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Graduação

Pró-reitoria de Graduação (Prograd)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

 

Sumário

Setores

  1. Secretaria

  2. Comissão de Análise de Documentos de Matrículas

  3. Coordenação de Estágios

  4. Coordenação de Licenciaturas

  5. Coordenação dos Programas de Graduação

  6. Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

  7. Programa de Universalização de Línguas (P.U)

  8. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Pibid

  9. Setor de Regulação Acadêmica


 

1. Secretaria/Prograd

Contatos e Horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/prograd/
E-mail: secretaria.prograd@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3975

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pela consolidação do saber integrado de toda a Pró-reitoria, pela otimização do atendimento às diversas questões relacionadas à vida acadêmica, pela comunicação interna nos diversos setores da Prograd e desta com a comunidade acadêmica, com vistas à transparência das ações. Para tanto, há atendimentos presenciais, por telefone e por e-mail, de toda a comunidade acadêmica (discentes, docentes, chefes de departamento, coordenadores de curso) – nos turnos diurno e noturno – e de candidatos à matrícula em cursos de graduação para esclarecimentos de dúvidas e orientações quanto a procedimentos, normas e regulamentos da graduação. O atendimento do setor é ininterrupto, no horário das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

 

Público ao qual se destina:
Discentes da UFJF, servidores docentes e técnico-administrativos, coordenadores de cursos, diretores de unidades, Ministério Público Federal, órgãos de controle, concedentes de estágio e pessoas da comunidade externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimentos presenciais, por telefone e por e-mail, de toda a comunidade acadêmica (discentes, docentes, chefes de departamento, coordenadores de curso) – nos turnos diurno e noturno – e de candidatos à matrícula em cursos de graduação para esclarecimentos de dúvidas e orientações quanto a procedimentos, normas e regulamentos da graduação. Além disso, há a possibilidade de atendimento por abertura de processo administrativo na Central de Atendimentos da Reitoria.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, a resposta ao interessado é emitida em forma de despacho da Pró-reitoria. Além disso, outros canais de comunicação são contato telefônico e/ou e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O interessado deve realizar abertura de processo administrativo na Central de Atendimentos, no qual deve constar seu requerimento, bem como todos os documentos comprobatórios da solicitação.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os processos são analisados no prazo de seis dias úteis.

 

Prioridade no atendimento:
Análise de processos administrativos.

 

Outras informações:
Os processos administrativos são encaminhados à Pró-reitoria pela Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), que deve instruí-lo com informações sobre a vida acadêmica do interessado para subsidiar a decisão. Além disso, os processos podem ser encaminhados para a coordenação do curso do interessado para manifestação.

 

 


 

2. Comissão de Análise de Documentos de Matrículas

Contatos e horários

E-mail: duvidasisuab@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3341

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É responsável pelo atendimento aos candidatos ingressantes na Universidade Federal de Juiz de Fora através das Ações afirmativas ao longo do período letivo com o intuito de sanar as dúvidas existentes sobre o processo de matrícula, facilitando e qualificando o acesso à instituição.

 

Público ao qual se destina:
Candidatos a cursos de graduação da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail ou presencial nos momentos de matrículas dos processos seletivos Pism e Sisu, Vestibular EaD e edital de vagas ociosas para ingresso originário.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
– O atendimento aos candidatos será realizado através de e-mail institucional e telefone durante todo o dia, sem interrupção.
– Atendimento interno a outros setores da Universidade para articulação de políticas institucionais é ininterrupto, no horário das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com requisitos estabelecidos na Resolução CONSU nº40/2018, que dispõe sobre Regulamento para a realização de Matrícula nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, bem como nos editais de matrícula do Pism e do Sisu.

 

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com a demanda estabelecida pelo MEC.

 

Prioridade no atendimento:
De acordo com demanda estabelecida nos processos de matrícula.

 

Outras informações:
O setor procura viabilizar o seguinte:
– desenvolver suas ações diárias como integrante do ambiente organizacional da Prograd, de modo a atender a multidisciplinaridade nas relações de trabalho com setores internos (Cdara, Diaaf e outros);
– tornar mais efetivas as funções desempenhadas pela equipe de trabalho no que se refere à garantia de atendimento ao público (interno e externo);
– ampliar de forma qualificada suas atividades e assegurar condições de trabalho que proporcionem qualidade em termos de saúde do trabalhador em razão da atividade fim. Mais especificamente, também será possível ampliar o atendimento aos candidatos ingressantes na UFJF durante o período letivo, por meio de e-mail e telefone, visando qualificar e ampliar o acesso dos candidatos à Universidade.

 

 


3. Coordenação de Estágios

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/estagio/
E-mail: estagio.prograd@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3776

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Setor responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à regulamentação dos estágios dos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dessa forma, tem como objetivo central atuar junto aos professores, alunos e concedentes de estágio no cumprimento da legislação vigente e das rotinas e padrões documentais relativos aos estágios na UFJF.

