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Avaliação Institucional

Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)

Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares

 

Contatos e horários

Sítio eletrônico:

E-mails

Telefones:

  • (32) 2102-3915

Endereço:

  • Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.

Dias e Horário de funcionamento:

  • De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

Breve descrição dos serviços prestados

  • A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da UFJF é um setor vinculado à Reitoria cujo objetivo principal é oferecer suporte a avaliações internas e externas no âmbito da instituição e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação da Universidade, conforme estabelece a Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.
  • Serviços oferecidos:
    Articulação de processos avaliativos em âmbito institucional
    Assessoramento na implementação e organização de informações administrativas para a autoavaliação institucional;
    Assessoramento e suporte à Comissão Própria de Avaliação (CPA)
    Condução dos processos de avaliação das atividades acadêmicas, via SIGA
    Assessoramento nos processos de avaliação de estágio probatório docente
    Fomento à cultura de avaliação para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI)
    Promoção da visibilidade dos cursos da UFJF, através de participação em rankings avaliativos nacionais e internacionais
    Suporte à coleta de dados de avaliações independentes
    Suporte às coordenações de cursos de graduação a serem avaliados externamente pelo Inep (Enade ou visita in loco)
    Orientação a estudantes participantes do Enade
    Orientação a estudantes concluintes sobre a regularidade junto ao Enade
    Divulgação dos resultados de avaliações externas e de ranqueamento para a comunidade acadêmica e a sociedade
    Prestar atendimento aos públicos externo e interno.

Públicos e formas de acesso e comunicação

  • Público ao qual se destina: Discentes, docentes e TAEs.
  • Forma de acesso ao serviço: Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
  • Forma de comunicação com o solicitante do serviço: Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:

  • Requisitos: Ao encaminhar demanda relacionada a assuntos sobre Avaliação Institucional, informar o vínculo com a UFJF (se houver) e o objetivo da ação demandada.
  • Documentos: não há Formas: E-mail, por ofício ou despacho SEI, por contato telefônico ou presencialmente na sala da Diretoria (quando em atividades presenciais).

Etapas e prazos

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
  • Recebimento das demandas
  • Consulta aos dados disponíveis
  • Encaminhamentos e análises necessárias
  • Redação das respostas e atendimento da demanda.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
  • Quando há prazos legais interpostos pelas normativas federais ou internas à UFJF, estes são seguidos. Para outros casos gerais, as demandas são atendidas o mais rápido possível.
Prioridade no atendimento:
  • Não há prioridades, a menos que haja prazos próximos de finalização. O setor trabalha com divisão de tarefas para atender demandas no menor tempo possível.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
  • E-mails são respondidos, no máximo, em 24h úteis. Ofícios, despachos e outros documentos institucionais seguem os prazos interpostos para resposta.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
  • As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
  • Recebimento das demandas – em até 24h, se por e-mail ou documento institucional
  • Consulta aos dados disponíveis – em até 48h
  • Contato com o usuário para informações gerais sobre providências ou outras informações necessárias – em até 48h
  • Encaminhamentos e análises necessárias – a depender da ação
  • Redação das respostas – a depender da ação
  • Conferência final por parte da Diretora de Avaliação – em até 48h após a redação
  • Atendimento da demanda.

Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
  • Segue-se os trâmites do processamento de serviços e a previsão de tempo de espera para o atendimento 
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
  • Pelos canais de atendimento, a qualquer tempo enquanto a demanda estiver em análise. 
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
  • Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
  • Há uma placa na entrada do setor.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
  • A sala da Diretoria de Avaliação é acessível a toda a comunidade acadêmica, estando localizada na parte térrea da Reitoria, no corredor do Gabinete. É limpa e mantida organizada pelos servidores do setor.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
  • Toda a prestação de serviços e a base de dados, atualmente, está concentrada nos espaços de armazenamento digitais. Devido à dependência dos sistemas informatizados, é necessário aguardar o retorno das conexões para efetivação das demandas. Porém, para orientações gerais, avisos ou outras urgências, em casos de indisponibilidade das redes, é possível obter atendimento através de contatos por aplicativos de conversas ou contato telefônico dos servidores do setor.

 


Outras informações:

  • O planejamento e a execução das avaliações internas e externas na UFJF são operacionalizadas com:
    1) a consolidação e o aprimoramento dos instrumentos de avaliação própria, garantida a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica;
    2) a sensibilização e o envolvimento efetivos dos setores nas avaliações externas;
    3) a apropriação dos resultados das avaliações própria e externa no planejamento de atividades acadêmicas e administrativas.
  • O setor possui um Manual de Procedimentos, disponível em nossa página www.ufjf.br/diavi/inicial/eventos/

 


(Informações atualizadas em 09/04/2021, às 14h59)