Fechar menu lateral

Faculdade de Direito

Unidade Acadêmica/Juiz de Fora

 

A Faculdade de Direito abriga dois cursos de graduação em Direito – integral e noturno -, conta com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), empresa júnior e projetos reconhecidos nacional e internacionalmente, além do Mestrado em Direito e Inovação (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: ufjf.br/direito

E-mails:
Direção: direcao.direito@ufjf.edu.br
Secretaria da Graduação: secretaria.direito@ufjf.edu.br
Coordenação do Direito Diurno: coord.direitodiurno@ufjf.edu.br
Coordenação do Direito Noturno: coordn.direito@ufjf.edu.br
Biblioteca da Faculdade de Direito: biblioteca.direito@ufjf.edu.br
Coordenação da Pós-graduação Stricto Sensu: ppg.direito@ufjf.edu.br
Núcleo de Prática Jurídica: npj.ufjf@gmail.com

Telefones:
Direção: (32) 2102-3500
Secretaria da Graduação: (32) 2102-3501
Coordenação do Direito Diurno: (32) 2102-3502
Coordenação do Curso Noturno: (32) 2102-3502
Biblioteca: (32) 2102-3505
Coordenação da Pós Graduação Stricto Sensu: (32) 2102-3512
Núcleo de Prática Jurídica: (32) 3215-5654.

Endereços:
– Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Direito – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora/MG – Faculdade de Direito.
– Núcleo de Prática Jurídica: Avenida Presidente Itamar Franco, 988 (ao lado do Procon), Centro. Juiz de Fora – MG. CEP: 36010-021.

Dias e Horários de funcionamento:
– Secretaria da Faculdade de Direito: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30.
– Secretaria da Coordenação dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação: segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
– Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
– Biblioteca da Faculdade de Direito: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
– Núcleo de Prática Jurídica: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Direito abriga dois cursos de graduação em Direito, o curso integral e o noturno, que oferecem, anualmente, cem vagas, cada qual para ingresso no primeiro e segundo semestres. Em consonância com os princípios norteadores da UFJF, a Faculdade de Direito forma profissionais qualificados a atuarem e influírem no mercado de trabalho, mediante efetiva interação entre o saber teórico-científico, de natureza interdisciplinar, e a validade prática. Nesse contexto, oferece aos acadêmicos o conhecimento teórico-científico necessário para se “repensar” os fundamentos do conteúdo jurídico, voltado para a concepção humanista da Ciência do Direito, que permita, em última análise, a transformação da realidade social.

A Faculdade conta, ainda, com o Núcleo de Prática Jurídica e com diversos projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos, a exemplo do Homa (Direitos Humanos e Empresas); Dialogar (Núcleo de Mediação); Nepcrim; Núcleo de Direitos das Pessoas com Deficiência, e Empresa júnior (Colucci).

Em pós-graduação, oferece, desde 2013, o curso de Mestrado Acadêmico em Direito e Inovação, que tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas e projetos relacionados ao impacto da ordem normativa nos processos de inovação nas sociedades contemporâneas. A perspectiva abordada pelo curso trata a inovação como um processo social, político e técnico. Desse modo, busca-se analisar criticamente o papel do direito e de seus operadores neste processo, por meio de duas linhas de pesquisa: (i)  Direito, Argumentação e Políticas Públicas: empiria e inovação na pesquisa jurídica e (ii)  Direitos Humanos, Pessoa e Desenvolvimento: inovação e regulação jurídica no contexto do capitalismo globalizado.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Variam conforme o curso de graduação ou pós-graduação e os projetos desenvolvidos.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Dependendo do tipo de solicitação, há a necessidade de preenchimento de formulário com a identificação do solicitante e a descrição do serviço; em outros casos, as solicitações são feitas por e-mail ou pessoalmente, dispensando maiores formalidades.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Dada a variedade das demandas e do público atingido, os prazos podem variar, conforme o serviço solicitado. Regra geral, para os setores administrativos em exercício na Faculdade de Direito, o prazo é de até três dias úteis para a emissão de documentos solicitados pelas comunidades interna e externa, a contar do requerimento apresentado, pessoalmente ou por procurador indicado, no setor competente, podendo ser reduzido ou ampliado conforme as suas peculiaridades, nos termos da Resolução 01/2018 da Facdir. Há, também, prazos preestabelecidos no âmbito da legislação interna da UFJF e na legislação federal que são observados no atendimento de determinados serviços.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de apresentação das solicitações, com priorização das demandas emergenciais, seja do público interno ou externo.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Normalmente, o atendimento é feito de forma imediata, salvo em situações excepcionais, como acontece em período de ajuste de matrícula no âmbito das coordenações de curso. O tempo médio de espera por atendimento varia em torno de 15 minutos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Os setores administrativos da Faculdade de Direito primam pelo atendimento cordial, respeitoso e eficiente de seus usuários.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Os serviços prestados vêm sendo informatizados de modo que, gradativamente, será possível a sua execução com maior eficiência. Espera-se que o usuário consiga ser atendido com mais celeridade em razão da implantação dos novos procedimentos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Os públicos interno e externo podem se dirigir aos setores internos da Faculdade de Direito, que encaminharão as demandas aos servidores responsáveis. Dependendo da natureza da demanda, os encaminhamentos poderão ser feitos à ouvidoria da UFJF. Além disso, a Faculdade de Direito aplica uma pesquisa de satisfação dos serviços prestados pelos setores administrativos, com periodicidade anual. O levantamento de sugestões e de reclamações é analisado pela Direção e pela secretaria da unidade para as providências cabíveis.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Os usuários podem ter acesso ao andamento de seus pedidos por e-mail ou pessoalmente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
O sistema de sinalização visual é uniformizado no âmbito da UFJF. A unidade, portanto, conta com placas de sinalização nas portas das salas, com a identificação dos números e nomes dos setores, seguindo o sistema padrão fornecido pela Universidade.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A unidade conta com sistema de acompanhamento de alunos com deficiência, realizado pelas coordenações de curso e pela secretaria da graduação, no intuito de viabilizar a sua inclusão. Além disso, o espaço físico da Faculdade de Direito conta com rampa de acesso para cadeirantes, localizada em seu estacionamento; banheiros adaptados para pessoas com deficiência; elevador de acesso ao segundo andar, mesa escolar adaptada para cadeirantes, lupas para pessoas com deficiência visual; e base de apoio para pés.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Os usuários são atendidos de forma presencial, mediante preenchimento de formulário de requisição de serviço.

 

Outras informações:
A Faculdade de Direito conta com o Núcleo de Prática Jurídica, que oferece estágio curricular obrigatório para os discentes, mediante desenvolvimento de atividades práticas simuladas e reais. A prática real é fruto dos serviços de extensão de natureza jurídica prestados à população carente de Juiz de Fora, cuja renda não permite a contratação de advogados particulares. O Núcleo abriga diversas atividades extensionistas que buscam não apenas promover uma sólida formação profissional e humana dos estudantes, mas também viabilizar que a Faculdade de Direito cumpra o seu papel social, atuando de forma transformadora na vida da população carente.

 

(Informações atualizadas em 13/05/2021, às 15h44)