Fechar menu lateral

Atendimentos Especializados

 

Sumário – Serviços Especializados

  1. Auditoria Geral

  2. Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)

  3. Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas

  4. Ouvidoria Geral


1. Auditoria Geral

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: ufjf.br/auditoriageral/

E-mail: auditoriageral@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3397

Endereços:
– Universidade Federal de Juiz de Fora – Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Prédio do Critt – São Pedro Juiz de Fora/MG – CEP: 36036-330
– Campus Governador Valadares: Universidade Federal de Juiz de Fora – Rua São Paulo, 745 – Centro Governador Valadares/MG 35010-180

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Auditoria Interna Governamental. Avaliações e consultorias independentes e objetivas sobre os processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança da Universidade Federal de Juiz de Fora. Estes serviços ganham materialidade na forma de relatórios (avaliações) e pareceres (consultorias), principalmente.

 

Público ao qual se destina:
Alta Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora e demais partes interessadas (órgãos de controle e sociedade, dentre outros).

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Para reuniões, presenciais ou virtuais, requer-se solicitação de horário pré-agendado quando não houver disponibilidade imediata para atendimento (exclusivamente para membros da Alta Administração da Universidade e demais partes interessadas pertencentes ao serviço público);
– Para acessar relatórios e pareceres não há necessidade de atender a requisitos ou de apresentar documentos, bastando que sejam solicitados formalmente por escrito, inclusive por e-mail, caso não estejam disponibilizados no sítio oficial da Auditoria Geral.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
No caso das Avaliações, as etapas são as previstas no Processo Padrão de Auditoria adotado pela unidade. No caso das Consultorias, as etapas serão aquelas acordadas formalmente com as unidades solicitantes.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
No caso das Avaliações, o prazo máximo corresponde à duração do ciclo de auditoria em que a mesma está programada (entre 60 e 70 dias úteis). No caso das Consultorias, o prazo máximo será aquele acordado formalmente com as unidades solicitantes.

 

Prioridade no atendimento:
Não há prioridade, respeitando-se, contudo, a agenda dos servidores do setor.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
– No caso das Avaliações, o prazo máximo corresponde à duração do ciclo de auditoria em que a mesma está programada (atualmente até 180 dias).
– No caso das Consultorias, o prazo máximo será aquele acordado formalmente com as unidades solicitantes.
– Ao final desses prazos são emitidos os relatórios finais de auditoria e os pareceres de consultoria, documentos que materializam o resultado dos trabalhos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Tratamento cortês, com boa vontade, cuidado e dedicação, observando linguagem cidadã para garantia de um perfeito atendimento aos usuários dos serviços e aperfeiçoamento do processo de comunicação e contato com o público. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
– Nas avaliações, cumprimento das etapas do Processo Padrão de Auditoria com prazo máximo correspondente à duração do ciclo de auditoria em que a mesma está programada (atualmente até 180 dias).
– Nas consultorias, cumprimento das etapas definidas formalmente no acordo firmado entre unidade requisitante e Auditoria Geral, que também estabelecerá o prazo de realização do serviço.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
O usuário deverá solicitar reunião, presencial ou virtual, enviar documento (ofício, e-mail etc.), realizar chamada telefônica ou fazer uso de quaisquer outras formas de comunicação admissíveis no serviço público federal.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Reuniões, presenciais ou virtuais, ofícios, e-mails, chamadas telefônicas ou quaisquer outras formas de comunicação admissíveis no serviço público federal. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas indicativas de localização física da unidade nos campi apresentando a logomarca, de modo ao facilitar o reconhecimento das instalações onde se presta o atendimento.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
 A Auditoria-Geral está instalada no prédio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), órgão institucional da UFJF, que dispõe de amplo estacionamento incluindo vagas reservadas para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Para essas últimas, o prédio dispõe de uma de rampa, facilitando o acesso ao interior da edificação. Em suas instalações, a unidade conta com sala de reuniões capaz de receber tanto um usuário quanto pequenos grupos.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
A Auditoria-Geral não realiza atendimento através de sistema informatizado.

 

(Informações atualizadas em 18/05/2021, às 15h41)


2. Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)

Unidade: Central de Atendimento/Juiz de Fora

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/index.aspx

 https://www.ufjf.br/transparencia/

E-mail:
sic@ufjf.edu.br

Telefone:
32 2102-3996

 

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro, Juiz de Fora – MG, 36036-900 (Prédio da Reitoria – Central de Atendimento)

 

Dias e Horário de funcionamento
De Segunda à Sexta-feira, das 8h às 17h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Fornecimento gratuito de informações, salvo custos de reprodução. Todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público são públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos, ressalvadas as hipóteses de sigilo legalmente estabelecidas.

