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Facom

Faculdade de Comunicação Social (Facom)

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

 

A Facom oferece dois cursos de graduação – Jornalismo e Rádio, TV e Internet – cursos de pós-graduação stricto sensu, nos níveis de mestrado e doutorado, além de projetos de extensão, grupos de pesquisa e outras atividades (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
E-mail:
Telefones:
  • Direção: 2102-3611
    Secretaria Geral- 2102-3601/3602
Endereço:
  • Faculdade de Comunicação Social (Facom) – Universidade Federal de Juiz de Fora – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário Bairro São Pedro – CEP: 36036-330 – Juiz de Fora – MG
Dias e Horário de funcionamento:
  • Secretaria Geral – segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Breve descrição dos serviços prestados

  • A Faculdade de Comunicação Social atua especialmente em duas vertentes, através de projetos e atividades relacionadas às áreas do Jornalismo e de Rádio, TV e Internet, que se configuram nos dois cursos de graduação. Portanto, as ações desenvolvidas pela Facom vão desde o ensino em cursos de graduação presencial até o oferecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, de projetos de pesquisa e de extensão, estágios, publicações, eventos, grupos de pesquisa que desenvolvem diversas atividades, como cursos de curta duração, simpósios, palestras e ciclos de estudos.
  • Além das atividades administrativas vinculadas aos trâmites acadêmicos, a Facom tem ainda participação de docentes em direções e comissões gestoras de espaços culturais da UFJF com caráter extensionista e artístico, como o Forum da Cultura e a Casa de Cultura, bem como a organização de outros eventos como o Festival Primeiro Plano.
  • Além de projetos e atividades voltados para as áreas principais de atuação, como Jornalismo e produção de conteúdo para Rádio, TV e Internet, a Facom também oferece em projetos de extensão e pesquisa estudos voltados para o Cinema, a Literatura e o Teatro, dentre outros.
  • Através da Produtora Multimeios, a Facom ainda possui outros produtos, como o Programa Mosaico, a Produtora de Notícias e o Projeto Memória, bem como oferece os serviços de produção de vídeos institucionais e de conversão de VHS para DVD para o público externo. Na Rádio Facom, além do Repórter Facom, realizado na disciplina Laboratório de Radiojornalismo, em que os alunos atuam na produção de notícias e entrevistas ao vivo, há também a produção de programas em diversas áreas, bem como transmissão de jogos e coberturas especiais como eleições, Copa do Mundo e Olimpíadas.
  • O PET, Programa de Educação Tutorial da Facom, se propõe a promover e estimular a melhoria do ensino, na relação com a pesquisa e a extensão, através da atuação de bolsistas, tutor e colaboradores. Além dos grupos de estudo e módulos de ensino, promove palestras, seminários, debates, exposições e congressos, voltados às diferentes áreas do conhecimento.
  • Constituída por alunos e sem fins lucrativos, a Acesso Comunicação Jr. é a empresa júnior com sede na Facom, que presta serviços e desenvolve projetos na área de assessoria de imprensa, produção de textos para diversas mídias, planejamento gráfico, editorial e visual, além de promoção de marcas e produtos, dentre outros.

 

Na Rádio Facom, além do “Repórter Facom”, em que os alunos atuam na produção de notícias e entrevistas ao vivo, há também a produção de programas em diversas áreas, bem como transmissão de jogos e coberturas especiais como eleições, Copa do Mundo e Olimpíadas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)


Públicos e formas de acesso e comunicação

  • Público ao qual se destina: Comunidade Acadêmica (Docentes, discentes, TAEs e terceirizados) e Comunidade externa
  • Forma de acesso ao serviço: E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente, redes sociais
  • Forma de comunicação com o solicitante do serviço: E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente, redes sociais

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço

  • Em relação aos cursos de graduação e pós-graduação, há a necessidade de documento de matrícula ou registro oficial. Para informações e participação em eventos, os interessados precisam acessar em alguns casos redes sociais e e-mail.

Etapas e prazos

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
  • Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.
Prioridade no atendimento:
  • Projetos e atividades previamente agendadas.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
  • Variável de acordo com o serviço
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
  • Previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
 Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:

Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
  • E-mail, Telefone, Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e do setor
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
  • E-mail, Telefone, Redes Sociais, Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e do setor

Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
  • A Facom possui duas escadarias e elevador. A secretaria geral, que faz atendimento ao público interno e externo, é no andar térreo em frente à única entrada do prédio, favorecendo a localização e acesso de qualquer pessoa. As coordenações de curso de graduação, a direção da unidade, espaços de desenvolvimento de projetos extraclasse (a Produtora Multimeios, a Acesso (empresa junior) e o Diretório Acadêmico igualmente estão no andar térreo, bem como a entrada para o Auditório.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
  • Atendimento presencial de segunda a sexta, 7h às 19h – Secretaria Geral

(Informações atualizadas em 05/08/2022, às 13h21)