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Graduação

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Sumário

1. Comissão de Análise de Documentos de Matrículas
2. Coordenação de Estágios
3. Coordenação de Licenciaturas
4. Coordenação dos Programas de Graduação
5. Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)
6. Programa de Universalização de Línguas (PU)
7. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
8. Secretaria
9. Setor de Regulação Acadêmica


1. Comissão de Análise de Documentos de Matrículas

Contatos e horários

E-mail:
comissao.prograd@ufjf.edu.br

duvidas.sisuab@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3341

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

Endereço: Avenida Costa e Silva, 1520 , São Pedro, Juiz de Fora, MG. CEP 36037-000

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É responsável pelo atendimento aos candidatos ingressantes na Universidade Federal de Juiz de Fora através das Ações afirmativas ao longo do período letivo com o intuito de sanar as dúvidas existentes sobre o processo de matrícula, facilitando e qualificando o acesso à instituição.

 

Público ao qual se destina:
Discentes 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, sistemas internos on-line.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com os requisitos previstos na Portaria Normativa MEC nº18, MEC, de 11 de outubro de 2012, que dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, nas alterações da Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, no Decreto no 7.824, de 11 de outubro de 2012, nas alterações do Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017, Portaria Normativa do Ministério da Educação nº. 21/12‐ MEC, de 5 de novembro de 2012, nas alterações da Portaria Normativa MEC n° 09/2017 e Resolução do Conselho Superior da UFJF nº. 37/17‐ Consu, de 17 de agosto de 2017, Resolução 51/2019-Consu, de 10 de dezembro de 2019 e na Portaria /SEI Nº 2069, de 18 de dezembro de 2019.

O setor procura:
– desenvolver suas ações diárias como integrante do ambiente organizacional da Prograd de modo a atender a multidisciplinaridade nas relações de trabalho com setores internos (Cdara, Diaaf e outros);
– realização das análises de renda dos candidatos ingressantes pela equipe de Serviço Social do setor;
– tornar mais efetivas as funções desempenhadas pela equipe de trabalho no que se refere à garantia de atendimento ao público (interno e externo);
– ampliar de forma qualificada suas atividades e assegurar condições de trabalho que proporcionem qualidade em termos de saúde do trabalhador em razão da atividade fim;
– Atendimento aos candidatos dos grupos A, A1, B, B1, D, D1 e F ingressantes na UFJF durante todo o ano, por meio de e-mail e telefone, visando qualificar e ampliar o acesso dos candidatos à Universidade;
– Realização de “Check list de renda” na matrícula presencial;
– Secretariamento das reuniões da Comissão de Análise da condição de Pessoa com Deficiência;
– Organização de bancas de heteroidentificação étnico-racial da matrícula e Secretariamento da Comissão de recursos de PPI;
– Sistematização de resultados da análise de matrícula de renda, pessoa com deficiência e PPI para divulgação na página da Cdara;
– Disponibilização dos pareceres de indeferimento no SIGA para orientação dos candidatos a respeito da documentação pendente para regularização da matrícula.

 

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Envio de documentos de matrícula pelos candidatos dos grupos A, A1, B, B1, D, D1 e F;
– análise pelas Comissões designadas pela Prograd;
– divulgação de resultado da análise na página da Cdara e disponibilização do parecer no Siga;
– interposição de recursos pelos candidatos indeferidos;
– análise do recurso;
– novo resultado;
– interposição de recursos em última instância;
– análise dos processos;
– novo resultado;
– regularização da situação de matrícula (ativada ou cancelada)

 

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
A depender do cronograma de resultados e recursos divulgados na página da Cdara.

Prioridade no atendimento:
De acordo com demanda estabelecida nos processos de matrícula.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Atendimento imediato por telefone; diariamente por e-mail.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Cordial e ágil nas respostas/solução de problemas.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
De acordo com cronograma disponível na página da Cdara, sendo variável por chamada de matrícula.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
As respostas são feitas por e-mail, com divisão de tarefas entre os servidores do setor para responder a cada demanda (documentos de renda, pessoa com deficiência ou preto, pardo e indígena). 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Siga e e-mail 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Não temos atendimento presencial, só nas matrículas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Há atenção quanto à acessibilidade quando fazemos a matrícula presencial. Acesso por rampas, locais planos e intérpretes de libra presentes. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Contato por e-mail telefônico quando houver urgência na demanda.