 

Público ao qual se destina:
Atendimento amplo: qualquer pessoa pode pedir informação

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial; Sistema e-SIC; e-mail

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Através do sistema e-SIC; e-mail; presencial e telefone

Prazo para prestação do serviço:
20 dias, sendo prorrogável por mais dez dias, de acordo com o art. 11, parágrafo 2º da Lei de Acesso às Informações (LAI – 12.527/18 de Novembro de 2011)

Prioridade no atendimento:
As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos da lei.


3. Ouvidoria Especializada em Ações Afirmativas

Unidade Administrativa/Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf)/Juiz de Fora e Governador Valadares

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/diaaf

E-mail: ouvidoriaespecializada.diaaf@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3380

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria, sala 123

Dias e horário de funcionamento:
Segundas, quartas e quintas, das 14h às 18h
Quintas e sextas, das 8h às 12h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Ouvidoria Especializada em Ações afirmativas é instância diretamente vinculada à Diretoria de Ações Afirmativas, que tem, segundo resolução do Conselho Superior da UFJF nº 608/ 2016, as seguintes competências:
– Receber denúncias e depoimentos a respeito das situações de discriminação, preconceito, violência e opressão vivenciadas no ambiente universitário, garantindo o sigilo dos e das envolvidos (as).
– Realizar o acolhimento e o encaminhamento dos manifestantes aos serviços de atendimento especializado no interior da UFJF ou na rede pública.
– Dar apoio e orientação aos membros da comunidade acadêmica da UFJF, vítimas de discriminação, preconceito, violência e opressão ou em situação de vulnerabilidade social, jurídica e psicológica.
– Sistematizar dados com vistas a subsidiar a formulação de novas políticas de ações afirmativas e apoio à diversidade pela gestão da UFJF.
– Articular-se sistematicamente com a Ouvidoria Geral da UFJF no processo de acolhimento e encaminhamento dos assuntos referentes às ações afirmativas.

 

Público ao qual se destina:
Discentes da UFJF, servidores docentes e técnicos administrativos e pessoas da comunidade externa.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-Ouv, e-mail, presencialmente e carta.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado de forma presencial. Além disso, outros canais de comunicação utilizados são o contato telefônico e/ou e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
As manifestações dirigidas à Ouvidoria Especializadas em Ações Afirmativas poderão ser identi­ficadas ou anônimas e devem conter todas as informações necessárias à sua análise e tratamento. São necessárias informações de contato (endereço, telefone ou e-mail) para o encaminhamento da resposta ou solicitação de informações adicionais, pela Ouvidoria. Será garantido o sigilo quanto à autoria da manifestação quando expressamente solicitado pelo demandante ou, por decisão do(a) ouvidor(a), nos casos em que tal providência se ­fizer necessária.

Prazo para prestação do serviço:
– As manifestações deverão ser respondidas em até 20 dias corridos, prorrogáveis por mais 20, mediante justi­ficativa circunstanciada apresentada à Ouvidoria.
– Nos casos em que há pedido de complementação pela Ouvidoria ao manifestante, o prazo começa a ser contabilizado a partir do recebimento desta.

Prioridade no atendimento:
Atendimentos presenciais.


4. Ouvidoria Geral

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/ouvidoria/

E-mail: ouvidoria@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3380

Endereço: Campus Universitário – Prédio da Reitoria, sala 122 Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Martelos Juiz de Fora – 36036-900

Dias e Horário de funcionamento:
Segundas-feiras: 14h às 17h
Terças-feiras: 9h às 12h
Quartas-feiras: 14h às 17h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É um órgão de mediação das relações entre discentes, servidores, comunidade externa e a instituição, na recepção, análise e tratamento das manifestações sob a forma de reclamações, denúncias, solicitações, simplificação, sugestões e elogios. A Ouvidoria Geral da UFJF se estabelece, portanto, como um mecanismo de participação e controle social, contribuindo para a valorização da cidadania e para o aperfeiçoamento da instituição.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Presencialmente e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Este é um serviço de atendimento à comunidade interna e externa com atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar reclamações, solicitações e sugestões. Atualmente abriga também o setor SIC que gerencia as solicitações e respostas no âmbito da Lei de Acesso à Informação.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
A partir do registro da manifestação pelo cidadão, a Ouvidoria faz uma análise prévia, encaminha ao setor, recebe do setor resposta, verifica se a resposta é conclusiva e devolve ao cidadão.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
30 dias.

Prioridade no atendimento:
Não há.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
20 dias.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Atendimento respeitoso e de forma igualitária para todos, sem distinção entre os usuários.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
A partir do registro da manifestação pelo cidadão, a Ouvidoria faz uma análise prévia, encaminha ao setor, recebe do setor resposta, verifica se a resposta é conclusiva e devolve ao cidadão. Prazo estimado: 20 dias.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Todas as manifestações são recebidas através do preenchimento de formulário na Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Plataforma Fala.BR

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Não existe.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Regulares. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Durante o plano de contenção da Covid-19, o atendimento está limitado ao preenchimento do formulário na plataforma Fala-Br.

 

(Informações atualizadas em 14/06/2021, às 15h06)