Aqui são listados os Produtos Educacionais, parte integrante e obrigatória da produção do aluno do Mestrado Profissional em Educação Matemática. Os links dão acesso a íntegra do produto em pdf. Todos os produtos também pode ser encontrados na Plataforma eduCAPES, sob licença Creative Commons.
Há possibilidade de fazer filtros (Ano, Autor(a), Título, Palavras-chave), reordená-los ou fazer uma busca por determina palavra, e ainda alterar o número de resultados exibidos (10, 25, 50, 100).
Ano | Autor(a) | Autor(a) | Título | Palavras-chave |
---|---|---|---|---|
2022 | Bertrand Luiz Corrêa Lima | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Práticas Matemáticas para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio | Início de carreira docente. Matemática. Residência Docente. Educação Matemática |
2022 | Hugo Lagrimante Ferreira | Prof. Dr Amarildo Melchiades da Silva | EDUCAÇÃO Financeira Escolar: debatendo a desigualdade social no Brasil na sala de aula de Matemática | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Desigualdade Social. Estratificação. Produção de Significados. |
2022 | Maíra Blanco Martinez Forcato | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Ensino e aprendizagem em matemática uma sequência de atividades com o tema consumo de energia do chuveiro elétrico | Interdisciplinaridade. Contextualização. Investigação da própria prática. Educação Matemática. |
2021 | Izabela Badaró Machado | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Metodologia da sala de aula invertida: uma proposta para aprendizagens de temas financeiro-econômicos | Educação Matemática Crítica. Educação Financeira. Sala de Aula. Invertida. Tecnologias |
2021 | Adriana de Oliveira Toledo | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Financeira e o uso de Recursos Digitais: uma sessão para incentivar a mudança de perspectiva | Educação Matemática. Produção de Vídeos. Educação Financeira. Consumismo |
2021 | Iasmim Henrique Dias | Profª. Drª. Liamara Scortegagna | Geogebrando no mundo das funções do segundo grau | Tecnologias na Educação. GeoGebra. Educação Matemática. Gamificação. Funções do Segundo Grau. Modelo dos Campos Semânticos. |
2021 | Gregson Barros da Silva | Prof°. Dr. José Maria Nazar David | Guia da Sala de Aula Invertida | Sala de Aula Invertida. Formação continuada. Educação Matemática. Colaboração. Tecnologias da Informação e Comunicação |
2021 | Caroline de Paula Ribeiro | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Materiais montessorianos e possibilidades de adaptações para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | Montessori. Práticas de sala de aula. Ensino de matemática. Anos iniciais. Pandemia. |
2021 | Albertino Ribeiro Novaes Netto | Prof. Dr. Lupércio França Bessegato | Discutindo sobre gráficos estatísticos no Ensino Médio | Educação matemática. Produção de significados. Ensino de estatística. Gráficos estatísticos. Leitura e análise de gráficos. |
2021 | Raniane Lucimar Almeida de Aquino | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Geodrez atividades geométricas para um Laboratório de Educação Matemática | Pensamento geométrico. Material Didático Manipulável. Fenomenologia. Geodrez. |
2021 | Evellin Sena Cruz | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Ensino de geometria: uma análise do passado para refletir sobre o presente | História da educação matemática. Geometria. Saberes para ensinar. Manuais didáticos. Escola Nova. |
2021 | Priscila Fontes Juste | Prof. Dr Amarildo Melchiades da Silva | A Tomada de Decisões Financeiras no contexto da Educação Financeira Escolar | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Tomada de Decisão. Sociedade de Consumidores. Consumismo. |
2021 | Silvânia de Castro Duriguêtto | Prof. Dr Amarildo Melchiades da Silva | A noção de investimento na Educação Financeira Escolar | Educação Financeira Escolar. Investimentos. Investimento Cultural. Investimento Financeiro. |
2021 | Viviane Caiaffa Paschoalini | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Financeira para adolescentes: Aprendendo a cuidar do seu dinheiro | Educação Matemática. Educação Financeira. Empreendedorismo. Ensino Médio. |
2021 | Jaciene Lara de Paula Caetano | Prof. Dr Amarildo Melchiades da Silva | O valor do dinheiro no tempo: Uma proposta didática | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Valor do dinheiro no tempo. Produção de significados. Ensino Fundamental. |
2021 | Ana Lucia do Carmo Narciso | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Sequência didática para o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental | Educação Matemática. Álgebra. Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
2021 | Elias da Costa Abreu | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Semelhança: Atividades com manipulações homotéticas | Educação Matemática. Geometria das Transformações. Homotetia. Semelhança. Materiais Manipulativos. |
2021 | Everson Muniz Guimarães | Profª. Drª. Liamara Scortegagna | Sequência de tarefas para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático com apoio do Whatsapp para o Ensino Fundamental | Raciocínio Lógico Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino de Matemática. WhatsApp. Hot Potatoes. |
2021 | Everson Muniz Guimarães | Profª. Drª. Liamara Scortegagna | Recurso educacional digital para o desenvolvimento do Raciocínio lógico matemático no Ensino Fundamental | Raciocínio Lógico Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino de Matemática. WhatsApp. Hot Potatoes. |
2021 | Maria Cláudia Caires Costa Almeida | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | O sentido de localização e movimentação: noções de geometria para crianças | História da educação matemática. Saberes para ensinar. Matemática. Ensino primário. Manuais didáticos. |
