Diretoria de Relações Internacionais (DRI)
Unidade administrativa/Juiz de Fora e Governador Valadares
Contatos e horários
Sítio eletrônico:
https://www2.ufjf.br/internationaloffice
E-mails:
Gerência: gerencia.dri@ufjf.br
Secretaria Executiva: internationaloffice@ufjf.edu.br
Acordos e Incoming: incoming.dri@ufjf.br
Outgoing – PIIGRAD, Programas Especiais (PEI) e chamadas de intercâmbio: intercambio.dri@ufjf.br
Idiomas sem Fronteiras: isf@ufjf.br
PEC-G e PEC-PG: pec.dri@ufjf.br
Telefones:
Gerência, Acordos e Incoming: (32) 2102-3389
Secretaria Executiva, Outgoing – PIIGRAD, Programas Especiais (PEI) e chamadas de intercâmbio: (32) 2102-3947 Idiomas sem Fronteiras: (32) 2102-6929
PEC-G e PEC-PG: (32) 2102-3389 (manhã); (32) 2102-6929 (tarde)
Endereço:
Universidade Federal de Juiz de Fora –Diretoria de Relações Internacionais – Rua José Lourenço Kelmer, Bairro Martelos, Juiz de Fora – MG, CEP 36036-330 (Referência: Centro de Vivência da UFJF, na entrada do estacionamento da Reitoria)
Dias e horários de funcionamento
De segunda a sexta, das 7h às 19h.
Breve descrição dos serviços prestados
A DRI presta assessoria sobre internacionalização à comunidade acadêmica da UFJF e conduz o processo de internacionalização da instituição:
– Convênios internacionais são conduzidos pela equipe de Acordos;
– Os processos de intercâmbio internacional de entrada e de saída são administrados pelas equipes de Incoming e Outgoing respectivamente;
– A equipe da Rede Idioma sem Fronteiras gerencia a política linguística da UFJF para fins de internacionalização, via oferecimento de cursos de idiomas e, em algumas ocasiões, oportunidades de testes de proficiência;
– A equipe do Programa Estudante-Convênio de Graduação e Pós-graduação (PEC-G e PEC-PG) dá assistência administrativa aos estudantes que pertencem a estes programas
– Certificação de documentos acadêmicos: visa prestar conferências de documentos traduzidos em inglês ou espanhol apresentados pelo requerente.
Públicos e formas de comunicação
Público(s) ao qual se destina
Docentes, discentes, TAEs, parceiros internacionais e orgãos de fomento à internacionalização
Formas de acesso ao(s) serviço(s) da unidade
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone, Pessoalmente ou whatsapp 32 2102-3389 e 32 2102-3947
Formas de Comunicação com o(s) solicitante(s) do(s) serviço(s)
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), E-mail, Telefone, Pessoalmente
Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço:
Estabelecimento de Acordos (convênios), demandas de mobilidade incoming ou outgoing, de cursos do IsF e do PEC-G e PEC-PG: o solicitante dever entrar em contato por e-mail ou outro modo, informando nome completo, identificando-se (com número de matrícula, Siape ou outro meio de identificação) e relatando detalhes do pedido.
Etapas e prazos
Principais etapas para o processamento do(s) serviço(s)
– Acordos (convênios): contato inicial; tratativas com a instituição parceira e demais interessados; assinatura do acordo.
– Mobilidade incoming: contato inicial; tratativas administrativas para realização do intercâmbio; realização do intercâmbio.
– Mobilidade outgoing: inscrição em processo de seleção; nomeação pela DRI; candidatura dos interessados; realização do intercâmbio; conclusão do intercâmbio.
– Certificação de documentos: apresentação da demanda via e-mail (internationaloffice@ufjf.br) ou outra forma de atendimento; tratativas para atendimento da demanda; conclusão do atendimento.
– Cursos do IsF: inscrição no curso de interesse; realização do curso; conclusão do curso.
– PEC-G e PEC-PG: apresentação da demanda via e-mail ou outra forma de atendimento; tratativas para atendimento da demanda; conclusão do atendimento.
Previsão do prazo máximo para prestação do(s) serviço(s)
– O estabelecimento de acordos é definido pelas partes interessadas.
– Os prazos de mobilidade têm prazos específicos previstos dentro das chamadas ou editais correspondentes.
– Os serviços de certificação têm 20 dias úteis como prazo.
Prioridade no atendimento
As prioridades de atendimento são as previstas em atos normativos. Além disso, atendimentos agendados têm prioridade sobre não agendados.
Previsão do tempo de espera para o atendimento
Para quaisquer serviços oferecidos pela DRI:
– para atendimento presencial, telefônico ou por whatsapp, dentro do horário de atendimento do setor: o atendimento é geralmente imediato, desde que não haja outro solicitante sendo atendido;
– atendimento por e-mail: resposta ou encaminhamento da demanda em, no máximo, um dia útil.
Observação: no ato do atendimento, a equipe está à disposição para informar sobre o prazo para a realização do serviço solicitado.
Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento
O previsto no artigo quinto da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, seguindo diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção de boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.
Etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do(s) serviço(s)
– Acordos (convênios): contato inicial; tratativas com a instituição parceira e demais interessados; assinatura do acordo.
– Mobilidade incoming: contato inicial; tratativas administrativas para realização do intercâmbio; realização do intercâmbio.
– Mobilidade outgoing: inscrição em processo de seleção; nomeação pela DRI; candidatura dos interessados; realização do intercâmbio; conclusão do intercâmbio.
– Certificação de documentos: apresentação da demanda via e-mail (internationaloffice@ufjf.br) ou outra forma de atendimento; tratativas para atendimento da demanda; conclusão do atendimento.
– Cursos do IsF: inscrição no curso de interesse; realização do curso; conclusão do curso.
PEC-G e PEC-PG: apresentação da demanda via e-mail ou outra forma de atendimento; tratativas para atendimento da demanda; conclusão do atendimento.
O acesso a quaisquer serviços da DRI é pelas formas de atendimento disponibilizada pela DRI. O estabelecimento de acordos é definido pelas partes interessadas; Os prazos de mobilidade são previstos dentro das chamadas ou editais correspondentes. Os serviços de certificação têm 20 dias úteis como prazo.
Procedimentos e mecanismos de consulta e comunicação
Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Sugestões e reclamações podem ser enviadas para internationaloffice@ufjf.br
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do(s) serviço(s) solicitado(s) e eventual manifestação:
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone e divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade.
Mecanismos de comunicação com os usuários do(s) serviço(s):
Sistemas internos on-line (SEI, Siga, etc), e-mail, telefone e divulgação de informações nos canais de comunicação da UFJF e da unidade; e whatsapp 32 2102-3389 e 32 2102-3947.
Condições de sinalização, acessibilidade e limpeza
Elementos básicos de sistema de sinalização visual da unidade de atendimento
Placas indicativas
Condições de acessibilidade, limpeza e conforto
Acesso sem escadas, portas amplas, ambiente limpo, iluminado e confortável, com sofás, cadeiras, mesa para reuniões em seu Lounge. Obs.: os banheiros são externos (no andar inferior, em frente ao estacionamento).
Procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Atendimento presencial, dentro do horário de funcionamento do setor.
(Informações atualizadas em 23/08/2023, às 15h35)