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Cead

Centro de Educação a Distância (Cead)

Unidade Acadêmica – Juiz de Fora

 

Setores
– Direção
– Comissão Técnica
– Coordenação UAB
– Tecnológico ou Tecnologia da Informação
– Produção de Materiais ou Multimeios
– Acadêmico
. Pedagógico
. Administrativo

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
www.cead.ufjf.br

E-mails:
direcao.cead@ufjf.edu.br
academico.cead@ufjf.edu.br
financeiro.cead@ufjf.edu.br
viagens.cead@ufjf.edu.br
compras.cead@ufjf.edu.br
coordcomunicacao.cead@ufjf.edu.br
radio.cead@ufjf.edu.br
coordproducaomaterial.cead@ufjf.br
coordtecnologia.cead@ufjf.br

Telefones:
Direção: (32) 2102-3487 – Ramal 202;
Coordenação UAB: (32) 2102-3488 – Ramal 216;
Coordenação Acadêmica: (32) 2102-3488 – Ramal 210;
Coordenação Administrativa (Financeiro, Viagens e Compras): 2102-3487 – Ramais 204, 205, 212, 213;
Secretaria de Cursos (32) 2102-3487 – Ramal 209

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer – São Pedro, Juiz de Fora/MG – CEP 36036-900

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– Geral: Coordenar, supervisionar e dar apoio às atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico relativos à EAD da UFJF.
– Direção do Cead : Proceder à organização e supervisão geral das atividades do Cead, cumprindo e fazendo cumprir o seu Regimento.
Comissão Técnica: Assessorar a direção no encaminhamento de matérias e assuntos específicos de interesse do Centro, no que tange às ações e práticas, que se proponham a projetar o futuro do Cead;
– Coordenação UAB: Planejar e organizar as ações da UAB no âmbito da UFJF, bem como, ordenar os cursos no âmbito do sistema UAB, por meio da gestão das atividades acadêmico-operacionais; encaminhar relatórios semestrais de acompanhamento e avaliação das atividades dos cursos à UAB /DED/Capes, ou quando for solicitado; fixar as bases e os critérios para o exercício do controle geral de atividades e remuneração de bolsistas, bem como, acompanhar a aplicação financeira dos recursos liberados para o desenvolvimento e oferta dos cursos e sua prestação de contas.
– Setor Tecnológico ou Área de Tecnologia da Informação: Gerenciamento dos setores vinculados: – Saut: Serviço de Atendimento ao Usuário do Setor Tecnológico (Suporte Técnico): Suporte técnico aos usuários da plataforma Moodle da UFJF (ead.ufjf.br) e do Moodle Cead (ead.cead.ufjf.br); administração da plataforma Moodle da UFJF e do Cead, transmissão de eventos na internet; desenvolvimento: desenvolvimento de sistemas, manutenção do site do Cead, manutenção dos sistemas internos do Cead, manutenção da plataforma Moodle Cead e UFJF Redes e Infraestrutura, suporte à infraestrutura de TI do Cead, suporte técnico aos colaboradores do setor, administração dos servidores do datacenter.
– Setor de Produção de Materiais ou Área Multimeios: Gerenciamento dos setores vinculados, produção de vídeo: gravação e edição de videoaulas e materiais audiovisuais; design: criação de layouts e conteúdos para identidade visual de cursos e comunicação, assessoria de comunicação interna e externa; produção de conteúdo para o site institucional e redes sociais, criação de “spots” e produções radiofônicas; transmissões de eventos.
– Setor Acadêmico-Pedagógico: inicia o processo de ofertas de cursos EaD, em decorrência de abertura de editais por parte da Capes, analisando, juntamente com coordenadores de cursos e de polos de apoio presencial, a definição de cursos e polos que comporão as novas ofertas, assim como a distribuição do quantitativo de vagas para cada um deles. O setor também acompanha o fluxo de alunos para parâmetros de concessão de bolsas, elabora editais para os processos seletivos e recebe e analisa solicitações de abertura de novos cursos. O setor pedagógico emite pareceres técnicos para abertura de qualquer curso a distância que venha a ser ofertado na Universidade, cria ambientes virtuais de aprendizagem destinados ao ensino fundamental da rede municipal de ensino via parcerias, disponibiliza mapas de sala para as disciplinas das graduações e pós-graduações EaD , assim como capacita profissionais da educação para o uso do Moodle.
– A secretaria unificada é responsável pelo apoio a discentes, docentes, coordenadores de curso, professores e tutores, auxiliando em informações prestadas, organização de plano departamental, emissão de declarações, controle para colação de grau, matrículas, auxílio na organização do calendário de viagens, inclusão de estudantes na plataforma Moodle.
– Setor Administrativo-Financeiro: Gerenciamento dos setores vinculados:
. Coordenação Financeira: gerenciamento e pagamento de bolsas; e gerenciamento de recursos financeiros Cead;
. Coordenação de Logística: gerenciamento e implementação das viagens UAB, Cead UFJF; gerenciamento e efetivação dos pedidos/demandas de compras do Cead; fiscalização e gestão de contratos administrativos que tenham o Cead como parte; catálogo e acompanhamento de bens e materiais do Cead.
.Almoxarifado: Estoque interno de materiais de expediente e afins;
. Gráfica: gerenciamento e execução de pedidos de impressão e demanda por materiais impressos do Cead. Também responsável pelo armazenamento de equipamentos e itens de impressão.

