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Pós-graduação e Pesquisa

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

Sumário – Setores

a) Administrativo e suporte

  1. Assessoria Acadêmica

  2. Secretaria da Propp

b) Gerências

  1. Gerência de Compras

  2. Gerência de Lato Sensu

  3. Gerência de Bolsas de Pós-graduação

c) Comitês e Comissões

  1. Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

  2. Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

d) Espaços vinculados

  1. Centro de Pesquisas Sociais

  2. Editora da UFJF


 

a) Administrativo e Suporte

a.1. Assessoria Acadêmica

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/propp/
E-mail: assessoriaacademica.propp@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3773

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Assessoria Acadêmica da Propp é responsável por analisar se os editais de seleção para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação (PPGs), as mudanças curriculares e outras normas relativas à pós-graduação estão em conformidade com as legislações vigentes, principalmente da UFJF.

Paralelamente, gerencia a execução das defesas dos trabalhos finais dos cursos de pós-graduação, através do sistema de validação de atas e posterior homologação dos eventos.

Além disso, monitora a abertura de novos cursos de mestrado e doutorado por meio dos Aplicativos de Propostas de Cursos Novos (APCN), de Minter/Dinter e de cursos na modalidade lato sensu (especializações).

Também regula o credenciamento e recredenciamento de docentes nos PPGs e presta apoio às demandas dos PPGs e pesquisadores.

Por fim, atende o público em geral com questões relativas aos cursos de pós-graduação da Instituição.

 

Público ao qual se destina:
Coordenações e secretarias de programas de pós-graduação; professores, alunos (já vinculados à pós-graduação ou com interesse) e público em geral.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e/ou presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o solicitante é realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente, em geral através do mesmo canal no qual o contato inicial foi realizado.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia de acordo com a natureza do serviço acessado. Para a solicitação de análise de editais, por exemplo, é necessária a abertura de processo por meio do Siga, assim como para criação de novos cursos.

Em geral, para os demais serviços, é necessário o envio de e-mail, memorando ou ofício.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.  

 

 


 

a.2. Secretaria da Propp

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/propp
E-mail: propp@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3780

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Secretaria da Propp é responsável pelo atendimento ao público em geral que procura o setor, filtrando e encaminhando as demandas para os demais setores. Além disso, é responsável pela assessoria direta aos pró-reitores, cuidando de suas agendas, viagens e reuniões.

 

Público ao qual se destina:
Comunidades interna e externa da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Por telefone, por e-mail, presencial.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Como as demandas são variadas, é necessário entrar em contato para saber se existe algum requisito.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas variadas e específicas, o prazo para o atendimento depende de cada demanda.

 

Prioridade no atendimento:
Atividades de pós-graduação, atividades registradas e agendadas. 

 

 


 

b) Gerências

b.1. Gerência de Compras

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/propp/

E-mail:
pesquisa.propp@ufjf.edu.br,
scdp.propp@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 2102-3766
(32) 2102-3880
(32)2102-3785

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– Realização de compras e solicitação de serviços de reparos e manutenção em equipamentos com verbas internas (próprio recurso UFJF) ou verba externa (recurso Finep, por exemplo);
– Acompanhamento de projetos para atender às demandas da pesquisa na UFJF e controlar os recursos dos programas de pós-graduação destinados para viagens, assim como a realização e acompanhamento pelo Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP).

 

Público ao qual se destina:
Todos os docentes e técnicos administrativos em Educação que necessitam fazer compras e solicitar serviços de manutenção e reparo referentes à pesquisa. No caso do SCDP, além dos servidores, inclui também alunos, convidados e colaboradores eventuais.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária apresentação de documentos, apenas descrição do serviço/equipamento e suas especificações. Para o SCDP, preferencialmente por e-mail, pois são necessários cadastro no sistema e documentos conforme o tipo de atividade a ser desenvolvida.

 

Prazo para prestação do serviço:
Trabalhamos com atividades encadeadas com outros setores, como Coesf, Cosup, Coordenação de Passagens e Diárias, além de todos os departamentos acadêmicos da UFJF – e em alguns casos dependemos de empresas que têm prazos específicos. Trabalhamos tentando atender a todos com a maior presteza possível.

 

Prioridade no atendimento:
Prazos limites ou urgência nas demandas. Não existindo nenhuma dessas situações, cumpre-se a ordem de recebimento da solicitação.

 

Outras informações:
Pedidos de compras de equipamentos, demandas de serviços de manutenção ou reparo e realização de viagens necessitam de liberação de verba interna ou externa para que possam ser realizadas, assim precisam ser efetuadas consultas à Pró-reitoria de Planejamento e/ou verificação de capital com os pró-reitores.

