Criado e organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Programa Global July reunirá, entre 18 e 29 de julho, estudantes e professores de vários países. A listagem de cursos já está disponível,  e o objetivo das atividades, realizadas de forma híbrida, com cursos presenciais e on-line, é estimular o aprofundamento acadêmico e a pesquisa, assim como o interesse dos estudantes por áreas diversas.

Em 2022, o Global July busca aproximação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Temas como sustentabilidade, meio ambiente e direitos humanos serão tratados, de forma interdisciplinar, nas áreas de Artes e Literatura; Ciências Biológicas e Saúde; Humanidades e Ciências Sociais; Matemática; Engenharia, Tecnologia e Ciências Exatas. Todos os cursos terão curta duração e serão realizados em inglês, francês, italiano, espanhol e português para estrangeiros.

“Penso que o Global July é fundamental para a internacionalização da Universidade, um momento ímpar em que professores e profissionais ministram cursos em línguas estrangeiras para um público cada vez mais amplo. Dele, podem surgir parcerias e conquistas muito interessantes. É a oportunidade de expandir horizontes”, ressalta o professor do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas (ICH) Rodrigo Christofoletti.

Christofoletti ministrará o curso Human Rights and Migration em parceria com os pós-graduandos Cleiton Ornelas e Eliza Feres. Ele ressalta que a UFJF é a 32ª instituição de ensino superior brasileira a estar coligada à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que visa a difusão do ensino universitário sobre temas relacionados aos refugiados. O curso, portanto, surge de uma urgência contemporânea: falar sobre refúgio, sobretudo diante dos números recordes de pessoas deslocadas em todo o planeta. “A implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Universidade será lançada oficialmente muito em breve. E os interessados no curso podem esperar a busca, de forma ativa, por uma produção de conhecimento sobre o instituto do refúgio e as múltiplas condições que determinam que um sujeito se torne um refugiado. Acreditamos que apenas por meio da produção de conhecimento científico, evitemos cenários de intolerância, xenofobia e tragédias como a ocorrida com o congolês Moïse Kabagambe, no Rio de Janeiro.”.

Interdisciplinaridade e compartilhamento de saberes

Durante as duas semanas em que o Global July ocorre, o corpo docente da UFJF e professores de outras instituições nacionais e estrangeiras poderão se conectar de forma on-line ou presencial e ainda promover o encontro com alunos da UFJF e de outras universidades. Estudantes estrangeiros já podem realizar as inscrições nos cursos disponíveis. Já os alunos da UFJF podem se inscrever a partir de junho.

“O Global July é um evento para compartilhamento de saberes em processo, dialogando por meio de outras línguas e aprendendo com as experiências de participantes brasileiros e estrangeiros. Ou seja, o programa oportuniza vivenciarmos saberes sem fronteiras, a partir dos múltiplos olhares e vozes dos participantes”, observa o professor do departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF Marco Aurélio Kistemann, que irá ministrar o curso Mathematics for Peace and Social Justice: Developing Citizenship though Ethnomodelling.

Kistemann explica que o curso foi idealizado em parceria com os professores Milton Rosa e Daniel Clark Orey, professores de Departamento de Educação Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e as temáticas apresentadas giram em torno das propostas do educador matemático Ubiratan D’Ambrosio, um dos pioneiros no estudo da etnomatemática, ou o estudo da disciplina de forma humanizada, o que guarda profunda relação com a finalidade dos cursos oferecidos. “Nesta edição do Global July, os temas dos cursos serão voltados para os participantes refletirem sobre a importância do desenvolvimento de cidadania por meio da justiça e equidade social que culminarão em cenários de inclusão social e paz”, aponta Kistemann.

A servidora da DRI e uma das idealizadoras do programa, Clarissa Campos, aponta que a grande novidade do Global July 2022 é a proposição de uma temática. “Estamos colocando em prática a ideia de que, independente da área de conhecimento, os cursos tenham um fio condutor em comum. Decidimos trabalhar o tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio da ONU, com as 17 metas que perpassam ações em todos os campos. Estamos em um momento da agenda mundial em que é mais importante do que nunca discutirmos e nos aprofundarmos sobre o tema”, reforça Clarissa, lembrando ainda que a oferta de cursos on-line e presenciais será realizada pela primeira vez. “No ano passado, o evento foi 100% remoto, mas com a volta progressiva das atividades presenciais na Universidade, vamos conseguir mesclar as experiências virtual e no campus, esperando aproveitar o melhor das duas modalidades”, finaliza.

Outras informações: (32) 2102-3389 (DRI-UFJF)