Fechar menu lateral

Grupos de Pesquisa

Relação dos Grupos de Pesquisa em que os professores e alunos do PPGEM integram com respectivo link para acesso no DGP – CNPq (Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil).

 

 

  • GHEMATGrupo de Pesquisa de História da Educação Matemática Fundado em 2000, o GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática tem como líderes os professores Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP – Campus Guarulhos) e Neuza Bertoni Pinto (REAMEC). Reúne pesquisadores de diversos estados e universidades do país. Na UFJF há um subgrupo denominado GHEMAT – UFJF, coordenado pela professora Maria Cristina Araújo de Oliveira, que existe desde 2009. A atuação do Grupo GHEMAT destaca-se pelo desenvolvimento coletivo de projetos temáticos de pesquisa sobre História da educação matemática nos diversos níveis de escolaridade. História do ensino de matemática, dos conteúdos, dos livros didáticos, da disciplina Matemática e da formação de professores que ensinam Matemática são alguns temas dos projetos. O grupo constituiu acervos físico e virtual, que reúnem documentos diversos relativos ao ensino de Matemática. Um deles é o Centro de documentação localizado em São Paulo que encontra-se aberto ao público e pesquisadores em geral, a partir do agendamento de visitas pelo sítio www.unifesp.br/centros/ghemat. O repositório virtual, alocado na UFSC e coordenado pelo professor David Costa, corresponde ao acervo digital construído com a colaboração dos diversos pesquisadores integrantes do grupo. Esse pode ser acessado em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769  

 

  • GPMAEM – Grupo de Pesquisa sobre Materiais e Ambientes em Educação Matemática – Criado em 2018, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, tem como líder o prof. Marco Antônio Escher. Tem como objetivo desenvolver pesquisas em/sobre materiais e sua utilização em ambientes físicos e virtuais, envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da matemática, a formação (inicial e continuada) de professores que ensinam matemática e entrelaçamentos com as pesquisas em Educação Matemática. Tem a participação da profa. Dra. Chang Kuo Rodrigues (PPGEM) e de alunos da graduação e do programa de mestrado em Educação Matemática – UFJF. Site do grupo: https://www.ufjf.br/lacem/
 
  • GREPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação MatemáticaO Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, GREPEM, foi constituído em 2013 e cadastrado no CNPq em 2014. Tem como líder o Professor Dr. Reginaldo Fernando Carneiro, e como objetos de estudo: a) a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática; b) a prática pedagógica de professores; c) os processos de ensino e aprendizagem da matemática. O grupo conta com a participação de pesquisadores, professores da Educação Básica e de estudantes da graduação. O grupo tem contribuído para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Educação Matemática. Site do grupo: https://www.ufjf.br/nec/pesquisa/linhas-de-pesquisa/grepem

 

  • LApIC – Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação – Criado em 2009, o grupo está empenhado em desenvolver pesquisas que envolvam Aplicações Multimidia, Tv Digital Interativa, Video sob Demanda e redes P2P, provendo soluções computacionais que auxiliem a sociedade a prover melhores condições de integração social, principalmente no aspecto educacional. Para tanto, um aspecto a ser explorado é a integração de ambientes computacionais distintos. Nesse sentido, o grupo realiza atividades que contribuem para o ICE, o curso de Ciências Exatas e o CEAD/UFJF. O grupo tem como líder o prof. Dr. Eduardo Barrére, e como componentes a professora Dra. Liamara Scortegagna (PPGEM). Site do grupo: https://www.ufjf.br/lapic

 

  • NUPEAPI – Núcleo de Pesquisa em Estatística Aplicada – O NUPEAPI integra a pesquisa acadêmica às suas aplicações a outras áreas do conhecimento, especialmente saúde, educação e ciências sociais aplicadas. Dessa forma, o núcleo propicia as condições para que as pesquisas utilizadas pelo grupo estejam contextualizadas com as necessidades da sociedade. Por outro lado, serve de intermediário na identificação de problemas práticos que possam vir a ser solucionados através de ferramentas quantitativas para apoio à decisão, notadamente, mas não apenas, ferramentas estatísticas. Coordenou ainda o Curso de PG “lato sensu” em Métodos Estatísticos Computacionais, aprovado pela CAPES em 1996 e oferecido anualmente sem interrupção até 2013. Os egressos tiveram inserção na PG “stricto sensu” (PUC/RJ, UFRJ, FGV, entre outros) e no setor produtivo . Os projetos de pesquisa realizados no NUPEAPI têm obtido financiamento do CNPq (Auxílio Integrado e ProTem-CC), FINEP (CT-INFRA01 e FAPEMIG (Edital Universal) . Tem como líder o prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos (PPGEM).

