Fechar menu lateral

Dissertações Defendidas

Aqui são listados as Dissertações, parte integrante e obrigatória da produção do aluno do Mestrado Profissional em Educação Matemática. Os links dão acesso a íntegra do produto em pdf. Há possibilidade de fazer filtros (Ano, Autor(a), Título, Orientador(a), Palavras-chave), reordená-las ou fazer uma busca por determina palavra, e ainda alterar o número de resultados exibidos (10, 25, 50, 100).

 

AnoAutor(a)TítuloOrientador(a)Palavras-chave
2022Valquíria Dutra LeiteImplicações de um projeto sobre o lixo eletrônico na aprendizagem de objetos estatísticos: reflexão e críticaProf.ª Drª. Chang Kuo RodriguesEducação matemática. Educação estatística. Engenharia didática. Teoria das
situações didáticas. Consciência ecológica.
2022Anderson José Gomes FerreiraO Pensamento Estatístico nos Anos Finais do Ensino Fundamental: o Desenvolvimento da Transnumeração e da Construção de GráficosProf.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues Educação Matemática. Educação Estatística. Transnumeração. Gráficos
estatísticos. Engenharia Didática.
2022Bertrand Luiz Corrêa LimaA iniciação à docência de professores de Matemática em um programa de Residência
Docente
Prof. Dr. Reginaldo Fernando CarneiroInício de carreira docente. Matemática. Residência Docente. Educação
Matemática.
2022Hugo Lagrimante FerreiraEducação Financeira Escolar e Educação Matemática: a desigualdade social no BrasilProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Financeira Escolar. Desigualdade Social. Estratificação. Produção de Significados.
2022Maíra Blanco Martinez ForcatoInterdisciplinaridade e Contextualização: uma investigação da própria prática nas aulas de matemática a partir de uma sequência de atividades nos anos finais do Ensino FundamentalProf. Dr. Marco Antônio EscherInterdisciplinaridade. Contextualização. Investigação da própria prática.
Educação Matemática.
2021Izabela Badaró MachadoSala de Aula Invertida e aprendizagem de temas financeiro-econômicosProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.Educação Matemática Crítica. Educação Financeira. Sala de Aula. Invertida. Tecnologias
2021Adriana de Oliveira ToledoLiteracia na Educação Financeira Escolar: Vídeo como Recurso Educacional para uma Educação Matemática CríticaProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.Educação Matemática. Produção de Vídeos. Educação Financeira.
Consumismo.
2021Gregson Barros da SilvaTecnologias da informação e comunicação em sala de aula invertida na formação de professores de Matemática: uma experiência colaborativa.Prof. Dr. José Maria Nazar DavidSala de Aula Invertida. Formação continuada. Educação Matemática.
Colaboração. Tecnologias da Informação e Comunicação
2021Iasmim Henrique DiasGamificação no GeoGebra: contribuições para o ensino de Funções de Segundo GrauProf.ª Drª. Liamara ScortegagnaTecnologias na Educação. GeoGebra. Educação Matemática.
Gamificação. Funções do Segundo Grau. Modelo dos Campos Semânticos.
2021Caroline de Paula RibeiroPráticas de sala de aula de uma professora que ensinou matemática em uma escola montessoriana durante a pandemiaProf. Dr. Reginaldo Fernando CarneiroMontessori. Práticas de sala de aula. Ensino de matemática. Anos iniciais.
Pandemia.
2021Albertino Ribeiro Novaes NettoEducação Estatística no ensino médio: a leitura de gráficosProf. Dr. Lupércio França Bessegato.Educação matemática. Produção de significados. Ensino de estatística. Gráficos estatísticos. Leitura e análise de gráficos.
2021Ana Lucia do Carmo NarcisoA álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos Planos de Estudos Tutorados de Minas GeraisProf. Dr. Reginaldo Fernando CarneiroEducação Matemática. Álgebra. Anos iniciais do Ensino Fundamental.
2021Elias da Costa AbreuSemelhança com manipulações homotéticasProf. Dr. Adlai Ralph DetoniEducação Matemática. Geometria das Transformações. Homotetia.
Semelhança. Materiais Manipulativos. Fenomenologia.
2021Evellin Sena CruzSaberes para ensinar Geometria: manuais didáticos para ensinar Matemática na década de 1930Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática. Geometria. Saberes para ensinar. Manuais didáticos. Escola Nova.
2021Everson Muniz GuimarãesDesenvolvimento do raciocínio lógico matemático com o uso de tecnologias de informação e comunicação para o Ensino FundamentalProf.ª Drª. Liamara ScortegagnaRaciocínio Lógico Matemático. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino de Matemática. Whatsapp. Hot Potatoes.
2021Jaciene Lara de Paula CaetanoEducação financeira Escolar: o valor do dinheiro no tempoProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Financeira Escolar. Valor do dinheiro no tempo. Produção de significados. Ensino Fundamental.
2021Maria Cláudia Caires Costa AlmeidaSaberes para ensinar Matemática: manuais de Didática Geral e Didática da Matemática em tempos de Matemática ModernaProf.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática. Saberes para ensinar. Matemática. Ensino
primário. Manuais didáticos.
2021Priscila de Paiva Martins VeigaObjetos de aprendizagem interativos: recurso digital no formato de vídeo para apoiar o ensino de TrigonometriaProf. Dr. Eduardo BarréreEducação Matemática. Trigonometria. Formação Continuada. Objeto de Aprendizagem Interativo. Videoaula.
