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Museus e Espaços de Lazer

Sumário

1. Centro Cultural Pró-Música

2. Centro de Ciências

3. Cine-Theatro Central

4. Forum da Cultura

5. Jardim Botânico

6. Memorial da República Presidente Itamar Franco

7. Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea)

8. Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

9. Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira

10. Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia


 

1. Centro Cultural Pró-Música

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

O Centro Cultural Pró-Música é voltado para a formação de músicos, pesquisa e preservação da produção colonial brasileira e promoção da interpretação da música antiga com instrumentos de época (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.promusicaufjf.com.br

E-mails:
secretaria.promusica@ufjf.edu.br
recepcao.promusica@ufjf.br
producao.promusica@ufjf.br

Telefone: (32) 3218-0336

Endereço: Avenida Rio Branco nº 2329 – Centro – CEP: 36010-011 – Juiz de Fora/MG

Dias e Horário de funcionamento:
Recepção: segunda à sexta de 9h às 18h.
Secretaria/administrativo: segunda à sexta de 7h30 às 19h30.
Eventos diversos: o espaço poderá permanecer aberto até às 22h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Centro Cultural Pró-Música está voltado para a formação de músicos, pesquisa e preservação da produção colonial brasileira e promoção da interpretação da música antiga com instrumentos de época. O Pró-Música tem hoje cerca de 1.500 alunos, dos quais 10% recebem bolsas com empréstimo de instrumentos.

Criado em 1984, o Centro mantém grupos estáveis, como o Coral, a Camerata Jovem, os Solistas de Câmara e as orquestras (de Câmara, Sinfônica, Barroca, de Jazz e outras).

Agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, conferida pela Presidência da República, e com a Insígnia da Inconfidência, concedida pelo Governo de Minas, o espaço possui galerias de arte e ainda recebe espetáculos teatrais, shows musicais e de dança, palestras e congressos, contando com calendário fixo de eventos.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Atender e ou preencher os requisitos presentes nos documentos “Termo de cessão de uso (oneroso e não oneroso)” e “Editais” disponibilizados pela secretaria do setor;
– Apresentações de eventos diversos com plateia;
– Cursos, mini-cursos e oficinas.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Todos os serviços oferecidos e realizados pelo CCPM estão sujeitos à disponibilidade e ao cronograma específicos do setor.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Não se aplica.

 

Prioridade no atendimento:
Não se aplica.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Não se aplica.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.  

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Falar pessoalmente, por telefone ou e-mail com a secretaria do setor. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Pessoalmente, telefone ou e-mail. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; e-mails e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Não se aplica.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Centro Cultural Pró-Música possui rampas de acessibilidade aos espaços culturais e banheiro adaptado. Já o acesso aos demais espaços, como sala de ensaio, secretaria e demais salas administrativas ainda estão em fase de adequação às normas de acessibilidade.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não se aplica.

 

(Informações atualizadas em 15/06/2022, às 17h12)


2. Centro de Ciências

Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Extensão

O Centro de Ciências promove a divulgação e popularização da ciência, por meio de exposições interativas permanentes ou temporárias, jornadas de divulgação e apoio aos professores da educação básica com atividades para escolas, entre outros eventos (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: www.ufjf.br/centrodeciencias
E-mail: centrodeciencias@ufjf.br
Telefones: (32) 2102-6913/6914

Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Centro de Ciências – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h;
Terça e quinta-feira, das 18h às 21h;
Sábado: das 14h às 17h
Domingo: das 9h às 12h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Centro de Ciências é responsável por promover a divulgação e popularização da ciência, por meio da realização de exposições interativas permanentes ou temporárias, jornadas de divulgação, cursos de formação continuada de professores, oficinas temáticas, eventos públicos na sede ou em outros locais da UFJF e da cidade, além de oferecer apoio aos professores e alunos da educação básica em atividades nas escolas.
Em suas dependências encontram-se o Espaço Interativo do Museu de Malacologia “Prof. Maury Pinto de Oliveira”, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana “Prof. Franz Hochleitner”, o Observatório Astronômico e o maior Planetário do estado de Minas Gerais.