 

 


 

b.2. Gerência de Lato Sensu

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/latosensu/
E-mail: latosensu.ufjf@gmail.com
Telefones: (32) 2102-3773

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h3o às 19h30.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– Análise de Processos de Criação ou Reoferecimento de Cursos de Especialização/MBA/Aperfeiçoamento e Formação Continuada;
– Encaminhamento à Progepe dos alunos contemplados com a reserva de 10% das vagas, nos cursos em que haja pagamento de contraprestação pecuniária, para os servidores da UFJF;
– Conferência da documentação de matrícula a ser encaminhada à Cdara;
– Envio à Cdara do Relatório Final dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Formação Continuada, após o encerramento do curso;
– Envio das Monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização/MBA à Biblioteca Central;
– Participação nas reuniões da Comissão Administrativa e Financeira dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Formação Continuada;
– Gerenciamento dos processos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu que tramitam pelo Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa (CSPP);
– Manutenção do Banco de Dados do Guia do Estudante relativo aos cursos de Especialização/MBA da UFJF;
– Manutenção dos dados relativos à Pós-Graduação Lato Sensu no portal da UFJF;
– Manutenção do Banco de Dados do MEC relativo ao Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (e-MEC);
– Elaboração e divulgação do edital contendo as orientações e cronograma para oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu aos servidores (docentes e técnico-administrativos da UFJF aptos a coordená-los);
– Atendimento presencial, telefônico ou por e-mail aos interessados em se inscrever nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Formação Continuada da UFJF;
– Atendimento às demandas do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC;
– Encaminhamento à Fadepe das planilhas financeiras aprovadas pela Comissão Administrativa e Financeira dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e demais dados e documentos definidos pela referida Comissão.

 

Público ao qual se destina:
– Proponentes de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Formação Continuada;
– Interessados em se inscrever nos referidos cursos e seus egressos;
– Equipe responsável pelo Banco de Dados do MEC relativo ao Cadastro Nacional de Oferta de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (e-MEC);
– Equipe responsável pela publicação “Guia do Estudante”;
– Equipe da Gerência de Matrícula e Controle Acadêmico da Pós-graduação/Cdara,
– Equipe da Biblioteca Central.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, site e presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com os interessados nos serviços da Gerência de Lato Sensu é realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
1) Interessados em se inscrever nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Formação Continuada e seus egressos:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por e-mail, para a verificação da possibilidade de atendimento.

2) e-MEC; Guia do Estudante; Cdara; Biblioteca Central; Fadepe e Serviço de Informação ao Cidadão – SIC:
Documentos/formulários fornecidos pelos respectivos setores.

3) Proponentes de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Formação Continuada:

  • Formulário para criação de curso de pós-graduação lato sensu ou formação continuada;
  • Formulário CD-01, para cada disciplina criada;
  • Planilha Financeira (Fadepe)

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Propostas de criação ou reoferecimento de cursos que sigam às orientações do Edital de Fluxo Contínuo da Propp, bem como às Resoluções nº 26/2018-CONSU e 45/2018-CSPP, terão sua tramitação agilizada pela ausência de eventuais pendências.

 

 


 

b.3. Gerência de Bolsas de Pós-graduação

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/propp/
E-mail: bolsaspg.propp@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3775

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Gerência de Bolsas de Pós-graduação é responsável por todas e quaisquer alterações de bolsas, concedidas pela Capes, pela Fapemig e pela UFJF, pertinentes aos programas de pós-graduação, o que contempla as etapas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

 

Público ao qual se destina:
Coordenações e secretarias de programas de pós-graduação; professores dos PPGs e alunos de pós-graduação.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia de acordo com a natureza do serviço acessado. Para alterações de bolsas, por exemplo, é necessário o encaminhamento de toda a documentação pertinente exigida pelas agências de fomento e acompanhada de ofícios ou memorandos. Os demais serviços são prestados mediante encaminhamento de e-mail e/ou comparecimento presencial.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso. Demandas de emissões de documentos são atendidas, em média, em até dois dias úteis; demandas de alterações de bolsas são atendidas, em média, em até cinco dias úteis.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado

 

 


 

c) Comitês e Comissões

c.1. Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/comitedeetica
E-mail: cep.propesq@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3788

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
Estamos no prédio da Reitoria (Sala na Propp), à disposição, de segunda a sexta, das 8h as 17h, para contribuir com o desenvolvimento das pesquisas acentuando ainda o papel educativo para desenvolve- la de acordo com a resolução CNS 466/12 (Conselho Nacional de Saúde) a Norma Operacional 001/13 e as resoluções complementares.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O CEP/UFJF analisa projetos de pesquisa que envolve seres humanos, individual ou coletivamente, em sua totalidade ou partes; de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos. Por determinação legal, devem ser submetidos à análise para aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFJF:

a) projetos de pesquisa que envolva investigações com seres humanos (novos fármacos, testes diagnósticos, novas técnicas, novos procedimentos, etc.);
b) projetos com levantamentos estatísticos (entrevistas, questionários, etc.);
c) projetos de extensão com interface na pesquisa;
d) estudos histopatológicos com material de arquivo.

