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Relações Internacionais

Diretoria de Relações Internacionais (DRI)

Unidade administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares 

 

A DRI oferece serviços relacionados ao intercâmbio acadêmico docente, discente e TAE, a parcerias externas e à reciprocidade de mobilidade internacional (Foto: Jade Uchoas/UFJF)

Sumário

1. Acordos Internacionais
2. Idioma sem Fronteiras
3. Intercâmbio Incoming
4. Internacional Office
5. PEC-G e PEC-PG
6. Secretaria Executiva


1. Acordos Internacionais

Em construção

 

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2. Idioma sem Fronteiras

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/internationaloffice/
Email: isf@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-6929

Endereço:
Universidade Federal de Juiz de Fora – Diretoria de Relações Internacionais – Prédio do Centro de Vivência/Reitoria – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição dos serviços prestados:
O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) oferece cursos presenciais em línguas estrangeiras, aplicação gratuita da prova TOEFL para discentes, docentes e técnico-administrativos, e o curso de “Português para Estrangeiros”. Este atende também à comunidade externa. No ano de 2018, a UFJF tornou-se um posto aplicador da prova de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras).

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Pela pagina da Diretoria de Relações Internacionais, e-mail, redes sociais, atendimento presencial e pelo SEI

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
A solicitação chega em nossos canais de comunicação ou presencialmente, passa pela conferência, e o setor – disponibilizando de todos os dados necessários solicitados pela comunidade acadêmica ou pelo público externo – procede a informação ao solicitante, de maneira eficaz e rápida.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Se a solicitação ou informação depender apenas do IsF, no mesmo dia é realizado a prestação do serviço solicitado, mas se depender de outros setores da instituição ou até mesmo de fora dela esse prazo pode ser um pouco maior.

 

Prioridade no atendimento:
Atendimentos solicitados pelo MEC. Porém não havendo, todos os atendimentos são prioridades em nosso setor.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Depende do tipo de atendimento solicitado. Se depender apenas do setor, no mesmo dia o solicitante tem a resposta. Mas, se depender de outros órgãos ou até mesmo de outros setores da UFJF, esse prazo pode ser maior.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
A DRI tem o compromisso de atender aos solicitantes de forma respeitosa, seja presencial ou eletronicamente, procurando responder às suas dúvidas e atender às solicitações de maneira eficiente e oportuna.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
O serviço inicia pela maneira que o solicitante melhor achar que pode nos contatar (e-mail, redes sociais, sitio da DRI, ou presencialmente), e a DRI, recebendo essa demanda e possuindo as informações requeridas, atende prontamente ao solicitante no menor prazo possível.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Toda reclamação ou sugestão que recebemos pelos nossos meios de comunicação ou presencialmente são avaliados pela equipe e, caso tenham fundamento para uma possível melhora na prestação de nossos serviços, são prontamente atendidas e/ou implementadas em nosso cotidiano de trabalho.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
A consulta se dá por e-mail, presencialmente ou pelo site da DRI, tudo a depender da maneira que foi solicitada a informação e do tipo de informação solicitada pelo requerente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais, emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A DRI é sinalizada com um letreiro na parte externa da construção, com as palavras “International Office”, e com adesivos nas portas das salas que sinalizam os serviços prestados em cada uma. No site oficial da UFJF, a DRI possui o ícone “International”, que direciona para a página em inglês da Universidade e para os serviços da DRI.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Para acesso ao atendimento presencial da DRI na UFJF, a construção possui rampa de acesso do nível da rua e as salas ficam no térreo, não necessitando de escadas. As salas são limpas diariamente e possuem cadeiras para atendimento nas mesas e um “lounge” para recepção de docentes, discentes e representantes internacionais.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Por e-mail, redes sociais, presencialmente ou por telefone.

 

(Informações atualizadas em 18/11/2020, às 15h59) 

 

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3. Intercâmbio Incoming

Em construção

 

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4. Internacional Office

Em construção

 

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5. PEC-G e PEC-PG

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www2.ufjf.br/internationaloffice/pec-pg-2/
Email: pec.dri@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3389

Endereço:
Universidade Federal de Juiz de Fora – Diretoria de Relações Internacionais – Prédio do Centro de Vivência/Reitoria – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição dos serviços prestados:
O Programa Estudante-Convênio de Graduação e Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG) oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O programa é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os usuários obtêm as informações descritas de forma clara e objetiva na página da Diretoria de Relações Internacionais, no site da UFJF. Em caso de dúvida, recorrem aos nossos meios de atendimento acima descritos, momento em que são prontamente atendidos.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Recebimento da demanda, análise, decisão e execução.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Previsão legal.