 

Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, coletivos, associações, produtores.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Visitas de grupos devem ser agendadas através da plataforma que pode ser acessada no site do Centro de Ciências, dentre os horários disponíveis. No dia da visita, o responsável pelo agendamento deve apresentar o bilhete de comprovação do agendamento, que é enviado automaticamente após a inscrição para o e-mail informado pelo solicitante. O mesmo procedimento deve ser adotado para visitas individuais para as sessões do planetário, do observatório astronômico e em oficinas temáticas, sendo também necessário o preenchimento dos dados pessoais na plataforma de inscrição e a apresentação do bilhete no dia da visita. Para visitas espontâneas às demais exposições, não é necessário agendamento ou apresentação de qualquer documento.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Acessar o site do Centro de Ciências, realizar o agendamento, imprimir ou baixar o ingresso, e apresentá-lo na recepção no dia da visita.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
As datas de visitação, tanto para grupos quanto individuais, são disponibilizadas no site do Centro de Ciências, trimestralmente. Assim, no mês anterior a cada trimestre do ano, já é possível fazer a inscrição para as atividades desejadas, sendo possível ser atendido, caso consiga realizar a inscrição, dentro dos três meses subsequentes. Este procedimento é adotado durante todo o ano.

Prioridade no atendimento:
Para visitas agendadas, de acordo com a apresentação do bilhete de inscrição. Nos horários de visitação espontânea, por ordem de chegada, sendo permitida a permanência de cem visitantes simultaneamente no prédio.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
De acordo com a demanda de agendamento no site.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Após a realização do agendamento, os visitantes são recebidos na recepção por alunos bolsistas, que conferem os bilhetes e encaminham para a visita. Durante as exposições, os visitantes podem ser atendidos a todo o tempo por mediadores de diversos cursos da UFJF. A qualquer momento, secretaria, setor educativo, coordenações e direção estão à disposição para atender a demandas que possam vir a surgir. Os agendamentos de visitas são feitos pelo site, com tempo de espera de acordo com a demanda, e são realizados trimestralmente. Para visitas espontâneas, o atendimento é imediato nos horários definidos.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Através da Ouvidoria da UFJF.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas indicativas de cada espaço nos diversos andares, com setas direcionando para o local de interesse. Em cada andar, há placas indicando todos os setores existentes e qual a localização atual. Placas indicativas de saídas e escadas de emergência e de lotação máxima estão disponibilizadas em todo o prédio. Dispomos ainda de sistema de comunicação interna por meio de alto-falantes.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Centro de Ciências é um espaço de fácil acesso, dispondo de sistema interno de elevadores e escadas principal e de emergência. Temos cadeiras de rodas e espaços exclusivos para cadeirantes em auditórios e planetário. Os espaços de exposição e banheiros são limpos frequentemente. Os visitantes dispõem de área específica para lanches e diversos ambientes climatizados.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
As escalas de agendamento são impressas após o término das inscrições e podem ser consultadas manualmente pela secretaria. Informações podem ser obtidas pelo telefone ou pessoalmente.

 

(Informações atualizadas em 31/07/2023, às 16h51)


3. Cine-Theatro Central (Espaço cultural)

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

O Central é a mais importante casa de espetáculos de Juiz de Fora, oferece visitas guiadas, sedia espetáculos e projetos culturais em geral (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Contatos e horários
Sítio Eletrônico: http://www.theatrocentral.com.br

E-mails:
cinetheatrocentral@ufjf.edu.br
cinetheatrocentral@ufjf.br

Telefone: (32) 3231-4051

Endereço: Praça João Pessoa s/nº – Calçadão da Rua Halfeld – Centro – CEP: 36010-150 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Secretaria: de segunda a sexta, das 7h30 às 18h.
Visita guiada: de terça à sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados: das 9h às 12h.
Eventos: O espaço é aberto também pode abrir em dias de espetáculos e apresentações em geral no período noturno, de acordo com os horários previstos para cada evento, e de acordo com as condições sanitárias exigidas.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Fundado em 1929, o Cine-Theatro Central encontra-se na lista dos dez teatros mais belos do país e se apresenta como a mais importante casa de espetáculos de Juiz de Fora. O espaço cultural oferece visitas guiadas para particulares e instituições de ensino, entre outros. O projeto Visitas Guiadas busca restaurar e fortalecer o contato da população juiz-forana e de visitantes com seu patrimônio, rompendo estereótipos como “o teatro é elitizado/não é para todos”. A proposta procura desenvolver um vínculo entre os cidadãos e o Central, fazendo-os reconhecer a relevância e a magnitude deste patrimônio e assim instigando o desejo de preservá-lo. As visitas são gratuitas e guiadas por equipe especializada, com duração total de 50 minutos. O máximo de pessoas permitido por horário é de 15 pessoas, sendo que a composição dos grupos nos horários determinados é realizado por ordem de solicitação/inscrição.

