Aperfeiçoamento da Produção e Percepção Oral em Português para falantes não-nativos

O curso é destinado a alunos estrangeiros, falantes de Português como L2, e tem por objetivo aprimorar a produção oral em Português abordando variações fonéticas e fonológicas pertinentes, como:

1. Distinções fonológicas entre os sons sibilantes no PB.

2. Distinções fonéticas entre os sons oclusivos [t, d] e suas africadas correspondentes.

3. Distinções fonológicas entre as vogais médias em posição tônica.

4. Questões relacionadas ao ritmo e entoação de diferentes tipos frásicos como, afirmações, perguntas, exclamações etc.

Ao final do curso, o aluno terá condições de perceber as variações presentes na fala de nativos do Português, melhorando, portanto, a compreensão oral, e também aprenderá detalhes e contextos de produção oral destes sons, aperfeiçoando, assim, a produção oral no Português como segunda língua.

Professor: Aline Alves Fonseca (abre em nova janela)

Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora

Língua ministrada: Português

Carga horária: 15 horas

Aceita alunos de Pós-graduação.