Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)
Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares
Contatos e horários
Sítio eletrônico:
E-mails
- secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br/
- secretaria.avaliacao@gmail.com
- questionario.ufjf@gmail.com (específico para questões sobre o Módulo de Avaliação das Atividades Acadêmicas)
Telefones:
- (32) 2102-3915
Endereço:
- Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-900 – Juiz de Fora/MG – Prédio da Reitoria.
Dias e Horário de funcionamento:
- De segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.
Breve descrição dos serviços prestados
- A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da UFJF é um setor vinculado à Reitoria cujo objetivo principal é oferecer suporte a avaliações internas e externas no âmbito da instituição e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação da Universidade, conforme estabelece a Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.
- Serviços oferecidos:
Articulação de processos avaliativos em âmbito institucional
Assessoramento na implementação e organização de informações administrativas para a autoavaliação institucional;
Assessoramento e suporte à Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Condução dos processos de avaliação das atividades acadêmicas, via SIGA
Assessoramento nos processos de avaliação de estágio probatório docente
Fomento à cultura de avaliação para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI)
Promoção da visibilidade dos cursos da UFJF, através de participação em rankings avaliativos nacionais e internacionais
Suporte à coleta de dados de avaliações independentes
Suporte às coordenações de cursos de graduação a serem avaliados externamente pelo Inep (Enade ou visita in loco)
Orientação a estudantes participantes do Enade
Orientação a estudantes concluintes sobre a regularidade junto ao Enade
Divulgação dos resultados de avaliações externas e de ranqueamento para a comunidade acadêmica e a sociedade
Prestar atendimento aos públicos externo e interno.
Públicos e formas de acesso e comunicação
- Público ao qual se destina: Discentes, docentes e TAEs.
- Forma de acesso ao serviço: Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
- Forma de comunicação com o solicitante do serviço: Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
- Requisitos: Ao encaminhar demanda relacionada a assuntos sobre Avaliação Institucional, informar o vínculo com a UFJF (se houver) e o objetivo da ação demandada.
- Documentos: não há Formas: E-mail, por ofício ou despacho SEI, por contato telefônico ou presencialmente na sala da Diretoria (quando em atividades presenciais).
Etapas e prazos
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
- Recebimento das demandas
- Consulta aos dados disponíveis
- Encaminhamentos e análises necessárias
- Redação das respostas e atendimento da demanda.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
- Quando há prazos legais interpostos pelas normativas federais ou internas à UFJF, estes são seguidos. Para outros casos gerais, as demandas são atendidas o mais rápido possível.
Prioridade no atendimento:
- Não há prioridades, a menos que haja prazos próximos de finalização. O setor trabalha com divisão de tarefas para atender demandas no menor tempo possível.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
- E-mails são respondidos, no máximo, em 24h úteis. Ofícios, despachos e outros documentos institucionais seguem os prazos interpostos para resposta.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
- As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
- Recebimento das demandas – em até 24h, se por e-mail ou documento institucional
- Consulta aos dados disponíveis – em até 48h
- Contato com o usuário para informações gerais sobre providências ou outras informações necessárias – em até 48h
- Encaminhamentos e análises necessárias – a depender da ação
- Redação das respostas – a depender da ação
- Conferência final por parte da Diretora de Avaliação – em até 48h após a redação
- Atendimento da demanda.
Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
- Segue-se os trâmites do processamento de serviços e a previsão de tempo de espera para o atendimento
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
- Pelos canais de atendimento, a qualquer tempo enquanto a demanda estiver em análise.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
- Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), emails, e telefonemas.
Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
- Há uma placa na entrada do setor.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
- A sala da Diretoria de Avaliação é acessível a toda a comunidade acadêmica, estando localizada na parte térrea da Reitoria, no corredor do Gabinete. É limpa e mantida organizada pelos servidores do setor.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
- Toda a prestação de serviços e a base de dados, atualmente, está concentrada nos espaços de armazenamento digitais. Devido à dependência dos sistemas informatizados, é necessário aguardar o retorno das conexões para efetivação das demandas. Porém, para orientações gerais, avisos ou outras urgências, em casos de indisponibilidade das redes, é possível obter atendimento através de contatos por aplicativos de conversas ou contato telefônico dos servidores do setor.
Outras informações:
- O planejamento e a execução das avaliações internas e externas na UFJF são operacionalizadas com:
1) a consolidação e o aprimoramento dos instrumentos de avaliação própria, garantida a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica;
2) a sensibilização e o envolvimento efetivos dos setores nas avaliações externas;
3) a apropriação dos resultados das avaliações própria e externa no planejamento de atividades acadêmicas e administrativas. - O setor possui um Manual de Procedimentos, disponível em nossa página www.ufjf.br/diavi/inicial/eventos/
(Informações atualizadas em 09/04/2021, às 14h59)