Fechar menu lateral

ICV

Instituto de Ciências da Vida (ICV)

Unidade Acadêmica/Governador Valadares

 

Sumário – setores

a) Administrativo/Suporte

  1. ICV – Direção

  2. ICV – Núcleo de Apoio Administrativo

  3. ICV – Secretaria

b) Departamentos

  1. Depto de Ciências Básicas da Vida – Secretaria

  2. Depto de Educação Física – Secretaria

  3. Depto de Farmácia – Secretaria

  4. Depto de Fisioterapia

  5. Depto de Medicina – Secretaria

  6. Depto de Nutrição – Secretaria

  7. Depto de Odontologia
    7.1 – Clínicas Odontológicas
    7.2
     – Secretaria

c) Programas de Pós-graduação

  1. Profbio – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

  2. Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM)

 


a) Administrativo/Suporte

a.1. ICV – Direção

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
https://www.ufjf.br/icvgv/

E-mails:
direcao.icv@gmail.com 
secretaria.direcao.icv@ufjf.edu.br

Telefone:
(33) 3301-1000, ramal 1505

Endereço: Sede provisória – R. Manoel Byrro, 241 – Vila Bretas, Gov. Valadares – MG, 35032-620

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Atividades acadêmicas no âmbito do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica. O ICV é uma unidade acadêmica responsável pela gestão administrativa e acadêmica de:
– seis cursos de graduação: Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Educação Física e Fisioterapia,
– três cursos de pós-graduação Strictu Sensu: Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular – BqBM, Mestrado Profissionalizante em Biologia – Profbio, Ciências Aplicadas à Saúde,
– sete departamentos: Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e Departamento de Ciências Básicas da Vida.

Sendo uma Unidade Acadêmica, o ICV tem como missão a mesma da UFJF, ou seja, formar profissionais de excelência acadêmica e profissional, cidadãos ética e politicamente envolvidos com a sociedade, zelando pelo bem público, a partir da formulação e cumprimento de critérios transparentes, fundamentados na legislação, diretrizes, normas e regulamentações educacionais.

 

Público ao qual se destina:
Discentes e servidores da UFJF e comunidade externa.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por email ou telefone, para a definição de agenda de atendimento.

Prazo para prestação do serviço:
A depender da disponibilidade de agenda, não excedendo o prazo de uma semana

Prioridade no atendimento:
Atendimentos presenciais previamente agendados.

Outras informações:
Pedidos de reunião devem ser feitos por email, presencialmente ou telefone, devendo o interessado se identificar e informar a disponibilidade de horário e, preferencialmente, informar o assunto.


a.2. Núcleo de Apoio Administrativo – ICV Pitágoras e Unipac

Contatos e horários

E-mails:
Apoioadministrativo.gv@ufjf.edu.br
seapad.gv@gmail.com

Telefone: (33) 3301 1000 ramal 1540 e 1542

Endereço:
Pitágoras: Rua Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330 – Centro – Governador Valadares – MG – CEP:35010-177

Unipac: Rua Manoel Byrro,241 – Villa Bretas, Governador Valadares – MG – CEP:35032-620

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

 

Breve descrição dos serviços prestados:
O Núcleo tem a função de dar apoio ao Instituto Ciências da Vida em toda a área administrativa. É um setor de mediação entre a secretaria da direção do ICV, docentes, discentes e publico externo, prestando suporte administrativo aos usuários dos serviços do Instituto, bem como às secretarias dos cursos, sob a perspectiva infraestrutural, para minimizar o impacto dos problemas com a infraestrutura enfrentados pelos usuários do ICV causados pela falta de sede, zelando pela produtividade e eficiência do trabalho aos usuários do ICV, controlando documentos, processos, correspondência e atividades necessárias ao bom funcionamento da Instituição.

 

Público ao qual se destina:
Direção, discentes, servidores docentes e técnicos administrativos e amplo atendimento ao público externo.

Forma de acesso aos serviços:
Presencial, telefone, e-mail e malote.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Presencial, contato telefônico e por e-mail.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
– para requisição de agendamento de salas, auditórios e laboratórios de informática é necessário a identificação do solicitante, data e horário do evento, e público destinado;
– para reserva e empréstimo de data show é necessário a identificação dos dados na planilha de empréstimo;
– para aquisição do selo de certificação de carteirinhas é necessário assinatura na folha de comprovação de entrega;
– para o empréstimo de chaves e controle remoto é necessário a identificação do solicitante na planilha de empréstimo.