 

Público ao qual se destina:
Pesquisadores em geral, docentes, discentes (da instituição ou não) e a comunidade como um todo.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e redes sociais.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Segue a descrição dos documentos (eles devem ser enviados de acordo com a metodologia e o objetivo de cada pesquisa).

  • Formulário on-line (informações básicas do projeto), preenchido diretamente no site da Plataforma Brasil, informando os dados da pesquisa;
  • No quinto passo é obrigatório anexar um projeto de pesquisa detalhado. Este modelo só deverá ser utilizado para encaminhamentos de projetos para o CEP/UFJF. Para inscrições em editais utilizar o modelo de projeto específico;
  • Folha de rosto preenchida na Plataforma Brasil, assinada e digitalizada. Atenção aos campos de datas e assinaturas, que devem ser devidamente identificadas (o campo Instituição Proponente deverá também conter obrigatoriamente o carimbo do diretor da Unidade/Instituto);
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE);
  • Termo de Assentimento Livre Esclarecido – (Anuência do participante da pesquisa, criança, adolescente ou legalmente incapaz);
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em Caso de Participação de Menor (Utilizado quando o participante da pesquisa for menor de idade);
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. (Este modelo de TCLE somente deverá ser utilizado quando houver a necessidade de divulgação de dados do participante da pesquisa, desde que esteja compatível a um só tempo com a metodologia e o objetivo do projeto proposto);
  • Dispensa do TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido);
  • Declaração de infraestrutura e de concordância com a realização da pesquisa, assinada pelo responsável pelo setor/serviço onde os dados serão colhidos;
  • Instrumentos de coleta de dados da pesquisa (questionários, formulários, entrevistas, roteiro e outros) devem vir em um documento em anexo (caso seja pertinente ao seu projeto);
  • Termo de confidencialidade e sigilo (este termo deverá ser anexado ao protocolo de pesquisa somente quando houver a necessidade de aplicação de TCLE junto com a análise de dados secundários).

Os documentos deverão ser digitalizados e submetidos via (Plataforma Brasil).

A análise dos projetos de pesquisa que serão desenvolvidos no âmbito do HU-UFJF, em parte ou na sua totalidade deverá ser feita prioritariamente pelo CEP do HU-CAS (CNPJ 21.195.755/0002-40). Caso opte que seu projeto seja analisado no CEP/UFJF (CNPJ 21.195.755/0001-69) (HU-UFJF, CNPJ 21.195.755/0002-40), além da documentação de acordo com sua metodologia, também serão necessário os seguintes documentos quando da submissão para análise:

  • Comprovante de Cadastro do pesquisador na Gerência de Ensino e Pesquisa;
  • Comprovante de Cadastro do projeto de pesquisa na Gerência de Ensino e Pesquisa;
  • Declaração de infraestrutura e orçamento aprovados pela Comissão de Viabilidade Econômica e Financeira de Projetos do HU-UFJF.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para análise ética é de 30 dias.

 

Prioridade no atendimento:
Nos temas de relevância pública e de interesse estratégico da agenda de prioridades do SUS, com base nos indicadores epidemiológicos, emitindo parecer, devidamente justificado, sempre orientado, dentre outros, pelos princípios da impessoalidade, transparência, razoabilidade, proporcionalidade e eficiência, dentro dos prazos estabelecidos em norma operacional, evitando redundâncias que resultem em morosidade na análise.

 

Outras informações:
A resolução CNS n.º 466/12 e suas complementares não são e nem poderiam ser um código, com regras rígidas. Contêm diretriz que vão nortear o julgamento ético dos protocolos e estabelecer normas operacionais. Na página do CEP/UFJF são disponibilizados modelos de documentos para subsidiar os trâmites dos projetos de pesquisa.

 

 


 

c.2. Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/ceua/
E-mail: ceua.propesq@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3880

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de Juiz de Fora – Ceua/UFJF é um órgão deliberativo e de assessoramento da Administração Superior da Universidade em matéria normativa e consultiva, nas questões sobre a utilização de animais (Filo Chordata, sub filo vertebrata) para o ensino e a pesquisa.

