Fechar menu lateral

Faculdade de Direito

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

A Faculdade de Direito abriga dois cursos de graduação em Direito – integral e noturno -, conta com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), empresa júnior e projetos reconhecidos nacional e internacionalmente, além do Mestrado em Direito e Inovação (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: ufjf.br/direito
E-mail: direito@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3501

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36036-330 – Juiz de Fora/MG – Faculdade de Direito.

Dias e Horário de funcionamento:
Secretaria da Faculdade de Direito (segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30);
Secretaria da Coordenação dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação em Direito (segunda a sexta-feira, das 7h às 21h);
Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h).

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Direito abriga dois cursos de graduação em Direito, o curso integral e o noturno, que oferecem, anualmente, cem vagas, cada qual para ingresso no primeiro e segundo semestres. Em consonância com os princípios norteadores da UFJF, a Faculdade de Direito forma profissionais qualificados a atuarem e influírem no mercado de trabalho, mediante efetiva interação entre o saber teórico-científico, de natureza interdisciplinar, e a validade prática. Nesse contexto, oferece aos acadêmicos o conhecimento teórico-científico necessário para se “repensar” os fundamentos do conteúdo jurídico, voltado para a concepção humanista da Ciência do Direito, que permita, em última análise, a transformação da realidade social.

A Faculdade conta, ainda, com o Núcleo de Prática Jurídica e com diversos projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos, a exemplo do Homa (Direitos Humanos e Empresas); Dialogar (Núcleo de Mediação); Nepcrim; Núcleo de Direitos das Pessoas com Deficiência, e Empresa júnior (Colucci).

Em pós-graduação, oferece, desde 2013, o curso de Mestrado Acadêmico em Direito e Inovação, que tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas e projetos relacionados ao impacto da ordem normativa nos processos de inovação nas sociedades contemporâneas. A perspectiva abordada pelo curso trata a inovação como um processo social, político e técnico. Desse modo, busca-se analisar criticamente o papel do direito e de seus operadores neste processo, por meio de duas linhas de pesquisa: (i)  Direito, Argumentação e Políticas Públicas: empiria e inovação na pesquisa jurídica e (ii)  Direitos Humanos, Pessoa e Desenvolvimento: inovação e regulação jurídica no contexto do capitalismo globalizado.

 

Público ao qual se destina:
Público interno: docentes, discentes, TAEs e terceirizados e público externo.

 

Forma de acesso ao serviço:
Atendimento presencial e por telefone e atendimento virtual, por e-mail e redes sociais.

 

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato é realizado por telefone, por e-mail, pessoalmente ou por redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Dependendo do tipo de solicitação, há a necessidade de preenchimento de formulário com a identificação do solicitante e a descrição do serviço; em outros casos, as solicitações são feitas por e-mail ou pessoalmente, dispensando maiores formalidades.

 

Prazo para prestação do serviço:
Dada a variedade das demandas e do público atingido, os prazos podem variar, conforme o serviço solicitado. Regra geral, para os setores administrativos em exercício na Faculdade de Direito, o prazo é de até 3 (três) dias úteis para a emissão de documentos solicitados pela comunidade interna e externa, a contar do requerimento apresentado, pessoalmente ou por procurador indicado, no setor competente, podendo ser reduzido ou ampliado conforme as suas peculiaridades, nos termos da Resolução 01/2018 da Facdir. Há também prazos preestabelecidos no âmbito da legislação interna da UFJF e na legislação federal que são observados no atendimento de determinados serviços.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de apresentação das solicitações, com priorização das demandas emergenciais, seja do público interno ou externo.

 

Outras informações:
A Faculdade de Direito conta com o Núcleo de Prática Jurídica, que oferece o estágio curricular obrigatório para os discentes, mediante o desenvolvimento de atividades práticas simuladas e reais. A prática real é fruto dos serviços de extensão de natureza jurídica prestados à população carente de Juiz de Fora, cuja renda não permite a contratação de advogados particulares. O Núcleo abriga diversas atividades extensionistas que buscam não apenas promover uma sólida formação profissional e humana dos estudantes de Direito, mas também viabilizar que a Faculdade de Direito cumpra o seu papel social, atuando de forma transformadora na vida da população carente. O Núcleo de Prática Jurídica funciona, de segunda a sexta-feira, na Av. Itamar Franco, nº 988, Centro, das 8h às 20h. Atendimento geral: (32) 3215-5654.