2021 | Priscila de Paiva Martins Veiga | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Curso de Formação Continuada Trigonometria Help: Objetos de Aprendizagem para o ensino de Trigonometria | Educação Matemática. Trigonometria. Formação Continuada. Objeto de Aprendizagem Interativo. Videoaula. |
2021 | Priscila de Paiva Martins Veiga | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Objetos de Aprendizagem Interativos no formato de vídeo: G1 - Conhecimentos prévios sobre Trigonometria | Educação Matemática. Trigonometria. Formação Continuada. Objeto de Aprendizagem Interativo. Videoaula. |
2021 | Priscila de Paiva Martins Veiga | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Objetos de Aprendizagem Interativos no formato de vídeo: G2 - Conhecimentos trigonométricos | Educação Matemática. Trigonometria. Formação Continuada. Objeto de Aprendizagem Interativo. Videoaula. |
2021 | Valéria Aparecida Pilate | Prof. Dr Amarildo Melchiades da Silva | A Lógica na sala de aula de Matemática | Educação Matemática. Lógica. Raciocínio Lógico. Ensino Fundamental. Produção de Significados. |
2020 | Alexandre Jenevain Junior | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | X não pertence – Documentário | Educação Matemática. Diversidade. Formação de Professores. Questões Raciais. Gênero e Sexualidade. Comunidade LGBTQIA+. |
2020 | Renata Lopes Alves | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Curso de Formação Continuada de Professores: Conhecendo a Geometria Fractal Conhecendo a Geometria Fractal: conhecimentos gerais Conhecendo a Geometria Fractal: conhecimentos específicos Conhecendo a Geometria Fractal: aplicações Conhecendo a Geometria Fractal: orientações pedagógicas | Educação Matemática. Geometria Fractal. Videoaula. Taxonomia de Bloom. Formação continuada de professores. |
2020 | Arthur da Silva Moraes | Prof. Dr. Willian José da Cruz | Uma Proposta De Aprendizagem Dos Números Reais Por Meio De Experimentos Mentais | Conjuntos Numéricos; Representações; Complementaridade; Signos. |
2020 | Beatriz Oliveira dos Santos | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | O LaPEM-v (Laboratório Virtual de Pesquisa em Educação Matemática): Apresentação e dicas de utilização no processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática | Laboratório Virtual. Manipulação Virtual. Educação Matemática. Formação Continuada. |
2020 | Cristimara Rodrigues de Castilho | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | O ensino de Probabilidade baseado em uma sequência didática para o exercício de literacia probabilística | Educação Matemática. Educação Estatística. Engenharia Didática. Literacia Probabilística. Sequência Didática. |
2020 | Heloisa Almeida de Figueiredo | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Construção do Conhecimento de Medidas de Tendência Central | Educação Estatística. Medidas de Centralidade. Ensino Fundamental.Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. |
2020 | Isabela Magalhães Kirchmair | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Por que desenvolver o Pensamento Algébrico desde os Anos Iniciais? | História da educação matemática. Saberes profissionais. Movimento da Matemática Moderna. Pensamento Algébrico. |
2020 | Luiz Paulo Xisto | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Guia de Atividades de Educação Financeira e noções de Empreendedorismo na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | Educação Financeira. Educação de Jovens e Adultos (EJA). |
2020 | Maíra Matos de Oliveira | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Histórias em quadrinhos em sala de aula: múltiplas possibilidades para refletir, escrever e aprender Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | Histórias em Quadrinhos. Formação de Professores. Ensino de Matemática. Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
2020 | Maxwell Rodrigues da Silva | Prof. Dr Ronaldo Rocha Bastos | Uma sequência de atividades de probabilidade na perspectiva do Letramento Probabilístico | Educação Matemática. Educação Estatística. Produção de Significados. Letramento Probabilístico. Matemática. Probabilidade. |
2020 | Rangel Zignago | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Matemática e Robótica Educacional: Um guia de atividades | Matemática. Robótica Educacional. Construcionismo. Aprendizagem Colaborativa. |
2020 | Robert Rene Michel Júnior | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Conversa com o professor: saberes e expertises para ensinar matemática às crianças | História da educação matemática. Saberes Profissionais. Desenho. |
2019 | Amanda Gomes Colombo | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Planejamento da prática pedagógica utilizando o vídeo como recurso didático no ensino de Matemática | Plano de Aula, Vídeo Educacional, Ensino de Matemática. |
2019 | Anderson José Gomes Ferreira | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Construindo Gráficos na Transnumeração: Uma Proposta de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem na Educação Estatística para o Ensino Básico | Educação Matemática. Educação Estatística. Transnumeração. Gráficos estatísticos. Engenharia Didática |
2019 | Valquíria Dutra Leite | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Lixo Eletrônico: Da Coleta ao Descarte | Educação matemática. Educação estatística. Engenharia didática. Teoria das situações didáticas. Consciência ecológica. |
2019 | Leíse Santos Vieira | Prof. Dr. Willian José da Cruz | Conjunto de tarefas para o ensino de Continuidade de Funções utilizando Experimentos Mentais a partir da noção de Complementaridade | Educação Matemática. Semiótica. Complementaridade. Continuidade. |