 

Prazo para prestação do serviço:
As solicitações em geral são atendidas de imediato, salvo nas escolas e locais que fornecem reforço para o campus de onde se aguarda de um a três dias a confirmação para a conclusão do atendimento.

Prioridade no atendimento:
A prioridade nas reservas serão para as aulas, provas e eventos solicitados para docentes.


a.3. ICV – Secretaria

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/icvgv/

E-mail: secretaria.direcao.icv@ufjf.edu.br

Telefone: (33) 3301-1000 – ramal 1505

Endereço: Rua Manoel Byrro, nº 241 – Bairro Vila Bretas – CEP: 35.032-620 – Governador Valadares/MG – Prédio da Unipac.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
É o setor responsável por assessorar a Direção do ICV, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e em reuniões. Assessora nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atende usuários externos e internos. Controla documentos e correspondências. Encaminha e acompanha o andamento de solicitações administrativas, bem como solicita diárias/passagens no SCDP e também procede o acompanhamento e aprovação de requisições no Siga.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade Acadêmica (Discentes, docentes, TAEs e terceirizados) e público externo. 

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente, sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), redes sociais, cartas.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Variam conforme a demanda.

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s):
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa se identificar e descrever sua solicitação, preferencialmente por e-mail ou telefone, para a definição de agenda de atendimento.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s):
A depender da disponibilidade de agenda, não excedendo o prazo de cinco dias úteis.

 

Prioridade no atendimento:
Atendimentos presenciais previamente agendados.

Previsão do tempo de espera para o atendimento:
Máximo 15 minutos, salvo situações excepcionais.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento:
Urbanidade. 

 

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos:
Apresentação da demanda por e-mail, atualização da demanda por parte da direção, reunião presencial ou por webconferência (se pertinente), proposição de estratégia de resolução, avaliação da possibilidade de resolução, conclusão.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações:
Contato por e-mail ou telefone junto à secretaria da unidade

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Contato por e-mail ou telefone junto à secretaria da unidade

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mails e telefonemas.

 

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Recebimento da demanda por e-mail.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
A depender dos contratos da UFJF junto às contratadas. 

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Visita presencial.

 

Outras informações:
Pedidos de reunião devem ser feitos por email, presencialmente ou telefone, devendo o interessado se identificar e informar a disponibilidade de horário e, preferencialmente, informar o assunto.

 

(Informações atualizadas em 14/06/2021, às 14h52)


b) Departamentos

b. 1. Departamento de Ciências Básicas da Vida (DCBV) 

1. Secretaria do Departamento de Ciências Básicas da Vida (DCBV)
2. Programa de Doação do Núcleo de Anatomia Humana do Departamento de Ciências Básicas da Vida (DCBV)

Contatos e horários

Sítio eletrônico:
https://www.ufjf.br/dcbv/
https://www.instagram.com/anatomiahumanaufjfgv/

E-mails:
secretaria.dcbv.gv@ufjf.edu.br
anatomiahumanaufjfgv@gmail.com

Telefones:
Secretaria: (33) 3301.1000 (ramal 1575)
Núcleo de Anatomia Humana: (33) 3301-1000, Ramal 1517

Endereços:
– Secretaria: Avenida Moacir Paleta, nº 1167, 2º andar – Bairro São Pedro – Centro, Governador Valadares/MG – CEP: 35020-360
– Laboratório de Anatomia Humana na Unipac: 1º Andar – Rua Manoel Byrro, 241. Bairro Vila Bretas – CEP 35032-620. Governador Valadares (MG).
– Laboratório Morfofuncional: Térreo – Unidade São Pedro (USP) – Av. Moacir Paleta, 1167. Bairro São Pedro – CEP 35020-360. Governador Valadares (MG).

Dias e Horário de funcionamento:
Secretaria: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Núcleo de Anatomia Humana: segunda a sexta-feira: das 7h às 19h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
– A secretaria do DCBV atua administrativamente, realizando a abertura de processos diversos, envio e recebimento de correspondência com os campi sede e avançado, confecção e recebimento de documentação de estágio probatório, organização de concursos docentes, afastamento de servidores através do SCDP, organização de documentação de benefícios dos servidores, monitoria, treinamento profissional e eventos de extensão, manutenção do site do Departamento, prestação de informações diversas que envolvam os cursos: Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia.
– O Núcleo de Anatomia Humana, vinculado ao DCBV, é responsável pelo Programa de Doação de Corpos – “Transcendência”, faz a divulgação, registro documental dos doadores (intenções) por meio de uma entrevista estruturada e recebimento dos corpos doados com a devida documentação. O Núcleo também é responsável por prestar os serviços de ensino, pesquisa e extensão na grande área de Anatomia Humana.

