Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)
Unidade Administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares
Setores
Coordenação de Administração de Pessoal (CAP)
Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp)
Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe)
Núcleo de Apoio e Gestão de Carreiras (Nugec)
Núcleo de Planejamento, Assessoria e Assistência (Nupla)
Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas (Nudep)
Secretaria
Contatos e horários
Sítio Eletrônico:
E-mails:
- Coordenação de Administração de Pessoal (CAP): cap.progepe@ufjf.br
- Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp): camp.progepe@ufjf.br
- Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe): cossbe.progepe@ufjf.br
- Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas (Nudep): qualifica.progepe@ufjf.br
- Núcleo de Apoio e Gestão de Carreiras (Nugec): carreiras.progepe@ufjf.br
- Núcleo de Planejamento, Assessoria e Assistência (Nupla): nupla.progepe@ufjf.br
- Secretaria: secretaria.progepe@ufjf.br
Telefones:
- Coordenação de Administração de Pessoal (CAP): (32) 2102-3935/3925/3923/3933 (Plano de Saúde)
- Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp): (32) 2102-3929/3932/3914
- Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe): (32) 2102-3815/3575
- Núcleo de Apoio e Gestão de Carreiras (Nugec): (32) 2102-3931/3913
- Núcleo de Planejamento, Assessoria e Assistência (Nupla): (32) 2102-3928/3908
- Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas (Nudep): (32) 2102-3973/3937
- Secretaria: (32) 2102-3930
Endereço:
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário, Bairro São Pedro. CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG Telefone: (32) 2102-3930
Dias e Horário de funcionamento:
- De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.
Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
- Coordenação de Administração de Pessoal (CAP) é responsável pelo gerenciamento de dados cadastrais dos servidores, dos aposentados e pensionistas da UFJF e pela remuneração desses profissionais e beneficiários. Além desses gerenciamentos, a CAP é responsável por atendimento aos órgãos fiscalizadores da União (AGU, CGU, TCU), Justiça Federal, Vara de Família e Cível; análise de Notas Técnicas e Orientações Normativas e atualizações da legislação para servidores da UFJF.
- Coordenação de Alocação e Movimentação de Pessoas (Camp) é responsável pelo gerenciamento de alocação de servidores da UFJF e pela avaliação de desempenho dos servidores docentes e técnico-administrativos em Educação.
- Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe) atua nas áreas de perícia oficial, segurança do trabalho, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores. Em 2010 a Cossbe incorporou à sua estrutura uma unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal – Siass. O Siass foi uma estratégia desenvolvida pelo Ministério do Planejamento (vide Decreto nº 6.833, de 29 de abril de 2009) com o objetivo de implantar a Política de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Federal (Pass), em nível nacional. Neste processo de implantação do Siass no Brasil, muitas unidades foram criadas através de acordos de cooperação técnica com universidades, pelo fato de as mesmas possuírem serviços de saúde do trabalhador já estruturados e também pela produção de conhecimento em diversas áreas do conhecimento e possibilidade de inovação.
- Núcleo de Apoio e Gestão de Carreiras (Nugec) trata de assuntos relacionados ao ambiente organizacional, ao incentivo à qualificação, progressão por mérito e à progressão por capacitação profissional dos TAEs, bem como às progressões funcionais dos docentes, à aceleração de promoção, à retribuição por titulação e ao Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Cabe, ainda, ao Nugec, a operacionalização do Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação (Proades).
- Núcleo de Planejamento, Assessoria e Assistência (Nupla) tem como objetivo atender, orientar e encaminhar os servidores do quadro efetivo da UFJF, subsidiar as coordenações respectivas em todos os processos de movimentação de servidores, atuar na gestão do contrato com empresas terceirizadas, articular ações de planejamento e inovação, além de outros assuntos no âmbito da gestão de pessoas.
- Núcleo de Qualificação e Desenvolvimento de Pessoas (Nudep) trata de assuntos relacionados aos afastamentos de servidores docentes e TAEs para participação em programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) no país e no exterior, capacitação no país e no exterior (congressos e similares), licença para capacitação e análise de cumprimentos de interstício para subsidiar processos relacionados a vacâncias. Além disso, ocupa-se de assuntos relacionados à operacionalização do Programa de Apoio à Qualificação (Proquali), dos programas de reserva de vagas para o Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública-PPGP do Centro de Políticas Públicas e Avaliação na Educação (Caed), para o Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), para o Mestrado Interinstitucional em Engenharia de Produção (Minter), bem como para os programas de pós-graduação lato sensu da UFJF. Incumbe, ainda, ao Nudep, a organização de cursos de capacitação e treinamento para docentes e técnico-administrativos em Educação.