2021Priscila Fontes JusteEducação Financeira Escolar: a tomada de decisão financeira nas experiências cotidianasProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Financeira Escolar. Tomada de
Decisão. Sociedade de Consumidores. Consumismo.
2021Raniane Lucimar Almeida de AquinoConhecimento Geométrico no espaço e tempo pedagógicos de um Laboratório de Educação MatemáticaProf. Dr. Adlai Ralph DetoniPensamento geométrico. Material Didático Manipulável. Fenomenologia. Geodrez.
2021Valéria Aparecida PilateO ensino de Lógica na sala de aula de Matemática: uma propostaProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Lógica. Raciocínio Lógico. Ensino Fundamental.
Produção de Significados.
2021Silvânia de Castro DuriguêttoEducação financeira escolar: a noção de investimento no ensino médioProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Financeira Escolar. Investimentos. Investimento Cultural.
Investimento Financeiro.
2021Viviane Caiaffa PaschoaliniEducação Financeira no Ensino Médio: Levando conhecimentos financeiros e empreendedores a alunos adolescentes do município de Ubá – MG.Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.Educação Matemática. Educação Financeira. Empreendedorismo. Ensino Médio.
2020Heloisa Almeida de Figueiredo
Construção do Conhecimento de Medidas de Tendência Central com Alunos do Ensino Fundamental: Reflexões sobre uma Sequência DidáticaProf.ª Drª. Chang Kuo RodriguesEducação Estatística. Medidas de Centralidade. Ensino Fundamental.Teoria
das Situações Didáticas. Engenharia Didática.
2020Arthur da Silva MoraesUma Análise Dos Números Reais Em Livros Didáticos Por Meio De Pistas SemióticasProf. Dr. Willian José da CruzConjuntos Numéricos; Representações; Complementaridade;
Signos.
2020Renata Lopes Alves
Uso de vídeos no processo de ensino e aprendizagem de Geometria FractalProf. Dr. Eduardo BarréreEducação Matemática. Geometria Fractal. Videoaula. Taxonomia de Bloom.
Formação continuada de professores.
2020Luiz Paulo XistoEducação Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA): buscando uma visão empreendedora para estudantes adultos no município de Irupi - ES.Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.Educação Financeira. Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Empreendedorismo. Tomadas de decisão.
2020Alexandre Jenevain JuniorAs concepções do professor de Matemática na sala de aula: como lidar com a diversidade dentro do espaço escolar?Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.Educação Matemática. Diversidade. Formação de Professores. Questões
Raciais. Gênero e Sexualidade. Comunidade LGBTQIA+.
2020Cristimara Rodrigues de CastilhoO Ensino de Probabilidade baseado em uma sequência didática para o exercícios de literacia probabilísticaProf.ª Drª. Chang Kuo RodriguesEducação Matemática. Educação Estatística. Engenharia Didática. Literacia
Probabilística. Sequência Didática.
2020Maxwell Rodrigues da SilvaUma sequência de atividades de letramento probabilístico em uma abordagem pelo Modelo Teórico dos Campos SemânticosProf. Dr. Ronaldo Rocha BastosEducação Matemática. Educação Estatística. Produção de Significados.
Letramento Probabilístico. Matemática. Probabilidade.
2020Robert Rene Michel JúniorOs saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na
Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920
Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática. Saberes Profissionais. Desenho.
Geometria. Emilia Truran.
2020Isabela Magalhães KirchmairSaberes Profissionais para ensinar em tempos de Matemática Moderna: Plano Experimental para o ensino primário de Juiz de Fora (1972)Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática. Saberes profissionais. Movimento da
Matemática Moderna. Pensamento Algébrico.
2020Maíra Matos de OliveiraA contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalProf. Dr. Reginaldo Fernando CarneiroHistórias em Quadrinhos. Formação de Professores. Ensino de Matemática.
Anos iniciais do Ensino Fundamental.
2020Beatriz Oliveira dos SantosAs Relações Pedagógico-Metodológicas Vivenciadas entre Professores que Ensinam Matemática em um Laboratório VirtualProf. Dr. Marco Antônio EscherLaboratório Virtual. Manipulação Virtual. Educação Matemática. Formação
Continuada.
2020Rangel ZignagoRobótica Educacional nas aulas de Matemática: Trabalhos colaborativos com alunos do 8° ano do Ensino FundamentalProf. Dr. Leonardo José da SilvaMatemática. Robótica Educacional. Construcionismo. Aprendizagem
Colaborativa.
2019Elisangela Pires da SilvaEducação empreendedora e educação financeira escolar: desenvolvimento de comportamentos empreendedores em alunos do ensino médio Prof.ª Drª. Liamara ScortegagnaEducação Empreendedora, Educação Financeira Escolar,
Comportamento Empreendedor, Empreendedorismo Social.
2019Nayara de Oliveira CostaUma Investigação Sobre Processos De Aprendizagem Observados Em Alunos Dos Anos Finais Do Ensino Fundamental Participantes Das Feiras Nacionais De MatemáticaProf. Dr. Marco Antônio EscherEducação Matemática. Feiras de Matemática. Ensino e Aprendizagem.
2019Heriléa Mattos da CostaO uso de programação com o Scratch na sala de aula de Matemática no Ensino Básico: Um estudo de atividades com possibilidades de utilização no Ensino Fundamental IIProf. Dr. Leonardo José da SilvaMatemática. Scratch. Programação. Professor. Revisão Sistemática.
