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Faculdade de Letras

Faculdade de Letras (Fale)

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

 

A Faculdade de Letras oferece graduação e pós-graduação, com programas de mestrado strictu senso e profissional e doutorado, cursos de idiomas voltados para as comunidades interna e externa e projetos de extensão e pesquisa (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
E-mail:
Telefones:
  • (32) 2102-3150/3151
Endereço:
  • Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Letras – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG.
Dias e Horário de funcionamento:
  • De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 23h.
  • Sábado, das 8h às 12h.

 


Breve descrição dos serviços prestados

  • A Faculdade de Letras oferece aos seus alunos um percurso acadêmico completo: graduação e pós-graduação stricto sensu (dois Programas de Mestrado e Doutorado: um em Linguística e outro em Estudos Literários, além de um Programa de Mestrado Profissional em Letras). Conta com corpo docente formado, em sua quase totalidade, por profissionais com título de doutorado, que desenvolvem projetos de pesquisa e extensão.
  • Tem como diferencial qualitativo a ênfase na articulação entre ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de professores críticos de seus objetos teóricos e produtores de novos conhecimentos em diálogo com a sociedade.
  • Promove diversos cursos voltados ao interesse da comunidade externa, dentre os quais:
    1) Projeto Inglês para Conversação
    2) Projeto Inglês para a Comunicação Oral e Escrita
    3) Projeto Língua Estrangeira para a Terceira Idade
    4) Projeto Boa Vizinhança
    5) Projeto Traduções Acadêmicas
    6) Projeto Chorale Gavroche
    7) Libras e Saúde
    8) Libras no Campus
    9) Tradução e Interpretação de Libras-Português
  • Na medida do possível, disponibiliza aos alunos, TAEs e docentes de outras unidades da UFJF o anfiteatro e salas de aulas para eventos acadêmicos.

Públicos e formas de acesso e comunicação

  • Público ao qual se destina: Comunidade Acadêmica (Docentes, discentes, TAEs e terceirizados)
  • Forma de acesso ao serviço: E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente, redes sociais
  • Forma de comunicação com o solicitante do serviço: E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente, redes sociais

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço

  • Para participação nas disciplinas de graduação e pós-graduação, a documentação necessária exigida pelas coordenações de curso.
  • Atividades extensionistas exigem documentação solicitadas nos editais.
  • Uso do espaço físico requer agendamento prévio na secretaria geral. Basta comparecer ao local no horário de funcionamento ou entrar em contato por telefone, e.mail ou plataforma SEI.

Etapas e prazos

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
  • Dependendo da natureza do serviço, pede-se agendamento. A secretaria e as coordenações orientam a este respeito.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
  • Para a maior parte dos serviços, no máximo 24 horas.
Prioridade no atendimento:
  • Em geral, será dada prioridade aos documentos que os alunos precisam, e atividades agendadas e/ou constantes na grade curricular dos cursos oferecidos (graduação e pós-graduação).
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
  • No máximo 24h.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
  • Previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
  • Recebimento da demanda por parte da Secretaria e da Direção, com posterior encaminhamento interno. Prazo de 24 horas para a conclusão da solicitação.

Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
  • Secretaria e direção acompanham diariamente a demanda, as solicitações, e dão o devido encaminhamento.
 Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
  • Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros)
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):

Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros)


Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
  • Cartazes e avisos, próximos à secretaria geral e na entrada da Faculdade de Letras.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
  • Acessível a pessoas com deficiência; limpeza diária e em três turnos ao dia; cadeiras para espera na entrada da Unidade; e rede wi-fi disponível.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
  • Trabalhadores da Secretaria são preparados para esta eventualidade.

Outras informações:

  • A Faculdade de Letras está sempre aberta a propostas de criação de cursos, oferta de palestras, seminários, etc, de modo a atender, na medida do possível, a demanda e as expectativas dos públicos interno e externo. Além da Secretaria Geral e da Direção, há coordenações próximas à Secretaria que também atendem usuários.

(Informações atualizadas em 08/08/2022, às 16h19)