 

Outras informações:
Todas as informações sobre os procedimentos de matrícula sempre são divulgadas na página da Cdara.

 

 (Informações atualizadas em 09/04/2021, às 17h08)


2. Coordenação de Estágios

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/estagio/
E-mail: estagio.prograd@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3776

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Setor responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à regulamentação dos estágios dos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dessa forma, tem como objetivo central atuar junto aos professores, alunos e concedentes de estágio no cumprimento da legislação vigente e das rotinas e padrões documentais relativos aos estágios na UFJF.

 

Público ao qual se destina:
Discentes da UFJF, servidores docentes, presidentes das Comissões Organizadoras de Estágio dos cursos – COE, representantes das concedentes de estágio e pessoas da comunidade externa.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e por requerimento feito na Central de Atendimentos da Reitoria.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
O interessado deve preencher o(s) formulário(s) eletrônico(s), em formato PDF editável, constante no sítio eletrônico da coordenação. Após, o interessado deve imprimir a documentação, coletar as assinaturas pertinentes e protocolar na Central de Atendimentos da Reitoria para análise. As indicações de eventuais pendências na documentação são informadas pelo e-mail do interessado. Os documentos homologados pela Coordenação de Estágios são encaminhados à Central de Atendimentos, que faz o contato com o interessado. Além disso, o setor faz atendimentos por telefone e presencial para esclarecimentos de dúvidas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O estudante deve preencher requisição de análise de Plano de Atividades e de Termo de Compromisso no Siga, e após liberação para impressão, encaminhar os arquivos para o email do setor para inserção no SEI. Todas as partes envolvidas (estudante, supervisor do estágio, representante da concedente, professor orientador, COE do curso, representante da coordenação de estágios) devem fazer a assinatura dos documentos no SEI.

 

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Preenchimento de formulários no Siga (estudante); análise da documentação e liberação para impressão (servidor da Coordenação de Estágios); envio dos formulários por email (estudante); inserção dos documentos no SEI (servidor da Coordenação de Estágios); cadastramento como usuário externo no SEI (estudante, supervisor do estágio e representante da concedente); assinatura dos documentos no SEI (todas as partes envolvidas). Homologação final dos documentos no Siga.

 

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
15 dias.

Prioridade no atendimento:
Análise de documentos de estágios obrigatórios.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Dez dias.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Envio de orientações e esclarecimento de dúvidas por email.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Preenchimento de formulários no Siga (estudante); análise da documentação e liberação para impressão (servidor da Coordenação de Estágios); envio dos formulários por email (estudante); inserção dos documentos no SEI (servidor da Coordenação de Estágios); cadastramento como usuário externo no SEI (estudante, supervisor do estágio e representante da concedente); assinatura dos documentos no SEI (todas as partes envolvidas). prazo de dez dias para etapas do Siga e cinco dias das etapas do SEI.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Por email do setor ou da Ouvidoria Institucional.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Por email do setor ou telefone.  

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Logo institucional, seguida do nome escrito da Pró-Reitoria de Graduação e da Coordenação de estágios.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A sala da Coordenação de Estágios é situada no andar térreo da Reitoria, sem presença de escadas ou degraus. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Por e-mail do setor.

 

Outras informações:
A homologação dos documentos de estágio é feita no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

 

(Informações atualizadas em 19/02/2021, às 10h09)


3. Coordenação de Licenciaturas

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www2.ufjf.br/prograd/coordenacao-de-licenciaturas/
E-mail: licenciaturas.prograd@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3975

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria – Sala da Prograd.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pela organização do Fórum das Licenciaturas, que constitui-se num espaço de caráter consultivo, sistemático e coletivo de reflexão, debate e análise sobre as políticas e tendências da formação de professores, bem como articulador de ações referentes aos cursos de licenciaturas da UFJF. A Coordenação de Licenciaturas é responsável pela discussão e elaboração do Projeto Pedagógico Institucional das Licenciaturas – PPI – e pela adequação dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciaturas ao PPI.