O espaço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1994. Além de ter sido um dos principais cinemas de Juiz de Fora, o espaço se consolidou como um palco para os grandes nomes das artes no país – do teatro à dança, da ópera ao show musical –, recebendo diversos artistas e eventos, que inseriram Juiz de Fora no circuito cultural e se tornando um ponto difusor de cultura para o interior do país.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Apresentação de shows, palestras, formaturas e afins: A ocupação do teatro é realizada via Edital Público de Ocupação. A documentação e o custo estão previstos por ele, para os produtores de eventos. O Edital tem divulgação nos sites do teatro, da Pró-reitoria de Cultura, DOU, Jornal de grande circulação da região, etc.
– Ocupação das escadarias, foyer: Há formulários de uso para ocupações e outras demandas, disponíveis no site do teatro, sem custo.
– Visitas: Para visitas espontâneas, não é necessário o agendamento; visitas guiadas podem ser marcadas por e-mail, sem custo.
– Eventos institucionais da UFJF: preenchimento de formulário.
– Público de eventos: o público dos espetáculos precisa apresentar convite/ingresso e documentação pessoal, custo determinado pela produção.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
As etapas das ocupações são descritas nos editais. O Conselho Diretor do Cine-Theatro Central avalia as demandas e o resultado é divulgado no site.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
A previsão máxima é de um mês, em razão das reuniões do Conselho.

 

Prioridade no atendimento:
Idosos, deficientes, lactantes, grávidas.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Solicitação de visita guiada: até 24 horas.
Demandas por e-mail: 24 horas.
Solicitações que demandem avaliação do Conselho: 30 dias.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Os prazos são definidos pela demanda. Após recebimento da proposta, avaliação da Conselho e realização do evento.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Além da Ouvidoria, todos os canais de comunicação do teatro. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, presencialmente, redes sociais e sistemas internos on-line. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Há placas indicativas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Cine-Theatro Central possui acesso à cadeirantes na plateia e cadeiras de obesos. A limpeza é realizada diariamente e dispõe de cadeiras acolchoadas na plateia, banheiros, bebedouros, além de quatro camarins, foyer, escritório amplo e arejado.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Via telefone ou pessoalmente.

 

(Informações atualizadas em 15/06/2022, às 17h15)


4. Forum da Cultura

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

O Forum da Cultura disponibiliza e promove diversas atrações culturais, como o Museu de Cultura Popular, a Pinacoteca, a Coleção Presépio, arquivos de obras raras de música erudita e galeria de arte, além de espetáculos teatrais (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Telefone: (32) 3215-3850

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – CEP: 36016-210 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
Atendimento ao público: segunda a sexta – das 10h as 19h
Expediente interno/Secretaria: segunda a sexta – das 8h as 20h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Inaugurado em 1972, o espaço disponibiliza e promove diversas atrações culturais. O Museu de Cultura Popular da UFJF, com mais de três mil peças em acervo, oferece exposições mensais com estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outras peças de culturas nacionais e estrangeiras. A Pinacoteca, iniciada nos anos 90, contempla obras de artistas juiz-foranos e mineiros em exposição permanente. Dentre os mais conhecidos, estão Dnar Rocha e Carlos Bracher, além de pinturas figurativas de Lages das Neves e abstrações de Amaury de Battisti. A Coleção Presépio, que nasceu através do professor Antônio Weitzel, em 1988, é exposta tradicionalmente nos finais de ano e tem sido ampliada com doações. Com destaque para presépios vindos da Angola e da Itália, o acervo reúne mais de cem unidades. O espaço guarda ainda obras raras da música erudita, desde composições medievais a compositores contemporâneos, com a intenção de serem disponibilizadas aos visitantes no futuro. Dentre os discos de destaque, está o “Panis Angelicus”, na voz de Benjamino Gigli. Pelo casarão também é possível se deparar com uma vitrola à manivela de 1904 e um gramofone da mesma época. Uma das salas do prédio também preserva a memória da UFJF, com telas que retratam os antigos prédios da universidade e relembram a época em que o Forum abrigou o primeiro gabinete da reitoria. O Forum ainda conta com a Galeria de Arte, um espaço aberto para exposição de artistas locais e de âmbito nacional, e oferece cursos e oficinas, além de ser a casa do Grupo de Teatro Divulgação e do Coral da UFJF. Além disso, o Forum da Cultura realiza eventos como lançamentos de livros, cds e concertos variados.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade externa. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O Forum da Cultura é um espaço aberto ao público, com entrada gratuita. Abriga o Museu de Cultura Popular da UFJF, Galeria de Arte e é local de ensaios do Coral Universitário e do Grupo Divulgação. No espaço acontecem apresentações diversas.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
As visitas podem ser feitas sem agendamento ou pré-agendadas, normalmente quando são grupos grandes e/ou oriundos de outras cidades. O contato pode ser feito presencialmente na secretaria, por e-mail, telefone ou redes sociais.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Não se aplica.

