Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

O ICH oferece cursos de graduação nas áreas de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geociências, História, Psicologia e Turismo, e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, além de cursos de mestrado e doutorado, projetos de extensão e outras atividades (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)
Contatos e horários
Sítio eletrônico: www.ufjf.br/ich
E-mail: secretaria.ich@ufjf.edu.br
Telefone (s): (32) 2102-3101 ou 2102-3102
Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.
Dias e Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 22h30
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Instituto de Ciências Humanas (ICH) oferece atividades de graduação nas áreas de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geociências, História, Psicologia e Turismo; e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos nos programas de pós-graduação (PPG) de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Psicologia, História, Filosofia e Geografia, contando com cursos de mestrado e doutorado, exceto os dois últimos, que ofertam apenas mestrado.
Princípios éticos e de qualidade são seguidos com rigor. O Instituto promove, através de seus docentes, cursos e projetos de extensão voltados para o atendimento a públicos diversos. O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) disponibiliza atendimento psicológico gratuito à população. Projetos de iniciação científica, monitoria e treinamento profissional para discentes de todos os cursos de graduação são uma realidade na unidade. Eventos nacionais e internacionais, congressos, seminários, colóquios e outros são sediados no ICH, tanto os promovidos pela comunidade do próprio Instituto, quanto outros, cuja organização é externa.
Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo.
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
As solicitações têm encaminhamentos diversos, de acordo com a origem e/ou destinação da demanda. varia de acordo com a natureza do serviço acessado. Ensino, pesquisa, extensão e administração.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
O Instituto de Ciências Humanas (ICH)oferece atividades de graduação nas áreas de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geociências, História, Psicologia e Turismo e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Os cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos nos programas de pós-graduação (PPG) de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Psicologia, História, Filosofia e Geografia, contando com cursos de mestrado e doutorado, exceto os dois últimos que ofertam apenas mestrado. Princípios éticos e de qualidade são seguidos com rigor. O Instituto promove, através de seus docentes, cursos e projetos de extensão voltados para o atendimento a públicos diversos. O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) disponibiliza atendimento psicológico gratuito à população. Projetos de iniciação científica, monitoria e treinamento profissional para discentes de todos os cursos de graduação são uma realidade na Unidade. Eventos nacionais e internacionais, congressos, seminários, colóquios e outros são sediados no ICH, tanto os promovidos pela comunidade do próprio Instituto, quanto outros, cuja organização é externa.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Varia com a natureza da solicitação.
Prioridade no atendimento:
Atividades de graduação e pós-graduação, outras.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Varia com a natureza da solicitação.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
De maneira cordial, os usuários tem suas demandas encaminhadas o quão logo é possível para que ele tenha um retorno breve e para evitar que os serviços se acumulem nas ordens de cada dia.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Varia com a natureza da solicitação.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Através do e-mail institucional da Unidade.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Através do e-mail institucional da Unidade ou do setor demandado.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e emails.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas indicativas e nominais, além de paneis eletrônicos distribuídos entre os blocos.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A estrutura física da Unidade é preparada para o acesso de portadores de necessidades especiais (como elevadores, rampas de acesso, banheiros e etc…), assim como há alunos bolsistas para auxiliar o deslocamentos dos mesmos. A equipe de limpeza que presta seus serviços no ICH, desempenha muito bem o seu trabalho, mantendo o ambiente sempre limpo e em condições salutares. Com tudo isso alinhado, garantimos o melhor conforto possível a todos os usuários de nossa unidade.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Como temos o atendimento presencial, caso os outros meios não estejam disponíveis, há sempre pessoas para acolher as demandas necessárias.
(Informações atualizadas em 22/03/2021, às 15h32)