 

Público ao qual se destina:
Coordenadores de cursos de licenciatura, Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Secretaria Municipal de Educação, escolas de Educação Básica, museus, centros de Ciências e espaços educativos diversos.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Coordenação das Licenciaturas: do Pibid e Coordenação da Residência Pedagógica: produção de informações sobre os trabalhos, emissão de certificados, produção de eventos, gestão dos processo do Pibid na plataforma Capes e da residência no Siga UFJF.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Contato por e-mail

 

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Uma semana

Prioridade no atendimento:
Não há.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Uma semana.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Por e-mail. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Recepção das demandas, processamento, atendimento

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Por e-mail

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; emails.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Informações de contato bem publicizada entre os pares , quais sejam bolsistas e escolas parceiras

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Boa. A secretaria funciona em local plano e de fácil acesso.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Presencialmente.

 

(Informações atualizadas em 19/02/2021, às 11h04)


4. Coordenação dos Programas de Graduação

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/coordprograd/
E-mail: coord.prograd@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3787/ (32) 2102-3976

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-reitoria de Graduação (Prograd) – Coordenação dos Programas de Graduação – Campus Universitário  – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro – Prédio da Reitoria – Martelos Juiz de Fora – 360300-900

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pelo gerenciamento dos programas de graduação: Monitoria, Monitoria Junior, Treinamento Profissional, Programa de Educação Tutorial – PET, Grupo de Educação Tutorial – GET, e Mobilidade Acadêmica.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados). 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– O interessado deve fazer requerimento de solicitação na Central de Atendimentos (CA) da Reitoria, no qual deve constar seu requerimento, bem como todos os formulários correspondentes ao serviço solicitado, conforme modelos constantes no sítio eletrônico da coordenação.
– Os requerentes podem solicitar na CA certificados de participação nos programas de graduação (Monitoria, Monitoria Junior, Treinamento Profissional – Acadêmico e Gestão, Programa de Educação Tutorial – PET, Grupo de Educação Tutorial – GET, Mobilidade Acadêmica).
– Outros serviços oferecidos pelo setor são o cadastro dos projetos no Siga, a análise de documentos referentes aos processos seletivos nos vários programas e inclusão no Siga de bolsistas e voluntários; gerenciamento dos programas; elaboração e homologação de folhas de pagamento.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Processos físicos com todos os documentos referentes aos projetos de graduação são encaminhados à Coordenação dos programas de Graduação pelas unidades acadêmicas ou administrativas por meio do Protocolo ou são entregues na Central de Atendimentos, tanto no campus JF quanto em GV. O setor faz a análise da documentação e realiza a inclusão dos bolsistas e voluntários no sistema. Posteriormente acompanha o lançamento de frequência por parte dos orientadores para fazer as folhas de pagamento. Acompanha, ainda, o desenvolvimento dos projetos por meio de relatórios. Finalmente, elabora os certificados de participação para estudantes e orientadores.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Em média, os processos são analisados no prazo de seis dias úteis. Pode levar mais tempo se o processo gerar pendências e tiver que ser devolvido à respectiva unidade de origem.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de entrada de requerimentos feitos na Central de Atendimentos; ordem de recebimento dos e-mails na Caixa de Entrada da Coordenação. Nos atendimentos feitos pessoalmente, seguem-se as prioridades convencionadas nas instituições, como preferência para idosos, quando for o caso.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Normalmente não há espera para os atendimentos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Os usuários são atendidos com atenção e gentileza e sempre recebem uma resposta, ainda que o tempo possa variar conforme o volume de trabalho.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Na situação presente, os processos administrativos correspondentes a cada projeto são entregues fisicamente ao setor. Desde o recebimento dos processos até a efetiva implementação das bolsas no Siga, leva-se, em média, um mês para cada programa, como Monitoria ou TP. Para as ações futuras, a Coordenação espera ter todos os processos completamente informatizados, com o suporte do CGCO.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Atendimento pessoal com posterior retorno aos requerentes.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação: A principal forma de acompanhar o andamento dos serviços solicitados tem sido a comunicação por e-mail, embora os usuários recorram também aos telefonemas.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A sinalização visual é a mesma assegurada para todos os setores do Prédio da Reitoria.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O setor está localizado no Prédio da Reitoria, com ótimas condições de acessibilidade, limpeza e conforto, contando com uma sala destinada especificamente aos programas de Graduação. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento pessoal com posterior retorno aos requerentes.