Habilidades. Competências. Site
2019Isabel Cristina Pereira dos Santos CoelhoEducação a Distância: uma análise do processo de ensinoaprendizagem em disciplina de Probabilidade e Estatística
Prof. Dr. Ronaldo Rocha BastosEducação Estatística, Ensino de Estatística; Ensino Superior; Educação a
Distância.
2019Leíse Santos VieiraUma Proposta de Ensino de Continuidade de Funções em Cálculo Diferencial e Integral a partir da noção de ComplementaridadeProf. Dr. Willian José da CruzEducação Matemática. Semiótica. Complementaridade.
Continuidade.
2019Maria das Mercês Coutinho MotaO uso de objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de Estatística no Ensino Médio Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos, PhEducação Estatística. Literacia Estatística. Raciocínio Estatístico.
ENEM. Objetos de Aprendizagem.
2019Luciana Maria da SilvaEducação Financeira Escolar: A noção de poupança no Ensino FundamentalProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática, Educação Financeira Escolar, Ensino
Fundamental, Poupança, Produção de significados.
2019Joarez José Leal do AmaralGamificação como proposta para o engajamento de alunos em MOOC sobre Educação Financeira Escolar: possibilidades e desafios para a Educação Matemática Prof.ª Drª. Liamara ScortegagnaEducação Matemática; Gamificação; Educação Financeira Escolar, Massive
Open Online Course; Tecnologias Educacionais.
2019Kéliton José da Matta CalheirosColaboração na Metodologia da Sala de Aula Invertida: apoiando a comunicação no ensino de GeometriaProf. Dr. José Maria Nazar DavidEducação matemática; Sala de Aula Invertida; Geometria; Aprendizagem colaborativa
apoiada por computador (CSCL); Comunicação;
2019Ilza dos Santos Satiro Mapeamento do uso de Tecnologias digitais no Ensino de Matemática nas Escolas Municipais de Juiz de Fora-MG e Três Rios-RJ Prof. Dr. Eduardo BarréreEducação Matemática; Tecnologias da informação e comunicação;
Formação de docentes; Ensino e aprendizagem de Matemática.
2019Fernanda Angelo PereiraA Educação Estatística e a elaboração de vídeos para a promoção
do Raciocínio sobre Variabilidade na Educação Básica
Prof.ª Drª. Chang Kuo RodriguesEducação Matemática. Educação Estatística. Literacia Estatística. Raciocínio
sobre variabilidade. CHIC.
2019Dailiane de Fátima Souza CabralEducação Financeira Escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamentalProf. Dr Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Financeira Escolar. Anos Iniciais.
Poupança. Produção de Significados.
2019Paulo Ricardo Ramos PereiraProfessores de Matemática em início de carreira: um olhar para a prática docente no ensino e aprendizagem de expressões algébricas Prof. Dr. Reginaldo Fernando CarneiroEducação Matemática. Formação de Professores. Início de Carreira
Docente. Álgebra. Expressões Algébricas.
2019Ana Luiza de Araujo RibeiroA utilização do Laboratório de Educação Matemática na escola: experiências com professores que ensinam matemáticaProf. Dr. Marco Antônio EscherEducação Matemática. Laboratório de Educação Matemática. Materiais
didáticos manipuláveis. Formação continuada. Escola básica.
2019Leide Maria Leão LopesFormação e reelaboração de imagens e definições de conceito relacionadas ao ensino de vetores em Geometria Analítica Prof. Dr. Orestes Piermatei
Filho
Educação Matemática. Pensamento Matemático Avançado. Ensino
Superior.
2019Roberta Gualberto FerreiraA produção de Projetos de Educação Financeira EscolarProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação matemática. Projetos. Educação Financeira Escolar.
2019Edyenis Rodrigues FrangoAs contribuições de um curso de Modelagem na atuação de professores e na criação de cenários para investigação em Modelagem Matemática: o que manifestam os professoresProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.Modelagem Matemática; Formação de Professores; Educação Matemática
Crítica; Cenários para investigação.
2019Amanda Gomes ColomboPlanejamento da prática pedagógica utilizando o vídeo como recurso didático no Ensino de MatemáticaProf. Dr. Eduardo BarrérePlano de Aula. Vídeo Educacional. Ensino de Matemática.
2019Paola Lima FrançaTecnologias da Informação e Comunicação na formação continuada de professores de matemática: um estudo com egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Prof. Dr. Reginaldo Fernando CarneiroTecnologias da Informação e Comunicação. Formação continuada
de professores. Matemática.
2018Maria Das Graças Schinniger Assun Garcia  Desenho como Matéria em Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraDesenho. Matéria escolar. Legislação educacional. História da educação matemática.
2018Fausto Daniel Alves FernandesDispositivos móveis no Ensino de Educação Financeira Escolar: análise e aplicação de tarefas Profª Drª. Liamara Scortegagna
Dispositivos móveis; Smartphone; Educação financeira escolar;
Educação matemática.
2018Camila de Almeida FrancoEducação Financeira Escolar: a noção de juros no Ensino MédioProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática, Educação Financeira Escolar, Juros,
Produção de Significados, Ensino Médio.
2018Lilian Regina Araújo dos SantosEducação Financeira Escolar na EJA: discutindo a organização orçamentária e a gestão de pequenos negócios informaisProf.ª Drª. Chang Kuo RodriguesEducação Matemática. Educação Financeira Escolar. Engenharia
Didática. Teoria das Situações Didáticas. Educação de Jovens e
Adultos
2018Cristiane Neves Mello Educação Financeira Escolar e o uso de planilhas de Orçamento FamiliarProf.ª Drª. Chang Kuo RodriguesEducação Matemática. Educação Financeira Escolar.
