Fechar menu lateral

Colégio João XXIII

Colégio de Aplicação João XXIII

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

O Colégio de Aplicação João XXIII oferece atividades de ensino, pesquisa, extensão e formação de professores, atuando na educação básica, nas modalidades de ensino regular e educação de jovens e adultos, tendo como grande diferencial a educação de qualidade que valoriza a diversidade social desde a entrada do aluno, feita via sorteio público (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

1. Coordenação do Ensino Fundamental I
  2. Coordenação do Ensino Fundamental II
  3. Coordenação do Ensino Médio
  4. Coordenação EJA
  5. Departamento de Ciências Humanas
  6. Departamento de Ciências Naturais
  7. Departamento de Educação Física
  8. Departamento de Letras e Artes
  9. Departamento de Matemática
  10. Núcleo de Apoio Escolar
  11. Secretaria

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.joaoxxiii.ufjf.br
Email: joaoxxiii@ufjf.edu.br

Tels:
(32) 3229-7602
(32) 3229-7603

Endereço: Rua Visconde de Mauá, 300 – Bairro Santa Helena – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.015-260

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h30.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Ensino, Pesquisa, Extensão e Formação de Professores. O Colégio de Aplicação João XXIII oferece a Educação Básica nas modalidades de Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atua na formação de professores. Com relação ao ensino, oferece educação de qualidade, que valoriza a diversidade social e que vive um processo peculiar de ingresso, por meio do sorteio público. É uma escola de experimentação pedagógica, de criação e produção de conhecimento.

Para além do ensino, desenvolve projetos de extensão em diferentes áreas, destinados à comunidade em geral, e de pesquisa, além de ser campo de estudos de projetos na área da educação. Dentre as ações extensionistas, muitos eventos culturais são realizados. Como espaço de formação inicial de licenciandos e bacharelandos de diversas áreas, é campo de estágio supervisionado e desenvolve ações de treinamento profissional em projetos institucionais da UFJF.

Na formação continuada de professores, oferece cursos de pós-graduação lato sensu, de extensão, seminários e diálogos formativos. Oferece, ainda, a oportunidade de disseminação do conhecimento através de publicações acadêmicas.

A secretaria tem por finalidade a organização e a execução dos serviços administrativos afins, atendimento a comunidade interna e externa e o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Público ao qual se destina:
Estudantes matriculados na Educação Básica (Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos), na pós-graduação e público geral, que participa de eventos e demais projetos institucionais. Destina-se também a estudantes da graduação que realizam estágios supervisionados e desenvolvem atividades de formação em projetos de Treinamento Profissional, Extensão e Iniciação Científica, por exemplo.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia de acordo com a natureza do serviço. O ingresso na Educação Básica é por meio de sorteio público, sendo necessário acessar os editais de vagas publicados anualmente. Para a matrícula são exigidos documentos pessoais e de escolaridade, por exemplo. Para participação em projetos e outros cursos, é importante acompanhar a forma de desenvolvimento e de ingresso em cada um.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
A secretaria processa as demanda, de forma a analisar as mesmas e dar encaminhamento para execução.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Prazo estabelecido de acordo com a natureza da demanda/serviço e sua necessidade.

Prioridade no atendimento:
Considerando a demanda dos serviços e os seus prazos.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Considerando a natureza da demanda, o tempo pode ser de imediato ou agendamento.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Atendimento, acolhida e recebimento da demanda, encaminhamento e procedimentos necessários, retorno imediato ou agendamento do retorno final ao usuário.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Recebimento formal da demanda, análise do pedido e encaminhamento considerando as instâncias vinculadas, com perspectiva de informatização dos procedimentos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Acontecem pessoalmente, por e-mail, telefone, via SEI e ouvidoria da ufjf.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Pessoalmente, por e-mail, telefone ou via SEI.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Identificação através de placa no setor.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Condições limitadas de acessibilidade. Limpeza feita várias vezes por dia.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento pessoal e por telefone.

(Informações atualizadas em 23/03/2021, às 15h19)

Outras informações:
Em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), o CAp. João XXIII desenvolverá o Programa de Residência Docente no ano de 2019.