Público ao qual se destina:
Docentes, discentes, TAEs, terceirizados e público externo.

Forma de acesso ao serviço:
E-mail, telefone, pessoalmente, redes sociais, Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc)

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
E-mail, telefone, pessoalmente, redes sociais, Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc)

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
1. Secretaria:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos se o mesmo for público externo, bastando a pessoa se identificar pelo CPF e descrever sua solicitação.
Se for discente da instituição, apresenta-se a carteirinha de estudante, para conferência da matrícula e curso.
Se docente, apresenta-se o número do Siape.

2. Núcleo de Anatomia Humana
Programa de Doação de Corpos – “Transcendência”:
– Registro da intenção de Doação do Corpo:
– Requisitos: Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos, na plenitude de suas faculdades mentais, pode se cadastrar como doador de corpo para fins de ensino e pesquisa. Não há limite de idade para doação. É imprescindível que a família esteja ciente da vontade do doador.
– Documentos: no ato do registro da intenção de doação, o doador deve levar um documento de identificação com foto. Os outros documentos lhes serão disponibilizados para preenchimento no ato da entrevista agendada. O registro do doador é realizado em uma entrevista presencial agendada com o mesmo, que deve comparecer com uma testemunha familiar (na linha reta ou colateral até o quarto grau), após seu contato, que pode ser realizado através do preenchimento do formulário de intenção (Link: 

), presente no nosso canal do Instagram (https://www.instagram.com/anatomiahumanaufjfgv/). Após isto, será contatado/orientado e será agendada uma entrevista presencial para explicitação do programa e registro documental do doador.

As outras formas de acesso podem ser realizadas pelos telefones (Núcleo de Anatomia Humana: (33) 3301-1000, Ramal 1517 e Secretaria DCBV: Tel.: (33) 3301-1000, Ramal 1575). Para contato específico do Programa de Doação “Transcendência” também estão dispostos os telefones (33) 999891372 e (27) 999473947).

Ou pessoalmente, nos endereços descritos. Nestas situações, o doador também recebe as orientações e será agendada a entrevista para explicitação do programa e registro documental do doador ou, havendo possibilidade, pode ser feita no próprio momento do contato presencial.

Doação do Corpo:
– Requisitos: a doação do corpo pode ser feita com ou sem o cadastro prévio de intenção de doação do Programa “Transcendência” por parte do indivíduo (corpo) que está sendo doado. Salienta-se que a doação de corpos somente é permitida para casos de morte natural, ou seja, não violenta (crime). Este tipo de doação, sem que a pessoa tenha feito o Registro de Doação no Programa, é realizada pelo parente familiar. Importante que toda a família esteja de acordo, que comunica o Núcleo pelos telefones ou presencialmente nos endereços citados acima.
– Documentos neste caso: o familiar será orientado a solicitar (ao tabelião – cartório) a Certidão de Óbito na qual deve estar explicitada a destinação (doação) do corpo para a Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, como instituição de ensino beneficiada; uma cópia do documento de identificação seu e do cadáver e o preenchimento no Ato da doação do Termo de Cessão do Corpo para Fins de Ensino e Pesquisa que lhe será disponibilizado.

No caso do doador ser cadastrado (tenha o registro de doação), a família, ciente do interesse (registrado) do doador, deve entrar em contato imediato, a partir dos contatos telefônicos presentes no “cartão de doador”, que o mesmo recebe quando faz o cadastro no programa, para repassarmos as orientações sobre os passos seguintes, que são – os de solicitar (ao tabelião – cartório) a Certidão de Óbito na qual estará explicitado a destinação (doação) do corpo para a Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, como instituição de ensino beneficiada e assim, após o término dos ritos fúnebres realizados pela família (desde que compatíveis com a destinação à UFJF) – e com a maior brevidade possível – será providenciado o transporte do corpo para a UFJF – Campus GV-ICV/Departamento de Ciências Básicas da Vida. Os custos de trasladação do corpo para as dependências da UFJF – Campus GV, Laboratório de Anatomia, ficam à cargo da própria Instituição.

 

Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s)
Vide item “Requisitos e documentos para acessar os serviços”.

Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s)
– Registro da intenção de Doação do Corpo: Após o contato com do Núcleo pelos meios citados de acesso é agendada a entrevista para o Registro de Intenção do Doador, que pode ser imediato, na mesma hora em que há o contato presencial (se os requisitos e documentos para o cadastro estiverem já com o doador e testemunha – familiar) e, quando por via de formulário on-line de intenção, e-mail ou telefone, é feito contato resposta com o agendamento da entrevista para cadastro (a ser combinado conjuntamente com o doador), que pode ser em até sete dias. Observação: estes prazos não são fixos, pois dependem da disponibilidade do doador e testemunha para estar presentes conjuntamente na entrevista. A entrevista e cadastro (registro do doador) duram em média 30 minutos.

– Doação do Corpo: Após o contato pelo familiar para a doação do corpo, que deve ser feito imediatamente após a morte, é orientado ao familiar que providencie primeiramente a documentação. O Núcleo contatará os setores institucionais responsáveis para o translado do cadáver para a instituição. O prazo é variável, a depender da localidade e do tempo dos ritos fúnebres que a família irá realizar. Indicamos que seja o mais breve possível. O que pode-se indicar é que feita a liberação para a doação pela família, com a devida documentação (em mãos), é feita a busca do corpo (com os documentos) no local/residência que se encontra e o translado direto para instituição, assim não há espera para esse atendimento, ou seja é direto e pontual.

Secretaria: Em regra, os prazos são estabelecidos no Regimento Acadêmico de Graduação (RAG). O serviço é executado em fluxo contínuo. Às vezes, documentos dependem da chancela da chefia, subchefia e/ou direção, necessitando da presença dos servidores na Secretaria, ou o envio para outro setor, para que haja o fluxo dos processos.

Prioridade no atendimento.
Núcleo de Anatomia: Devido a especificidades dos serviços citados (Registro da intenção de Doação do Corpo e Doação do corpo), não há uma priorização de atendimento. Mas caso haja necessidade, em algum momento eventual, deve ser respeitada a legislação vigente quanto a prioridade de atendimento (Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000), no que diz respeito ao Registro/Cadastro de Intenção de Doação do Corpo.

No caso da prestação do serviço na Ato da Doação do Corpo, este deve ser imediato; então poderá se providenciar meios para o translado do corpo em quantos forem o de chamadas para o serviço, ou caso haja concomitantemente duas doações ao mesmo tempo e em locais próximos, dar-se-á primeiro atendimento à família a qual o óbito aconteceu há “mais tempo”, e por exemplo, no caso de haver localidades distantes uma da outra, dar-se-à prioridade ao que encontra-se em local mais distante. São hipóteses de prioridades, pois os casos são averiguados individualmente. Salientamos que não há de se deixar em espera o outro doador pois a especificidade do atendimento requer a prestação imediata do serviço.

Secretaria: Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.

Previsão do tempo de espera para o atendimento
Núcleo de anatomia: Não consta tal previsão (não há espera a ser mensurada), devido às especificidades e particularidades do atendimento.
No Registro da intenção de Doação do Corpo: Após o contato com o Núcleo pelos meios citados de acesso, é agendada a entrevista para até sete dias. A entrevista e cadastro (registro do doador) duram em média 30 minutos. Na Doação do Corpo: Após o contato pelo familiar para a doação do corpo, que deve ser feito imediatamente após a morte, é orientado ao familiar que providencie primeiramente a documentação e o Núcleo contatará os setores institucionais responsáveis para o translado do cadáver para a instituição.

Secretaria: Em regra, os prazos são estabelecidos no Regimento Acadêmico de Graduação (RAG). O serviço é executado em fluxo contínuo. Às vezes, documentos dependem da chancela da chefia, subchefia e/ou direção, necessitando da presença dos servidores na Secretaria, ou o envio para outro setor, para que haja o fluxo dos processos.

Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.

Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s), incluídas estimativas de prazos.
Vide item “Requisitos e documentos para acessar os serviços”.

Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações.
As sugestões e reclamações podem ser direcionadas para os contatos do Núcleo pelo Instagram (https://www.instagram.com/anatomiahumanaufjfgv/); e-mail (anatomiahumanaufjfgv@gmail.com); telefone (33) 3301-1000, Ramal 1517 (Para contato específico do Programa de Doação “Transcendência” também estão dispostos os telefones – (33) 999891372 e (27) 999473947); e presencialmente, no Laboratório de Anatomia Humana na Unipac: 1º Andar – Rua Manoel Byrro, 241. Bairro Vila Bretas – CEP 35032-620. Governador Valadares (MG) e Laboratório Morfofuncional: Térreo – Unidade São Pedro (USP) – Av. Moacir Paleta, 1167. Bairro São Pedro – CEP 35020-360. Governador Valadares (MG).

