Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Unidade Acadêmica/Juiz de Fora
Setores:
• Secretarias Geral e da Pós-Graduação
• Departamentos: Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Psicologia e Turismo
• Programas de Pós-Graduação: Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Psicologia
Contatos e horários
Sítio eletrônico:
E-mails:
Telefones:
- (32) 2102-3101
- 2102-3102
Endereço:
- Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário – São Pedro – CEP: 36.036-330 – Juiz de Fora/MG.
Dias e Horário de funcionamento:
- De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 22h30
Breve descrição dos serviços prestados
- O Instituto de Ciências Humanas (ICH) oferece cursos de graduação nas áreas de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geociências, História, Psicologia e Turismo; e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.
- Os cursos de pós-graduação lato-sensu são oferecidos nos programas de pós-graduação (PPGs) de Ciência da Religião, Ciências Sociais, Psicologia, História, Filosofia e Geografia, contando com cursos de Mestrado e Doutorado, exceto os dois últimos, que ofertam apenas Mestrado.
- O ICH também oferece uma Especialização em Ciência da Religião e integra um Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio).
- Princípios éticos e de qualidade são seguidos com rigor. O Instituto promove, através de seus docentes, cursos e projetos de extensão voltados para o atendimento a públicos diversos.
- O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) disponibiliza atendimento psicológico gratuito à população. Diversos projetos de iniciação científica, monitoria e de treinamento profissional para discentes de todos os cursos de graduação são ofertados na unidade.
- Eventos nacionais e internacionais, congressos, seminários, colóquios e outros são sediados no ICH, tanto os promovidos pela comunidade do próprio Instituto, quanto outros, cuja organização é externa.
Públicos e formas de acesso e comunicação
- Público ao qual se destina: Comunidade acadêmica (Docentes, discentes, TAEs e terceirizados) e público externo.
- Forma de acesso ao serviço: Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone e pessoalmente
- Forma de comunicação com o solicitante do serviço: Por telefone, por e-mail, presencial, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço
- As solicitações têm encaminhamentos diversos, de acordo com a origem e/ou destinação da demanda. Variam de acordo com a natureza do serviço acessado.
Etapas e prazos
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
- Variam conforme a natureza da solicitação.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
- Variam conforme a natureza da solicitação.
Prioridade no atendimento:
- Terão prioridade no atendimento presencial idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais ou com criança de colo. Para os demais casos, será observada a ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
- Variam conforme a natureza da solicitação.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
- As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
- Variam conforme a natureza da solicitação.
Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
- Através dos e-mails institucionais da Unidade.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
- Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade, E-mail, Telefone
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
- Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade, E-mail, Telefone
Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
- Placas indicativas e nominais na entrada de cada um dos blocos e das dependências do ICH.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
- A estrutura física da Unidade é preparada para o acesso de pessoas com deficiência (como elevadores, rampas de acesso, banheiros, etc.), assim como há alunos bolsistas para auxiliar os deslocamentos dos mesmos. A equipe de limpeza que presta seus serviços no ICH desempenha muito bem o seu trabalho, mantendo o ambiente sempre limpo e em condições salutares. Com tudo isso alinhado, garantimos o melhor conforto possível a todos os usuários de nossa unidade.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
- Como o ICH possui atendimento presencial, caso os outros meios não estejam disponíveis, há sempre pessoas para acolher as demandas necessárias.
(Informações atualizadas em 06/11/2023, às 17h07)