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Faced

Faculdade de Educação (Faced)

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

 

A Faced oferece atividades de graduação presencial e à distância e de pós-graduação (lato sensu presencial e à distância, e strictu sensu) na área de educação, além de projetos de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Setores
Secretaria da Faced
Secretaria do Programa de Pós-Graduação
Secretaria UAB Pedagogia
Biblioteca
Secretaria do curso de Pedagogia (Presencial)
Departamento de Educação

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
Site institucional: https://www2.ufjf.br/faced/ 
Instagram https://www.instagram.com/faced.ufjf/

E-mail:
Secretaria Faced: secretaria.faced@ufjf.br
Secretaria PPGE: ppge.faced@ufjf.br
Biblioteca Faced: livia.alonso@ufjf.br
Departamento de Educação: depto.edu@ufjf.br
Secretaria UAB Pedagogia: uabfaced@gmail.com
Secretaria do curso de Pedagogia: coord.pedagogia@ufjf.br
Direção: direcao.faced@ufjf.br

Telefones
Secretaria Faced: (32) 2102-3650
Departamento: (32) 2102-3650
Biblioteca Faced: (32) 2102-3664
Secretaria PPGE: (32) 2102-3665
Secretaria UAB Pedagogia: (32) 2102-3668
Secretaria Pedagogia Presencial: (32) 2102-3655
Direção: (32) 2102-3651

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer – São Pedro, Juiz de Fora/MG – CEP 36036-900

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 22h40.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Educação (Faced) oferece atividades de graduação (presencial e à distância) e pós-graduação (stricto sensu) na área da educação, tendo como princípios fundamentais a qualidade acadêmica, a ética, a democracia e a humanização nas relações pessoais.

As atividades teóricas e práticas são realizadas tanto nas instalações da Faced quanto em outras instituições fora do campus universitário. Discentes e docentes da Faced participam de atividades junto às escolas das redes públicas municipais, estaduais e federal, além de outras instituições de ensino, onde se desenvolvem atividades de práticas escolares, estágio supervisionado e outras, como projetos de pesquisa e extensão.

As atividades realizadas junto a outras instituições de fora da UFJF contam com convênios com as redes de educação pública e privada de Juiz de Fora e região, além de movimentos sociais e outras instituições com interesse e atuação no campo da educação. A Faced participa de programas de intercâmbio interinstitucional, recebendo alunos brasileiros e estrangeiros tanto de graduação quanto de pós-graduação.

A Faced abriga os cursos de Pedagogia Presencial, diurno e noturno; Pedagogia UAB – Licenciatura a distância, criado em 2007, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Oferece disciplinas pedagógicas a discentes de outros 23 cursos presenciais da UFJF: Artes e Design; Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências da Religião; Ciências Exatas; Ciências Sociais – Integral; Ciências Sociais – Noturno; Educação Física; Filosofia; Física – Integral; Física – Noturno; Geografia – Integral; Geografia – Noturno; História – Integral; História – Noturno; Letras – Integral; Letras – Noturno; Letras Libras; Matemática – Integral; Matemática – Noturno; Música; Química – Integral e Química Noturno. Atende ainda à distância os seguintes cursos: Ciência da Computação; Educação Física; Física; Matemática e Química.

Ao nível de pós-graduação stricto sensu, a Faced conta dois programas. Com Mestrado e Doutorado acadêmico, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) tem como eixo integrador a área de concentração “Educação Brasileira – Gestão e Práticas Pedagógicas”, que se desdobra em três linhas de pesquisa: Trabalho, estado e movimentos sociais; Linguagens, culturas e saberes; e Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. O mestrado profissional é oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, vinculado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), núcleo da Faced.

A Faced, atualmente possui os seguintes Núcleos de Pesquisa: Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC); Alfabetize; Núcleo de Estudos de Filosofia, Poética e Educação (NEFPE); Núcleo de Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino (FALE); Núcleo de Pesquisa de Formação Educacional, Currículo e Políticas Educacionais (NUFEPE); Núcleo de Pesquisa e Ensino em Linguagem (NEEL); Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED); Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e da Educação (NESCE); Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Espacialidade Humana e Geografias da Vida (ESPACIHUM); Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETEC); Psiquê e Alfabetize.