2019 | Nayara de Oliveira Costa | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Atividades com materiais e temas que foram desenvolvidos por alunos expositores das Feiras Nacionais de Matemática | Educação Matemática. Feiras de Matemática. Ensino e Aprendizagem. |
2019 | Heriléa Mattos da Costa | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Programação Educativa – Matemática | Matemática. Scratch. Programação. Professor. Revisão Sistemática. Habilidades. Competências. Site |
2019 | Ana Luiza de Araujo Ribeiro | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Atividades com materiais manipuláveis e curso de formação continuada sobre o Laboratório de Educação Matemática | Educação Matemática; Laboratório de Educação Matemática; Materiais didáticos manipuláveis; Formação continuada; Escola básica. |
2019 | Dailiane de Fátima Souza Cabral | Prof. Dr Amarildo Melchiades da Silva | A noção de poupança para os anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de ensino | Educação Matemática; Educação Financeira Escolar; Anos Iniciais; Poupança; Produção de Significados. |
2019 | Edyenis Rodrigues Frango | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Modelagem Matemática – Um guia de formação | Modelagem Matemática; Formação de Professores; Educação Matemática Crítica; Cenários para investigação. |
2019 | Elisangela Pires da Silva | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Empreendedorismo Social: Um guia de planejamento e orientações didáticas para o professor | Educação Empreendedora, Educação Financeira Escolar, Comportamento Empreendedor, Empreendedorismo Social. |
2019 | Fernanda Angelo Pereira | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Estatisfera | Educação Matemática. Educação Estatística. Literacia Estatística. Raciocínio sobre variabilidade. CHIC. |
2019 | Ilza dos Santos Satiro | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Metodologia para o Mapeamento do uso de de Tecnologias Digitais na escola | Educação Matemática; Tecnologias da informação e comunicação; Formação de docentes; Ensino e aprendizagem de Matemática. |
2019 | Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho | Prof. Dr Ronaldo Rocha Bastos | Atividades didática de análise de dados e visualização gráfica utilizando R Commander | Educação Estatística, Ensino de Estatística; Ensino Superior; Educação a Distância. |
2019 | Joarez José Leal do Amaral | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Gamificação faz a Educação Financeira mais divertida | Educação Matemática; Gamificação; Educação Financeira Escolar, Massive Open Online Course; Tecnologias Educacionais. |
2019 | Kéliton José da Matta Calheiros | Prof. Dr. José Maria Nazar David | Processo para a implementação da Metodologia da Sala de Aula Invertida com elementos de comunicação | Educação matemática; Sala de Aula Invertida; Geometria; Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL); Comunicação; |
2019 | Leide Maria Leão Lopes | Prof. Dr. Orestes Piermatei Filho | Minicurso: explorando o pensamento matemático avançado em atividades para o ensino de vetores em Geometria Analítica | Educação Matemática. Pensamento Matemático Avançado. Ensino Superior. |
2019 | Luciana Maria da Silva | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Discutindo a noção de poupança no Ensino Fundamental | Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Ensino Fundamental, Poupança, Produção de significados. |
2019 | Maria das Mercês Coutinho Mota | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos, Ph | Aprendendo medidas – Medidas de Tendência Central e de Dispersão | Educação Estatística. Literacia Estatística. Raciocínio Estatístico. ENEM. Objetos de Aprendizagem. |
2019 | Paola Lima França | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Catálogo dos produtos educacionais relacionados às tecnologias da informação e comunicação para a sala de aula de Matemática | Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação continuada de professores. Matemática. |
2019 | Paulo Ricardo Ramos Pereira | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Álgebra e expressões algébricas: um olhar para a prática docente de professores em início de carreira | Educação Matemática. Formação de Professores. Início de Carreira Docente. Álgebra. Expressões Algébricas. |
2019 | Roberta Gualberto Ferreira | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Um Guia para a Elaboração de Projetos Didáticos de Educação Financeira Escolar | Educação matemática. Projetos. Educação Financeira Escolar. |
2018 | Adriele Cristine Domingos Rodrigues | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Saberes geométricos: referências do passado iluminando práticas atuais | Saberes geométricos, Revista do Ensino, Profissionalidade, Rudimentos, Escola Nova. |
2018 | Alex Machado Leite | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Simulador Financeiro Educacional | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Tecnologias. Simuladores Financeiros. |
2018 | Camila de Almeida Franco | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira Escolar: Discutindo a Noção de Juros no Ensino Médio | Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Juros, Produção de Significados, Ensino Médio. |
2018 | Cristiane Neves Mello | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Explorando o uso de planilhas de orçamento com alunos do Ensino Médio | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Orçamento Familiar. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. |