A Ceua-UFJF tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, no âmbito da UFJF e nos limites de suas atribuições, o disposto na Lei n.º 11.794, de 8 de outubro de 2008, seu Decreto regulamentador 6.899 de 15 de julho de 2009, e nas Resoluções Normativas do Concea, referentes à criação e/ou utilização de animais para o ensino e a pesquisa, caracterizando-se a sua atuação como educativa, consultiva, de assessoria e fiscalização.

 

Público ao qual se destina:
Professor/Pesquisador e técnicos de nível Superior da UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato é realizado por telefone, por e-mail e pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Para análise de protocolos de pesquisa ou ensino é necessário o preenchimento de formulário específico disponível para download no site da Comissão.
– Qualquer tipo de comunicação entre a Ceua e os solicitantes é realizada por memorandos, telefone, e-mails ou de forma presencial, quando necessário, desde que previamente agendado.

 

Prazo para prestação do serviço:
Em média, a análise de protocolos demanda 60 dias. O prazo para outras solicitações varia de acordo com a especificidade da demanda.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

 


 

d) Espaços vinculados

d.1. Centro de Pesquisas Sociais

Contatos e horários

Sítio eletrônico: http://www.ufjf.br/cps/
E-mail: pesquisa.cps@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3104 (recepção)

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O intuito é fornecer à comunidade acadêmica e juiz-forana diagnósticos sobre a realidade social, treinamento para realização de pesquisa científica e divulgação de informações de utilidade pública. Para tanto, o CPS fomenta um diálogo constante entre as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de seus pesquisadores, congregando núcleos, laboratórios e projetos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento científico.

Os pesquisadores e colaboradores do CPS recorrem a uma variedade de métodos de investigação, como estudos comparativos nacionais e internacionais, surveys, diagnósticos socioeconômicos, estudos de caso, etnografias, grupos focais, além de produzirem avaliações de políticas e programas sociais e assessorias a governos municipais, estaduais e federal.

Os temas versam sobre cidadania, eleições, instituições políticas, participação, governança, movimentos sociais, conflitos socioambientais, políticas públicas de saúde e educação, ação afirmativa e desigualdade racial, mudanças demográficas, crescimento e mobilidade urbanas, pobreza e vulnerabilidade, mercado de trabalho, desenvolvimento, inovação tecnológica, direitos civis, sociais, reprodutivos e culturais, juventude, religião, história, filosofia, direito e moral.

 

Público ao qual se destina:
Entidades públicas, terceiro setor, entidades privadas, docentes e discentes do ensino superior, público externo à UFJF.

 

Forma de acesso ao serviço:
Contato com a recepção/diretoria via telefone, e-mail, presencialmente.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Contato com a recepção/diretoria via telefone, e-mail, presencialmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos obrigatórios.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são diversas as atividades em suas especificidades, o prazo para o atendimento vai depender de cada tipo de demanda.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
Há serviços disponíveis na página virtual do CPS para o público amplo; contudo, demais serviços devem ser demandados e acordados previamente com diretoria/conselho diretor, formalmente aprovados de acordo com os trâmites formais.

 

 


 

d.2. Editora da UFJF

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/editora
E-mail: editora@ufjf.edu.br

Telefones:
(32) 3229-7645
(32) 3229-7646

Endereço:  Rua Benjamin Constant, 790, Centro – Juiz de Fora (MG); CEP 3615-400

Dias e horários de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve Descrição do(s) Serviço(s) Prestado(s):
Produção editorial (revisão, editoração gráfica, impressão e acabamento de livros e periódicos científicos).

A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora foi criada na década de 1980. É filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e participa do Programa Interuniversitário de Distribuição do Livro – PIDL. Nos seus 30 anos de existência, editou mais de 600 títulos. Em seu catálogo encontram-se disponíveis para comercialização cerca de 400 títulos.

A Editora da UFJF  recebe novos originais para avaliação e publicação através de dois sistemas:
(a) por meio de editais de apoio à publicação e que são abertos anualmente e
(b) em fluxo contínuo, com financiamento externo, com recursos recebidos de agências de fomento à pesquisa e à extensão.

Toda obra, para ser publicada pela Editora, precisa, além disso, passar pela avaliação do Conselho Editorial da UFJF, composto por professores da Universidade, responsáveis por garantir a qualidade das publicações. A Editora tem, como  missão, contribuir para a difusão do conhecimento produzido na Universidade.

 

Público ao qual se destina:
Professores e pesquisadores da Universidade e de outras instituições nacionais e internacionais de pesquisa, ensino e extensão.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e redes sociais.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Prazo para prestação do serviço:
Não se aplica, uma vez que as produções editoriais, por características próprias, possuem tempos e prazos diferenciados e diversos para finalização.

 

Outras informações:
Mais informações acerca dos serviços e produções desenvolvidas pela Editora podem ser acessadas através do site ou pelo telefone.