Fechar menu lateral

Graduação

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

Setores

Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas
Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Estágios
Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)
Setor de Regulação


Contatos e horários

Sítio eletrônico:

E-mails:

Telefones:

  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas:
    Gerência de Bolsas: (32) 2102/3787/3976/3977
    Universalização em Línguas Estrangeiras: 2102-3883
  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Estágios: (32) 2102-3776
  • Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese): (32) 2102-3738/3755
  • Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): (32) 2102-3733
  • Setor de Regulação: (32) 2102-3905

Endereço:

  • Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-Reitoria de Graduação – Setor de Regulação – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.
  • Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara/UFJF) – Av. Presidente Costa e Silva, 1518 – São Pedro – CEP: 36.037-060 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento: 

  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas: das 7h às 20h
  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Estágios: Presencial e telefônico: Segunda, Quarta e Sexta: das 8h às 14h/Terça e Quinta: das 13h às 19h. Remoto: Segunda à Sexta: das 8h às 20h.
  • Demais setores: das 7h às 19h.

Breve descrição dos serviços prestados

  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas: é o setor responsável pelo gerenciamento dos seguintes programas de graduação: Monitoria, Treinamento Profissional, Programa de Educação Tutorial – PET, Grupo de Educação Tutorial – GET, Mobilidade Acadêmica, Pibid e Projeto de Universalização da Oferta das Línguas Estrangeiras – P.U.
  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Estágios: é responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à regulamentação dos estágios dos(as) estudantes da UFJF. Tem como objetivo central atuar junto aos professores, alunos(as) e concedentes de estágios no cumprimento da legislação vigente e das rotinas e padrões documentais relativos aos estágios na UFJF.
  • Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese): é responsável pela realização dos programas de ingresso da UFJF, além de desenvolver outros processos seletivos da Universidade e de diversas instituições. Os programas de ingresso da UFJF têm o objetivo de preencher vagas disponíveis nos cursos de graduação oferecidos pela instituição, nas modalidades presencial e a distância. Estes programas são distribuídos em três formatos: concurso Vestibular (somente para o curso de Música e para os cursos a distância) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), para todos os cursos, que é a seleção pelo sistema seriado em três módulos consecutivos e anuais. Esses dois primeiros formatos são realizados pela Copese. Outra forma de ingresso na UFJF é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do MEC (Ministério da Educação), responsável pela maioria das vagas. Diante de sua principal missão de viabilizar o acesso ao ensino superior, vinculada a toda regulamentação e decisões do Conselho Superior e do Conselho Setorial de Graduação, a Copese oferece à sociedade a execução de ações e procedimentos que visam processos equânimes e com resguardo da segurança, sigilo e transparência necessários ao atingimento de formas adequadas e dentro de iguais condições de entrada no ensino público para obtenção da formação em nível superior.
  • Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): A Cdara é o setor administrativo da Prograd que concentra todos os registros acadêmicos dos alunos e dos ex-alunos da graduação e da pós-graduação da UFJF, presencial e a distância, cujos serviços estão voltados para o registro e o controle acadêmico.
  • Setor de Regulação: É responsável pela implementação de mecanismos contínuos de autoconhecimento e autorregulação, de acordo com as metas que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFJF e com o Sistema Federal de Regulação, Supervisão e Avaliação da Educação Superior. Além disso, é responsável pela instrução e acompanhamento dos processos regulatórios dos cursos de graduação da UFJF junto ao MEC.

Públicos e formas de acesso e comunicação

Público ao qual se destina:

  • Setor de Regulação: Os serviços do setor se destinam a setores administrativos da comunidade acadêmica (ex.: coordenadores(as) dos cursos de graduação, chefes de departamentos, coordenação do Censo da Educação Superior, Cdara, Copese, Diretoria de Avaliação Institucional, etc.) e podem ser solicitados por telefone, e-mail, Siga, SEI ou presencialmente, em reuniões previamente agendadas, os quais são atendidos, utilizando-se as citadas ferramentas, durante os turnos de funcionamento do Setor.
  • Demais setores: Comunidade Acadêmica (Docentes, discentes, TAEs e terceirizados) e público externo.

