Fechar menu lateral

Faced

Faculdade de Educação (Faced)

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

A Faced oferece atividades de graduação presencial e à distância e de pós-graduação (lato sensu presencial e à distância, e strictu sensu) na área de educação, além de projetos de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: http://www.ufjf.br/faculdadedeeducacao/

E-mails:
depto.educacao@ufjf.edu.br
secretaria.faced@ufjf.edu.br 

Telefone: (32) 2102-3650 (secretaria da Faculdade de Educação)

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer – São Pedro, Juiz de Fora/MG – CEP 36036-900

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 22h45.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Educação (Faced) oferece atividades de graduação (presencial e à distância) e pós-graduação (lato sensu presencial e à distância e stricto sensu) na área da educação, tendo como princípios fundamentais a qualidade acadêmica, a ética, a democracia e a humanização nas relações pessoais. As atividades teóricas e práticas são realizadas tanto nas instalações da Faced quanto em outras instituições fora do campus universitário.

Discentes e docentes da Faced participam de atividades junto às escolas das redes públicas municipais, estaduais e federal, além de outras instituições de ensino, onde se desenvolvem atividades de práticas escolares, estágio supervisionado e outras, como projetos de pesquisa e extensão. As atividades realizadas junto a outras instituições de fora da UFJF contam com convênios com as redes de educação pública e privada de Juiz de Fora e região, além de movimentos sociais e outras instituições com interesse e atuação no campo da educação.

A Faced participa de programas de intercâmbio interinstitucional, recebendo alunos brasileiros e estrangeiros tanto de graduação quanto de pós-graduação. Ao nível da graduação, a Faced oferece a Licenciatura em Pedagogia (presencial e à distância), além de oferecer todas as disciplinas de fundamentos da educação e de formação específica para todas as licenciaturas da UFJF: Letras; Letras Libras; Ciências Biológicas; Matemática; Física; Química; Educação Física; Artes; Música; Ciências da Religião; Filosofia; Ciências Sociais; Geografia; História.

Ao nível de pós-graduação stricto sensu, a Faced conta dois programas. Com Mestrado e Doutorado acadêmico, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) tem como eixo integrador a área de concentração “Educação Brasileira – Gestão e Práticas Pedagógicas”, que se desdobra em três linhas de pesquisa: Trabalho, estado e movimentos sociaisLinguagens, culturas e saberes; e Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. O mestrado profissional é oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, vinculado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), núcleo da Faced.

Em nível de pós-graduação lato sensu, a Faced oferece atualmente os seguintes cursos: Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades: Perspectivas Interdisciplinares; Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais; Especialização em Ensino de Artes Visuais; Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino Básico (Ticeb).

A Faced possui nove núcleos, que agregam 40 grupos de pesquisa diferentes, envolvendo diferentes áreas do conhecimento no campo da Educação, que promovem eventos científicos, nos formatos de cursos, jornadas, simpósios e congressos, e educação continuada. A estes grupos de pesquisa estão vinculados inúmeros projetos de pesquisa coordenados por docentes da Faced que contam com a participação de estudantes bolsistas e voluntários, com vários deles financiados com recursos da UFJF e órgãos externos, como o CNPq e a Fapemig.

A Faced também desenvolve projetos de Monitoria e Treinamento Profissional que contam com bolsas da UFJF para apoio aos estudantes. No âmbito da Extensão, a Faced desenvolve vários projetos que mantém vínculo direto com a sociedade, levando conhecimento e contribuindo tanto para a melhoria de aspectos demandados pela comunidade externa, quanto para a formação profissional dos estudantes envolvidos. A Faced possui ainda dois canais para divulgação do conhecimento produzido em seus núcleos e grupos de pesquisa através da Revista Educação em Foco e da Revista Práticas de Linguagem.

 

Público ao qual se destina:
Estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da UFJF e de outras instituições, profissionais da educação em atividade nas redes pública e privada, estudantes das redes pública e privada alcançados pelos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Faced, membros da sociedade participantes dos projetos e demais atividades realizadas pela Faced com abertura ao público externo.

 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, site, eventos e publicações.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Por telefone, por e-mail, presencial.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Varia de acordo com a natureza do serviço acessado. Para cursos há a necessidade de documento de matrícula ou registro oficial. Para participação em eventos como ouvinte, geralmente são necessários documentos relacionados com o tipo de atividade a ser desenvolvida.

 

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas variadas e específicas, o prazo para o atendimento depende de cada demanda.

 

Prioridade no atendimento:
Atividades de graduação e pós-graduação, atividades registradas e agendadas.