Fechar menu lateral

Facom

Faculdade de Comunicação Social (Facom)

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

A Facom oferece dois cursos de graduação – Jornalismo e Rádio, TV e Internet – cursos de pós-graduação stricto sensu, nos níveis de mestrado e doutorado, além de projetos de extensão, grupos de pesquisa e outras atividades (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/facom
E-mail: secretaria.facom@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3601

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 23h.

Breve descrição dos serviços prestados:
A Faculdade de Comunicação Social atua especialmente em duas vertentes, através de projetos e atividades relacionadas às áreas do Jornalismo e de Rádio, TV e Internet, que se configuram nos dois cursos de graduação. Portanto, as ações desenvolvidas pela Facom vão desde o ensino em cursos de graduação presencial até o oferecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, de projetos de pesquisa e de extensão, estágios, publicações, eventos, grupos de pesquisa que desenvolvem diversas atividades, como cursos de curta duração, simpósios, palestras e ciclos de estudos.

Além das atividades administrativas vinculadas aos trâmites acadêmicos, a Facom tem ainda participação de docentes em direções e comissões gestoras de espaços culturais da UFJF com caráter extensionista e artístico, como o Forum da Cultura e a Casa de Cultura, bem como a organização de outros eventos como o Festival Primeiro Plano.

Além de projetos e atividades voltados para as áreas principais de atuação, como Jornalismo e produção de conteúdo para Rádio, TV e Internet, a Facom também oferece em projetos de extensão e pesquisa estudos voltados para o Cinema, a Literatura e o Teatro, dentre outros.

Através da Produtora Multimeios, a Facom ainda possui outros produtos, como o Programa Mosaico, a Produtora de Notícias e o Projeto Memória, bem como oferece os serviços de produção de vídeos institucionais e de conversão de VHS para DVD para o público externo. Na Rádio Facom, além do Repórter Facom, realizado na disciplina Laboratório de Radiojornalismo, em que os alunos atuam na produção de notícias e entrevistas ao vivo, há também a produção de programas em diversas áreas, bem como transmissão de jogos e coberturas especiais como eleições, Copa do Mundo e Olimpíadas.

O PET, Programa de Educação Tutorial da Facom, se propõe a promover e estimular a melhoria do ensino, na relação com a pesquisa e a extensão, através da atuação de bolsistas, tutor e colaboradores. Além dos grupos de estudo e módulos de ensino, promove palestras, seminários, debates, exposições e congressos, voltados às diferentes áreas do conhecimento.

Constituída por alunos e sem fins lucrativos, a Acesso Comunicação Jr. é a empresa júnior com sede na Facom, que presta serviços e desenvolve projetos na área de assessoria de imprensa, produção de textos para diversas mídias, planejamento gráfico, editorial e visual, além de promoção de marcas e produtos, dentre outros.

Na Rádio Facom, além do “Repórter Facom”, em que os alunos atuam na produção de notícias e entrevistas ao vivo, há também a produção de programas em diversas áreas, bem como transmissão de jogos e coberturas especiais como eleições, Copa do Mundo e Olimpíadas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Público ao qual se destina:
A Facom atende aos diversos estudantes matriculados em seus cursos de graduação e pós-graduação, bem como pessoas que participem de seus projetos de extensão e outras atividades abertas a um público diversificado, como os eventos, por exemplo.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, site, eventos, redes sociais e publicações.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Em relação aos cursos de graduação e pós-graduação, há a necessidade de documento de matrícula ou registro oficial. Para informações e participação em eventos, os interessados precisam acessar em alguns casos redes sociais e e-mail.

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.

Prioridade no atendimento:
Projetos e atividades previamente agendadas.

Outras informações:
A Facom, por sua amplitude de atuações, tanto no ensino, na extensão e na pesquisa, quanto no envolvimento com as manifestações artísticas, está aberta a realizar parceiras internas e com a comunidade.