 

Outras informações:
Os requerimentos feitos na Central de Atendimentos são organizados em forma de processos administrativos com o devido registro no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA.

 

(Informações atualizadas em 18/05/2020, às 15h03)


5. Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/copese
E-mail: vestibular@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3755 / (32) 2102-3738

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o órgão responsável pela realização dos Programas de Ingresso da UFJF. Os Programas de Ingresso da UFJF têm o objetivo de realizar o preenchimento das vagas disponíveis nos cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pela instituição.

Os Programas de ingresso para cursos de graduação são distribuídos nos seguintes formatos: Concurso Vestibular EaD; o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) que é a seleção pelo sistema seriado em três módulos consecutivos e anuais; Seleção Especial para grupo F; Edital de vagas ociosas para provas de habilidades específicas nos cursos para os quais há essa exigência.

Diante de sua principal missão de viabilizar o acesso ao ensino superior, vinculada a toda regulamentação e decisões do Conselho Superior e do Conselho Setorial de Graduação, a Coordenação Geral dos Processos Seletivos oferece à sociedade a execução de ações e procedimentos que visam processos equânimes e com resguardo da segurança, sigilo e transparência necessários ao alcance de formas adequadas e dentro de iguais condições de entrada no ensino público para obtenção da formação em nível superior.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os serviços oferecidos pela Copese são divulgados no próprio site. Cada processo seletivo conta com sua peculiaridade e, portanto, com requisitos, documentos, formas e informações pertinentes estabelecidos no edital respectivo. Alguns dos serviços oferecidos: Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), Vestibular de Música, Vestibular EAD, Sisu, Residência Docente, Residência Multiprofissional na Área de Saúde e Seleção de TAEs Temporários – Técnicos Especializados em Linguagem de Sinais.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Os serviços ofertados envolvem a elaboração e divulgação de edital; abertura e análise das inscrições; organização das provas; preparação da logística do processo (transporte de material, seleção, capacitação e distribuição dos colaboradores envolvidos, escolha, planejamento e organização dos locais de aplicação); aplicação das provas; além de todo pós-prova, com liberação de gabaritos e fase de recursos.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
De acordo com a cronograma estabelecido nos editais dos processos seletivos.

 

Prioridade no atendimento:
O atendimento prioritário ocorre em torno das questões relacionadas à fase do processo seletivo mais atual, sempre considerando o cronograma divulgado.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Todas as demandas recebidas serão respondidas no menor tempo possível, sempre com retorno ao solicitante. Caso não seja possível o pronto atendimento, um prazo razoável será informado para resposta.

 

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
A Copese prima pelo tratamento igualitário e sempre em busca da satisfação do usuário tanto no tempo de resposta, como no embasamento das informações para atendimento das demandas. 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Conforme cronograma de cada processo seletivo.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Todas as sugestões e reclamações são igualmente consideradas, sendo acolhidas e abordadas com todos os envolvidos, sendo a resposta, quando for o caso, encaminhada assim que a análise for concluída. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Os usuários acompanham as solicitações e manifestações por e-mail e podem, sempre que quiserem, também entrar em contato por telefone. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas identificadoras de salas e banheiros, luminárias e saída de emergência.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A acessibilidade ocorre por escada ou elevador, a limpeza é realizada diariamente sob supervisão e as condições de conforto são atendidas à medida da necessidade. Devido ao sigilo e segurança, o acesso é controlado e restrito aos colaboradores, não havendo atendimento presencial. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
O atendimento até o sistema informatizado ser normalizado será realizado por telefone e as informações que necessitam de acesso aos sistemas serão prestadas tão logo os mesmos estejam disponíveis.