Público ao qual se destina:
Docentes, discentes e público externo

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, pessoalmente, redes sociais e sistemas internos on-line.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, pessoalmente e sistemas internos on-line.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para solicitação dos serviços, são utilizados formulários específicos, além de apresentação de demandas por e-mail, contato telefônico ou via SEI.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Setor Tecnológico ou Área de Tecnologia da Informação:
. Suporte técnico aos usuários da plataforma Moodle da UFJF (ead.ufjf.br) e do Moodle Cead (ead.cead.ufjf.br): atendimento aos usuários da plataforma Moodle via e-mail (suporte.cead@ufjf.br) para fins de: criação e manutenção de disciplinas, esclarecimento de dúvidas, correção de problemas e inscrição de usuários;
. Administração da plataforma Moodle da UFJF e do Cead: configuração geral das plataformas; gerenciamento de usuários, categorias, disciplinas, plugins, etc;
. Apoio às transmissões de eventos na internet: suporte técnico às solicitações de transmissão de eventos online realizados pelos diversos setores da UFJF. As transmissões são geralmente feitas pelo YouTube ou plataformas de reunião online (Meet, Zoom, etc.);
. Desenvolvimento de sistemas: criação de metodologias para manutenção do funcionamento dos diversos sistemas do Cead (Procead, Sistema Interno, Lançamento Frequência, Fichas Capes/UAB e FNDE), como criação de editais, inscrição de candidatos, controle de frequência e lançamento de bolsas, atualização de sistemas legados, criação de fichas Capes/UAB e FNDE;
. Manutenção do site do Cead: suporte ao setor de produção de materiais e multimeios quanto à inserção de mídias e informações no site do Cead; atualizações/correções no layout e das informações nele contidas;
. Manutenção dos sistemas internos do Cead: administração dos bancos de dados para correção de inserções de informação não compatíveis; controle de permissão de usuários; verificação de logs de acesso aos sistemas;
. Manutenção da plataforma Moodle Cead e UFJF: instalação de plugins, layouts adicionais e ajustes no banco de dados, quando necessários.
. Suporte a infraestrutura de TI do Cead: manutenção dos computadores e do cabeamento da rede interna, configuração das redes wifi, gerenciamento das câmeras de segurança.
. Suporte técnico aos colaboradores do setor: instalação de softwares relativos às funções de cada setor.
. Administração dos servidores do datacenter: configuração dos servidores de arquivos, firewall, containers de serviços.

– Setor de Produção de Materiais ou Área Multimeios:
. Produção de vídeo: Recebimento de demanda por meio de formulário e solicitações por e-mails; análise disponibilidade de agenda e compatibilidade com as ações do setor; registro de atividade no “Trello”; gravação de material audiovisual; edição e entrega de conteúdo.
. Design: Recebimento de demanda pela assessoria de comunicação; registro de atividade no “Trello”; criação de material visual; entrega de produtos via e-mail.
. Comunicação: Recebimento de pauta por meio da direção do Cead, por email e do Setor Acadêmico; ou pesquisa por conteúdos interessantes ao órgão; análise da pauta sugerida; registro de atividade no “Trello”; entrevista; criação de matéria; solicitação de material gráfico para o setor de Design; publicação no site e nas redes sociais de conteúdo. . Rádio: Recebe demandas por e-mail; análise de viabilidade técnica; programa a realização da transmissão; auxilia o usuário na realização da transmissão; finaliza o processo com o registro em arquivo virtual.