Tais núcleos agregam 40 grupos de pesquisa diferentes, envolvendo diferentes áreas do conhecimento no campo da Educação, que promovem eventos científicos, nos formatos de cursos, jornadas, simpósios e congressos, e educação continuada. A estes grupos de pesquisa estão vinculados inúmeros projetos de pesquisa coordenados por docentes da Faced que contam com a participação de estudantes bolsistas e voluntários, com vários deles financiados com recursos da UFJF e órgãos externos, como o CNPq e a Fapemig.

A Faced também desenvolve projetos de Monitoria e Treinamento Profissional que contam com bolsas da UFJF para apoio aos estudantes. No âmbito da Extensão, a Faced desenvolve vários projetos que mantém vínculo direto com a sociedade, levando conhecimento e contribuindo tanto para a melhoria de aspectos demandados pela comunidade externa, quanto para a formação profissional dos estudantes envolvidos.

A Faced possui ainda dois canais para divulgação do conhecimento produzido em seus núcleos e grupos de pesquisa através da Revista Educação em Foco e da Revista Práticas de Linguagem. Outro importante núcleo pertencente à FACED é o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), que tem sua atuação ampliada gradativamente. Fundado em 1997, o CaEd firmou-se como referência no campo da Gestão Educacional e realiza projetos que atingem o âmbito nacional.

Em suma, a Faculdade de Educação procura agregar as diferentes atividades presentes, desenvolvidas nos diversos tipos e níveis de formação, buscando congregar docentes, pesquisadores/as e discentes da Faculdade e de outras unidades acadêmicas, para o desenvolvimento de atividades fins da UFJF.

Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Os documentos dependem do serviço a ser demandado. Para ter acesso aos serviços acadêmicos, os usuários devem ser vinculados à UFJF, ou em caso de inscrição em programas de pós graduação devem atender aos requisitados constantes nos editais. Para a expedição de documentos diversos, os usuários devem apresentar requisição interna ou em caso de usuários externas apresentar documentação básica, como RG, CPF, certidões de escolaridade, comprovantes de residência

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
1) envio de solicitação;
2) análise da solicitação pelo setor responsável;
3) entrega ou efetivação do serviço solicitado

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
O prazo máximo para a prestação do serviço solicitado depende da natureza dos pedidos, pois alguns podem requerer a consulta a arquivos, o que gera maior tempo para entrega.

Prioridade no atendimento:
A prioridade para atendimento está relacionada com o tipo de demanda solicitada, de modo que sejam atendidas em primeiro plano as solicitações que evitem qualquer tipo de prejuízo pessoal ou financeiro para o solicitante.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Não há uma previsão de tempo para o atendimento, pois isso depende do tipo de serviço solicitado. Uma declaração, por exemplo, pode ser emitida de forma imediata. Outra, que exija consultar arquivos pode demandar maior tempo. Há previsões de tempo que são estabelecidas por meio de editais, como no caso de participação em processos de seleção para ingressos em cursos de pós-graduação.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
1) recebimento da solicitação;
2) análise e elaboração da resposta ao pedido;
3) liberação ou encaminhamento da resposta ao usuário.
Os prazos são variáveis dependendo do tipo de solicitação do usuário, e são informados no momento apresentação do serviço solicitado.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Todos os canais estão à disposição para o recebimento de sugestões e reclamações, que são encaminhadas aos setores responsáveis para análise e encaminhamentos, respondendo aos usuários, modificando as rotinas de trabalho e os procedimentos administrativos necessários.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone, redes sociais.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Nas redes sociais e em documentos da unidade, temos a logo da Faced e, através destes canais, a divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails. Tais elementos podem também possuir identificação dos setores, dos telefones e dos endereços eletrônicos para contato.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A Faced conta com acessibilidade plena em suas secretarias. Também possui um conjunto de terceirizados que atuam na limpeza e conservação de suas dependências.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento presencial nas secretarias da unidade ou via telefônica.

 

Outras informações:
A Faced possui uma estrutura administrativa que conta com 3 coordenações: Estágio, Licenciaturas, e Articulação Acadêmica, visando amparar o departamento e as coordenações dos cursos de pedagogia presencial e à distância. O regimento geral pode ser consultado no site institucional. A Faculdade de Educação dispõe de biblioteca, infocentro e cantina em suas dependências

 

(Informações atualizadas em 21/08/2023, às 16h34)