Unidade Acadêmica/Juiz de Fora
Contatos e horários
Sítio Eletrônico: https://www2.ufjf.br/farmacia/
E-mail: diretoria.farmacia@ufjf.br; secretaria@farmacia.ufjf.br; farmacia.universitaria@farmacia.ufjf.br
Telefone: (32) 2102-3802/3155
Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Faculdade de Farmácia – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – Juiz de Fora/MG – CEP: 36.036-900.
Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A Faculdade de Farmácia oferta atividades de ensino, pesquisa e extensão à comunidade, incluindo o curso de graduação em Farmácia, cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas e mestrado em Ciência e Tecnologia em Leite e Derivados, cursos de especialização em Análises Clínicas e em Farmacologia Clínica. A Faculdade ainda oferta serviços à comunidade no Laboratório de Análises de Águas e alimentos e no Laboratório de Diagnóstico Molecular. A Farmácia Universitária oferta atividades de ensino, pesquisa e extensão e integra a rede de atenção à saúde do município com oferta de serviços farmacêuticos no âmbito da assistência farmacêutica municipal.
Público ao qual se destina:
Discentes, docentes, TAEs, terceirizados e público externo.
Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais.
Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– Secretaria da unidade – atende demandas de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com os protocolos em vigor.
– Laboratório de Diagnóstico Molecular – realiza exames direcionados pela rede de atenção à saúde, desta forma os usuários são atendidos na rede de saúde (UBS, UPA, Hospitais e outros).
– Laboratório de Análises de Águas e Alimentos – realiza testes de qualidade de água e alimentos sob demanda de instituições públicas e privadas através de convênios realizados com o Critt.
– Farmácia Universitária – dispensa medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica municipal disponíveis na Remume aos moradores da Região Oeste do município, mediante apresentação de prescrição, comprovante de residência e documento oficial.
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
– Secretaria da unidade: atende demandas de ensino, pesquisa e extensão de acordo com os protocolos em vigor. Acessar as secretarias para demanda de atendimento presencialmente ou através dos canais de comunicação (telefone, email, redes sociais).
– Laboratório de diagnóstico molecular – realiza exames para o diagnostico molecular. Os usuários são atendidos na rede de atenção à saúde; as amostras são direcionadas ao laboratório pela rede de saúde; os resultados são emitidos no sistema GAL/DataSus.
– Laboratório de Análises de Águas e Alimentos – realiza testes de qualidade de água e alimentos. As instituições acessam o laboratório para a formalização de convênios; o Critt formaliza o convênio; as amostras são enviadas e os laudos encaminhados à instituição conveniada.
– Farmácia Universitária – dispensação de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica municipal, disponíveis na Remume; os usuários moradores da Região Oeste do município se dirigem à Farmácia universitária portando prescrição, comprovante de residência e documento oficial e recebem os medicamentos disponíveis.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
– Secretaria da unidade – atende demandas de ensino, pesquisa e extensão de acordo com os protocolos em vigor. Resposta em até 72h.
– Laboratório de Diagnóstico Molecular – realiza exames para o diagnostico molecular: resultados emitidos em até 72h.
– Laboratório de Análises de Águas e Alimentos – realiza testes de qualidade de água e alimentos: laudos emitidos em até sete dias úteis.
– Farmácia Universitária – dispensação de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica municipal disponíveis na Remume; entrega imediata dos medicamentos disponíveis.
Prioridade no atendimento:
As prioridades seguem a legislação em vigor.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
– Secretaria da unidade – atende demandas de ensino, pesquisa e extensão de acordo com os protocolos em vigor; espera de até 15 minutos e resposta em até 72h.
– Laboratório de Diagnóstico Molecular – realiza exames para o diagnostico molecular; espera de até 15 minutos e resposta em até 72h.
– Laboratório de Análises de Águas e Alimentos – realiza testes de qualidade de água e alimentos; espera de até 15 minutos e emissão de laudos em até sete dias úteis.
Farmácia Universitária – dispensação de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica municipal disponíveis na remume; espera de até 15 minutos.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
– Secretaria da unidade – atende demandas de ensino, pesquisa e extensão de acordo com os protocolos em vigor. Acessar as secretarias para demanda de atendimento presencialmente ou através dos canais de comunicação (telefone, e-mail, redes sociais); resposta em até 72h.
– Laboratório de Diagnóstico Molecular – realiza exames para o diagnostico molecular; os usuários são atendidos na rede de atenção à saúde; as amostras são direcionadas ao laboratório pela rede de saúde; os resultados são emitidos no sistema GAL/DataSus; resposta em até 72h.
– Laboratório de Análises de Águas e Alimentos – realiza testes de qualidade de água e alimentos; as instituições acessam o laboratório para a formalização de convênios; o Critt formaliza o convênio; as amostras são enviadas e os laudos encaminhados à instituição conveniada; emissão de laudos em até sete dias úteis.
– Farmácia Universitária – dispensação de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica municipal disponíveis na Remume; os usuários moradores da Região Oeste do município se dirigem à Farmácia universitária portando prescrição, comprovante de residência e documento oficial; recebem os medicamentos disponíveis; entrega imediata.
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
As reclamações são recebidas na secretaria da unidade que encaminha à direção da unidade para providências.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails, e telefonemas.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações no canais de comunicação da UFJF e do setor; sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails, e telefonemas.
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Placas indicativas e cartazes
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Acessibilidade, limpeza e conforto adequadas às necessidades dos usuários.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Quando o sistema informatizado se encontrar indisponível, são adotados planos de contingência descritos nos POP de cada setor.
(Informações atualizadas em 26/07/2023, às 17h53)