que atende a população idosa de Juiz de Fora, e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, ambos com atividade contínua.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Acesso sem restrições ou exigência de documentação prévia para prestar informações pertinentes aos serviços oferecidos na Faculdade de Serviço Social.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Atendimento aos públicos interno e externo: Presencialmente, por telefone ou via e-mail (processamento normal). Atendimento às solicitações de servidoras/es e da direção: Processadas de acordo com a demanda e com os prazos específicos para executar o serviço

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Previsões de prazos diferenciados, de acordo com a demanda feita.
Atendimento ao público para informação: geralmente resolvida imediatamente.
Outras solicitações: o prazo é informado de acordo com a demanda feita.

 

Prioridade no atendimento:
Atendimento ao público: ordem de chegada presencial (na rotina normal).
Em relação às demandas internas (docentes, TAEs e direção), há prioridade em relação aos prazos pertinentes às solicitações feitas, combinados com os/as solicitantes.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Atendimento aos públicos externo e interno presencialmente para informação: solução imediata na maioria dos contatos realizados.
Para outras demandas de serviços, o tempo de espera é variável, dependendo da natureza do serviço e dos prazos pertinentes para a sua conclusão.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Cordialidade e acolhimento das solicitações, bem como informação sobre a pertinência e a possibilidade de serem atendidas naquele setor. Indicação de outros setores quando for o caso. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Os serviços ofertados são de natureza contínua e cíclica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Atendimento presencial, telefônico e por e-mail. Avaliações nas instâncias pertinentes (Conselho de Unidade, Conselho Departamental, Colegiado de Pós-graduação e Congregação). 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Pelas plataformas (Siga/SEI/SCDP) para o público interno.
Para o público externo, dada a natureza dos serviços prestados, não há esse mecanismo de consulta, exceto em ações específicas, como inscrição em processos de seleção e outras que necessitem desse acompanhamento. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Sinalização existente.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A manutenção e limpeza são bem feitas, e há uma pequena sala de espera, quando é necessário aguardar o atendimento. Acesso a ser melhorado.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Em condições normais, atendimento presencial ou por telefone.

 

Outras informações:
Os sites da Faculdade de Serviço Social e do PPG-SS tem sido alimentados com informações, continuamente. Indicamos a consulta ao site para acesso às informações e conhecimento dos serviços prestados.

 

 (Informações atualizadas em 19/11/2020, às 15h48)