Fechar menu lateral

Avaliação Institucional

Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

 

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: ufjf.br/diavi

E-mails: 
secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br/
secretaria.avaliacao@gmail.com

questionario.ufjf@gmail.com (específico para questões sobre o Módulo de Avaliação das Atividades Acadêmicas)

Tel: (32) 2102-3915

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da UFJF é um setor vinculado à Reitoria cujo objetivo principal é oferecer suporte a avaliações internas e externas no âmbito da instituição e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação da Universidade, conforme estabelece a Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.

Serviços oferecidos:
– Articulação de processos avaliativos em âmbito institucional;
– Assessoramento na implementação e organização de informações administrativas para a autoavaliação institucional;
– Assessoramento e suporte à Comissão Própria de Avaliação (CPA);
– Condução dos processos de avaliação das atividades acadêmicas, via SIGA;
– Assessoramento nos processos de avaliação de estágio probatório docente;
– Fomento à cultura de avaliação para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI);
– Promoção da visibilidade dos cursos da UFJF, através de participação em rankings avaliativos nacionais e internacionais;
– Suporte à coleta de dados de avaliações independentes;
– Suporte às coordenações de cursos de graduação a serem avaliados externamente pelo Inep (Enade ou visita in loco) ;
– Orientação a estudantes participantes do Enade;
– Orientação a estudantes concluintes sobre a regularidade junto ao Enade;
– Divulgação dos resultados de avaliações externas e de ranqueamento para a comunidade acadêmica e a sociedade;
– Prestar atendimento aos públicos externo e interno.

 

Público ao qual se destina:
Discentes, docentes e TAEs.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Requisitos: Ao encaminhar demanda relacionada a assuntos sobre Avaliação Institucional, informar o vínculo com a UFJF (se houver) e o objetivo da ação demandada.
– Documentos: não há Formas: E-mail, por ofício ou despacho SEI, por contato telefônico ou presencialmente na sala da Diretoria (quando em atividades presenciais).

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Recebimento das demandas
– Consulta aos dados disponíveis
– Encaminhamentos e análises necessárias
– Redação das respostas e atendimento da demanda.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Quando há prazos legais interpostos pelas normativas federais ou internas à UFJF, estes são seguidos. Para outros casos gerais, as demandas são atendidas o mais rápido possível.

 

Prioridade no atendimento:
Não há prioridades, a menos que haja prazos próximos de finalização. O setor trabalha com divisão de tarefas para atender demandas no menor tempo possível.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
E-mails são respondidos, no máximo, em 24h úteis. Ofícios, despachos e outros documentos institucionais seguem os prazos interpostos para resposta.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Preza-se, na prestação de serviços, por todos os princípios da administração pública, bem como por cordialidade, atenção, esmero e integridade.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
– Recebimento das demandas – em até 24h, se por e-mail ou documento institucional
– Consulta aos dados disponíveis – em até 48h
– Contato com o usuário para informações gerais sobre providências ou outras informações necessárias – em até 48h – Encaminhamentos e análises necessárias – a depender da ação
– Redação das respostas – a depender da ação
– Conferência final por parte da Diretora de Avaliação – em até 48h após a redação
– Atendimento da demanda.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Segue-se os trâmites do processamento de serviços e a previsão de tempo de espera para o atendimento 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Pelos canais de atendimento, a qualquer tempo enquanto a demanda estiver em análise. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Há uma placa na entrada do setor.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A sala da Diretoria de Avaliação é acessível a toda a comunidade acadêmica, estando localizada na parte térrea da Reitoria, no corredor do Gabinete. É limpa e mantida organizada pelos servidores do setor.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Toda a prestação de serviços e a base de dados, atualmente, está concentrada nos espaços de armazenamento digitais. Devido à dependência dos sistemas informatizados, é necessário aguardar o retorno das conexões para efetivação das demandas. Porém, para orientações gerais, avisos ou outras urgências, em casos de indisponibilidade das redes, é possível obter atendimento através de contatos por aplicativos de conversas ou contato telefônico dos servidores do setor.

 

Outras informações:
O planejamento e a execução das avaliações internas e externas na UFJF são operacionalizadas com:
1) a consolidação e o aprimoramento dos instrumentos de avaliação própria, garantida a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica;
2) a sensibilização e o envolvimento efetivos dos setores nas avaliações externas;
3) a apropriação dos resultados das avaliações própria e externa no planejamento de atividades acadêmicas e administrativas.

O setor possui um Manual de Procedimentos, disponível em nossa página www.ufjf.br/diavi/inicial/eventos/

 

(Informações atualizadas em 09/04/2021, às 14h59)