Secretaria: secretaria.dcbv.gv@ufjf.br

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
E-mail, telefone, Sistemas Internos On-line (SEI, Siga, etc) e divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade

Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade, e-mail, telefone, pessoalmente e sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc)

Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento:
Identificação por meio de “Folhas identificadoras” nas portas dos ambientes onde funcionam o Núcleo de Anatomia Humana (Laboratórios, Salas dos Técnicos, Salas dos Professores).
Secretaria: Identificação com placa do Departamento na porta.

Condições de acessibilidade, limpeza e conforto:
Núcleo de Anatomia Humana: Os ambientes que funcionam no Núcleo, onde se faz o atendimento do Programa de Doação de Corpos Transcendência, possuem acesso livre (com acessibilidade), climatizado e com cadeira e mesa para o doador, entrevistador/servidor do núcleo e testemunha.
Secretaria: o espaço possui acessibilidade, limpeza diária e é climatizado.

Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível.
Núcleo de Anatomia Humana: Quando da entrevista/cadastro presencial (diante o registro do doador), a mesma é agendada por telefone e os documentos de cadastro requeridos são confeccionados previamente, não necessitando do sistema informatizado, pois até o momento a documentação é ainda física/impressa. E quanto ao serviço de recepção do corpo, no caso da doação, não há impedimentos quanto da falta do sistema informatizado, pois a documentação é previamente disponibilizada pela família (Certidão de Óbito – física impressa) e o Termo de Cessão do Corpo para fins de Ensino e Pesquisa também já se encontra previamente impresso no setor.

Secretaria: o atendimento prosseguirá quando for possível resolver a demanda sem os sistemas informatizados. Caso não sejam resolvidas de forma imediata, as informações serão colhidas e, posteriormente, encaminhadas via e-mail ou por contato telefônico.

(atualizado em 27 de julho de 2023, às 16h44)


b.2. Departamento de Educação Física – Secretaria

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/educacaofisicagv/

E-mail: secretaria.educacaofisica.gv@ufjf.edu.br

Telefone: (33) 3301-1000, ramal 1555.

Endereço: Rua Manoel Byrro, n.º 241, sala 106, Vila Bretas, CEP 35032-620, Governador Valadares -MG.

Dias e horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s).
Abertura de processos, envio e recebimento de documentos, realização de concursos docentes (efetivos e temporários), afastamento de servidores através do SCDP, organização de processos referentes a monitoria, treinamento profissional e eventos de extensão, prestação de informações diversas sobre o curso, etc.

 

Público ao qual se destina.
Atendimento a discentes e docentes do curso de Educação Física, além de servidores de outros setores e pessoas que busquem informações sobre a UFJF-GV e o curso de Educação Física.

Forma de acesso ao serviço.
Atendimento presencial, por telefone e virtual (e-mail, SAU, site); preenchimento de formulários encaminhados à secretaria.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço.
Presencial, por telefone e virtual (e-mail, SAU e site).

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço.
Vínculo ao curso de Educação Física, número de matrícula, Siape, número de CPF. Serviços prestados que façam parte das atribuições da secretaria do curso de Educação Física e que podem ser solicitados através de formulários.

Prazo para prestação do serviço.
Cada serviço possui um prazo específico, sendo que alguns documentos dependem da assinatura da chefia, coordenação e/ou direção, necessitando da presença dos servidores na secretaria, ou o envio para outro setor, para que haja o fluxo dos processos.


b.3. Departamento de Farmácia – Secretaria

Instituto de Ciências da Vida/Departamento de Farmácia/Governador Valadares

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/farmaciagv/

E-mail: secretaria.farmacia.gv@ufjf.edu.br

Telefone: (33) 3301-1000 – Ramal 1570

Endereço: Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, nº 330, sala 301– Centro – CEP: 35.010-177 – Governador Valadares/MG.

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Atendimento a usuários no local ou a distância (internos ou externos); abertura de PCDP no SCDP, processos e requisições no Siga, atendimento de solicitações via SAU e tratar documentos em geral; auxiliar em processo seletivo e concurso público para docentes; acompanhamento de reuniões e elaboração de atas; atendimento e suporte às demandas encaminhadas pela chefia e coordenação do curso.