- Secretaria da Progepe se traduz fundamentalmente na recepção, triagem e direcionamento das demandas pertinentes à unidade. Cabe ao setor a responsabilidade de prover recursos e informações para a execução dos demais serviços de competência da Progepe. Ademais, a Secretaria fornece apoio às rotinas administrativas dos setores que integram a Pró-Reitoria, além de fornecer suporte de secretariado ao(à) Pró-reitor(a). Desse modo, juntamente com as demais repartições que compõem a unidade, a Secretaria corrobora com o objetivo da Progepe, que é a gestão de pessoas e dos processos referentes à administração de pessoal da UFJF.
Públicos e formas de acesso e comunicação
- Público ao qual se destina: Comunidade Acadêmica (docentes, discentes, TAEs e terceirizados).
- Forma de acesso ao serviço: Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais.
- Forma de comunicação com o solicitante do serviço: Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais.
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
- Em regra, os serviços são acessados por meio eletrônico, no site da Pró-Reitoria, SEI (em sua base de dados) e Siga. No entanto, informações e esclarecimentos de dúvidas e questões específicas são tratadas por meio de atendimento presencial, telefônico e e-mail.
Etapas e prazos
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
- O requerimento deve ser encaminhado ao setor competente com a documentação devidamente apresentada para análise da equipe. Geralmente, os serviços da Progepe, em regra, ocorrem por meio da solicitação oriunda de pessoa, setor ou órgão. Posteriormente a demanda é analisada e as providências e encaminhamentos são realizados. Dependendo do caso e do setor, existe a possibilidade de agendamento de atendimento por e-mail, por telefone e por whatsapp convencional e whatsapp business.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
- O prazo para o atendimento das demandas varia de acordo com a natureza da solicitação e a norma aplicável. Ressalvadas disposições específicas e situações excepcionais, são observados os prazos estabelecidos nas leis nº 8.112/1990 e nº 9.784/1999.
Prioridade no atendimento:
- A prioridade no atendimento vincula-se ao agendamento prévio e à ordem de chegada da demanda, seja via telefone, seja presencial ou virtualmente. Casos de urgência ou prioridade legal serão observados, conforme rege a legislação pertinente.
Previsão do tempo de espera para o atendimento:
- A previsão de tempo de espera para o atendimento difere de setor para setor, de acordo com a natureza da solicitação e a norma aplicável, podendo variar entre alguns minutos, no caso de demandas mais rotineiras, até uma semana, como no caso de expedientes que envolvam solicitações de atendimento como acolhimento psicossocial, por parte da equipe multiprofissional da Cossbe/Siass, por exemplo.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
- As previstas no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
- Variam conforme os serviços demandados.
Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
- Em regra as demandas desta natureza chegam por meio da Ouvidoria e todos os casos são analisados, afim de realizar correções/aperfeiçoamentos constantes de eventuais gaps detectados. Contudo, as demandas dessa natureza encaminhadas por e-mail, telefone ou por whatsapp business também são apreciadas.
- No caso da Coordenação de Saúde, são observadas as orientações quanto à possibilidade de reconsideração e recurso das análises periciais, de acordo com Arts.
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
- Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
- Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc).
Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
- Layout visual sendo remodelado.
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
- Ações como a aquisição de mobiliário e equipamentos novos foram tomadas no sentido de melhorar a acessibilidade e o conforto dos servidores que trabalham no local e também dos usuários de nossos serviços. A Cossbe dispõe de rampa de acesso, estacionamento para deficientes e cadeira de rodas para transporte dos servidores com dificuldades de locomoção. A limpeza dos setores que compõem a Progepe é satisfatória.
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
- Atendimento presencial e telefone e posterior lançamento no Sistema informatizado.
Outras informações:
- Atenta ao bem-estar dos servidores, ainda mais em tempos de pandemia, a Progepe desenvolveu várias cartilhas sobre assuntos diversos relacionados à saúde e segurança do trabalho, trabalho remoto, home office etc. Cabe salientar que, para facilitar o atendimento e comunicação entre a Progepe e os usuários de nossos serviços, é importante que os interessados se mantenham atualizados no que tange a legislação pertinente a sua carreira, seus direitos e deveres, bem como deve manter também seus dados cadastrais atualizados no sistema Siga, sobretudo endereço de e-mail e telefones.
(Informações atualizadas em 05/07/2022, às 14h45)