Prioridade no atendimento:
As pessoas portadoras de deficiência, os idosos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
O atendimento é feito na hora de chegada do visitante.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Telefone, e-mail, redes sociais, ou presencialmente.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Telefone, e-mail, redes sociais e presencialmente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Existe sinalização com o nome das salas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Existe a necessidade de uma rampa e um elevador para o acesso das pessoas com dificuldade de locomoção chegarem ao teatro. A limpeza é primorosa e o conforto é bom.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
O contato é feito por telefone e recebemos pessoalmente as pessoas para visitas e para assistir aos espetáculos.

 

(Informações atualizadas em 15/06/2022, às 17h17)


5. Jardim Botânico

Órgão vinculado à Pró-reitoria de Extensão

O Jardim Botânico oferece diferentes serviços associados à conservação da sociobiodiversidade e educação ambiental (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/jardimbotanico/

E-mail:
jardimbotânico@ufjf.br

Telefone: (32) 3224-6725

Endereço: Rua Coronel Almeida Novaes s/n, Bairro Santa Terezinha, Juiz de Fora, MG. CEP: 36045-500.

Dias e Horário de funcionamento:
De terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h.
Fechado às segundas e feriados.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Jardim Botânico conta com espaço e estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Para o público externo, oferece um conjunto de ações de educação ambiental, como visitações, cursos e palestras.

 

Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, coletivos, associações, produtores.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para acessar os serviços voltados ao público acadêmico, o requerente deve preencher formulário eletrônico e apresentar, quando necessário, algum documento que comprove o serviço demandado. A visitação do público externo composto por escolas está condicionada ao preenchimento de formulário eletrônico, o qual enviará uma notificação ao e-mail cadastrado contendo todas as informações de visita. No dia agendado, o responsável pelo grupo visitante deverá apresentar esta notificação impressa e assinada pelo responsável pela Escola ou Instituição. Para a visitação do público externo espontâneo, não é necessário preencher formulário eletrônico, apenas comparecer na portaria do Jardim Botânico com documento de identificação. Esta modalidade de visitação está condicionada à capacidade de suporte de cem pessoas em estado de visitação. Todos os requisitos e documentos necessários para se acessar os serviços do Jardim Botânico estão completamente descritos em normativas publicadas pela sua Direção. Todas as regras de conduta e visitação também estão disponíveis no site do Jardim Botânico.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Não se aplica.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao limite indicado em cada pedido.

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Atendimento presencial previamente agendado.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
O
rdem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado. São realizadas visitas guiadas por educadores ambientais ou visitas espontâneas autoguiadas, cursos, palestras, seminários e eventos de Educação Ambiental.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Livro de sugestões localizado na portaria do Jardim Botânico, e-mail, telefone e redes sociais.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail, telefone, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas informativas no Jardim Botânico com localização, rotas e informações sobre a biodiversidade e roteiros de Educação Ambiental.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Jardim Botânico é uma área natural, e como tal oferece percursos com níveis de dificuldades que variam ao longo do percurso, podendo apresentar caminhadas leves e trilhas que demandam aptidão e vigor físico. Para os visitantes que apresentam dificuldades de locomoção, o Jardim Botânico oferece transporte em carrinho elétrico e cadeira de rodas. O ambiente possui equipe especializada em limpeza, que mantém as edificações e sanitários de uso público sempre com muito asseio. O conforto é proporcionado por locais de descanso, como bancos e extenso gramado e complementado pela paisagem, que proporciona extremos conforto aos cinco sentidos.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Atendimento presencial, por telefone ou e-mail.