 

Público ao qual se destina:
Discentes, servidores docentes e TAE’s da UFJF e público externo.

Forma de acesso ao serviço:
E-mail, telefone, SAU e presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
E-mail, telefone, SAU e presencialmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
As solicitações deverão ser feitas por meio de formulários específicos e a identificação do solicitante se dá por meio de CPF e/ou RG para usuários externos; matrícula, para os discentes e Siape, para os docentes e TAE’s.

Prazo para prestação do serviço:
Em geral os prazos utilizados são os estabelecidos pelos Regimentos da Instituição.


b.4. Departamento de Fisioterapia – Atendimentos fisioterápicos

Instituto de Ciências da Vida/Governador Valadares

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/fisioterapiagv/

E-mail: secretaria.fisioterapia.gv@ufjf.edu.br

Telefone: (32) 3301-1000 ramal:1511

Endereço: Rua Leonardo Cristino, 3400 – São Geraldo, Governador Valadares – MG, CEP: 35012-000

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Estágios, disciplinas e projetos de extensão do curso de Fisioterapia. O departamento de Fisioterapia realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão para atender as necessidades da comunidade.

Para a realização do Estágio Supervisionado em Atenção Primária, utilizamos o espaço físico das Estratégias de Saúde da Família CAIC I, São Raimundo I e II; do Lar dos Velhinhos da Sociedade São Vicente de Paula e do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador.

Outros espaços públicos e privados são visitados para realização de atendimentos, orientações e capacitações individuais ou em grupos, como visitas para avaliação ergonômica, palestras em escolas e creches, campanhas em locais públicos, sala de espera, capacitações para as agentes comunitárias de saúde, efetivação das notificações compulsórias de acidente de trabalho grave, e auxílio para escrita de boletins epidemiológicos que auxiliam no planejamento das ações na saúde do trabalhador.

O Estágio Supervisionado em Atenção Secundária é realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da UFJF-GV, para atendimento nas áreas de Fisioterapia em Traumato Ortopedia, Fisioterapia em Neurologia, Fisioterapia em Reumatologia, Fisioterapia em Saúde do Idoso, Fisioterapia em Obstetrícia, Mastologia e Disfunções do Assoalho Pélvico, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Pediatria. Nesses atendimentos ambulatoriais, são realizados avaliação do paciente, diagnóstico fisioterapêutico, atendimento e orientações.

O Estágio em Atenção Terciária ocorre no Hospital Municipal de Governador Valadares para acompanhamento fisioterapêutico em Enfermarias, Unidade de Cuidados Especiais, Semi-intensiva e Unidade de Terapia Intensiva.

O curso de Fisioterapia também oferece serviços à comunidade pelos projetos de extensão, de pesquisa e das disciplinas de Práticas Integrativas I, II e III; Formação Integradora em Saúde; Fisioterapia na Saúde Coletiva; Fisioterapia Hospitalar e Fisioterapia na Saúde do Trabalhador.

Os alunos estão sempre acompanhados do professor/fisioterapeuta para efetivação da prática baseada em evidências.

 

Público ao qual se destina:
População valadarense e das cidades vizinhas que necessitem de atendimento fisioterapêutico.

Forma de acesso ao serviço:
Presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado presencialmente por interesse do mesmo.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
É necessário levar o documento pessoal e solicitação para atendimento fisioterapêutico.

Prazo para prestação do serviço:
Como são demandas específicas, o prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao maior número de pessoas.

Prioridade no atendimento:
Como são demandas específicas, a alocação/ocupação depende do número de vagas destinadas a cada uma das áreas.

Outras informações:
O estágio supervisionado de Fisioterapia da UFJF/GV acontece em campos distintos:

  • Estratégia de Saúde da Família CAIC I (ESF-CAIC I), localizado na Rua T, nº 249, Vila Bretas, Governador Valadares-MG;
  • Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado na Rua Afonso Pena, nº 1836, Esplanada, Governador Valadares-MG;
  • Lar dos Velhinhos da Sociedade de São Vicente de Paulo-SSVP, com sede à Rua Osvaldo Cruz, nº 88, Centro, Governador Valadares-MG;
  • Estratégia de Saúde da Família São Raimundo I e II, localizado na Rua da Mica, nº 70, São Raimundo, Governador Valadares – MG;
  • Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV), localizado na Rua Teófilo Otoni, nº361, Esplanada.

b.5. Departamento de Medicina – Secretaria

Contatos e horários

Sítio eletrônicowww.ufjf.br/medicinagv

E-mail: secretaria.medicina.gv@ufjf.edu.br

Telefone: (33) 3301-1000, ramal 1585.