Forma de acesso ao serviço:

  • E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:

  • E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente ou redes sociais, dependendo do setor.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:

  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas
    Monitoria, Treinamento Profissional, PET, GET:
    Certificados: Preenchimento de formulários disponíveis no site
    Submissão de Projetos: Requisitos publicados em edital publicado no site
    Inclusão e exclusão de bolsistas: Específico para orientadores dos Projetos. Trâmite de processos via SEI
    Mobilidade Acadêmica:
    Estudantes de outras IFES conveniadas: Requisitos e orientações no site
    Estudantes da UFJF: Requisitos, preenchimento de formulário e orientações no site
    Projeto de Universalização:
    Matrículas para discentes da graduação, da pós-graduação e de servidores: Orientações e informações no site. Solicitações por e-mail, informando número de matrícula e disciplina(s) de interesse.
    Declarações: Solicitações por e-mail, informando nome completo, número de matrícula, disciplina(s) cursada(s) ou ministrada(s) e período de participação ou atuação.
    Seleção de bolsistas: Requisitos publicados em edital no site
    Pibid: Submissão de subprojetos: Requisitos publicados em edital no site – Declarações: Solicitações por e-mail
  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Estágios: O passo a passo para homologação de estágios está disponível neste link.
  • Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese): cada processo seletivo conta com sua peculiaridade e, portanto, com requisitos, documentos, formas e informações pertinentes estabelecidos no edital respectivo.
  • Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): Requerimentos via Central de Atendimento, via e-mail, via SIC.

Etapas e prazos:

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):

  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Bolsas: definidas em editais específicos.
  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Estágios: O passo a passo para homologação de estágios está disponível neste link.
  • Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese): elaboração e divulgação de edital; abertura e análise das inscrições; organização das provas; preparação da logística do processo (transporte de material, seleção, capacitação e distribuição dos colaboradores envolvidos, escolha, planejamento e organização dos locais de aplicação); aplicação das provas; além de todo pós-prova, com liberação de gabaritos e fase de recursos.
  • Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): Recebimento dos requerimentos, consultas físicas e eletrônicas, atendimento à legislação, exequibilidade, expedição e entrega, via Central de Atendimento JF e GV, correio eletrônico e por correio convencional.
  • Setor de Regulação: O atendimento obedece aos calendários e às normas do MEC, ou, em casos de solicitações internas, aos critérios de urgência. Periodicamente, conforme calendários estipulados pelo MEC e Inep, são efetuados os procedimentos necessários a reconhecimento e a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, enquadramento de cursos de graduação e demais atividades junto ao Enade, recredenciamento da UFJF, envio de demandas referentes à regulação e cadastro dos cursos no sistema e-MEC. São atendidas, na medida em que chegam ao setor, solicitações de auxílio de outras unidades administrativas da UFJF.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):

  • Gerência de Regulação: 15 dias
  • Setor de Regulação: O prazo máximo depende da natureza da solicitação, do calendário anual dos sistemas do MEC, da disponibilização de informações pelo MEC/Inep e por outros setores da UFJF. Porém, sempre que não se depende de informações geradas por terceiros, procura-se atender imediatamente às solicitações, em no máximo 72 horas.
  • Demais setores: depende de cronogramas específicos de cada serviço ou demanda.

Prioridade no atendimento:

  • As demandas são atendidas obedecendo aos calendários e às normas do MEC, de editais e de legislações específicas. Em casos de solicitações internas, obedece-se ao critério de urgência e análise de documentos obrigatórios.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:

  • Varia conforme a especificidade de cada demanda.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:

  • O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:

  • Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação/Gerência de Estágios: O passo a passo para homologação de estágios está disponível neste link.
  • Setor de Regulação: demandas são atendidas obedecendo aos calendários e às normas do MEC-INEP, ou, em casos de solicitações internas, por critérios de urgência, esperando-se atender às solicitações da maneira mais imediata possível.
  • Demais setores: conforme cronogramas e legislações específicas.

Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:

  • E-mail, telefone e sistemas internos on-line.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:

  • Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros)

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):

  • Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail e telefone.

Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:

  • A identidade visual do setor está presente no site e obedece ao padrão estipulado para os setores da UFJF.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:

  • Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese): A acessibilidade ocorre por escada ou elevador, a limpeza é realizada diariamente sob supervisão e as condições de conforto são atendidas à medida da necessidade. Devido ao sigilo e segurança, o acesso é controlado e restrito aos colaboradores, não havendo atendimento presencial.
  • Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): A acessibilidade é contemplada por meio de elevador. A limpeza é feita diariamente e no hall de entrada existem cadeiras.
  • Gerência de Estágios: A sala é situada no andar térreo da Reitoria, sem escadas ou degraus.
  • Setor de Regulação – O setor funciona em sala própria, no interior da Cdara. A Cdara ocupa prédio perfeitamente acessível e bem conservado. Há estacionamento próprio, elevador para acesso às dependências, ambiente de espera e recepção.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:

  • O atendimento pode ser feito por telefone e/ou pessoalmente, de 7h às 19h.

(Informações atualizadas em 08/07/2022, às 13h05)