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Pós-Graduação e Pesquisa

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora

Setores

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa;
Centro de Pesquisas Sociais (CPS)
Editora da UFJF
Centro de Biologia da Reprodução


Contatos e horários

Sítio eletrônico:

www2.ufjf.br/propp

E-mails:
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: propp@ufjf.br
Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa: coord.propp@ufjf.br
Gerência de Bolsas: bolsaspg.propp@ufjf.br
Gerência Acadêmica: assessoriaacademica.propp@ufjf.br
Gerência Administrativa: propp@ufjf.br
Centro de Pesquisas Sociais (CPS): pesquisa.cps@ufjf.br
Editora da UFJF: editora@ufjf.br
Centro de Biologia da Reprodução: direcao.cbr@ufjf.br

Telefones:
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: (32)2102-3780
Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa: (32)2102-3880
Gerência de Bolsas: (32)2102-3775
Gerência Acadêmica: (32)2102-3773/3785
Gerência Administrativa: (32)2102-3780/3784
Centro de Pesquisas Sociais (CPS): (32) 2102-3104
Editora da UFJF: (32) 2102-3587
Centro de Biologia da Reprodução: (32) 2102-3251

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG

Dias e Horário de funcionamento:
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: 7h às 20h
Centro de Pesquisas Sociais (CPS): 7h às 19h
Editora da UFJF: 7h às 19h
Centro de Biologia da Reprodução: 7h às 19h


Breve descrição dos serviços prestados

  • Coordenação de Pós-Graduação e pesquisa: Responsável por coordenar as ações da Propp referentes à Pós-Graduação e Pesquisa
  • Gerência de Bolsas: A Gerência de Bolsas de Pós-Graduação é responsável por todas e quaisquer alterações de bolsas, concedidas pela Capes, pela Fapemig e pela UFJF, pertinentes aos programas de pós-graduação, o que contempla as etapas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ainda é responsável pelas bolsas de Iniciação Científica.
  • Gerência Acadêmica: Responsável por todas as questões acadêmicas da pós-graduação da UFJF, gerenciando os cursos de lato sensu (especializações), mestrado e doutorado, além de auxiliar as coordenações dos programas de pós-graduação.
  • Gerência Administrativa: Responsável por acompanhar e gerenciar o orçamento da pós-graduação, incluindo recursos de diárias e passagens aéreas, manutenção de equipamentos, mapeamento e melhoria de processos internos.
  • Centro de Pesquisas Sociais (CPS): O intuito do CPS é fornecer à comunidade acadêmica e juiz-forana diagnósticos sobre a realidade social, treinamento para realização de pesquisa científica e divulgação de informações de utilidade pública. Para tanto, o CPS fomenta um diálogo constante entre as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de seus pesquisadores, congregando núcleos, laboratórios e projetos de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento científico.
  • Editora da UFJF: A Editora da UFJF recebe novos originais para avaliação e publicação, derivados dos seus servidores, além de realizar produção editorial (revisão, editoração gráfica, impressão e acabamento de livros e periódicos científicos).
  • Centro de Biologia da Reprodução: Constitui-se em um Centro de Pesquisa Multiusuário e Multidisciplinar destinado a pesquisas experimentais com modelo animal.

Públicos e formas de acesso e comunicação

  • Público ao qual se destina: Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo.
  • Forma de acesso ao serviço: E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente.
  • Forma de comunicação com o solicitante do serviço: E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço

  • Gerência de Bolsas: Varia de acordo com a natureza do serviço acessado. Para alterações de bolsas, por exemplo, é necessário o encaminhamento de toda a documentação pertinente exigida pelas agências de fomento, via SEI. Os demais serviços são prestados mediante encaminhamento de e-mail e/ou comparecimento presencial.
  • Gerência Acadêmica: Varia de acordo com a natureza do serviço acessado. Para composição de bancas de defesa, por exemplo, é necessário o encaminhamento de toda a documentação pertinente exigida pelas agências de fomento, via SEI. Os demais serviços são prestados mediante encaminhamento de e-mail e/ou comparecimento presencial. No site da Propp, constam os principais documentos e passo-a-passo para acessar os serviços.
  • Gerência Administrativa: Varia de acordo com a natureza do serviço acessado. Para solicitação de certificado de participação em projeto de Iniciação Científica, por exemplo, é necessário preencher formulário disponível no site. Os demais serviços são prestados mediante encaminhamento de e-mail e/ou comparecimento presencial.
  • Centro de Pesquisas Sociais (CPS): Varia de acordo com a natureza do serviço acessado e deve ser consultado por telefone ou email.
  • Editora da UFJF: A Editora da UFJF recebe novos originais para avaliação e publicação através de dois sistemas:
    – (a) por meio de editais de apoio à publicação e que são abertos anualmente;
    – (b) em fluxo contínuo, com financiamento externo, com recursos recebidos de agências de fomento à pesquisa e à extensão.
    Toda obra, para ser publicada pela Editora, precisa, além disso, passar pela avaliação do Conselho Editorial da UFJF, composto por professores da Universidade, responsáveis por garantir a qualidade das publicações.
  • Centro de Biologia da Reprodução: Varia de acordo com a natureza do serviço acessado e deve ser previamente agendado por telefone ou email.

Etapas e prazos

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):

  • As etapas podem variar de acordo com o serviço. Sugerimos entrar em contato.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
  • Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso. Em média, as demandas são atendidas em até 20 dias úteis.
Prioridade no atendimento:
  • As demandas são atendidas de acordo com a ordem de solicitação ou atendimento previamente agendado.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
  • Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso. Demandas de emissões de documentos são atendidas, em média, em até dois dias úteis; demandas de alterações de bolsas são atendidas, em média, em até cinco dias úteis.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
  • O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:

Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
  • Normalmente, as sugestões e reclamações são feitas via Ouvidoria da UFJF. Os procedimentos estão disponíveis em https://www2.ufjf.br/ouvidoria/. Caso deseje fazer diretamente nos setores, enviar para os e-mails previamente informados.
 Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
  • Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade, e-mail, telefone.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
  • Sistemas internos on-line (SEI, Siga, outros), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade, e-mail, telefone.

Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
  • Sinalização padrão existente no prédio da Reitoria. Para os demais setores, existem placas indicativas no campus.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: A sala é situada no andar térreo do prédio da Reitoria, sem escadas ou degraus.
  • Centro de Pesquisas Sociais (CPS) e Editora da UFJF: Funciona em um prédio novo com elevador, estacionamento próprio e recepção no térreo.
  • Centro de Biologia da Reprodução: Funciona em um prédio próprio e acessível.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
  • O atendimento pode ser feito por telefone e/ou pessoalmente, nos respectivos horários informados.

 

(Informações atualizadas em 30/08/2023, às 17h59)