Unidade Acadêmica/Juiz de Fora
Setores
- Direção
- Secretaria Administrativa
- Coordenação de curso (Graduação)
- Departamento de Fundamentos do Serviço Social
- Departamento de Política de Ação do Serviço Social
- Coordenação Orientadora de Estágio (COE)
- Secretaria de Apoio Acadêmico:
- Programa de Pós-Graduação
- Biblioteca
- Casa Helenira Rezende (Helenira Preta)
- Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento
- Diretório Acadêmico
Contatos e horários
Sítio eletrônico:
- https://www.ufjf.br/facssocial/
E-mail:
- Direção: direcao.ssocial@ufjf.edu.br
- Coordenação de curso (Graduação): coordservicosocialufjf@gmail.com
- Departamento de Fundamentos do Serviço Social: fssinterdepartamental@gmail.com
- Departamento de Política de Ação do Serviço Social: e-mail: fssinterdepartamental@gmail.com
- Coordenação Orientadora de Estágio (COE): e-mail: coefss.estagio@gmail.com
- Secretaria de Apoio Acadêmico:
- Programa de Pós-Graduação: ppg.ssocial@ufjf.edu.br
- Casa Helenira Rezende: casahelenirarezende@gmail.com
- Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento: e-mail: polosobreenvelhecimento@gmail.com
- Diretório Acadêmico: e-mail: diretorioacademicosesoufjf@gmail.com
Telefone:
- Direção: (32) 2102-3560
- Secretaria Administrativa: (32) 2102-3561
- Coordenação de curso (Graduação): (32) 2102-3563
- Departamento de Fundamentos do Serviço Social: (32) 2102-3564
- Departamento de Política de Ação do Serviço Social: (32) 2102-3565
- Coordenação Orientadora de Estágio (COE): (32) 2102-3564
- Secretaria de Apoio Acadêmico: (32) 2102-3562
- Programa de Pós-Graduação: (32) 2102-3569
- Biblioteca: (32) 2102-3566
- Casa Helenira Rezende (Helenira Preta): (32) 3215-4694
- Polo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o processo de envelhecimento: (32) 3215-4694
- Diretório Acadêmico:
Endereço:
- Campus Universitário, Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro, Juiz de Fora – MG, 36036-900.
Dias e Horário de funcionamento:
- Segunda à Sexta-feira de 7h às 23h
Breve descrição dos serviços prestados
- A Faculdade de Serviço Social tem por objetivo principal formar discentes em nível de graduação e pós-graduação.
- No âmbito da graduação, o curso tem entrada para diurno e noturno, com oferta de 35 vagas, totalizando 70 discentes/ano.
- Na pós-graduação stricto sensu, oferta curso de mestrado em Serviço Social, com 15 vagas, e o doutorado em Serviço Social, com dez vagas, com área de concentração “Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social”, articulada em duas linhas de pesquisa: “Políticas Sociais e Gestão Pública” e “Serviço Social e Sujeitos Sociais”.
- Na pós-graduação lato sensu, se insere em quatro programas de Residência multiprofissionais, vinculados ao Hospital Universitário: Atenção Hospitalar (2 vagas/ano), Saúde da Família (2 vagas/ano) e Saúde do Adulto (2 vagas/ano).
- A Faculdade de Serviço Social possui cinco grupos de pesquisa, que desenvolvem projetos de pesquisa e grupos de estudos:
- Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas;
- Trabalho, Mercado de Trabalho e Serviço Social;
- Questão Social, território e Serviço Social;
- Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão dos Fundamentos do Serviço Social, Dýnamis
- Grupo de Pesquisa em Teoria Social e Crítica da Economia Política.
- No âmbito da extensão, possui espaço destinado a este propósito no prédio da Casa Helenira Rezende, no centro da Cidade.
- Entre os programas e projetos, abriga os da Área do Envelhecimento que atende a população idosa de Juiz de Fora, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, o Centro de Referência e Promoção da Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Não-Binários e Intersexuais (CeR-LGBTQI+), com atividade contínua.
- A forma de ingresso na graduação ocorre através do Pism, Sisu ou da seleção de vagas ociosas.
- Para ingresso na pós-graduação deve-se acompanhar a publicação de editais específicos no site da Faculdade.
- Os projetos de pesquisa e extensão também possuem editais específicos para atuação como bolsista/voluntário e para participação da comunidade externa. Os editais podem ser acessados no site da Faculdade. Para estes e demais serviços, deve-se realizar contato por telefone, e-mail ou presencialmente.
Públicos e formas de acesso e comunicação
- Público ao qual se destina: Comunidade Acadêmica (Docentes, discentes, TAEs e terceirizados)
- Forma de acesso aos serviços: E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente, redes sociais
- Forma de comunicação com o solicitante do serviço: E-mail, telefone, sistemas internos on-line, pessoalmente, redes sociais
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço
- Variam conforme a solicitação e o setor demandado.
Etapas e prazos
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
- De acordo com cada edital dos processos/requisitos/documentações específicas.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
- O prazo para o atendimento vai depender de cada situação.
Prioridade no atendimento:
- Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
- Graduação e Pós-Graduação: Entre 5 e 10 minutos. No Caso de orientações pedagógicas da coordenação de curso de graduação ou pós-graduação, este tempo pode ser de 30 minutos.
- Outros setores: De acordo com cada demanda.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
- Todos os setores: O Previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
- A Faculdade de Serviço Social vêm investindo na potencialização de seu site para divulgação das informações de seus serviços. Processo contínuo de atualização das informações junto aos setores. Gestão junto à UFJF para ampliação do acesso à internet.
Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
- Recebimento da demanda, orientação, deliberação em reunião e encaminhamento.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
- Pessoalmente, ou por meios de telefone, watsapp e e-mail.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
- Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; divulgação de informações em redes sociais, emails, e telefonemas.
Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
- Indicativa de Locais e direcional.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
- A acessibilidade à Faculdade de Serviço Social ocorre de forma eficiente em seus setores junto à entrada principal. Ocorre de forma parcial no auditório – que não possui acessibilidade e não há rampas de acesso na entrada central da Faculdade. A limpeza é realizada periodicamente pelo serviço terceirizado e temos mobiliário adequado para recebimento dos usuários e usuárias.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
- O atendimento ocorre pessoalmente ou por telefone. Caso haja necessidade de encaminhamentos via sistema, é agendado contato posterior.
(Informações atualizadas em 16/08/2022, às 17h42)