Orçamento Familiar. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática.
2018Alex Machado LeiteProdução e Implementação de um Simulador Financeiro como aporte a Tarefas Destinadas ao Ensino de Educação Financeira Escolar Prof.ª Drª. Liamara ScortegagnaEducação Matemática. Educação Financeira Escolar. Tecnologias.
Simuladores Financeiros.
2018Tamara Lamas Müller Educação Financeira e Educação Estatística: inflação como tema de ensino e aprendizagemProf. Dr. Ronaldo Rocha BastosEducação Matemática. Inflação. Educação Financeira Escolar.
Educação Estatística.
2018Marcelo Cunha Figueiredo Uma proposta de Trabalho Didático com a Geometria ProjetivaProf. Dr. Adlai Ralph DetoniEnsino de Matemática. Formação de Professores. Geometria Projetiva.
Metodologia alternativa. Fenomenologia.
2018Edjane Mota AssunçãoGrupo de Professores em um Projeto de Feiras de Matemática: contribuições para a prática docente Prof. Dr. Marco Antônio EscherFeiras de Matemática. Prática Docente. Ensino/Aprendizagem.
Educação Matemática
2018Cristina Iracy Gomes DalcolFormação Docente em Matemática: um olhar sobre a abordagem tecnológica nos currículos das licenciaturas em Matemática da UABProf.ª Drª. Liamara ScortegagnaFormação de docentes em Matemática. Tecnologias de
Informação e Comunicação. Educação à Distância. Universidade Aberta do Brasil.
2018Fabiana Polessa CardosoContribuições de um Curso de Extensão em Geometria para a Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Prof. Dr. Reginaldo Fernando CarneiroGeometria; formação de professores; anos iniciais do ensino fundamental;
curso de extensão
2018Régis Veríssimo Lamas de OliveiraGeometria a e para Ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática, Geometria, Cadernos escolares,
Normalistas, Saberes para ensinar, Séries iniciais.
2018Edson Junio dos SantosEnsino de Perspectiva a partir do Olhar Matemática: um estudo de caso baseado na Igreja de São Francisco em Ouro Preto Prof. Dr. Eduardo BarréreMatemática. Tecnologia. Perspectiva. Artes. Aplicativo
2018Adriele Cristine Domingos Rodrigues Saberes Geométricos nas Revistas do Ensino de Minas Gerais nas décadas de 1940 E 1950 Prof. Dr. Reginaldo Fernando
Carneiro
Saberes geométricos, Revista do Ensino, Profissionalidade,
Rudimentos, Escola Nova.
2018Nicolly Peçanha do Nascimento Silva Saberes Geométricos na “Revista do Ensino de Minas Gerais” no período de 1925 a 1932 (Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraSaberes Geométricos. Ensino Primário. Escola Nova. Método
Intuitivo. Revista do Ensino.
2017Tiago de Paula ZagnoliUma Análise do Erro de um Grupo de Estudantes do Ensino Médio em uma Escola de Juiz de Fora – MG sob a Ótica SociocontextualProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.
Avaliação Escolar. Erro. Produção Escrita Matemática.
Desigualdade Educacional.
2017Maria Êda Amadeu Barino Investigando as ações e critérios docentes para avaliar em MatemáticaProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.
Critérios para avaliar; Avaliação em Matemática; Formação de
professores
2017Débora Rodrigues CaputoO saber desenho no Ensino Primário a partir das revistas do Ensino de Minas Gerais (1925 a 1932): sua concepção e as profissionalidadesProf.ª Drª. Maria Cristina Araújo
de Oliveira
Desenho, ensino primário, impressos pedagógicos, Escola
Nova, profissionalidade.
2017José Marcelo Guimarães VillarDiscalculia na Sala de Aula de Matemática: um estudo de caso com dois estudantes Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. Discalculia do Desenvolvimento; Matemática; Distúrbio de
aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem na matemática.
2017Michele de Oliveira Ribeiro FigueiredoEstruturando e investigando o funcionamento do Laboratório de Educação Matemática e Educação Financeira (LABMAT-EF)Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.
Educação financeira; laboratório de ensino de matemática;
educação matemática crítica; matemática financeira.
2017Andrea Aparecida VieiraTecnologias utilizadas na formação de professores nas disciplinas de Geometria e Desenho Geométrico na Universidade Federal de Juiz de Fora entre 1980 e 2010: enfoque histórico e epistemológicoProf. Dr. Marco Antônio EscherEducação Matemática, Desenho Geométrico, Formação de
professores, Geometria, História da Educação Matemática, Tecnologias.
2017Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni MassanteEducação Financeira Escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo Prof. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática, Educação Financeira Escolar, Armadilhas
de Marketing na mídia, Consumismo, Sociedade de consumidores.
2017Meiriele Nonato de Oliveira SaiolChat e Educação Financeira Escolar: Investigando interações em um ambiente virtual de aprendizagem Prof. Dr. Leonardo José da
Silva
Educação Matemática, Educação Financeira, Ensino
Fundamental, Produção de significados, chat.
2017Dayselane Pimenta Ensino e Aprendizagem de Geometria no 8 º Ano do Ensino Fundamental: uma proposta para o estudo de polígonosProf. Dr. Reginaldo Fernando CarneiroEducação Matemática, Geometria, polígonos, tarefas exploratórioinvestigativas, Ensino Fundamental.