 

Outras informações:
A Copese executa ações e procedimentos que visam processos equânimes e com resguardo da segurança, sigilo e transparência necessários ao alcance de formas adequadas e dentro de iguais condições de entrada no ensino público para obtenção da formação em nível superior.

 

(Informações atualizadas em 22/03/2021, às 15h47)


6. Programa de Universalização de Línguas (P.U)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/pu
E-mail: projeto.universalizacao@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3883

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-reitoria de Graduação (Prograd) – Programa de Universalização de Línguas – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pelo gerenciamento do Programa de Universalização de Línguas (P. U). Atualmente, são disponibilizados aos graduandos cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Latim e Libras.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados).

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com editais de vagas do Programa de Universalização de Línguas.

 

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
O acesso ao P.U é feito por meio de matrícula na plataforma Siga, e ocorre simultaneamente ao período de matrícula nas demais disciplinas. O acesso às turmas disponíveis se dá pelo Plano do Departamento de Universalização, que pode ser acessado no link Ensino, disponível no Siga. Após esse período são disponibilizadas apenas as vagas ociosas, em período anunciado pela Secretaria do Projeto de Universalização. Os servidores efetivos em exercício na Universidade inscrevem-se a cada semestre letivo a partir de prazos e normas estabelecidos em Edital CCDP/Progepe.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
De acordo com editais de vagas do Programa de Universalização de Línguas.

 

Prioridade no atendimento:
Análise de requerimentos feitos na Central de Atendimentos.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Análise de requerimentos feitos na Central de Atendimentos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O atendimento para matrículas é efetuado presencialmente, em ordem de chegada, em datas e horários estabelecidos previamente. As informações são disponibilizadas no site do Projeto e enviada por e-mail via Diretoria de Imagem Institucional. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
– As matrículas em disciplinas do PU seguem as etapas estabelecidas no calendário acadêmico, ou seja, primeiro os próprios acadêmicos da graduação efetuam a(s) matrícula(s) no Siga.
– No período de ajuste de matrículas, a secretaria do PU auxilia estabelecendo um período de cinco dias (dentre o período previsto no calendário) para efetuar ajuste de matrícula presencial.
– Na data prevista para matrícula em disciplinas isoladas, a secretaria faz atendimento presencial para matricular discentes de cursos de pós-graduação da UFJF.
– A secretaria também atende presencialmente, na primeira semana de aulas, servidores interessados em cursar disciplinas do Projeto.
– Para matrículas presenciais não há estabelecimento de prazos para atendimento das solicitações, pois não há lista de esperas. Quando não há vagas para as disciplinas pleiteadas, os discentes são orientados a tentar novamente de forma presencial ou procurar a coordenação de seus cursos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Pelo e-mail do setor ou da Ouvidoria Geral.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
No período de ajuste de matrículas, todas as coordenações dos cursos podem tentar vagas em disciplinas do Projeto. A secretaria do PU auxilia estabelecendo um período de cinco dias (dentre o período previsto no calendário) para efetuar ajuste de matrícula presencial. Nesta etapa, os discentes acompanham presencialmente o processo de matrícula. Quando a solicitação é referente a pedido de declaração de participação no Projeto pelos bolsistas, a secretaria do PU orienta que o pedido seja feito por e-mail, para registro, e o retorno é feito da mesma forma. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; emails.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
O Projeto dispõe de página atualizada na internet, com informações e orientações. Na secretaria do Projeto há um banner sinalizando o local de atendimento, assim como ficam dispostas informações mais relevantes, como abertura de editais para bolsistas e prazos para matrículas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A Secretaria do PU funciona no prédio da Reitoria, em andar térreo, permitindo assim acessibilidade para atendimento presencial. O ambiente é limpo.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não há o estabelecimento de procedimento de contingência para matrículas presenciais caso o Siga esteja indisponível.