 

Público ao qual se destina:
Discentes da UFJF, servidores docentes, presidentes das Comissões Organizadoras de Estágio dos cursos – COE, representantes das concedentes de estágio e pessoas da comunidade externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e por requerimento feito na Central de Atendimentos da Reitoria.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
O interessado deve preencher o(s) formulário(s) eletrônico(s), em formato PDF editável, constante no sítio eletrônico da coordenação. Após, o interessado deve imprimir a documentação, coletar as assinaturas pertinentes e protocolar na Central de Atendimentos da Reitoria para análise. As indicações de eventuais pendências na documentação são informadas pelo e-mail do interessado. Os documentos homologados pela Coordenação de Estágios são encaminhados à Central de Atendimentos, que faz o contato com o interessado. Além disso, o setor faz atendimentos por telefone e presencial para esclarecimentos de dúvidas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O interessado deve realizar fazer requerimento de solicitação na Central de Atendimentos da Reitoria, no qual deve constar seu requerimento, bem como todos os formulários correspondentes ao serviço solicitado, conforme modelos constantes no sítio eletrônico da coordenação.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os requerimentos são analisados no prazo de seis dias úteis.

 

Prioridade no atendimento:
Análise de processos administrativos.

 

Outras informações:
A homologação dos documentos de estágio é feita no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – Siga. O setor está em fase de testes para que toda a tramitação de documentos de estágios ocorra de forma eletrônica, pelo Siga.

 

 


 

4. Coordenação de Licenciaturas

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/coordlicenciaturas/
E-mail: licenciaturas.prograd@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3981

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pela organização do Fórum das Licenciaturas, que constitui-se num espaço de caráter consultivo, sistemático e coletivo de reflexão, debate e análise sobre as políticas e tendências da formação de professores, bem como articulador de ações referentes aos cursos de licenciaturas da UFJF. A Coordenação de Licenciaturas é responsável pela discussão e elaboração do Projeto Pedagógico Institucional das Licenciaturas – PPI – e pela adequação dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciaturas ao PPI.

 

Público ao qual se destina:
Coordenadores de cursos de licenciatura, Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Secretaria Municipal de Educação, escolas de Educação Básica, museus, centros de Ciências e espaços educativos diversos.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail ou presencial, em reuniões previamente agendadas e nos momentos de reuniões do Fórum de Licenciaturas.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
A Secretaria da Prograd, que faz a interlocução entre os coordenadores de cursos e a Coordenação de Licenciaturas, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Central de Atendimento da Reitoria.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com demandas dos cursos e do Fórum de Licenciaturas.

 

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com o estabelecido em edital da Capes.

 

Prioridade no atendimento:
Organização dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciaturas.

 

Outras informações:
São atribuições da Coordenação das Licenciaturas, entre outras:
– Trabalhar em conjunto com as coordenações de cursos de licenciaturas;
– Ser a ligação entre a Faculdade de Educação e os cursos de licenciaturas;
– Trabalhar no planejamento dos cursos de licenciaturas;
– Analisar o andamento dos cursos de licenciaturas da UFJF.

Na página da Coordenação constam orientações gerais emanadas do Fórum de Licenciaturas.

 

 


 

5. Coordenação dos Programas de Graduação

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/coordprograd/
E-mail: coord.prograd@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3787/ (32) 2102-3976

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pelo gerenciamento dos programas de graduação: Monitoria, Monitoria Junior, Treinamento Profissional, Programa de Educação Tutorial – PET, Grupo de Educação Tutorial – GET, e Mobilidade Acadêmica.

 

Público ao qual se destina:
Discentes da UFJF, servidores docentes e técnico-administrativos, empresas públicas e privadas e pessoas da comunidade externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e por requerimento feito na Central de Atendimento da Reitoria.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, a resposta ao interessado é devolvida à Central de Atendimento da Reitoria, que faz o contato com o interessado. Além disso, outros canais de comunicação utilizados são o contato telefônico e/ou e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O interessado deve fazer requerimento de solicitação na Central de Atendimento da Reitoria, no qual deve constar seu requerimento, bem como todos os formulários correspondentes ao serviço solicitado, conforme modelos constantes no sítio eletrônico da coordenação.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os processos são analisados no prazo de seis dias úteis.

 

Prioridade no atendimento:
Análise de requerimentos feitos na Central de Atendimento.

 

Outras informações:
Os requerimentos feitos na Central de Atendimento são organizados em forma de processos administrativos com o devido registro no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – Siga.

 

 


 

6. Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/copese
E-mail: vestibular@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3755

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o órgão responsável pela realização dos Programas de Ingresso da UFJF. Os Programas de Ingresso da UFJF têm o objetivo de realizar o preenchimento das vagas disponíveis nos cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pela instituição.

Os Programas de ingresso para cursos de graduação são distribuídos nos seguintes formatos: Concurso Vestibular EaD; o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) que é a seleção pelo sistema seriado em três módulos consecutivos e anuais; Seleção Especial para grupo F; Edital de vagas ociosas para provas de habilidades específicas nos cursos para os quais há essa exigência.