2017Débora Bordonal Senra de OliveiraA Constituição de Conhecimento Colaborado em Geometria das Transformações com Ferramentas Dinâmicas Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni Educação Matemática; Geometria das Transformações; atividades
investigativas e exploratórias; currículo; geometria dinâmica; fenomenologia.
2017Rosane Cordeiro RafaelCálculo Diferencial e Integral: um estudo sobre estratégias para redução do percentual de não aprovaçãoProf. Dr. Marco Antônio EscherEducação Matemática. Cálculo Diferencial e Integral. Índice de Não
Aprovação. Ensino Superior. Intervenções Pedagógicas.
2017Vivian Helena Brion da Costa Silva  Educação Financeira Escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade e consumidoresProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Financeira Escolar. Armadilhas no
Comércio. Consumismo.
2017Leandro Gonçalves SantosEducação Financeira e Educação Matemática: inflação de preço no Ensino MédioProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Financeira Escolar.
Produção de Significados. Produção de Tarefas. Inflação de Preços.
2017Liliane Guedes Baio CamponezEvasão em cursos online massivos abertos para formação de docentes de Matemática Prof. Dr. Eduardo BarréreEducação Matemática. Formação de Docentes. MOOC. Evasão.
2017Hugo Luiz Gonzaga HonórioSala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemáticaProf.ª Drª. Liamara ScortegagnaEducação Matemática. Sala de Aula Invertida. Colaboração.
Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL). TIC.
2017Janaina Aparecida Ponté CoelhoUso da gamificação em cursos online massivos para formação continuada de docente de Matemática Prof. Dr. Eduardo BarréreGamificação, MOOC, Formação de Docentes, Educação
Matemática.
2017Andreia Magalhães Dias AlmeidaO Desenho na Reforma João Pinheiro de 1906 em Minas GeraisProf.ª Drª. Maria Cristina Araújo
de Oliveira
História da educação matemática. Desenho. Legislação
educacional. Reforma João Pinheiro.
2017Thais Sena de Lanna AlbinoEducação Financeira e o Ensino de Matemática em uma Escola Waldorf: currículo, professores e estudantesProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.
Pedagogia Waldorf; Ensino de Matemática; Educação Financeira
2016Alex de Assis LauriaConstruindo Pontes: Dinâmica Grupal em aulas de Matemática na EJA Prof. Dr. Leonardo José da Silva
Educação de Jovens e Adultos, Trabalho em grupo, Cenário
Investigativo.
2016Wesley Carminati TeixeiraA Inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para Graduandos de um Curso de Administração Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior
Educação Financeira. Matemática Financeira. Curso de Serviço.
Educação Matemática Crítica. Ensino Superior.
2016Luiz Fernando Rodrigues Pires As Influências das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Estratégias de Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e IntegralProf. Dr. Marco Antônio EscherEducação Matemática. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral.
Tecnologias da Informação e Comunicação. Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
Listas de Exercícios. Técnica.
2016Felipe Corrêa da Cruz EscobarInvestigando Erros em Matemática: Fatores que interferem na aprendizagem dos educandosProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior
Educação Matemática. Erros em Matemática. Livros Didáticos.
2016Esmênia Furtado Parreira Ferreira A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino e Aprendizagem de Geometria no Ensino Fundamental – Anos Finais: uma proposta com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planasProf.ª Drª. Liamara ScortegagnaEducação Matemática. Geometria Plana. Tecnologias Digitais.
Software GeoGebra.
2016Anderson da Silva Moura Matemática na Escola: Prática Interdisciplinar Apoiada pela Teoria da Atividade Prof. Dr. Marco Antônio EscherEducação Matemática. Interdisciplinaridade. Teoria da Atividade.
Pesquisa-ação.
2016Luís Felipe da SilveiraMOOC na Educação Financeira: análise e proposta de desenvolvimentoProf.ª Drª. Liamara ScortegagnaEducação Matemática. MOOC. Educação Financeira Escolar.
Design Instrucional
2016Dayane Rocha Tinoco Uma Abordagem Ecológica Envolvendo Proporcionalidade na Educação BásicaProfª. Drª. Chang Kuo RodriguesEducação Matemática. Perspectiva ecológica do saber.
Proporcionalidade. Teoria da transposição didática. Livro didático.
2016Marina Dutra VieiraUma Proposta de Trabalho Didático com a Geometria Projetiva Prof. Dr. Adlai Ralph DetoniGeometria Projetiva, Geogebra, Currículo, Fenomenologia.
2016Bruno Rinco Dutra PereiraEnsino e a Aprendizagem de Geometria por Meio de Uma Sequência Didática para a Educação de Jovens e AdultosProf. Dr. Reginaldo Fernando
Carneiro
Geometria; Ensino e Aprendizagem; Educação de Jovens e
Adultos, sequência didática.
2016Thiago Neves MendonçaQue Geometria Ensinar às Crianças em Tempo de Matemática Moderna? referências e práticas de uma professora da cidade de Juiz de Fora Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática, Geometria, Movimento da
Matemática Moderna, ensino primário.
2016Wanderlei José Pires Junior A Educação Matemática e A Elaboração de Livros Didáticos: a Coleção Matemática de Imenes e Lellis Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática; livro didático de matemática,
geometria, aprendizagem com compreensão.