 

(Informações atualizadas em 13/05/2021, às 17h11)


7. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Pibid

Contatos e horários
Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/pibid/
E-mail: projeto.pibid@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3981

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pelo gerenciamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid). O programa foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em conjunto com o MEC para desenvolver ações de estímulo à formação de professores no país. O Pibid concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de educação superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

 

Forma de acesso ao serviço:
O Pibid tem uma estrutura administrativa em que há um coordenador institucional e coordenadores de área, responsáveis, cada um, por um subprojeto de área (em licenciatura). Essa equipe programa e orienta os trabalhos a serem desenvolvidos pelos licenciandos/bolsistas em conjunto com os professores das redes públicas municipal e estadual que hoje estão participando do projeto na condição de supervisores do projeto.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
A Secretaria do Pibid funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Central de Atendimento da Reitoria.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com editais da Capes.

 

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com o estabelecido em edital da Capes.

 

Prioridade no atendimento:
De acordo com editais


8. Secretaria

Contatos e Horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/prograd/
E-mail: secretaria.prograd@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3975

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pela consolidação do saber integrado de toda a Pró-reitoria, pela otimização do atendimento às diversas questões relacionadas à vida acadêmica, pela comunicação interna nos diversos setores da Prograd e desta com a comunidade acadêmica, com vistas à transparência das ações. Para tanto, há atendimentos presenciais, por telefone e por e-mail, de toda a comunidade acadêmica (discentes, docentes, chefes de departamento, coordenadores de curso) – nos turnos diurno e noturno – e de candidatos à matrícula em cursos de graduação para esclarecimentos de dúvidas e orientações quanto a procedimentos, normas e regulamentos da graduação. O atendimento do setor é ininterrupto, no horário das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

 

Público ao qual se destina:
Discentes da UFJF, servidores docentes e técnico-administrativos, coordenadores de cursos, diretores de unidades, Ministério Público Federal, órgãos de controle, concedentes de estágio e pessoas da comunidade externa.

Forma de acesso ao serviço:
Atendimentos presenciais, por telefone e por e-mail, de toda a comunidade acadêmica (discentes, docentes, chefes de departamento, coordenadores de curso) – nos turnos diurno e noturno – e de candidatos à matrícula em cursos de graduação para esclarecimentos de dúvidas e orientações quanto a procedimentos, normas e regulamentos da graduação. Além disso, há a possibilidade de atendimento por abertura de processo administrativo na Central de Atendimentos da Reitoria.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, a resposta ao interessado é emitida em forma de despacho da Pró-reitoria. Além disso, outros canais de comunicação são contato telefônico e/ou e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O interessado deve realizar abertura de processo administrativo na Central de Atendimentos, no qual deve constar seu requerimento, bem como todos os documentos comprobatórios da solicitação.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Encaminhamento da demanda pela Cdara, Coordenação de curso, Central de Atendimentos;
– Análise da documentação, emissão de parecer pelo(a) pró-reitor(a),
– Devolutiva para o setor de origem para informação ao(à) interessado(a).

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Dez dias

 

Prioridade no atendimento:
Análise de processos administrativos.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Dez dias

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Esclarecimento de dúvidas por e-mail ou telefone e divulgação de informações na página da Prograd.  

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Encaminhamento da demanda pela CDARA, Coordenação de curso, Central de Atendimentos; análise da documentação, emissão de parecer pelo(a) Pró-Reitor(a), devolutiva para o setor de origem para informação ao(à) interessado(a). Prazo de 10 dias em cada fase.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Comunicação por email com o setor ou através da Ouvidoria Institucional. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Sistemas internos On-line(SEI, Siga, etc), Email 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Logo institucional, seguida da identificação escrita do nome da Pró-reitoria de Graduação.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A sala da secretaria funciona em andar térreo da Reitoria, com rampa de acesso no saguão principal.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Encaminhamento por email

 

Outras informações:
Os processos administrativos são encaminhados à Pró-reitoria pela Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), que deve instruí-lo com informações sobre a vida acadêmica do interessado para subsidiar a decisão. Além disso, os processos podem ser encaminhados para a coordenação do curso do interessado para manifestação.

 

(Informações atualizadas em 19/02/2021, às 09h48)


9. Setor de Regulação Acadêmica

Contatos e horários

Site: https://www2.ufjf.br/regula/

E-mail: piufjf.regulacao@gmail.com

Telefone: (32) 2102-3905

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Pró-reitoria de Graduação – Setor de Regulação Acadêmica – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pela instrução de mecanismos contínuos de autoconhecimento e autorregulação de acordo com as metas que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF e com o Sistema Federal de Regulação, Supervisão e Avaliação da Educação Superior. Além disso, o setor é responsável pela manutenção da regularidade dos cursos de graduação da UFJF junto ao MEC.