2018 | Cristina Iracy Gomes Dalcol | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Proposta de curso de Formação Continuada sobre a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Matemática | Formação de docentes em Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação à Distância. Universidade Aberta do Brasil. |
2018 | Edjane Mota Assunção | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Manual Básico: Como organizar uma Feira de Matemática | Feiras de Matemática. Prática Docente. Ensino/Aprendizagem. Educação Matemática |
2018 | Edson Junio dos Santos | Prof. Dr. Eduardo Barrére | A sequência didática para o ensino de perspectiva a partir do olhar matemático O Aplicativo mARTEmática | Matemática. Tecnologia. Perspectiva. Artes. Aplicativo |
2018 | Fabiana Polessa Cardoso | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Geometria com enfoque diferente: uma proposta para formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental | Geometria; formação de professores; anos iniciais do ensino fundamental; curso de extensão |
2018 | Fausto Daniel Alves Fernandes | Profª Drª. Liamara Scortegagna | À vista ou à prazo: dois lados de uma mesma moeda | Dispositivos móveis; Smartphone; Educação financeira escolar; Educação matemática. |
2018 | Lilian Regina Araújo dos Santos | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Roteirizando o futuro: A Educação Financeira como estratégia de ação | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Engenharia Didática. Teoria das Situações Didáticas. Educação de Jovens e Adultos |
2018 | Marcelo Cunha Figueiredo | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Uma Proposta de Trabalho Didático com Geometria Projetiva | Ensino de Matemática. Formação de Professores. Geometria Projetiva. Metodologia alternativa. Fenomenologia. |
2018 | Maria Das Graças Schinniger Assun Garcia | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | O Papel do Desenho no Ensino Primário | Desenho. Matéria escolar. Legislação educacional. História da educação matemática. |
2018 | Nicolly Peçanha do Nascimento Silva | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Geometria: o passado está sempre presente? | Saberes Geométricos. Ensino Primário. Escola Nova. Método Intuitivo. Revista do Ensino. |
2018 | Régis Veríssimo Lamas de Oliveira | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | O ensino de área nos anos iniciais: uma reflexão a partir de um estudo sobre a História da educação matemática | História da educação matemática, Geometria, Cadernos escolares, Normalistas, Saberes para ensinar, Séries iniciais. |
2018 | Tamara Lamas Müller | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos | Educação Financeira e Educação Estatística: Inflação de preços | Educação Matemática. Inflação. Educação Financeira Escolar. Educação Estatística. |
2017 | Andrea Aparecida Vieira | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Construções geométricas utilizando régua e compasso e software Geogebra | Educação Matemática, Desenho Geométrico, Formação de professores, Geometria, História da Educação Matemática, Tecnologias. |
2017 | Andreia Magalhães Dias Almeida | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Discutindo o ensino de Desenho na Reforma João Pinheiro | História da educação matemática. Desenho. Legislação educacional. Reforma João Pinheiro. |
2017 | Dayselane Pimenta | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Tarefas Exploratório-Investigativas para o Estudo de Polígonos no 8º Ano do Ensino Fundamental | Educação Matemática, Geometria, polígonos, tarefas exploratórioinvestigativas, Ensino Fundamental. |
2017 | Débora Bordonal Senra de Oliveira | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Geometria das Transformações: atividades livres | Educação Matemática; Geometria das Transformações; atividades investigativas e exploratórias; currículo; geometria dinâmica; fenomenologia. |
2017 | Débora Rodrigues Caputo | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | O ensino de desenho: o passado está sempre presente? | Desenho, ensino primário, impressos pedagógicos, Escola Nova, profissionalidade. |
2017 | Hugo Luiz Gonzaga Honório | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Invertendo a sala de aula: Processo para a implementação da metodologia Sala de Aula Invertida com elementos de colaboração no ensino de matemática | Educação Matemática. Sala de Aula Invertida. Colaboração. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL). TIC. |
2017 | Janaina Aparecida Ponté Coelho | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Uso de Gamificação em Cursos Online Abertos e Massivos para Formação Continuada de Docentes de Matemática MOOC – Uso de vídeos no Ensino de Matemática | Gamificação, MOOC, Formação de Docentes, Educação Matemática. |
2017 | José Marcelo Guimarães Villar | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Situações-Problema e atividades lúdicas para Discalculia na sala de aula de Matemática | Discalculia do Desenvolvimento; Matemática; Distúrbio de aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem na matemática. |
2017 | Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni Massante | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira Escolar: discutindo em sala de aula as armadilhas de marketing na mídia | Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Armadilhas de Marketing na mídia, Consumismo, Sociedade de consumidores. |
2017 | Leandro Gonçalves Santos | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira e Educação Matemática: tratando de inflação de preços no Ensino Médio | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Produção de Significados. Produção de Tarefas. Inflação de Preços. |