 

Outras informações:
O Jardim Botânico oferece diferentes serviços à comunidade acadêmica e ao público externo à universidade, todos associados à conservação da sociobiodiversidade e Educação Ambiental. Para a comunidade acadêmica, o Jardim Botânico oferece espaço e estrutura para ensino, pesquisa e extensão. Para o público externo, oferece um conjunto de ações de Educação Ambiental, como visitações, cursos e palestras.

 

(Informações atualizadas em 31/07/2023, às 16h52)


6. Memorial da República Presidente Itamar Franco

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

O espaço reúne reproduções de documentos, além de fotografias e objetos referentes ao período em que o presidente Itamar Franco exerceu cargos públicos no Brasil e no exterior (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
mrpitamarfranco.com.br

E-mail:
secretaria.memorial@ufjf.br – Secretaria e Direção

Telefone: (32) 3212-2078

Endereço: Rua Benjamin Constant, 760 – Centro – CEP: 36015-400 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda à sexta-feira, das 10h às 17h. Última entrada para visitação: 16h30.

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Memorial da República Presidente Itamar Franco reúne acervo documental, fotográfico e audiovisual, além da biblioteca e do Fusca 1993 de Itamar Franco. O projeto iniciado em 2002, em parceria com o extinto Instituto Itamar Franco e com o próprio político, está comprometido com o tripé ensino, pesquisa e extensão, seja por meio de atividades artístico-culturais abertas à comunidade, seja pelo exercício do debate qualificado acerca da memória e da política no país. Espaço do passado e do presente, o Memorial também se insere na discussão e na projeção de um futuro democrático, livre, igualitário e muito mais justo. Além de propor atividades presenciais – como palestras, debates, oficinas, exposições e exibições cinematográficas -, a instituição está conectada, atuando nas redes sociais e com sua revista digital Panteão. Ainda, sedia o grupo de pesquisa Mnapolis – Memórias e Narrativas Políticas: sujeitos e linguagens, inscrito no CNPq.

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Presencialmente e on-line.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
E-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– O Memorial da República Presidente Itamar Franco disponibiliza exposições físicas (no prédio do Memorial) e em galerias virtuais, que podem ser acessadas pelo link: https://mrpitamarfranco.com.br/panteao/.
– Para consulta de itens da biblioteca e arquivo, é necessário enviar e-mail para secretaria.memorial@ufjf.br para agendamento prévio.
– É possível agendar visitas mediadas para grupos. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail secretaria.memorial@ufjf.br.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
As visitas de escolas e outros grupos podem ser agendadas por e-mail, telefone e na secretaria. As pesquisas no acervo (arquivo e biblioteca) devem ser agendadas previamente por e-mail. Os eventos exigem inscrição prévia por e-mail.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Não se aplica.

 

Prioridade no atendimento:
Pessoas portadoras de deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo têm atendimento prioritário.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Tempo estimado para visitas às exposições: 40 minutos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Disponibilizamos livro para elogios, sugestões e reclamações, conforme orientado pelo Ibramm.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Redes sociais.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
E-mail.

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Identificações na fachada do prédio e nas salas.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Espaço continuamente limpo e agradável para os visitantes.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Não se aplica.

 

(Informações atualizadas em 15/06/2022, às 17h20)


7. Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea)

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

Um dos raros no país a se dedicar à arqueoastronomia, o Museu desenvolve ações educativas e visitas agendadas para estudantes e público em geral (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico:
https://www2.ufjf.br/procult/orgaos-executores/museu-de-arqueologia-e-etnologia-americana/

E-mail:
maea.ufjf@gmail.com

Telefones:
(32) 3211-7432

Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 3460 – Alto dos Passos – Juiz de Fora/MG. CEP: 36025-020

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta – 7h às 19h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) é um espaço vinculado à Pró-reitoria de Cultura da UFJF que tem como missão desenvolver ações educativas, como visitas agendadas para alunos de ensino médio e fundamental e público em geral. O museu é um dos raros no país a se dedicar à arqueoastronomia, e a razão para isso é exatamente o fato de que, tendo sido organizado em função do acervo e dos estudos de Franz Hochleitner, essa foi a primeira pesquisa desenvolvida no âmbito do Museu.