 

Prioridade no atendimento:
A priori, as prioridades previstas em lei. O atendimento é sempre pautado na colaboração com o usuário, buscando atendê-lo em sua necessidade, em atendimento aos princípios constitucionais da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Trabalhamos para que o atendimento seja realizado de forma imediata, tão logo a demanda nos seja apresentada. A execução e a finalização do serviço demandado dependerá de sua peculiaridade. Em suma, as demandas geralmente são atendidas dentro do prazo legal.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
A DRI tem o compromisso de atender aos solicitantes de forma respeitosa, seja presencial ou eletronicamente, procurando responder às suas dúvidas e atender às solicitações de maneira eficiente e oportuna. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
No geral, os serviços são realizados de maneira a priorizar as urgências e cumprir os prazos previstos em lei, sempre buscando o atendimento de forma a não prejudicar o usuário.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Os e-mails são verificados diuturnamente, os telefonemas prontamente atendidos, bem como o atendimento presencial. No intuito de conduzir as demandas de forma adequada e transparente, solicitamos aos usuários a formalização por email, ocasião em que analisamos as situações e, de acordo com a urgência que o caso requerer, apresentamos nossos esclarecimentos e orientações.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Utilizamos os mecanismos que dispomos , tais como: e-mail, telefone, Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc), pessoalmente, e correspondências oficiais, de acordo com o serviço solicitado. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A DRI é sinalizada com um letreiro na parte externa da construção com as palavras “International Office” e com adesivos nas portas das salas que sinalizam os serviços prestados em cada uma. No site oficial da UFJF, a DRI possui o ícone “International”, que direciona para a página em inglês da Universidade e para os serviços da DRI.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Para acesso ao atendimento presencial da DRI na UFJF, a construção possui rampa de acesso do nível da rua e as salas ficam no térreo, não necessitando de escadas. As salas são limpas diariamente e possuem cadeiras para atendimento nas mesas e um “lounge” para recepção de docentes, discentes e representantes internacionais.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Telefone e presencial.

 

(Informações atualizadas em 18/11/2020, às 16h30)

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6. Secretaria Executiva

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/internationaloffice/
Email: internationaloffice@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3947

Endereço:
Universidade Federal de Juiz de Fora – Diretoria de Relações Internacionais – Prédio do Centro de Vivência/Reitoria – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) atende docentes, discentes, servidores, comunidade externa nacional e internacional. A DRI oferece serviços relacionados à manutenção e ampliação do intercâmbio acadêmico docente, discente e TAE; à criação dos meios institucionais para o estabelecimento de parcerias externas e à viabilização da reciprocidade da mobilidade internacional nos três segmentos.

Com o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PII-GRAD), oferece, por meio de um edital anual, vagas, isentas do pagamento de mensalidades, em instituições parceiras para a mobilidade acadêmica dos alunos da UFJF. Além disso, tem oferecido bolsa aos alunos classificados e aprovados dentro dos critérios estabelecidos pelo edital publicado.

Em parceria com o Colégio de Aplicação João XXIII, a DRI  coordena o processo de seleção de alunos do Ensino Médio do Programa de Intercâmbio Internacional do João XXIII (PII-João)

A partir de 2017, a DRI, através do Global July Program, passou a oferecer diversos cursos, em línguas estrangeiras, predominantemente em inglês, nas mais diversificadas áreas. Estes são ministrados por professores estrangeiros convidados ou por professores da nossa instituição.

Em conformidade com o plano institucional de internacionalização(2018), a DRI criou os seguintes projetos: Laboratório de Internacionalização (Labint), que oferece a revisão de artigos científicos redigidos em inglês, para fomentar a publicação em revistas internacionais e a tradução de material institucional em outras línguas; Mais Idiomas, que consiste na oferta de cursos em idiomas estrangeiros não oferecidos pelos cursos regulares e são ministrados por bolsistas estrangeiros em mobilidade na UFJF; e o Programa de Mobilidade Internacional Docente (Promid), que oferece bolsas aos docentes para se capacitarem em língua inglesa, com o compromisso de ofertar disciplinas de seu departamento em inglês.

Além desses projetos, a DRI coordena os seguintes programas:
– Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), que oferece cursos presenciais em línguas estrangeiras, aplicação gratuita da prova TOEFL para discentes, docentes e técnicos administrativos, e o curso de Português para estrangeiros. Este atende também à comunidade externa.  No ano de 2018, a UFJF tornou-se um posto aplicador da prova de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-BRAS).