2017 | Liliane Guedes Baio Camponez | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Metodologia para Acompanhamento da Evasão em Cursos Online Abertos e Massivos para a Formação Continuada de Docentes de Matemática MOOC – Tecnologias Digitais para o Ensino de Geometria | Educação Matemática. Formação de Docentes. MOOC. Evasão. |
2017 | Maria Êda Amadeu Barino | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Discutindo metodologias avaliativas a partir das experiências docentes Filme – Discutindo metodologias avaliativas a partir das experiências docentes EDA | Critérios para avaliar; Avaliação em Matemática; Formação de professores |
2017 | Meiriele Nonato de Oliveira Saiol | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Tarefas de Educação Financeira para desenvolvimento via chat – 9º ano do Ensino fundamental | Educação Matemática, Educação Financeira, Ensino Fundamental, Produção de significados, chat. |
2017 | Michele de Oliveira Ribeiro Figueiredo | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Laboratório de Educação Matemática e Educação Financeira LABMAT-EF | Educação financeira; laboratório de ensino de matemática; educação matemática crítica; matemática financeira. |
2017 | Rosane Cordeiro Rafael | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | As estratégias adotadas por universidades para reduzir a problemática de não – aprovação em Cálculo Diferencial e Integral | Educação Matemática. Cálculo Diferencial e Integral. Índice de Não Aprovação. Ensino Superior. Intervenções Pedagógicas. |
2017 | Thais Sena de Lanna Albino | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Sugestão Pedagógica para a Educação Financeira no 6º Ano do Ensino Fundamental | Pedagogia Waldorf; Ensino de Matemática; Educação Financeira |
2017 | Tiago de Paula Zagnoli | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Aprendendo com os Erros: investigando erros no Ensino Médio | Avaliação Escolar. Erro. Produção Escrita Matemática. Desigualdade Educacional. |
2017 | Vivian Helena Brion da Costa Silva | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira Escolar: os riscos e as Armadilhas Presentes no Comércio, Na Sociedade de Consumidores | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Armadilhas no Comércio. Consumismo. |
2016 | Alex de Assis Lauria | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Construindo Pontes: uma proposta de ensino de matemática na EJA | Educação de Jovens e Adultos, Trabalho em grupo, Cenário Investigativo. |
2016 | Anderson da Silva Moura | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Uma Prática para a Sala de Aula com Conceitos de Matemática e Física com Enfoque Social | Educação Matemática. Interdisciplinaridade. Teoria da Atividade. Pesquisa-ação. |
2016 | Bruno Rinco Dutra Pereira | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Uma Sequência Didática Sobre Triângulos para a Educação de Jovens e Adultos | Geometria; Ensino e Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos, sequência didática. |
2016 | Dayane Rocha Tinoco | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Entrevista com Luiz Márcio Imenes | Educação Matemática. Perspectiva ecológica do saber. Proporcionalidade. Teoria da transposição didática. Livro didático. |
2016 | Esmênia Furtado Parreira Ferreira | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Ensinando Perímetro e Área de Figuras Geométricas Planas Usando o Software Geogebra | Educação Matemática. Geometria Plana. Tecnologias Digitais. Software GeoGebra. |
2016 | Felipe Corrêa da Cruz Escobar | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Investigando erros em Matemática: fatores que interferem na aprendizagem dos educandos | Educação Matemática. Erros em Matemática. Livros Didáticos. |
2016 | Luís Felipe da Silveira | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Proposta de um curso MOOC sobre Educação Financeira | Educação Matemática. MOOC. Educação Financeira Escolar. Design Instrucional |
2016 | Luiz Fernando Rodrigues Pires | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | As Influências dos Aplicativos em Listas de exercícios de Cálculo Diferencial e Integral | Educação Matemática. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Tecnologias da Informação e Comunicação. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Listas de Exercícios. Técnica. |
2016 | Marina Dutra Vieira | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Atividades para um Minicurso de Geometria Projetiva | Geometria Projetiva, Geogebra, Currículo, Fenomenologia. |
2016 | Thiago Neves Mendonça | Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Araújo de Oliveira | Geometria: o passado também presente? | História da educação matemática, Geometria, Movimento da Matemática Moderna, ensino primário. |
2016 | Wanderlei José Pires Junior | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Professor de Matemática: uma reflexão sobre seu papel e sua dinâmica em sala de aula | História da educação matemática; livro didático de matemática, geometria, aprendizagem com compreensão. |
2016 | Wesley Carminati Teixeira | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | A Inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para Graduandos de Administração | Educação Financeira. Matemática Financeira. Curso de Serviço. Educação Matemática Crítica. Ensino Superior. |
2015 | Adilson Rodrigues Campos | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Atividades e Reflexões sobre Planejamento Financeiro, Orçamento e Economia Doméstica | Produção de Significados, Tomadas de Decisão e Planejamento Financeiro, Consumo, Educação Financeira. |
2015 | Andrea Stambassi Souza | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Um Curso de Formação de Professores em Educação Financeira Escolar | Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Produção de Significados, Formação de Professores. |
