Faculdade de Educação (Faced)
Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

A Faced oferece atividades de graduação presencial e à distância e de pós-graduação (lato sensu presencial e à distância, e strictu sensu) na área de educação, além de projetos de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)
Contatos e horários
Sítio Eletrônico:
https://www.ufjf.br/faculdadedeeducacao/
E-mail:
secretaria.faced@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3650
Endereço: Rua José Lourenço Kelmer – São Pedro, Juiz de Fora/MG – CEP 36036-900
Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 22h.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Educação (Faced) oferece atividades de graduação (presencial e à distância) e pós-graduação (lato sensu presencial e à distância e stricto sensu) na área da educação, tendo como princípios fundamentais a qualidade acadêmica, a ética, a democracia e a humanização nas relações pessoais. As atividades teóricas e práticas são realizadas tanto nas instalações da Faced quanto em outras instituições fora do campus universitário.
Discentes e docentes da Faced participam de atividades junto às escolas das redes públicas municipais, estaduais e federal, além de outras instituições de ensino, onde se desenvolvem atividades de práticas escolares, estágio supervisionado e outras, como projetos de pesquisa e extensão. As atividades realizadas junto a outras instituições de fora da UFJF contam com convênios com as redes de educação pública e privada de Juiz de Fora e região, além de movimentos sociais e outras instituições com interesse e atuação no campo da educação.
A Faced participa de programas de intercâmbio interinstitucional, recebendo alunos brasileiros e estrangeiros tanto de graduação quanto de pós-graduação. Ao nível da graduação, a Faced oferece a Licenciatura em Pedagogia (presencial e à distância), além de oferecer todas as disciplinas de fundamentos da educação e de formação específica para todas as licenciaturas da UFJF: Letras; Letras Libras; Ciências Biológicas; Matemática; Física; Química; Educação Física; Artes; Música; Ciências da Religião; Filosofia; Ciências Sociais; Geografia; História.
Ao nível de pós-graduação stricto sensu, a Faced conta dois programas. Com Mestrado e Doutorado acadêmico, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) tem como eixo integrador a área de concentração “Educação Brasileira – Gestão e Práticas Pedagógicas”, que se desdobra em três linhas de pesquisa: Trabalho, estado e movimentos sociais; Linguagens, culturas e saberes; e Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. O mestrado profissional é oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, vinculado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), núcleo da Faced.
Em nível de pós-graduação lato sensu, a Faced oferece atualmente os seguintes cursos: Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades: Perspectivas Interdisciplinares; Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais; Especialização em Ensino de Artes Visuais; Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico (Ticeb).
A Faced possui nove núcleos, que agregam 40 grupos de pesquisa diferentes, envolvendo diferentes áreas do conhecimento no campo da Educação, que promovem eventos científicos, nos formatos de cursos, jornadas, simpósios e congressos, e educação continuada. A estes grupos de pesquisa estão vinculados inúmeros projetos de pesquisa coordenados por docentes da Faced que contam com a participação de estudantes bolsistas e voluntários, com vários deles financiados com recursos da UFJF e órgãos externos, como o CNPq e a Fapemig.
A Faced também desenvolve projetos de Monitoria e Treinamento Profissional que contam com bolsas da UFJF para apoio aos estudantes. No âmbito da Extensão, a Faced desenvolve vários projetos que mantém vínculo direto com a sociedade, levando conhecimento e contribuindo tanto para a melhoria de aspectos demandados pela comunidade externa, quanto para a formação profissional dos estudantes envolvidos. A Faced possui ainda dois canais para divulgação do conhecimento produzido em seus núcleos e grupos de pesquisa através da Revista Educação em Foco e da Revista Práticas de Linguagem.
Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados).
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para ter acesso aos serviços, os usuários devem apresentar documentação básica, como RG, CPF, certidões de escolaridade, comprovantes de residência.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
1) envio de solicitação;
2) análise da solicitação pelo setor responsável;
3) entrega ou efetivação do serviço solicitado
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
O prazo máximo para a prestação do serviço solicitado depende da natureza dos pedidos, pois alguns podem requerer a consulta a arquivos, o que gera maior tempo para entrega.
Prioridade no atendimento:
A prioridade para atendimento está relacionada com o tipo de demanda solicitada, de modo que sejam atendidas em primeiro plano as solicitações que evitem qualquer tipo de prejuízo pessoal ou financeiro para o solicitante.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Não há uma previsão de tempo para o atendimento, pois isso depende do tipo de serviço solicitado. Uma declaração, por exemplo, pode ser emitida de forma imediata. Outra, que exija consultar arquivos pode demandar maior tempo. Há previsões de tempo que são estabelecidas por meio de editais, como no caso de participação em processos de seleção para ingressos em cursos de pós-graduação.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
1) atenção;
2) cordialidade;
3) presteza
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
1) recebimento da solicitação;
2) análise e elaboração da resposta ao pedido;
3) liberação ou encaminhamento da resposta ao usuário.
Os prazos são variáveis dependendo do tipo de solicitação do usuário, e são informados no momento apresentação do serviço solicitado.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Todos os canais estão à disposição para o recebimento de sugestões e reclamações, que são encaminhadas aos setores responsáveis para análise e encaminhamentos, respondendo aos usuários, modificando as rotinas de trabalho e os procedimentos administrativos necessários.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Os usuários podem se dirigir pessoalmente às secretarias da unidade acadêmica (Secretaria Geral, Secretaria da Pós-graduação, Secretaria da Educação à Distância), enviar email ou manter contato pelos telefones das secretarias da unidade acadêmica.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Identificação dos setores, dos telefones e dos endereços eletrônicos para contato.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A Faced conta com acessibilidade plena em suas secretarias.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento presencial nas secretarias da unidade ou via telefônica.
Outras informações:
A Faculdade de Educação dispõe de biblioteca, infocentro e cantina em suas dependências.
(Informações atualizadas em 10/05/2021, às 15h02)