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IAD

Instituto de Artes e Design (IAD)

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

 

O IAD oferece amplo repertório de serviços através de projetos e ações nas áreas de Artes Visuais, Cinema, Audiovisual, Design, Moda, Música e Arte-educação, tendo como foco a produção de conhecimento (Foto: Gabriel Maciel/UFJF)

 

Contatos

Sítio eletrônico: https://www2.ufjf.br/iad/
E-mail: secretaria.iad@ufjf.br

Telefone:
(32) 2102-3350 (secretaria geral)

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Instituto de Artes e Design (IAD) – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG

Dias e Horário de funcionamento:
Secretaria Geral: 8 às 22h
Secretaria PPGACL: 8h às 20h
Biblioteca: 8h às 20h
Setor de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão: 8h às 22h
Setor de Tec. da Informação: 8h às 20h

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O IAD é uma das cinco maiores unidades da UFJF e coloca a criação no centro de seu projeto pedagógico. Articula aprendizagens, saberes, habilidades, conceitos, experiências e conhecimentos através da arte e suas diversas formas de manifestação. Abriga oito cursos de graduação, um programa de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), programas de pesquisa, extensão e cultura no campo das artes visuais, cinema e audiovisual, design, moda, música e educação. Promove valores comuns como: iniciativa, autonomia, conhecimento, espírito crítico, autenticidade, ética e consciência social e ambiental; valores entendidos como fundamentais à formação do profissional que pretende atuar criativamente em diferentes áreas.
– Secretaria Geral: Atendimento ao público, abertura e tramitação de processos administrativos, incluindo compras e demandas de serviços ligados ao cotidiano de funcionamento da unidade.
– Secretaria PPGACL: Atendimento ao público, abertura e tramitação de processos administrativos ligados à pós-graduação, incluindo compras e demandas de serviços ligados ao cotidiano de funcionamento da unidade.
– Biblioteca: Atendimento ao público, empréstimos de livros e demais itens, espaço de leitura e estudo, processamento de dados e itens do acervo.
– Setor de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão: atendimento às demandas de atividades formativas diversas, ligadas aos programas curriculares dos cursos oferecidos, além de pesquisa e extensão.
– Setor de Tec. da Informação: Atendimento às demandas de Tecnologia da Informação no âmbito do IAD, envolvendo manutenções e apoio às atividades acadêmicas além de processos de compras.

 

Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
De modo geral, o atendimento se dá de forma presencial ou através de comunicação direta com o setor responsável pelo serviço através de telefone, e-mail ou sistemas como SEI e Siga. Cada serviço pode demandar documentos ou informações por parte do usuário, de acordo com o nível de acesso permitido ou esperado. Em linhas gerais, são exigidos documentos de identificação pessoal e institucional, formulários ou documentos preenchidos.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Secretaria Geral: Atendimento ao público, abertura e tramitação de processos administrativos, incluindo compras e demandas de serviços ligados ao cotidiano de funcionamento da unidade. Comparecer à Secretaria presencialmente ou solicitar o serviço via e-mail, Siga ou SEI. Aguardar e acompanhar a tramitação dos processos.
– Secretaria PPGACL: Atendimento ao público, abertura e tramitação de processos administrativos ligados à Pós-Graduação, incluindo compras e demandas de serviços ligados ao cotidiano de funcionamento da unidade. Comparecer à Secretaria presencialmente ou solicitar o serviço via e-mail, Siga ou SEI. Aguardar e acompanhar a tramitação dos processos.
– Biblioteca: Atendimento ao público, empréstimos de livros e demais itens, espaço de leitura e estudo, processamento de dados e itens do acervo. Comparecer presencialmente, apresentar as credenciais de acesso, realizar empréstimo e devolver o item na data indicada. Ou solicitar acesso para estudo no salão.
– Setor de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão: Atendimento às demandas de atividades formativas diversas, ligadas aos programas curriculares dos cursos oferecidos, além de pesquisa e extensão. As demandas são apresentadas presencialmente e executadas de acordo com projetos apresentados pelos usuários mediante autorização e supervisão de servidor responsável.
– Setor de Tec. da Informação: Atendimento às demandas de Tecnologia da Informação no âmbito do IAD, envolvendo manutenções e apoio às atividades acadêmicas, além de processos de compras. Atendimento deve ser solicitado presencialmente ou por e-mail/telefone, indicando claramente a demanda de serviço a ser prestado. Acompanhar a execução do serviço. O serviço pode demandar requisições adicionais a outros setores da UFJF.

Previsão do prazo máximo para a prestação do(s) serviço(s):
– Documentos Administrativos Simples: Emissão de certificados, atas de reunião, marcação de férias, requisições de serviços: até três dias.
– Compras e processos de licitação: mínimo de 30 dias e máximo de um ano.
– Atendimento ao público, informações, etc: imediato.
– Empréstimos de livros e equipamentos: Imediato.
– Serviços de manutenção realizados pela própria unidade: até uma semana.

 

Prioridade no atendimento:
– Documentos Administrativos Simples: Emissão de certificados, atas de reunião, marcação de férias, requisições de serviços: Ordem de apresentação da demanda, calendários específicos.
– Compras e processos de licitação: ordem de demanda apresentada, calendário de compras.
– Atendimento ao público, informações, etc: ordem de chegada e prioridades legais.
– Empréstimos de livros e equipamentos: ordem de chegada e prioridades legais.
– Serviços de manutenção realizados pela própria unidade: ordem de demanda apresentada, disponibilidade de peças e orçamento.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
– Documentos Administrativos Simples: Emissão de certificados, atas de reunião, marcação de férias, requisições de serviços: até três dias.
– Compras e processos de licitação: mínimo de 30 dias e máximo de um ano.
– Atendimento ao público, informações, etc: imediato.|
– Empréstimos de livros e equipamentos: imediato.
– Serviços de manutenção realizados pela própria unidade: até uma semana.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
– Documentos Administrativos Simples: Emissão de certificados, atas de reunião, marcação de férias, requisições de serviços: acolhimento da demanda, abertura de processo, inserção de documentos: até três dias.
– Compras e processos de licitação: Acolhimento da demanda, abertura de processo, inserção de documentos, compras, entregas, vistorias. Mínimo de 30 dias e máximo de um ano.
– Atendimento ao público, informações, etc: Acolhimento da demanda, prestação das informações, direcionamento ado usuário: Imediato.
– Empréstimos de livros e equipamentos: identificação do usuário, empréstimo do item: imediato.
– Serviços de manutenção realizados pela própria unidade: acolhimento da demanda, análise técnica, manutenção ou indicação de direcionamento para setor responsável: até uma semana.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Acolhimento da demanda, análise pelo setor responsável, resposta ao reclamente.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas e cartazes.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Elevador, bebedouros adaptados, banheiros adaptados, ar condicionado em laboratórios, tratamento acústico em salas de música, mesas, bancos e cadeiras para assento em espera, equipamentos de som e vídeo em todas as salas, fechaduras eletrônicas em todas as salas.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Anotação em papel.

 

Outras informações:
O IAD está aberto a diferentes modos de criação e expressão através de parcerias com a comunidade.

 

(Informações atualizadas em 26/07/2023, às 17h24)