2015Carolina de Lima GouvêaUma Investigação sobre a Compreensão de Professores de Matemática dos Resultados do SIMAVE/PROEB Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann JúniorAvaliação Educacional. Avaliação Externa. SIMAVE/PROEB.
2015Kátia Parreira BrettasA Inclusão Matemática De Um Aluno Surdo Na Rede Municipal De
Juiz De Fora Mediada Por Um Professor Colaborativo Surdo De
Libras Atuando Em Bidocência.
Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.Educação Matemática – Libras – Inclusão de surdos – Ensino
colaborativo
2015Andrea Stambassi SouzaDesign e Desenvolvimento de um Curso de Formação Continuada de Professores em Educação Financeira EscolarProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática, Educação Financeira Escolar, Produção de
Significados, Formação de Professores.
2015Sandro Grossi Nascimento Situações Didáticas e Educação Estatística: uma proposta de aprendizagem no estudo de centralidade para o Ensino MédioProfª. Drª. Chang Kuo RodriguesEducação Matemática. Educação Estatística. Medidas de
Centralidade. Literacia Estatística. Ensino Médio.
2015Jesus Nazareno Martins DiasEducação Financeira Escolar: a noção de juros Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva
Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. A noção de
Juros. Produção de Significados. Ensino Fundamental.
2015Gláucia Sabadini BarbosaEducação Financeira Escolar: Planejamento Financeiro Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva
Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Produção de
Significados. Planejamento Financeiro.
2015Denise Mansoldo SalazarGeoGebra e o estudo das funções trigonométricas no Ensino Médio Profª. Drª. Liamara ScortegagnaEducação Matemática. Ensino e aprendizagem. GeoGebra.
Funções trigonométricas. Engenharia didática
2015Luis Eduardo Reyes PérezFunción Exponencial en el Aula: Praxeologías Matematicas en Enseñanza Media Profª. Drª. Chang Kuo RodriguesEducação matemática. Praxeologías matemáticas. Teoria
Antropológica do Didático. Função exponencial. Engenharía Didática.
2015Luciana Cordeiro DiasSaindo da Zona de Conforto”: Investigando as Ações e as Tomadas de Decisão de Alunos-Consumidores do 8º Ano do Ensino Fundamental em Situações-Problema Financeiro-EconômicasProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior
Educação matemática. Praxeologías matemáticas. Teoria
Educação Matemática. Educação Financeira. Produção de Significados.
Situações-problema.
2015Luiza Harab da Silva RosaLuz, Câmera, Giz, Sala de Aula: ação! uma investigação sobre a contribuição dos filmes na formação inicial dos professores de MatemáticaProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior
Formação de professores. Cinema e educação. Imagens
fílmicas.
2015Silvia de Castro de BarrosO Ensino de Geometria na Formação de Professores Primários em Minas Gerais entre as Décadas de 1890 e 1940Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da Educação Matemática. Geometria. Escolas Normais.
História das Disciplinas.
2015Rosiney de Jesus FerreiraMatemática e Arte, um Diálogo Possível: Trabalhando Atividades Interdisciplinares no 9º Ano do Ensino Fundamental Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior
Matemática, Arte, Interdisciplinaridade, Matemática Crítica, Contextualização.
2015Rodrigo Martins de AlmeidaO Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar de 1999 a 2015 Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior
Paradigma Indiciário; Educação Financeira Escolar; Estado do
Conhecimento da Pesquisa.
2015Adilson Rodrigues Campos  A Educação Financeira em um Curso de Orçamento e Economia Doméstica para Professores: Uma Leitura da Produção de Significados Financeiro-Econômicos de Indivíduos-Consumidores Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr.
Produção de Significados, Tomadas de Decisão e Planejamento
Financeiro, Consumo, Educação Financeira.
2015Leonardo Bertholdo de AssisA formação do usuário de Estatística pelo desenvolvimento da literacia estatística, do raciocínio estatístico e do pensamento estatístico através de atividades exploratóriasProf. Dr. Ronaldo Rocha BastosUsuário de Estatística; Competências estatísticas; Ensino de
Estatística; Atividades exploratórias.
2015Rosiane de Jesus SantosUma Taxionomia para o uso de Vídeos Didáticos para o Ensino de MatemáticaProf. Dr. Eduardo BarréreVídeos Didáticos, Taxionomia, Avaliação, Seleção, Educação Matemática.
2014Marcio Carlos VitalEducação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços Prof. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Financeira. Produção de Significados. Produção de
Tarefas. Ensino Fundamental. Inflação de Preços
2014Glauco Henrique de Oliveira SantosEducação Financeira Escolar para Estudantes com Deficiência Visual Prof. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Financeira. Educação Inclusiva.
Produção de Significados. Ensino e Aprendizagem.
2014Gisele BarbosaObjetos de Aprendizagem como Recurso Educacional Digital para Educação Financeira Escolar: Análise e AvaliaçãoProfª. Drª. Liamara ScortegagnaEducação Matemática. Objeto de aprendizagem. Recurso
educacional. Educação Financeira Escolar.
2014Raquel Carvalho GravinaEducação Financeira Escolar: Orçamento FamiliarProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Produção de Significados. Orçamento
Doméstico. Educação Financeira. Ensino Fundamental.
2014Elias Antonio Almeida da FonsecaMetodologia para Auxiliar Professores de Matemática no Processo de Seleção de Conteúdos DigitaisProf. Dr. Eduardo BarréreEnsino de Matemática. Conteúdos Educacionais. Metodologia.
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática.
