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Produto Educacional

Produto ou processo educacional

A elaboração de um Produto Educacional é uma das exigências para a obtenção do título de Mestre Profissional em Educação Matemática.

O que é um Produto ou Processo Educacional?

Considera-se PRODUTO/PROCESSO EDUCACIONAL (PE) na Área de Ensino, o resultado tangível oriundo de um processo gerado a partir de uma atividade de pesquisa… O PE deve ser elaborado com o intuito de responder a uma pergunta/problema oriunda do campo de prática profissional, podendo ser um artefato real ou virtual, ou ainda, um processo (BESSEMER; TREFFINGER, 1981). Deve apresentar, em sua descrição, as especificações técnicas, ser compartilhável, registrado em plataforma, apresentar aderência às linhas e aos projetos de pesquisa do PPG, apresentar potencial de replicabilidade por terceiros, além de ter sido desenvolvido e aplicado para fins de avaliação, prioritariamente, com o público-alvo a que se destina (RIZZATTI, I. M. et al, 2020, p. 4).

Algumas possibilidades de PE são:

– Tecnologia Social: método, processo ou produto transformador, desenvolvido e/ou aplicado na interação com a população e/ou apropriado por ela, que represente solução para inclusão social e melhoria das condições de vida, com características de atividades de extensão;

– Material Didático: produto de apoio/suporte com fins didáticos na mediação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes contextos educacionais (impressos, audiovisuais e novas mídias);

– Software/Aplicativo (Programa de computador): software é um conjunto de instruções ou declarações a serem usadas direta ou indiretamente por um computador, a fim de obter um determinado resultado. Ele é composto por um código-fonte, desenvolvido em alguma linguagem de programação;

– Manual/Protocolo: conjunto das informações, decisões, normas e regras, que se aplica a determinada atividade, que enseja os conhecimentos básicos de uma ciência, uma técnica, um ofício ou procedimento. Pode ser um guia de instruções que serve para o uso de um dispositivo, para correção de problemas ou para o estabelecimento de procedimentos de trabalho. No formato de compêndio, livro/guia pequeno ou um documento/normativa, impresso ou digital, que estabelece como se deve atuar em certos procedimentos;

– Processo educacional – descrição das etapas empreendidas no processo de ensino e aprendizagem, com intencionalidade clara e com o objetivo de criar oportunidades sistematizadas e significativas entre o sujeito e um conhecimento específico. Oportuniza um mapeamento e uma superação do senso comum, levando o sujeito a compreender que o conhecimento é advindo da produção humana, sendo resultado de investigações que envolvem os domínios e aspectos científicos, tecnológicos, históricos e/ou sociais, não sendo, portanto, neutro.

 

Cabe destacar ainda que os PE devem ser vistos como prescrições que devam ser reproduzidas acriticamente por outros docentes. “A função de um PE desenvolvido em determinado contexto sócio-histórico é servir de produto interlocutivo à professores e professoras que se encontram nos mais diferentes contextos do nosso país” (RIZZATTI, I. M. et al, 2020, p. 2).

 

A partir de 2020 o PPGEM passou a adotar uma nova ficha de avaliação dos produtos educacionais que tomou como referência o artigo Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores (RIZZATTI, I. M. ; MENDONCA, A. P. ; MATTOS, F. ; RÔÇAS, G. ; SILVA, M. A. B. V. ; CAVALCANTI, R. J. S. ; OLIVEIRA, R. R. . ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 5, p. 1-17, 2020).

Assim, cada membro da banca de qualificação e de defesa preencherá a referida ficha, como mecanismo de acompanhamento e validação do produto educacional.

Dessa forma, a coordenação do PPGEM recomenda que o(a)s mestrando(a)s conheçam a referida ficha e planejem a confecção de seus produtos levando-a em consideração.

 

Para saber mais sobre Produtos e Processos Educacionais recomenda-se a leitura do artigo anteriormente citado, disponível em https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657

 

Ficha de Avaliação do Produto Educacional