– Setor Acadêmico-Pedagógico:
. Acadêmico: recebe edital da Capes – faz articulação de vagas e polos – lança editais específicos para cada curso – controla fluxo de alunos.
. Pedagógico: recebe solicitação de parecer – analisa documentação-emite parecer/recebe solicitação de abertura de curso – auxilia na montagem do mapa de sala – solicita efetiva abertura na plataforma/organiza cursos de capacitação – disponibiliza no AVA – realiza a capacitação.

– Secretaria Unificada: cada secretária se responsabiliza por três cursos – recebe demandas via e-mail ou telefone – apresenta os resultados, que podem ser relacionados a controle de matrícula, planilhas, inserção de alunos, organização de calendários.

– Setor Administrativo-Financeiro:
. Gerenciamento e pagamento de bolsas: Recebimento das cotas de bolsas pela Capes – solicitação de pagamento de bolsas pelos coordenadores de curso UAB Cead – verificação das informações e dados das solicitações de pagamentos – execução dos pagamentos no sistema da Capes – registro e arquivamento das ações.
. Gerenciamento de recursos financeiros Cead: Elaboração do Plano de Trabalho anual – envio do Plano de Trabalho à Capes – recebimento dos recursos – acompanhamento das dotações nas rubricas solicitadas – utilização dos valores de acordo com as demandas previstas no Plano de Trabalho.
. Viagens UAB Cead UFJF: Consulta aos coordenadores de cursos UAB Cead acerca da demanda de viagens anual – compilação de dados e cálculo de valores a serem aplicados nas viagens – Solicitação dos recursos de viagens no Plano de Trabalho – Recebimento e dotação dos recursos de viagens – abertura do período de execução de viagens – prestação de contas das viagens.
. Compras do Cead: Levantamento da demanda de aquisição de material de consumo junto aos cursos UAB Cead – Aferição do valor demandado e solicitação do recurso no Plano de Trabalho – Recebimento e dotação dos recursos – execução das compras – recebimento e entrega dos itens.
. Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos Cead: Fiscalização mensal das atividades executadas no setor – envio da documentação de fiscalização via processo SEI – realização de possíveis ajustes solicitados pela Gestão do Contrato.
. Catálogo e acompanhamento de bens e materiais do Cead: Levantamento anual dos bens e itens do Cead – controle de empréstimo destes bens e itens durante o ano – baixa e entrega para descarte de bens e itens não utilizados ou inúteis.
. Almoxarifado: Estoque de materiais de expediente e afins – controle de saída de entrada anual de itens.
. Gráfica: Consulta sobre demanda de impressão de materiais junto aos coordenadores de cursos UAB Cead – tratamento e organização dos pedidos – execução dos pedidos de impressão – envio/entrega dos materiais – controle de materiais para impressão.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s)
Não há apontamento de prazos específicos para os serviços. A rotina de prazo se dá pelo atendimento imediato. Assim, o prazo de finalização da demanda dependerá da complexidade do serviço.

Prioridade no atendimento:
Os serviços listados no item pertinente à descrição destes e suas etapas. Com relação à prioridade, não existem mecanismos deste contexto nas demandas do Cead. Os serviços são solicitados em períodos específicos ou em continuidade e a regra de atendimento se dá por ordem de entrada nos sistemas ou registro do pedido.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
O atendimento é por ordem de chegada da demanda e realizado de forma imediata.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos.
Dados apresentados em item anterior. sendo listados os serviços e suas etapas, com complementação da informação sobre a ausência de prazos específicos nas demandas do CEAD.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações.
As reclamações e sugestões são recebidas pelos mesmos canais de atendimento dos serviços de rotina do Cead (presencial, telefone, e-mail, formulários, sistema digital Cead e SEI). Após o recebimento, será aferido o fato relatado, analisadas as possíveis soluções com implementação destas em seguida. Com relação às sugestões, estas são analisadas pelas equipes responsáveis e, caso seja verificada a viabilidade e funcionalidade, são implementadas.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line e divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, sistemas internos on-line e divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento
O prédio apresenta indicação do setor em sua entrada e de cada coordenação/setor em suas salas internas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto
O prédio conta com acessibilidade interna (banheiros, elevador, portas, etc), serviço de limpeza diário com equipe própria.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível.
Diante desta indisponibilidade, as demandas são registradas manualmente para posterior processamento nos sistemas. O setor conta com equipe própria de manutenção de seus sistemas digitais e de informática.

(Atualizado em 28/07/2023, às 11h58)