Diante de sua principal missão de viabilizar o acesso ao ensino superior, vinculada a toda regulamentação e decisões do Conselho Superior e do Conselho Setorial de Graduação, a Coordenação Geral dos Processos Seletivos oferece à sociedade a execução de ações e procedimentos que visam processos equânimes e com resguardo da segurança, sigilo e transparência necessários ao alcance de formas adequadas e dentro de iguais condições de entrada no ensino público para obtenção da formação em nível superior.

 

Público ao qual se destina:
Candidatos a cursos de graduação da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
– O atendimento aos candidatos será realizado através de e-mail institucional e telefone durante todo o dia, sem interrupção.
– O atendimento do setor é ininterrupto, no horário das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com requisitos estabelecidos nos editais dos processos seletivos.

 

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com a demanda estabelecida nos editais dos processos seletivos.

 

Prioridade no atendimento:
De acordo com demanda estabelecida nos editais dos processos seletivos.

 

Outras informações:
A Copese executa ações e procedimentos que visam processos equânimes e com resguardo da segurança, sigilo e transparência necessários ao alcance de formas adequadas e dentro de iguais condições de entrada no ensino público para obtenção da formação em nível superior.

 

 


 

7. Programa de Universalização de Línguas (P.U)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/pu
E-mail: projeto.universalizacao@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3883

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pelo gerenciamento do Programa de Universalização de Línguas (P. U). Atualmente, são disponibilizados aos graduandos cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Latim e Libras.

 

Forma de acesso ao serviço:
O acesso ao P.U é feito por meio de matrícula na plataforma Siga, e ocorre simultaneamente ao período de matrícula nas demais disciplinas. O acesso às turmas disponíveis se dá pelo Plano Departamental do Departamento de Universalização, que pode ser acessado no link Ensino, disponível no Siga. Após esse período, são disponibilizadas apenas as vagas ociosas, em período anunciado pela Secretaria do Projeto de Universalização. Os servidores efetivos em exercício na Universidade inscrevem-se a cada semestre letivo a partir de prazos e normas estabelecidos em Edital CCDP/PRORH.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
A Secretaria da Coordenação do Projeto de Universalização funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Central de Atendimento, Reitoria.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com editais de vagas do Programa de Universalização de Línguas.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os processos são analisados no prazo de seis dias úteis.

 

Prioridade no atendimento:
Análise de requerimentos feitos na Central de Atendimentos.

 

 


 

8. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Pibid

Contatos e horários
Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/pibid/
E-mail: projeto.pibid@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3981

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pelo gerenciamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid). O programa foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em conjunto com o MEC para desenvolver ações de estímulo à formação de professores no país. O Pibid concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de educação superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

 

Forma de acesso ao serviço:
O Pibid tem uma estrutura administrativa em que há um coordenador institucional e coordenadores de área, responsáveis, cada um, por um subprojeto de área (em licenciatura). Essa equipe programa e orienta os trabalhos a serem desenvolvidos pelos licenciandos/bolsistas em conjunto com os professores das redes públicas municipal e estadual que hoje estão participando do projeto na condição de supervisores do projeto.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
A Secretaria do Pibid funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Central de Atendimento da Reitoria.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De acordo com editais da Capes.

 

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com o estabelecido em edital da Capes.

 

Prioridade no atendimento:
De acordo com editais

 

 


 

9. Setor de Regulação Acadêmica

Contatos e horários

E-mail: piufjf.regulacao@gmail.com
Telefone: (32) 2102-3905

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável pela instrução de mecanismos contínuos de autoconhecimento e autorregulação de acordo com as metas que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF e com o Sistema Federal de Regulação, Supervisão e Avaliação da Educação Superior. Além disso, o setor é responsável pela manutenção da regularidade dos cursos de graduação da UFJF junto ao MEC.

 

Público ao qual se destina:
Coordenadores(as) dos cursos de graduação, chefes de departamentos, setor de Censo do Ensino Superior, MEC, Inep.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail ou presencial em reuniões previamente agendadas.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em todos esses diferentes turnos, o atendimento ocorre presencialmente e através de ligações telefônicas e e-mails, a coordenadores(as) desejosos(as) de acompanharem e/ou esclarecerem aspectos dos processos autorizativos de seus cursos junto ao MEC, ou mesmo de verificarem status dos cursos e alunos no sistema do Enade (cujo acesso privilegiado se dá a partir de dados de login do procurador institucional, função desempenhada por um dos servidores do setor).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O interessado deve entrar em contato com o setor de regulação pelo e-mail institucional ou por telefone.

 

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com a demanda estabelecida pelo MEC.


Prioridade no atendimento:
De acordo com demanda estabelecida pelo MEC.

 

Outras informações:
O atendimento ocorre de acordo com o turno de funcionamento do curso.