2014Paulo Tadeu Gandra CamposA influência do cotidiano nas questões de função do Exame Nacional do Ensino Médio Profª. Drª. Chang Kuo RodriguesExame Nacional do Ensino Médio. Teoria Antropológica do
Didático. Engenharia Didática. Função Matemática.
2014Valter Costa Fernandes JuniorRepensando o Ensino de Análise: Reações, Impressões e ModificaçõesProf. Dr. Orestes Piermatei FilhoImagens de conceito, ensino-aprendizagem de Análise,
Pensamento Matemático Avançado.
2014Cleuza Eunice Pereira BrumanoA Modelagem Matemática como um Recurso para o Estudo da Análise Combinatória Prof. Dr. Orestes Piermatei FilhoModelagem Matemática, Análise Combinatória, ensino e
aprendizagem de Matemática.
2014Neil Da Rocha Canedo JúniorA Modelagem como uma “Atividade” De “Seres-Humanos-Com-Mídias” Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior.
Modelagem Matemática. Teoria da Atividade. Seres-humanoscom-mídias. Currículo.
2013Aretha Fontes AlvesÁlgebra Linear como um Curso de Serviço para a Licenciatura em Matemática: o estudo dos Espaços Vetoriais Prof.ª Drª. Cristiane de Andrade MendesÁlgebra Linear. Modelo dos Campos Semânticos. Formação
Matemática do Professor de Matemática.
2013Aline Moreira de Paiva Correa  A Divisão por alunos surdos: ideias, representações e ferramentas matemáticas Prof.ª Drª. Regina Coeli Moraes KopkeAlunos surdos. Divisão. Educação matemática.
2013José Milton Lopes PinheiroA Aprendizagem Significativa em Ambientes Colaborativo-Investigativos de Aprendizagem: um estudo de conceitos de Geometria Analítica Plana Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni Aprendizagem Significativa. Aprendizagem Colaborativa. Exploração
e Investigação em aulas de matemática. Geometria Dinâmica.
2013Leozart das Silva MatosCompreensões Sobre Derivada e Integral com o Uso de um Cas On Line: um estudo com alunos do  terceiro  ano  do  Ensino MédioProf. Dr. Antônio Olímpio JúniorCálculo no ensino médio. Tecnologia. WolframAlpha. Experimento
de Ensino. Raiz cognitiva.
2013Josélio Lopes Valentim Júnior  A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: Análise de livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira.didáticos de matemática, história das disciplinas escolares, reformas educacionais.
2013Amanda Fabri de Resende  A educacão financeira na educação de jovens e adultos: Uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidoresProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann JuniorEducação de Jovens e Adultos, Consumo, Gênero, Produção de
Significados e Tomadas de Decisão.
2013André Bernardo CamposInvestigando como a Educação Financeira Crítica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC’S)Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann JúniorEducação Financeira, Educação Matemática Crítica, Produção de
Significados.
2013Vitor Rezende AlmeidaÁlgebra Linear como um Curso de Serviço: o Estudo das Transformações LinearesProf.ª Drª. Cristiane de Andrade Mendes
Educação Matemática. Curso de Serviço. Licenciatura em
Matemática. Formação de Professores. Álgebra Linear.
2013Luciana Aparecida Borges LosanoDesign de Tarefas de Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental Prof.º Dr.º Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Financeira. Produção de
Significados. Ensino e aprendizagem. Ensino Fundamental.
2013Keller Tadeu LopesUma investigação sobre o ensino de porcentagem no 6º ano do  Ensino FundamentalProf. Dr. Amarildo Melchiades da Silva
Educação Matemática. Produção de Significados. Porcentagem.
Ensino Fundamental.
2013Wallace Nascimento Pinto JuniorÁlgebra Linear a distância para licenciandos em Química: análise de um curso oferecido no modelo UAB Prof. Dr. Antonio Olimpio JuniorEducação Superior a Distância, Educação a Distância Online, Álgebra Linear,
Evasão na Educação Superior a Distância.
2013Susana Ribeiro SoaresUm estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970 Profª. Dra. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática, geometria analítica, história de
disciplinas acadêmicas, história do ensino de geometria analítica, formação de
professores de matemática.
2013Eder Quintão LisboaO desenho geométrico como disciplina de Curso de licenciatura em Matemática: uma perspectiva históricaProf.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira.História da educação matemática. Desenho Geométrico. História das
disciplinas acadêmicas. Formação de professores de Matemática.
2013Juliano Cezar FerreiraIntegral de linha de campos vetoriais/trabalho realizado: imagem de conceito e definição de conceito Prof. Dr. Orestes Piermatei FilhoImagem de conceito, definição de conceito, integral de linha de
campos vetoriais, trabalho realizado, maple.
2013Dejair Frank BarrosoUma proposta de curso de serviço para a disciplina Matemática Financeira mediada pela produção de significados de estudantes de AdministraçãoProf. Dr. Marco Aurélio Kistemann JrMatemática Financeira Crítica. Curso de Serviço. Sociedade de
Consumo. Produção de significados. Ensino Superior.
2013Fernanda Luciana Tenório MagalhãesMemórias de Práticas: A disciplina “Prática de Ensino” na formação do professor de MatemáticaProf. Dr. Wagner Rodrigues ValentePrática de Ensino de Matemática. História da educação
matemática. História das disciplinas. Formação de professores.