2015 | Carolina de Lima Gouvêa | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Escala de Proficiência Interativa Aplicativo – Escala de Proficiência Interativa | Avaliação Educacional. Avaliação Externa. SIMAVE/PROEB. |
2015 | Denise Mansoldo Salazar | Profª. Drª. Liamara Scortegagna | GeoGebra e o estudo das funções trigonométricas no Ensino Médio | Educação Matemática. Ensino e aprendizagem. GeoGebra. Funções trigonométricas. Engenharia didática |
2015 | Gláucia Sabadini Barbosa | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira Escolar: planejamento financeiro | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Produção de Significados. Planejamento Financeiro. |
2015 | Jesus Nazareno Martins Dias | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | A Noção de Juros na Educação Financeira Escolar | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. A noção de Juros. Produção de Significados. Ensino Fundamental. |
2015 | Kátia Parreira Brettas | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Como ter um aluno surdo na sala de aula regular. | Educação Matemática – Libras – Inclusão de surdos – Ensino colaborativo |
2015 | Leonardo Bertholdo de Assis | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos | O Ensino de Estatística Baseado em Aplicação de Atividades Exploratórias | Usuário de Estatística; Competências estatísticas; Ensino de Estatística; Atividades exploratórias. |
2015 | Luciana Cordeiro Dias | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | “Saindo da Zona de Conforto”: Investigando as Ações e as Tomadas de Decisão de Alunos-Consumidores do 8º Ano do Ensino Fundamental em Situações-Problema Financeiro-Econômicas | Educação matemática. Praxeologías matemáticas. Teoria Educação Matemática. Educação Financeira. Produção de Significados. Situações-problema. |
2015 | Luis Eduardo Reyes Pérez | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Função Exponencial e as Sequências Didáticas | Educação matemática. Praxeologías matemáticas. Teoria Antropológica do Didático. Função exponencial. Engenharía Didática. |
2015 | Luiza Harab da Silva Rosa | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Luz, Câmera, Giz, Sala de Aula: ação! Possibilidades fílmicas para se trabalhar com professores | Formação de professores. Cinema e educação. Imagens fílmicas. |
2015 | Rodrigo Martins de Almeida | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | O Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar de 1999 a 2015 | Paradigma Indiciário; Educação Financeira Escolar; Estado do Conhecimento da Pesquisa. |
2015 | Rosiane de Jesus Santos | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Uma Taxionomia para o uso de Vídeos Didáticos para o Ensino de Matemática | Vídeos Didáticos, Taxionomia, Avaliação, Seleção, Educação Matemática. |
2015 | Rosiney de Jesus Ferreira | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Atividades Interdisciplinares Envolvendo Matemática e Arte | Matemática, Arte, Interdisciplinaridade, Matemática Crítica, Contextualização. |
2015 | Sandro Grossi Nascimento | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Medidas de Tendência Central para o Ensino Médio | Educação Matemática. Educação Estatística. Medidas de Centralidade. Literacia Estatística. Ensino Médio. |
2015 | Silvia de Castro de Barros | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | A Geometria na Formação de Normalistas Mineiros(as): 1890 a 1930 | História da Educação Matemática. Geometria. Escolas Normais. História das Disciplinas. |
2014 | Cleuza Eunice Pereira Brumano | Prof. Dr. Orestes Piermatei Filho | A Modelagem Matemática como metodologia para o estudo de Análise Combinatória | Modelagem Matemática, Análise Combinatória, ensino e aprendizagem de Matemática. |
2014 | Elias Antonio Almeida da Fonseca | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Mecanismo de Busca para Auxiliar Professores de Matemática no Processo de Seleção de Conteúdos Digitais na Web | Ensino de Matemática. Conteúdos Educacionais. Metodologia. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. |
2014 | Gisele Barbosa | Profª. Drª. Liamara Scortegagna | Manual do Professor para Utilização de Objetos de Aprendizagem | Educação Matemática. Objeto de aprendizagem. Recurso educacional. Educação Financeira Escolar. |
2014 | Glauco Henrique de Oliveira Santos | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira Escolar para Estudantes com Deficiência Visual | Educação Matemática. Educação Financeira. Educação Inclusiva. Produção de Significados. Ensino e Aprendizagem. |
2014 | Marcio Carlos Vital | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços | Educação Financeira. Produção de Significados. Produção de Tarefas. Ensino Fundamental. Inflação de Preços |
2014 | Neil Da Rocha Canedo Júnior | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior. | Modelagem na Educação Básica: uma possibilidade para a sala de aula de matemática | Modelagem Matemática. Teoria da Atividade. Seres-humanoscom-mídias. Currículo. |
2014 | Paulo Tadeu Gandra Campos | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Contextualizando Funções Matemáticas | Exame Nacional do Ensino Médio. Teoria Antropológica do Didático. Engenharia Didática. Função Matemática. |
2014 | Raquel Carvalho Gravina | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira Escolar: Orçamento Familiar | Educação Matemática. Produção de Significados. Orçamento Doméstico. Educação Financeira. Ensino Fundamental. |
2014 | Valter Costa Fernandes Junior | Prof. Dr. Orestes Piermatei Filho | Minicurso: Atividades de Ensino para Sequências de Números Reais, na Perspectiva da Disciplina Análise | Imagens de conceito, ensino-aprendizagem de Análise, Pensamento Matemático Avançado. |