A dinamicidade das ações realizadas nos espaços do Maea é condição indispensável para a eficácia do trabalho tendo em vista a natureza do setor, que está dividido em Reserva Técnica, Laboratórios, Biblioteca, Sala de Exposição e Secretaria. Esse trânsito ocorrerá com a disposição de documentos, livros e materiais, que serão temporariamente remanejados da Reserva Técnica e Biblioteca para o Laboratório de Estudos, os quais pesquisadores e estudantes têm a possibilidade de acessar no prédio-sede do Maea, localizado à Av. Rio Branco nº 3460 no centro de Juiz de Fora.

Já na Sala de Arqueoastronomia, que homenageia seu fundador, o Maea pretende elaborar e executar projetos alinhados com as finalidades e interesses dos pesquisadores do Centro de Ciências, situado no campus da Reitoria próximo à Praça Cívica da UFJF. O espaço no Centro, por sua vez, possibilita a visibilidade a esse que é um dos acervos de maior valor cultural e de pesquisa da Universidade.

O Maea recebe visitas agendadas de escolas e grupos de pessoas, além de visitações espontâneas do público em geral. Nas visitas espontâneas sem inscrição, é possível conhecer a Sala Franz Hochleitner do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana. Para isso, basta se apresentar na recepção dentro do horário de visitação.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Requisitos, Documentos, Informações
– Agendamento por telefone para visitas de escola e orientada;
– Informações via telefone, email ou redes sociais
– Solicitar e preencher o Formulario de solicitação de Autorização Institucional para Pesquisa Presencial no acervo do Maea
Serviços:
– Atendimento universal (email, telefone, site, pessoal, etc) de acesso à informação
– Atendimento presencial: Exposições – Visita Escolar, Visita Orientada e Visita Livre/Espontânea
– Ações educativas e culturais;
– Cursos de Extensão;
– Projetos de Pesquisa e Extensão;
– Consulta ao acervo (pesquisa documental e material no acervo bibliográfico/documental e coleções materiais – arqueológicas, antropológicas e etnográficas).

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Solicitação, Preenchimento, Submissão, Avaliação, e Anuência

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
30 dias

 

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada e avaliação pontual de cada caso, conforme a necessidade e urgência no cumprimento de prazos, sobretudo no que tange à pesquisa acadêmica no âmbito de mestrado e doutorado.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
30 dias

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.  

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
– Recebimento via telefone, email, redes sociais e presencialmente
– Avaliação interna e consulta às instâncias superiores
– Alteração se for necessária e em atenção ao Regimento Interno
– Resposta ao interpelador por meio de documento oficial, telefone ou email 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e do setor.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e do setor.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas de sinalizaçao e orientação

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Acessibilidade restrita no que tange à locomoção, pois apresenta barreiras (escadas) no acesso ao Setor. Limpeza em condições de antedimento e conforto básico necessário.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Por meio de telefonema ou presencial, com assinatura de Termos, se for o caso.

 

(Informações atualizadas em 15/06/2022, às 17h22)


8. Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

Unidade: Órgão Suplementar/Pró-reitoria de Cultura

O Mamm abriga o acervo bibliográfico e de artes visuais do poeta juiz-forano Murilo Mendes; desenvolvendo intensa programação cultural, educativa e gratuita (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários
Sítio Eletrônico: http://www.museudeartemurilomendes.com.br
E-mail: administracao.mam@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 3229-7651

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790 – Centro – CEP: 36015-400 – Juiz de Fora/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira: das 9h às 18h.
Sábado e domingo: das 13h às 18h.
Trabalho interno: Segunda a sexta, das 8h às 22h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Inaugurado em 2005, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) abriga o acervo bibliográfico e de artes visuais do poeta juiz-forano. Além de promover exposições, o espaço também desenvolve intensa programação cultural, educativa e gratuita, com vistas à continuação do legado muriliano. Em abril de 2018, a instituição retomou o Projeto Coletivo Cultural, disponibilizando ônibus para transportar estudantes de instituições públicas de Juiz de Fora para visitar o Museu.