Endereço: Rua Manoel Byrro, n.º 241, sala 106, Vila Bretas, CEP 35032-620, Governador Valadares (MG).

Dias e horário de funcionamento.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s).
Atendimento ao público interno e externo. Abertura de processos diversos, envio e recebimento de correspondência com os Campi Sede e Avançado, confecção e recebimento de documentação de estágio obrigatório, organização de concursos docentes, afastamento de servidores através do SCDP, organização de documentação de benefícios dos servidores, monitoria, treinamento profissional e eventos de extensão, manutenção do site do curso de Medicina, prestação de informações diversas sobre o curso etc.

 

Público ao qual se destina.
Atendimento a discentes e docentes do curso de Medicina, além de servidores de outros setores e terceirizados, e público externo.

Forma de acesso ao serviço.
Atendimento presencial, por telefone e virtual (e-mail, SAU, site); preenchimento de formulários encaminhados à secretaria.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço.
Respostas por atendimento presencial, por telefone e virtual (e-mail, SAU e site). Em cada caso, o meio mais eficiente de resposta é utilizado.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço.
Vínculo ao curso de Medicina, número de matrícula, Siape, número de CPF. Serviços prestados que façam parte das atribuições da Secretaria do Curso de Medicina.

Prazo para prestação do serviço.
Depende do tipo de serviço prestado, pois cada um possui prazo e características específicos.

Todo serviço é executado com fluxo contínuo dentro do possível. Às vezes, documentos dependem da chancela da chefia, coordenação e/ou direção, necessitando da presença dos servidores na secretaria, ou o envio para outro setor, para que haja o fluxo dos processos.


b.6. Departamento de Nutrição – Secretaria

Contatos e horários

Sítio eletrônico: www.ufjf.br/nutricao.gv

E-mail: secretaria.nutricao.gv@ufjf.edu.br

Telefone: (33) 3301-1000, ramal 1585.

Endereço: Rua Manoel Byrro, n.º 241, sala 106, Vila Bretas, CEP 35032-620, Governador Valadares (MG).

Dias e horário de funcionamento.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s).
Atendimento ao público interno e externo. Abertura de processos diversos, envio e recebimento de correspondência com os Campi Sede e Avançado, confecção e recebimento de documentação de estágio obrigatório, organização de concursos docentes, afastamento de servidores através do SCDP, organização de documentação de benefícios dos servidores, monitoria, treinamento profissional e eventos de extensão, manutenção do site do Curso de Nutrição, prestação de informações diversas sobre o curso etc.

 

Público ao qual se destina.
Discentes e docentes do curso de Nutrição, além de servidores de outros setores e terceirizados, e público externo.

Forma de acesso ao serviço
– Atendimento presencial, por telefone e virtual (e-mail, SAU, site).
– Preenchimento de formulários encaminhados à Secretaria.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço
Respostas por atendimento presencial, por telefone e virtual (e-mail, SAU e site). Em cada caso, o meio mais eficiente de resposta é utilizado.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço
Vínculo ao curso de Nutrição, número de matrícula, Siape, número de CPF.

Prazo para prestação do serviço
Depende do tipo de serviço prestado, pois cada um possui prazo e características específicos.

Todo o serviço é executado com fluxo contínuo dentro do possível. Às vezes, documentos dependem da chancela da chefia, coordenação e/ou direção, necessitando da presença dos servidores na Secretaria, ou o envio para outro setor, para que haja o fluxo dos processos.


b.7. Departamento de Odontologia

Instituto de Ciências da Vida/Departamento de Odontologia

Setores
b.7.1 – Clínicas Odontológicas
b.7.2 – Secretaria

b.7.1. Depto de Odontologia – Clínicas Odontológicas

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/odontologiagv/

Telefone:
(33) 3301-1000 (1512) – ABO

Endereços:
1 – Associação Brasileira de Odontologia (ABO): Av. Dr. Sérvulo Teixeira, nº 412 – Alto Esplanada, Gov. Valadares, CEP: 35064-004
2- Funorte: Rua Prudente de Morais, nº 601 – Centro, Gov. Valadares – CEP: 35020-460

Dias e Horário de funcionamento:
1. ABO:
Segundas e terças-feiras, das 7h às 22h.
Quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h.

