Fechar menu lateral

Relações Internacionais

Diretoria de Relações Internacionais (DRI)

Unidade administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares 

 

A DRI oferece serviços relacionados ao intercâmbio acadêmico docente, discente e TAE, a parcerias externas e à reciprocidade de mobilidade internacional (Foto: Jade Uchoas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/internationaloffice/
Email: internationaloffice@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3947

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio do Centro de Vivência/Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) atende docentes, discentes, servidores, comunidade externa nacional e internacional. A DRI oferece serviços relacionados à manutenção e ampliação do intercâmbio acadêmico docente, discente e TAE; à criação dos meios institucionais para o estabelecimento de parcerias externas e à viabilização da reciprocidade da mobilidade internacional nos três segmentos.

Com o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PII-GRAD), oferece, por meio de um edital anual, vagas, isentas do pagamento de mensalidades, em instituições parceiras para a mobilidade acadêmica dos alunos da UFJF. Além disso, tem oferecido bolsa aos alunos classificados e aprovados dentro dos critérios estabelecidos pelo edital publicado.

Em parceria com o Colégio de Aplicação João XXIII, a DRI  coordena o processo de seleção de alunos do Ensino Médio do Programa de Intercâmbio Internacional do João XXIII (PII-João)

A partir de 2017, a DRI, através do Global July Program, passou a oferecer diversos cursos, em línguas estrangeiras, predominantemente em inglês, nas mais diversificadas áreas. Estes são ministrados por professores estrangeiros convidados ou por professores da nossa instituição.

Em conformidade com o plano institucional de internacionalização(2018), a DRI criou os seguintes projetos: Laboratório de Internacionalização (Labint), que oferece a revisão de artigos científicos redigidos em inglês, para fomentar a publicação em revistas internacionais e a tradução de material institucional em outras línguas; Mais Idiomas, que consiste na oferta de cursos em idiomas estrangeiros não oferecidos pelos cursos regulares e são ministrados por bolsistas estrangeiros em mobilidade na UFJF; e o Programa de Mobilidade Internacional Docente (Promid), que oferece bolsas aos docentes para se capacitarem em língua inglesa, com o compromisso de ofertar disciplinas de seu departamento em inglês.

Além desses projetos, a DRI coordena os seguintes programas:
– Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que oferece cursos presenciais em línguas estrangeiras, aplicação gratuita da prova TOEFL para discentes, docentes e técnicos administrativos, e o curso de Português para estrangeiros. Este atende também à comunidade externa.  No ano de 2018, a UFJF tornou-se um posto aplicador da prova de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-BRAS).

– Programa Estudante-Convênio de Graduação e Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG), que oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O programa é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.

 

Público ao qual se destina:
Discentes da UFJF, servidores docentes e técnicos administrativos e pessoas da comunidade externa.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, correspondência via correio, presencialmente e redes sociais.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por e-mail. Além disso, outros canais de comunicação utilizados são o contato telefônico e/ou atendimento presencial.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
As manifestações dirigidas à Diretoria de Relações internacionais da UFJF devem conter todas as informações necessárias à sua análise e tratamento. São necessárias informações de contato (endereço, telefone ou e-mail) para o encaminhamento da resposta ou solicitação de informações adicionais.

 

Prazo para prestação do serviço:
Os prazos variam de acordo com os serviços prestados. Os e-mails são respondidos no prazo de um dia útil.

 

Prioridade no atendimento:
Atendimentos presenciais previamente agendados.

 

Outras informações:
No nosso site disponibilizamos informações sobre os serviços prestados.