– Programa Estudante-Convênio de Graduação e Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG), que oferece a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico a oportunidade de realizar seus estudos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O programa é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o(s) serviço(s):
Todas as informações para acesso aos serviços encontram-se em: https://www2.ufjf.br/internationaloffice. Os interessados também podem tirar dúvidas ou fazer solicitações pelo telefone +55 32 2102-3947 ou pelos endereços eletrônicos específicos para os serviços específicos descritos: internatinaonaloffice.dri@ufjf.edu.br; revisao.dri@ufjf.edu.br; certifica.dri@ufjf.edu.br e csf.dri@ufjf.edu.br

 

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):

Laboratório de Internacionalização
O projeto Laboratório de Internacionalização (Labint), gerenciado pela DRI, visa apoiar a tradução de material institucional e a revisão de artigos científicos de professores da UFJF. Ele está regularizado pela Resolução nº 100, de 26 de setembro de 2018, do Conselho Setorial de Graduação. Na medida do possível, o prazo máximo de retorno é em 20 dias úteis, a partir da confirmação do e-mail recebido. 

As etapas estão descritas em https://www2.ufjf.br/internationaloffice/politica-linguistica/labint/. Em caso de pedido de urgência feito por autoridade superior, atendemos de imediato.
Contato: revisão.dri@ufjf.edu.br.

Certificação
Serviço que tem como público-alvo alunos da UFJF e ex-alunos cuja solicitação tenha a ver com estudos e/ou estágios relacionados ao meio acadêmico, que consiste na certificação de diploma, histórico e cartas nas línguas inglesa e espanhola.
As etapas estão descritas em https://www2.ufjf.br/internationaloffice/intercambio/certificacao/.
Contato certifica.dri@ufjf.edu.br.

Ciências sem Fronteiras
Embora o programa tenha se encerrado, ainda resolvemos pendências que aparecem quando o aluno requer histórico escolar.
O passo a passo está em https://www2.ufjf.br/internationaloffice/intercambio/outgoing/ciencias-sem-fronteiras/. Contato: csf.dri@ufjf.edu.br

Solicitação de viagens e passagens
Serviço que tem como público alvo os servidores TAEs do nosso setor, diretora e professores colaboradores pertencentes ao quadro da UFJF a participar de eventos promovidos pela DRI. Esta solicitação nos é encaminhada pelo SEI com aviso por e-mail. Se for convidado, a solicitação se dá por e-mail (internationaloffice@ufjf.edu.br)

 

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
A Secretaria Executiva da DRI não possui mecanismos especiais de prioridade de atendimento. As solicitações são atendidas respeitando a ordem cronológica de solicitação.

 

Prioridade no atendimento:
A Secretaria executiva da DRI não possui mecanismos especiais de prioridade de atendimento. As solicitações são atendidas respeitando a ordem cronológica de solicitação.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Procuramos atender sempre da forma mais rápida possível. Nos links descritos acima, estão definidos os prazos, dependendo do serviço solicitado.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
A DRI tem o compromisso de atender aos solicitantes de forma respeitosa, seja presencial ou eletronicamente, procurando responder às suas dúvidas e atender às solicitações de maneira eficiente e oportuna.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Estão definidos nos links dos serviços ofertados. E quanto ao serviço de “Solicitação de Viagens”, os prazos são definidos no link https://www2.ufjf.br/planejamento/scdp/.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Encaminhamento de e-mail para internationaloffice@ufjf.edu.br.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Por e-mail e no Siga. No serviço de solicitação de viagem, no SEI e na plataforma do www2.scdp.gov.br/novoscdp/home.xhtml

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
A DRI é sinalizada com um letreiro na parte externa da construção, com as palavras “International Office”, e com adesivos nas portas das salas, que sinalizam os serviços prestados em cada uma. No site oficial da UFJF, a DRI possui o ícone “International”, que direciona para a página em inglês da Universidade e para os serviços da DRI.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Para acesso ao atendimento presencial da DRI na UFJF, a construção possui rampa de acesso do nível da rua e as salas ficam no térreo, não necessitando de escadas. As salas são limpas diariamente e possuem cadeiras para atendimento nas mesas e um “lounge” para recepção de docentes, discentes e representantes internacionais. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Caso o SEI, e-mail ou telefones fiquem indisponíveis, a DRI atende presencialmente.

 

Outras informações:
Em https://www2.ufjf.br/internationaloffice/, são divulgadas oportunidades em relação à promoção da internacionalização da UFJF

 

(Informações atualizadas em 17/11/2020, às 18h42)

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