Fechar menu lateral

Colégio João XXIII

Colégio de Aplicação João XXIII

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

O Colégio de Aplicação João XXIII oferece atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação de professores, atuando na educação básica, nas modalidades de ensino regular e educação de jovens e adultos, tendo como grande diferencial a educação de qualidade que valoriza a diversidade social desde a entrada do aluno, feita via sorteio público (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.joaoxxiii.ufjf.br
Email: joaoxxiii@ufjf.edu.br

Tels:
(32) 3229-7602
(32) 3229-7603

Endereço: Rua Visconde de Mauá, 300 – Bairro Santa Helena – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.015-260

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h30.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Ensino, Pesquisa, Extensão e Formação de Professores. O Colégio de Aplicação João XXIII oferece a Educação Básica nas modalidades de Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atua na formação de professores. Com relação ao ensino, oferece educação de qualidade, que valoriza a diversidade social e que vive um processo peculiar de ingresso, por meio do sorteio público. É uma escola de experimentação pedagógica, de criação e produção de conhecimento. Para além do ensino, desenvolve projetos de extensão em diferentes áreas, destinados à comunidade em geral, e de pesquisa além de ser campo de estudos de projetos na área da educação. Dentre as ações extensionistas, muitos eventos culturais são realizados. Como espaço de formação inicial de licenciandos e bacharelandos de diversas áreas, é campo de estágio supervisionado e desenvolve ações de treinamento profissional em projetos institucionais da UFJF. Na formação continuada de professores, oferece cursos de pós-graduação lato sensu, de extensão, seminários e diálogos formativos. Oferece, ainda, a oportunidade de disseminação do conhecimento através de publicação acadêmica.

Público ao qual se destina:
Estudantes matriculados na Educação Básica (Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos), na pós-graduação e público geral que participa de eventos e demais projetos institucionais. Destina-se, também, a estudantes da graduação que realizam estágios supervisionados e desenvolvem atividades de formação em projetos de Treinamento Profissional, Extensão e Iniciação Científica, por exemplo.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, site, eventos e publicações.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Presencial, por telefone e por e-mail.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia de acordo com a natureza do serviço. O ingresso na Educação Básica é por meio de sorteio público, sendo necessário acessar os Editais de vagas publicados anualmente. Para a matrícula são exigidos documentos pessoais e de escolaridade, por exemplo. Para participação em projetos e outros cursos, é importante acompanhar a forma de desenvolvimento e de ingresso em cada um.

Prazo para prestação do serviço:
O prazo para o atendimento depende de cada demanda específica. Por exemplo, para liberação da documentação como histórico escolar e certificados são necessários 30 dias após o pedido e, quando possível, é disponibilizada em prazo menor.

Prioridade no atendimento:
Demandas dos estudantes ou de seus familiares e da comunidade em geral, com base no agendamento feito.

Outras informações:
Em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o CAp. João XXIII desenvolverá o Programa de Residência Docente no ano de 2019.