2013 | Aline Moreira de Paiva Correa | Prof.ª Drª. Regina Coeli Moraes Kopke | Atividades envolvendo divisão | Alunos surdos. Divisão. Educação matemática. |
2013 | Amanda Fabri de Resende | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior | A educação financeira na educação de jovens e adultos: Uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidores | Educação de Jovens e Adultos, Consumo, Gênero, Produção de Significados e Tomadas de Decisão. |
2013 | André Bernardo Campos | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Curso de Extensão de Educação Financeira | Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Produção de Significados. |
2013 | Aretha Fontes Alves | Prof.ª Drª. Cristiane de Andrade Mendes | Álgebra Linear como um Curso de Serviço para a Licenciatura em Matemática: o estudo dos Espaços Vetoriais | Álgebra Linear. Modelo dos Campos Semânticos. Formação Matemática do Professor de Matemática. |
2013 | Dejair Frank Barroso | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr | Uma proposta de curso de serviço para a disciplina Matemática Financeira mediada pela produção de significados de estudantes de Administração – Curso de Serviço | Matemática Financeira Crítica. Curso de Serviço. Sociedade de Consumo. Produção de significados. Ensino Superior. |
2013 | Eder Quintão Lisboa | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira. | O Desenho Geométrico como Disciplina do Curso de Licenciatura em Matemática: Trajetória Histórica na UFJF | História da educação matemática. Desenho Geométrico. História das disciplinas acadêmicas. Formação de professores de Matemática. |
2013 | Emerson Tomaz da Costa | Prof. Dr. Orestes Piarmatei Filho | Atividades com o Software TFA na Aprendizagem do Teorema Fundamental da Álgebra (TFA) para alunos do 3º ano do Ensino Médio | Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Teorema Fundamental da Álgebra (TFA), Educação Matemática, Ensino Médio. |
2013 | Fernanda Luciana Tenório Magalhães | Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente | Memórias de Práticas: a Disciplina “Prática De Ensino” na Formação do Professor de Matemática | Prática de Ensino de Matemática. História da educação matemática. História das disciplinas. Formação de professores. |
2013 | José Milton Lopes Pinheiro | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Uma Proposta para Aplicação de Atividades Exploratórias e Investigativas no Virtual Math Teams with Geogebra (VMTwG) | Aprendizagem Significativa. Aprendizagem Colaborativa. Exploração e Investigação em aulas de matemática. Geometria Dinâmica. |
2013 | Josélio Lopes Valentim Júnior | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira. | A Geometria Analítica Do Ensino Secundário Vista Nos Livros Didáticos De 1940 A 1970 | História da educação matemática, geometria analítica, livros didáticos de matemática, história das disciplinas escolares, reformas educacionais. |
2013 | Juliano Cezar Ferreira | Prof. Dr. Orestes Piermatei Filho | Integral de Linha de Campos Vetoriais/Trabalho Realizado: imagem de conceito e definição de conceito | Imagem de conceito, definição de conceito, integral de linha de campos vetoriais, trabalho realizado, maple. |
2013 | Keller Tadeu Lopes | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Porcentagem para o 6º ano do Ensino Fundamental | Educação Matemática. Produção de Significados. Porcentagem. Ensino Fundamental. |
2013 | Leozart das Silva Matos | Prof. Dr. Antônio Olímpio Júnior | Cálculo no ensino médio. Tecnologia. WolframAlpha. Experimento de Ensino. Raiz cognitiva. |
|
2013 | Luciana Aparecida Borges Losano | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Tarefas de Educação Financeira para o 6º Ano do Ensino Fundamental | Educação Matemática. Educação Financeira. Produção de Significados. Ensino e aprendizagem. Ensino Fundamental. |
2013 | Mariângela Assumpção de Castro | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Construção e Desconstrução de Sólidos Geométricos | Sólidos Geométricos. Sequência Didática. Engenharia didática. Situações didáticas. Ensino Médio. |
2013 | Susana Ribeiro Soares | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Estudo Histórico da Disciplina Geometria Analítica na UFJF na Década de 1970 | História da educação matemática, geometria analítica, história de disciplinas acadêmicas, história do ensino de geometria analítica, formação de professores de matemática. |
2013 | Vitor Rezende Almeida | Prof.ª Drª. Cristiane de Andrade Mendes | Curso de Serviço em Álgebra Linear: o estudo das transformações lineares | Educação Matemática. Curso de Serviço. Licenciatura em Matemática. Formação de Professores. Álgebra Linear. |
2013 | Wallace Nascimento Pinto Junior | Prof. Dr. Antonio Olimpio Junior | Uma proposta para o desenvolvimento de disciplinas de Matemática em um curso superior a distância | Educação Superior a Distância, Educação a Distância Online, Álgebra Linear, Evasão na Educação Superior a Distância. |
2012 | Camila Vieira Rabello | Prof. Dr. Ilaim Costa Junior | Uma investigação sobre o uso de ferramentas digitais do dia-a-dia para aprendizagem de matemática | Educação Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ferramentas digitais. Produção de Significados. Produto Educacional. |
2012 | Dione Baptista Ribeiro | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Uma Leitura sobre Avaliação no Ensino Fundamental | Educação Matemática. Avaliação em Matemática. Produção de Significados. Ensino e Aprendizagem. |
2012 | Guilherme Luiz de Toledo Calderano | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Investigação, Geometria Projetiva, Menelau e Ceva, Currículo. |
|