Funorte:
Segunda à quarta-feira, das 7h às 22h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
As clínicas de Odontologia estão inseridas no conteúdo prático do Curso de Odontologia do Campus Governador Valadares, de caráter obrigatório; e prestam atendimento odontológico à população, de maneira gratuita.

São oferecidos tratamentos odontológicos de diferentes níveis de complexidade desde diagnóstico e prevenção de doenças bucais até a reabilitação oral.

 

Público ao qual se destina:
População em geral.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e redes sociais.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o paciente é realizado por telefone ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Identidade, CPF e Comprovante de residência.

Prazo para prestação do serviço:
Indeterminado

Prioridade no atendimento:
Todos pacientes são atendidos a partir do momento em que são registrados no serviço.

Apenas casos de urgência odontológica são atendidos com prioridade nas clínicas de Urgência do Curso.


b.7.2. Departamento de Odontologia – Secretaria

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/odontologiagv/ 

E-mail: odontologia.gv@ufjf.edu.br

Telefone: (33) 3301-1000 (1580)

Endereço: Dr. Raimundo Monteiro Rezende, nº 300, Prédio Pitágoras, Gov. Valadares

Dias e Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, das 7h às 19h

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
A secretaria do Departamento de Odontologia realiza atendimento ao público interno (servidores e alunos) e público externo (comunidade em geral), orientando e fornecendo informações relacionadas ao funcionamento do curso.

A secretaria também fornece informações acerca do funcionamento das clínicas odontológicas, auxilia os discentes e docentes em assuntos relacionados ao curso, presta auxílio à Chefia e Coordenação do curso, bem como auxilia os demais professores no ensino, pesquisa e extensão.

Os serviços da secretaria abarcam o trâmite de diversos processos administrativos e a atualização de informações no site do curso, bem como dar andamento a todos os documentos relacionados ao curso.

 

Público ao qual se destina:
Comunidade acadêmica e população em geral.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail, presencialmente e SAU.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Geralmente o contato é realizado pessoalmente, via telefone ou email.


c) Programas de Pós-graduação

c.1. Profbio – Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/profbiogv/

E-mail: profbio.gv@ufjf.edu.br

Telefone: (33) 3301-1000 – ramal 1118

Endereço: Rua São Paulo, 745 – Centro, Governador Valadares – MG, Cep: 35010-180 – Setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
O Profbio – Campus Governador Valadares é um curso de pós-graduação stricto sensu semipresencial, conduzindo o discente ao título de Mestre em Ensino de Biologia, que disponibiliza 15 vagas semestrais.

O curso pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, através da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio.

 

Público ao qual se destina:
Professores de Biologia que atuam na rede pública de ensino do Brasil.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
Em geral, o contato com o manifestante é realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
A princípio não é necessária a apresentação de documentos; basta a pessoa entrar em contato por telefone, e-mail ou pessoalmente.

Prazo para prestação do serviço:
O prazo para o atendimento vai depender de cada caso, mas o objetivo é atender, sempre que possível, ao deadline indicado em cada pedido.


c.2. Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM)

Instituto de Ciências da Vida (ICV)/Governador Valadares

Contatos e horários

Sítio eletrônico: https://www.ufjf.br/pmbqbm/

E-mail: posgradbqbm.gv@gmail.com

Telefone: (33) 3301-1000 – ramal 1518

Endereço: Rua Manoel Byrro 241 – Sala 106 | Vila Bretas | Governador Valadares (MG) | CEP 35032-620

Dias e Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, de 7h às 19h.

 

Breve descrição do(s) serviço(s) prestado(s):
Cursos de mestrado e doutorado acadêmicos para graduados em cursos nas áreas da Saúde.

Público ao qual se destina:
Graduados em cursos da área da Saúde.

Forma de acesso ao serviço:
Telefone, e-mail e presencialmente.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço:
O contato pode ser realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente.

 

Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
O acesso ao serviço se dá por meio de edital lançado sempre nos meses de outubro de cada ano.

Prazo para prestação do serviço:
– Mínimo de 12 meses e máximo 24 meses para o mestrado
– Mínimo de 24 meses e máximo de 48 meses no caso do doutorado.

Prioridade no atendimento:
Ordem de chegada da demanda e/ou atendimento presencial previamente agendado.