 

Público ao qual se destina:
Discentes e docentes. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os serviços da Regulação Acadêmica se destinam a setores administrativos da comunidade acadêmica (ex.: coordenadores(as) dos cursos de graduação, chefes de departamentos, coordenação do Censo da Educação Superior, Cdara, Copese, Diretoria de Avaliação Institucional, etc.) e podem ser solicitados por telefone, e-mail, Siga, SEI ou presencialmente em reuniões previamente agendadas, os quais são atendidos, utilizando-se as citadas ferramentas, durante os turnos de funcionamento do Setor.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
É feita a checagem diária das demandas que chegam nos canais disponíveis; O atendimento obedece aos calendários e às normas do MEC, ou, em casos de solicitações internas, aos critérios de urgência. Periodicamente, conforme calendários estipulados pelo MEC e Inep, são efetuados os procedimentos necessários a reconhecimento e a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, enquadramento de cursos de graduação e demais atividades junto ao Enade, recredenciamento da UFJF, envio de demandas referentes à regulação e cadastro dos cursos no sistema e-MEC. São atendidas, na medida em chegam ao setor, solicitações de auxílio de outras unidades administrativas da UFJF.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
O prazo máximo depende da natureza da solicitação, do calendário anual dos sistemas do MEC, da disponibilização de informações pelo MEC/Inep e por outros setores da UFJF. Porém, sempre que não se depende de informações geradas por terceiros, procura-se atender imediatamente às solicitações, em no máximo 72 horas.

 

Prioridade no atendimento:
As demandas são atendidas obedecendo aos calendários e às normas do MEC. Em casos de solicitações internas, obedece-se ao critério de urgência.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Procura-se atender de forma imediata às solicitações através da checagem diária dos canais de comunicação.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O setor zela pelo atendimento respeitoso, eficiente e igualitário, sempre procurando obedecer às normas internas e externas.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
– Está sendo feita a checagem diária das demandas que chegam nos canais disponíveis, sendo atendidas obedecendo aos calendários e às normas do MEC-INEP, ou, em casos de solicitações internas, por critérios de urgência.
– Periodicamente, conforme calendários estipulados pelo MEC e Inep, estão sendo efetuados os procedimentos necessários a:
1. o reconhecimento e a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação;
2. o enquadramento de cursos e demais atividades do sistema do Enade;
3. o recredenciamento da UFJF;
4. o envio de demandas referentes à regulação e cadastro dos cursos no sistema e-MEC.
– Estão sendo atendidas, na medida em que chegam ao setor, solicitações de auxílio de outras unidades, como as coordenações de cursos, a Diretoria de Avaliação Institucional (Ex.: inclusão de formulários e relatórios no e-MEC ), o Cesno ( informações pertinentes), a Copese (informações para formulação de editais de processos seletivos), a Cdara (informações sobre dados de cadastro para emissão de diplomas e outros).
– As demandas são atendidas obedecendo aos calendários e às normas do MEC-INEP, ou, em casos de solicitações internas, por critérios de urgência, esperando-se atender às solicitações da maneira mais imediata possível.

 

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
São feitas checagens diárias dos canais de comunicação para a solução das demandas da forma mais imediata possível.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
O andamento dos serviços pode ser consultado, conforme a natureza do mesmo, em todos os canais de comunicação disponíveis (pessoalmente, por telefone, por e-mail, pelos sistemas internos on-line e nos sistemas do MEC). 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A identidade visual do setor está presente no site e obedece ao padrão estipulado para os setores da UFJF.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O setor funciona em sala própria, no interior da Cdara. A Cdara ocupa prédio perfeitamente acessível e bem conservado. Há estacionamento próprio, elevador para acesso às dependências, ambiente de espera e recepção.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
O atendimento pode ser feito por telefone e/ou pessoalmente, de 7h às 19h.

 

(Informações atualizadas em 11/05/2021, às 15h29)