2012 | Luciano Pecoraro Costa | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior | Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos | Educação de Jovens e Adultos. Matemática Financeira. Criticidade. Cidadania. Tecnologia. |
2012 | Luiz Carlos Fogaça Junior | Prof.ª Drª. Fernanda Cláudia Alves Campos | TOTEM: Modelo de tutoria a distância de Matemática para o Colégio Militar do Brasil | Educação a Distância, Tutoria a Distância, Formação de Tutores. |
2012 | Marcelo Bergamini Campos | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | A educação financeira na matemática do ensino fundamental | Educação Matemática. Produção de Significados. Educação Financeira. Ensino Fundamental. |
2012 | Marcos Ribeiro Raad | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo | História da educação matemática. Ensino de Cálculo. Cultura do ensino de Cálculo. História das disciplinas. |
2012 | Marília Rios de Paula | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Razão como taxa: Uma proposta de ensino para a sala de aula de matemática | Educação Matemática. Pensamento Proporcional. Produção de Significados. Matemática no Ensino Fundamental. Razão como taxa. |
2012 | Reginaldo Ramos de Britto | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica | Educação Matemática Crítica, Educação financeira, comodificação e individualismo liberal. |
2012 | Ricardo Ferreira Paraízo | Prof. Dr. Antonio Olimpio Junior | Elaboração de vídeos didáticos de Geometria como atividade escolar no Ensino Médio – MINICURSO | Educação Matemática, Vídeo educativo, Manipulação de Materiais concretos, Áreas de regiões planas, Volumes de sólidos geométricos. |
2012 | Thales de Lélis Martins Pereira | Prof.ª Drª. Regina Coeli Moraes Kopke | Atividades e tarefas em geometria dinâmica | Educação matemática; geometria dinâmica; software geogebra; ambiente colaborativo; escola pública. |
2011 | Alessandro Marques Calil | Prof.ª Drª. Fernanda Cláudia Alves Campos | Utilizacão das TICS pelos professores de Matemática | Educação Matemática. Tecnologia da Informação e Comunicação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Formação de Professores |
2011 | Carlos Renato Soares | SIMAVE, ENEM e vestibular: refletindo sobre avaliação e currículo de matemática para o ensino médio | ||
2011 | Élida Tamara Prata de Oliveira Praça | Jogos matemáticos com conteúdos de 7° ano aplicados a um aluno autista | ||
2011 | Francisco Almeida Bessa Junior | |||
2011 | Hernando José Rocha Franco | |||
2011 | José Mario Brunelli Sosa | |||
2011 | Lorena Luquini de Barros Abreu | Modelagem Matemática: um possível caminho para o trabalho com funções afins | Modelagem Matemática. Matemática Escolar. Interação. Funções |
|
2011 | Mageri Rosa Ramos | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Tarefas Algébricas para o 6º ano do Ensino Fundamental | Educação Matemática. Educação Algébrica. Produção de Significados para Álgebra. Ensino Fundamental. Produto Educacional. |
2011 | Marcílio Dias Henriques | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Tarefas sobre área e perímetro de figuras geométricas planas para o 4° ciclo do ensino fundamental | Educação Matemática. Produção de Significados para Geometria. Área e Perímetro. Ensino Fundamental. Produto Educacional. |
2011 | Maria Helena Loth | Tarefas aritméticas para o 6° ano do ensino fundamental | ||
2011 | Ricardo Bevilaqua Procópio | Um curso de serviço em geometria para a licenciatura em Matemática | ||
2011 | Wagner da Cunha Fragoso | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da Matemática: história de uma disciplina | História da educação matemática. História das disciplinas. História da Matemática. Formação de professores de matemática |
2011 | Willian José da Cruz | Um Olhar para as Representações Decimais de Números Reais | Educação Matemática, Matemática Escolar, Análise Real, Representação decimal, Densidade. |
|
2023 | Caroline de Paula Ribeiro | Reginaldo Fernando Carneiro | Materiais montessorianos e possibilidades de adaptações para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
2023 | Natasha Cardoso Dias | Ronaldo Rocha Bastos | DIMENSÕES SOCIAIS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
2023 | Arthur da Silva Moraes | Willian José da Cruz | UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS REAIS POR MEIO DE EXPERIMENTOS MENTAIS | |
2023 | ALEXEI DE ASSIS ALVES | CHANG KUO RODRIGUES | NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETO | |
2023 | Jorge Eduardo Said da Silva | Marco Aurélio Kistemann Jr. | Guia de Atividades sobre Conceitos Financeiros para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) | |
2023 | Izaias Paula de Jesus | José Maria N. David | Processo Educacional para Implementação da Sala de Aula Invertida no Ensino Remoto de Geometria Analítica | |
Heriléa Mattos da Costa | Programação Educativa – Matemática | |||
2023 | Letícia Genevain Andrade | Maria Cristina Araújo de Oliveira Juiz de Fora 2023 | Por que as antenas parabólicas são parabólicas? | |
2022 | Leíse Santos Vieira | Willian José da Cruz | Conjunto de tarefas para o ensino de Continuidade de Funções utilizando Experimentos Mentais a partir da noção de Complementaridade | |
Iasmin Dias | Liamara Scortegagna | Geogebrando no mundo das funções do segundo grau | ||
2023 | Adriana de Oliveira Toledo | Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Financeira e o uso de Recursos Digitais: uma sessão para incentivar a mudança de perspectiva | |
Gregson Barros da Silva | José Maria Nazar David | GUIA DA SALA DE AULA INVERTIDA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | ||
YANCEL ORLANDO SOTO HERNÁNDEZ | MARCO ANTÔNIO ESCHER | MANIPULACIONES VIRTUALES PARA LA COMPRENSIÓN DE LA FUNCIÓN LINEAL |