2013Mariângela Assumpção de CastroA Construção e a Desconstrução das Ideias Geométricas: Intervenção no Ensino e na Aprendizagem na Perspectiva da Matemática InclusivaProfª. Drª. Chang Kuo RodriguesSólidos Geométricos. Sequência Didática. Engenharia didática. Situações
didáticas. Ensino Médio.
2013Emerson Tomaz da CostaO Teorema Fundamental da Álgebra e o Software TFA: atividades investigativas no ensino/aprendizagem pelas TicsProf. Dr. Orestes Piarmatei Filho
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Teorema
Fundamental da Álgebra (TFA), Educação Matemática, Ensino Médio.
2012Luiz Carlos Fogaça JuniorTOTEM – Modelo de tutoria a distância de matemática para o ensino médio e fundamental do sistema Colégio Militar do Brasil Profa. Dra. Fernanda Cláudia Alves CamposEducação a Distância, Tutoria a Distância, Formação de
Tutores.
2012Luciano Pecoraro Costa  Matemática financeira e tecnologia: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior Educação de Jovens e Adultos. Matemática Financeira. Criticidade. Cidadania.
Tecnologia.
2012Reginaldo Ramos de Britto  Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann JúniorEducação Matemática Crítica, Educação financeira,
comodificação e individualismo liberal.
2012Ricardo Ferreira Paraízo  Ensino de Geometria Espacial com utilização de vídeos e manipulação de materiais concretos – Um estudo no Ensino Médio Prof. Dr. Antonio Olimpio JuniorEducação Matemática, Vídeo educativo, Manipulação de Materiais
concretos, Áreas de regiões planas, Volumes de sólidos geométricos.
2012Thales de Lélis Martins Pereira  O uso do software Geogebra em uma escola pública: interações entre aluno e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio Prof.ª Drª .Regina Coeli Moraes Kopke
Educação matemática; geometria dinâmica; software
geogebra; ambiente colaborativo; escola pública.
2012Dione Baptista Ribeiro  Uma leitura sobre avaliação no Ensino Fundamental Prof. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Avaliação em Matemática. Produção de
Significados. Ensino e Aprendizagem.
2012Marília Rios de PaulaRazão como taxa: uma proposta de ensino para a sala de aula de matemática Prof. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Pensamento Proporcional. Produção de
Significados. Matemática no Ensino Fundamental. Razão como taxa.
2012Marcelo Bergamini CamposEducação Financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados Prof. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Produção de Significados. Educação
Financeira. Ensino Fundamental.
2012Camila Vieira RabelloUma investigação sobre o uso de ferramentas digitais do dia-a-dia para aprendizagem de matemática Prof. Dr. Ilaim Costa JuniorEducação Matemática. Tecnologias de Informação e
Comunicação. Ferramentas digitais. Produção de Significados. Produto Educacional.
2012Marcos Ribeiro RaadHistória do ensino de Cálculo Diferencial e Integral:
a existência de uma cultura
Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de OliveiraHistória da educação matemática. Ensino de Cálculo. Cultura do
ensino de Cálculo. História das disciplinas.
2012Guilherme Luiz de Toledo CalderanoA Geometria Projetiva como proposta de intervenção: um olhar a partir dos Teoremas de Menelau e Ceva Prof. Dr. Adlai Ralph DetoniInvestigação, Geometria Projetiva, Menelau e Ceva,
Currículo.
2011Alessandro Marques Calil
2011Carlos Renato SoaresSistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: O caso do Sistema  Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE
2011Élida Tamara Prata de  Oliveira PraçaUma reflexão acerca da inclusão do aluno autista no ensino regularProfa. Dra. Regina Coeli Moraes KopkeAutismo; Ensino Regular; Educação Especial; Jogos; Necessidades Especiais
2011Francisco Almeida Bessa JuniorUma abordagem do infinito no caminho da cardinalidade: um estudo endereçado aos professores de matemática do ensino básico
2011Hernando José Rocha FrancoOs diversos conflitos observados em alunos de licenciatura num curso de Álgebra: Identificação e análiseProf. Dr. Carlos Alberto Santana SoaresÁlgebra Abstrata, Imagem conceitual, Definição forma, Conflitos, Pensamento matemático avançado
2011José Mario Brunelli SosaResolução de problemas – Uma metodologia no primeiro período de um curso de Administração: Possibilidades e limitações na prática educativa em matemática
2011Lorena Luquini de Barros AbreuEstudando conteúdos matemáticos com direcionamentos de modelagem matemática: o caso da função afim
2011Maria Helena LothUma investigação sobre a produção de tarefas aritméticas para o 6. ano do ensino fundamental
2011Ricardo Bevilaqua ProcópioGeometria como um curso de serviço para a licenciatura em Matemática: uma leitura da perspectiva do modelo dos campos semânticos
2011Wagner da Cunha FragosoHistória da Matemática: Uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora
2011Willian José da CruzOs números reais: Um convite ao professor de matemática do ensino fundamental e do ensino médio Prof. Dr. Carlos Alberto Santana Soares
2011Mageri Rosa Ramos  Uma investigação sobre a produção de tarefas algébricas para o 6º ano do Ensino FundamentalProf. Dr. Amarildo Melchiades da SilvaEducação Matemática. Educação Algébrica. Produção de
Significados para Álgebra. Ensino Fundamental. Produto Educacional.
2011Marcílio Dias HenriquesUm estudo sobre a produção de significados de estudantes do ensino fundamental para área e perímetro Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva Educação Matemática. Produção de Significados para Geometria.
Área e Perímetro. Ensino Fundamental. Produto Educacional.