Colégio João XXIII

Colégio de Aplicação João XXIII

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

O Colégio de Aplicação João XXIII oferece atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação de professores, atuando na educação básica, nas modalidades de ensino regular e educação de jovens e adultos, tendo como grande diferencial a educação de qualidade que valoriza a diversidade social desde a entrada do aluno, feita via sorteio público (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Coordenação do Ensino Fundamental I
Coordenação do Ensino Fundamental II
Coordenação do Ensino Médio
Coordenação EJA
Departamento de Ciências Humanas
Departamento de Ciências Naturais
Departamento de Educação Física
Departamento de Letras e Artes
Departamento de Matemática
Núcleo de Apoio Escolar

Contatos e horários

Sítio eletrônico:

Telefones:

• (32)3229-7600

Endereço:

• Rua Visconde de Mauá 300 Bairro Santa Helena – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.015-260

Dias e Horário de funcionamento:

• Secretaria: segunda a sexta, das 7h às 22h30.

Breve descrição dos serviços prestados

• Ensino, Pesquisa, Extensão e Formação de Professores. O Colégio de Aplicação João XXIII oferece a Educação Básica nas modalidades de Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atua na formação de professores. Com relação ao ensino, oferece educação de qualidade, que valoriza a diversidade social e que vive um processo peculiar de ingresso, por meio do sorteio público. É uma escola de experimentação pedagógica, de criação e produção de conhecimento.
  • Para além do ensino, desenvolve projetos de extensão em diferentes áreas, destinados à comunidade em geral, e de pesquisa, além de ser campo de estudos de projetos na área da educação. Dentre as ações extensionistas, muitos eventos culturais são realizados. Como espaço de formação inicial de licenciandos e bacharelandos de diversas áreas, é campo de estágio supervisionado e desenvolve ações de treinamento profissional em projetos institucionais da UFJF.
  • Na formação continuada de professores, oferece cursos de pós-graduação lato sensu, de extensão, seminários e diálogos formativos. Oferece, ainda, a oportunidade de disseminação do conhecimento através de publicações acadêmicas.
  • A secretaria tem por finalidade a organização e a execução dos serviços administrativos afins, atendimento a comunidade interna e externa e o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Públicos e formas de acesso e comunicação

• Público ao qual se destina: Discentes
  • Forma de acesso ao serviço: Pessoalmente
  • Forma de comunicação com o solicitante do serviço: Pessoalmente

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço

• Varia de acordo com a natureza do serviço. O ingresso na Educação Básica é por meio de sorteio público, sendo necessário acessar os editais de vagas publicados anualmente. Para a matrícula são exigidos documentos pessoais e de escolaridade, por exemplo. Para participação em projetos e outros cursos, é importante acompanhar a forma de desenvolvimento e de ingresso em cada um.

Etapas e prazos

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
  • A secretaria processa as demandas, de forma a analisar as mesmas e dar encaminhamento para execução.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
  • Como são demandas diferentes e nem todas dependem exclusivamente do setor, os prazos variam conforme a dificuldade de sua execução. Prazo estabelecido de acordo com a natureza da demanda/serviço e sua necessidade.
Prioridade no atendimento:
  • Considerando a demanda dos serviços e os seus prazos.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
  • Considerando a natureza da demanda, o tempo pode ser de imediato ou agendamento.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
  • Previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
  • Recebimento formal da demanda, análise do pedido e encaminhamento considerando as instâncias vinculadas, com perspectiva de informatização dos procedimentos.

Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
  • Acontecem pessoalmente, por e-mail, telefone, via SEI e ouvidoria da ufjf.
 Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):

Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
  • Identificação através de placa no setor.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
  • Banheiros e elevador acessíveis, equipe de limpeza de 7h às 21h
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
  • Atendimento pessoal e por telefone.

(Informações atualizadas em 05/08/2022, às 13h01)