 

  • Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica – Criado em 2005, as investigações propostas por este grupo têm como eixo temático o estudo do processo de formação e desenvolvimento de conceitos segundo os paradigmas da Educação Matemática. Partimos de uma interrogação sobre o que se passa em classe, segundo os pontos de vista do aluno, do professor e do ambiente no qual deverá se desenrolar o processo a ser estudado. Tem como líder o prof. dr. Saddo Ag Almouloud (PUC-SP) e como pesquisador o Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior (PPGEM).

 

  • Métodos Estocásticos e Inferenciais em Modelos Estatísticos – Criado em 2013, este grupo visa contribuir positivamente para o desenvolvimento na área de pesquisa em Estatística, aportando novos resultados em modelos de interesse prático, estendendo e complementando resultados encontrados na literatura. Além disso, este grupo de pesquisa pretende contribuir para a consolidação do curso de Estatística na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através do compartilhamento de conhecimentos metodológicos e científicos entre professores e alunos do Departamento de Estatística da UFJF. Essa interação poderá contribuir com o aumento da produção científica e com a capacitação científica dos discentes, criando possibilidades de continuação de estudos em nível de pós-graduação em universidades de excelência científica. Participa como pesquisador do grupo o prof. Dr. Lupercio França Bessegato (PPGEM).

 

  • Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica – Criado em 2015, o Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica pesquisa acerca de conteúdos de Educação e Matemática Financeira, Geometria e Estruturas Aditivas e Multiplicativas no que se refere à resolução de problemas, com foco em livro didático, em recursos tecnológicos, em material manipulativo, nos conhecimentos de alunos e na formação e prática de professores da Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Tem como líder a professora Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa (UFPE) e como pesquisadora a profa. Dra. Chang Kuo Rodrigues (PPGEM).

 

  • NPQS – Núcleo de Pesquisa em Engenharia do ConhecimentoNasceu de parcerias interinstitucionais em 1997. Os trabalhos se iniciaram com qualidade de software educacional em parceria com a COPPE/UFRJ. As pesquisas se expandiram para a qualidade de software agropecuário em parceria com o Núcleo Softex Agrosoft, Embrapa-CNPTIA, Embrapa-CNPGL, UFV e UFLA. Depois as pesquisas focaram o Desenvolvimento Baseado em Componentes. Com a criação do mestrado em Modelagem Computacional em 2006, parceria do Departamento de Ciência da Computação com a Faculdade de Engenharia, o grupo focou suas pesquisas em e-Science. Com a expansão do Departamento de Ciência da Computação e criação do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação em 2011 o grupo de expandiu e atua nas seguintes áreas: ecossistemas de software, ontologias, serviços web semânticos, e-science, trabalho cooperativo, redes complexas, manutenção e evolução de software e testes. Tem como líder o prof. Dr. José Maria Nazar David (PPGEM). Site do grupo: www.ufjf.br/nenc/
  • Grupo Estudos de pesquisa dos Experimentos Mentais na Educação Matemática – Cadastrado na CNPQ pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2021, tem como objetivo central desenvolver estudos sobre as características dos Experimentos Mentais que os condicionam a serem tomados como Metodologia alternativa para o Ensino de Matemática. As expectativas que movem este grupo, vislumbram oferecer aos professores que ensinam matemática, uma proposta de Metodologia, com base na epistemologia, cuja repercussão aponte para a efetivação da Aprendizagem em Matemática. O Grupo tem como líder o prof. Dr.  Willian José da Cruz. Site do Grupo: https://experimentosmentaisedumat.blogspot.com/.