Ademais, as dependências do Mamm conta com um Setor de Biblioteca e Informação, que atualmente abrigam a Biblioteca e Hemeroteca Dormevilly Nóbrega, a biblioteca da escritora Cleonice Rainho, da família Cosette de Alencar, do arquiteto Arthur Arcuri, do artista plástico João Guimarães Vieira e da autora Maria de Lourdes de Oliveira, além da coleção particular de livros de Murilo Mendes. A biblioteca também possui uma sala de pesquisa, que pode ser utilizada para a realização de estudos e pesquisas mediante agendamento prévio.

O Mamm conta ainda com laboratórios de conservação e restauração de obras de arte, papel e reserva técnica, além de três galerias destinadas a exposições.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Identificação e utilização de crachá (visitante ou pesquisador) para acesso às galerias de arte, setor administrativo e biblioteca. Acesso livre para eventos no Auditório e abertura de exposições.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Acesso livre as galerias.
Agendamento para visitas guiadas.
Agendamento para pesquisadores e demanda para utilização do auditório.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
Dois dias.

 

Prioridade no atendimento:
Idosos e pessoas com deficiência.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Não se aplica

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Não se aplica.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Reuniões internas com demandas dos setores e deliberação para providências.

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Sistemas internos on-line.

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas e cartazes

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Estacionamento. Acessibilidade plena.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
E-mail, Telefone.

 

Outras informações:
Acesso é público e gratuito.

 

(Informações atualizadas em 15/06/2022, às 17h24)


9. Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira

Órgão vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

Sediado no Centro de Ciências, o Museu é responsável pela curadoria malacológica, identificação de espécimes coletados por pesquisadores e orientação de estudantes de graduação e pós-graduação, entre outros (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários

Sítio Eletrônico: https://www.ufjf.br/malacologia/

E-mail: sthefane.davila@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 2102-3221

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG – Centro de Ciências

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):

  • Curadoria da Coleção Malacológica e demais acervos;
  • Identificação de espécimes coletados por pesquisadores de outras instituições;
  • Identificação cruzada de espécies do gênero Biomphalaria para o Centro de Pesquisas René Rachou/FiOCruz;
  • Pesquisa científica;
  • Orientação de estudantes de graduação nas modalidades: treinamento profissional, estágio curricular, monografia e iniciação científica;
  • Orientação de estudantes de pós-graduação nas modalidades mestrado e doutorado;
  • Recebimento de pesquisadores visitantes para consulta ao acervo bibliográfico; consulta à coleção malacológica; realização de atividades de pesquisa;
  • Atendimento à imprensa;
  • Atendimento a visitantes;
  • Curadoria de exposições permanentes e temporárias;
  • Promoção de eventos anualmente, durante a Primavera de Museus e Semana Nacional de Museus

 

Público ao qual se destina:
Comunidade acadêmica e público em geral.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone e e-mail.

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Não é necessária a apresentação de documentos.

Prazo para prestação do serviço:
De acordo com o tipo de atendimento e particularidades de cada pedido.

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

 

Outras informações:
O Museu de Malacologia não dispõe de funcionário e o atendimento e prestação de serviços mencionados é feito pela curadora, profa Sthefane D’ávila, vinculada ao Departamento de Zoologia, a qual acumula, além da curadoria do museu, diversas funções na graduação e pós-graduação. Por essa razão, o horário de atendimento descrito é o horário de trabalho da referida professora, e a disponibilidade de atendimento presencial é limitada.


10. Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia

Unidade Acadêmica/Faculdade de Engenharia/Juiz de Fora

O Museu Dinâmico tem o objetivo de preservar a memória da ciência e da tecnologia da UFJF, convidando o público a participar, experimentar e explorar o espaço (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/museudinamico

E-mail: museudct@engenharia.ufjf.br 

Telefone: (32) 3212-7658

Endereço: Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da UFJF – Avenida Getúlio Vargas, 763, centro – CEP: 36010-110 – Juiz de Fora/MG – Prédio na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Floriano Peixoto. Entrada pela Rua Floriano Peixoto.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Museus de ciência e tecnologia universitários não são apenas museus na universidade. São instituições criadas para que possam se ocupar das áreas de pesquisa, ensino e extensão. No Museu, a articulação da história da ciência e da técnica visando à popularização e difusão da cultura científica através de suas exposições, contribui para um melhor conhecimento da estrutura da ciência e de seu lugar no marco intelectual das relações. A exploração de temas científicos por meio da apresentação do processo histórico, ligado com os aspectos educacionais, culturais e sociais através da pesquisa de seus acervos, materializa-se nas exposições contribuindo para a compreensão da ciência como uma construção humana coletiva.

O Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia tem por objetivo preservar a memória da ciência e tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, convidando o público a participar, experimentar e explorar. Os novos atores sociais são mobilizados por outras exigências; o que se quer hoje é uma maior capacidade de operar em diferentes áreas e facilidade de adaptação. O que o Museu tem proposto é programar ações institucionais que possam contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de apreciar a ciência como parte da cultura, de procurar permanentemente o próprio enriquecimento educacional e científico, de questionar o conhecimento difundido e de interagir de forma consciente com o mundo ao seu redor.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, redes sociais.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Para requerer os serviços basta apresentar a demanda. A participação nas atividades de ensino requer aprovação no processo seletivo de cada projeto.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
Acolhimento das demandas; Agendamento e organização das visitas guiadas; Controle das condições necessárias para conservação do acervo (segurança, umidade, iluminação e etc.); Divulgação do Museu e do seu acervo por meio das redes sociais, e-mails e participação em eventos científicos; Classificação e organização do acervo; Montagem das exposições; Construção do acervo virtual a partir da digitalização e microfilmagem do acervo iconográfico e documental e registro fotográfico das peças tridimensionais; Elaboração e desenvolvimento de pesquisas relacionadas à documentação arquivística e ao acervo de objetos de ciência e tecnologia do Museu; Realização de projetos de ensino, treinamento profissional e atividades de extensão.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
As visitas espontâneas são atendidas em caráter imediato, já as visitas guiadas são realizadas em média no prazo de até 15 dias.

 

Prioridade no atendimento:
Idosos, Deficientes e Lactantes.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
No caso das visitas espontâneas o atendimento é imediato. Demandas encaminhadas via e-mail e redes sociais são respondidas em até dois dias uteis. A realização das visitas guiadas ocorre no prazo de até 15 dias.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
São pilares do atendimento: cordialidade, linguagem adequada, pró-atividade, empatia, agilidade, organização e eficiência. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Acolhimento das demandas; Agendamento e organização das visitas guiadas; Controle das condições necessárias para conservação do acervo (segurança, umidade, iluminação e etc.); Divulgação do Museu e do seu acervo por meio das redes sociais, e-mails e participação em eventos científicos; Classificação e organização do acervo; Montagem das exposições; Construção do acervo virtual a partir da digitalização e microfilmagem do acervo iconográfico e documental e fotos das peças tridimensionais; Elaboração e desenvolvimento de pesquisas relacionadas à documentação arquivística e aos acervos de objetos de ciência e tecnologia do Museu; Realização de projetos de ensino e treinamento profissional e atividades de extensão. Os prazos variam de acordo com o serviço, sendo parte deles tem caráter contínuo. As visitas espontâneas possuem atendimento imediato e as visitas guiadas ocorrem em média no prazo de até 15 dias.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Acolher as sugestões e reclamações; Analisar e debater os itens com a equipe; Encaminhar retorno ao usuário pelo mesmo veículo de comunicação pelo qual a demanda foi apresentada no prazo de dois dias úteis. 

 

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
A consulta pode ser realizada via emails, telefonemas, redes sociais, pessoalmente. 

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais; emails, e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
No Museu, existem as seguintes placas/sinalização: alarme e extintor de incêndio, saída de emergência, luz de emergência, identificação dos sanitários, escadas e placas informativas em todos os itens do acervo em exposição.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
O Museu dispõe de rampas de acesso a todos os seus espaços, banheiros masculino e feminino adaptados para deficientes físicos. A limpeza das dependências e das peças do Museu é realizada de forma contínua. Os banheiros são higienizados duas vezes ao dia. Quando ao conforto, dispomos de auditório, área externa, ambientes iluminados, porteiro 24 horas e água. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Neste caso, o atendimento será realizado via telefone ou presencialmente.

 

(Informações atualizadas em 19/05/2021, às 14h52)