Aqui são listados as Dissertações, parte integrante e obrigatória da produção do aluno do Mestrado Profissional em Educação Matemática. Os links dão acesso a íntegra do produto em pdf. Há possibilidade de fazer filtros (Ano, Autor(a), Título, Orientador(a), Palavras-chave), reordená-las ou fazer uma busca por determina palavra, e ainda alterar o número de resultados exibidos (10, 25, 50, 100).
Ano | Autor(a) | Título | Orientador(a) | Palavras-chave |
---|---|---|---|---|
2024 | Yancel Orlando Soto Hernández | MANIPULAÇÕES VIRTUALIZADAS NA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO LINEAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Laboratório de Educação Matemática. Tecnologias digitais. Função linear. Linguagem e aprendizagem. Manipulação de objetos virtuais. |
2023 | Gregson Barros da Silva | Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula invertida na formação de professores de matemática: uma experiência colaborativa | Dr. José Maria Nazar David | Sala de Aula Invertida. Formação continuada. Educação Matemática. Colaboração. Tecnologias da Informação e Comunicação. |
2023 | Renata Lopes Alves | Uso de vídeos no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Fractal | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Educação Matemática. Geometria Fractal. Videoaula. Taxonomia de Bloom. Formação continuada de professores. |
2023 | Natasha Cardoso Dias | Dimensões sociais e culturais da Educação Financeira Escolar na perspectiva da Educação Estatística | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Educação Estatística. Capital Cultural. Análise Multivariada de Dados. |
2023 | Izaias Paula de Jesus | Processo Educacional para Implementação da Sala de Aula Invertida de Geometria Analítica com Suporte de Sistemas de Comunicação | Dr. José Maria N. David | Comunicação. Sala de aula invertida. Ensino-aprendizagem. Tecnologias. |
2023 | Alexei de Assis Alves | Noções de Estatística para Sexto Ano do Ensino Fundamental: aprendizagem por meio de projeto | Dra Chang Kuo Rodrigues | Educação Matemática. Educação Estatística. Literacia Estatística. Produto Educacional. Pedagogia de Projetos. |
2023 | Letícia Genevain Andrade | O ensino de curvas cônicas sistematizado em livros didáticos de matemática para o curso secundário nas décadas de 1930 e 1940 | Profa. Dra. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática. Geometria Analítica. Ensino Médio. |
2023 | Arthur da Silva Moraes | UMA ANÁLISE DOS NÚMEROS REAIS EM LIVROS DIDÁTICOS POR MEIO DE PISTAS SEMIÓTICAS | Prof. Dr. Willian José da Cruz | Conjuntos Numéricos; Representações; Complementaridade; Signos. |
2023 | Caroline de Paula Ribeiro | Práticas de sala de aula de uma professora que ensinou matemática em uma escola montessoriana durante a pandemia | Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Montessori. Práticas de sala de aula. Ensino de matemática. Anos iniciais. Pandemia. |
2023 | Adriana de Oliveira Toledo | Literacia na Educação Financeira Escolar: Vídeo como Recurso Educacional para uma Educação Matemática Crítica | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Matemática. Produção de Vídeos. Educação Financeira. Consumismo. |
2023 | Jorge Eduardo Said da Silva | Contribuições para os Conceitos Financeiros na Escola Brasileira: análise de livros didáticos das décadas de 1940, 1950 e 1960 | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Matemática. História da Educação Matemática. História da Educação Financeira Escolar. Ensino Fundamental. Livros Didáticos. |
2022 | Valquíria Dutra Leite | Implicações de um projeto sobre o lixo eletrônico na aprendizagem de objetos estatísticos: reflexão e crítica | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação matemática. Educação estatística. Engenharia didática. Teoria das situações didáticas. Consciência ecológica. |
2022 | Anderson José Gomes Ferreira | O Pensamento Estatístico nos Anos Finais do Ensino Fundamental: o Desenvolvimento da Transnumeração e da Construção de Gráficos | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação Matemática. Educação Estatística. Transnumeração. Gráficos estatísticos. Engenharia Didática. |
2022 | Bertrand Luiz Corrêa Lima | A iniciação à docência de professores de Matemática em um programa de Residência Docente | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Início de carreira docente. Matemática. Residência Docente. Educação Matemática. |
2022 | Hugo Lagrimante Ferreira | Educação Financeira Escolar e Educação Matemática: a desigualdade social no Brasil | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Desigualdade Social. Estratificação. Produção de Significados. |
2022 | Maíra Blanco Martinez Forcato | Interdisciplinaridade e Contextualização: uma investigação da própria prática nas aulas de matemática a partir de uma sequência de atividades nos anos finais do Ensino Fundamental | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Interdisciplinaridade. Contextualização. Investigação da própria prática. Educação Matemática. |
2022 | Heriléa Mattos da Costa | O uso de programação com o Scratch na sala de aula de Matemática no Ensino Básico: Um estudo de atividades com possibilidades de utilização no Ensino Fundamental II | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Matemática. Scratch. Programação. Professor. Revisão Sistemática. Habilidades. Competências. Site. |
2022 | Iasmim Henrique Dias | Gamificação no GeoGebra: contribuições para o ensino de Funções de Segundo Grau | Dra. Liamara Scortegagna | Tecnologias na Educação. GeoGebra. Educação Matemática. Gamificação. Funções do Segundo Grau. Modelo dos Campos Semânticos. |
2022 | Leíse Santos Vieira | Uma Proposta de Ensino de Continuidade de Funções em Cálculo Diferencial e Integral a partir da noção de Complementaridade | Prof. Dr. Willian José da Cruz | Educação Matemática. Semiótica. Complementaridade. Continuidade. |
2021 | Izabela Badaró Machado | Sala de Aula Invertida e aprendizagem de temas financeiro-econômicos | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Matemática Crítica. Educação Financeira. Sala de Aula. Invertida. Tecnologias |
2021 | Adriana de Oliveira Toledo | Literacia na Educação Financeira Escolar: Vídeo como Recurso Educacional para uma Educação Matemática Crítica | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Matemática. Produção de Vídeos. Educação Financeira. Consumismo. |
2021 | Gregson Barros da Silva | Tecnologias da informação e comunicação em sala de aula invertida na formação de professores de Matemática: uma experiência colaborativa. | Prof. Dr. José Maria Nazar David | Sala de Aula Invertida. Formação continuada. Educação Matemática. Colaboração. Tecnologias da Informação e Comunicação |
2021 | Iasmim Henrique Dias | Gamificação no GeoGebra: contribuições para o ensino de Funções de Segundo Grau | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Tecnologias na Educação. GeoGebra. Educação Matemática. Gamificação. Funções do Segundo Grau. Modelo dos Campos Semânticos. |
2021 | Caroline de Paula Ribeiro | Práticas de sala de aula de uma professora que ensinou matemática em uma escola montessoriana durante a pandemia | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Montessori. Práticas de sala de aula. Ensino de matemática. Anos iniciais. Pandemia. |
2021 | Albertino Ribeiro Novaes Netto | Educação Estatística no ensino médio: a leitura de gráficos | Prof. Dr. Lupércio França Bessegato. | Educação matemática. Produção de significados. Ensino de estatística. Gráficos estatísticos. Leitura e análise de gráficos. |
2021 | Ana Lucia do Carmo Narciso | A álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos Planos de Estudos Tutorados de Minas Gerais | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Educação Matemática. Álgebra. Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
2021 | Elias da Costa Abreu | Semelhança com manipulações homotéticas | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Educação Matemática. Geometria das Transformações. Homotetia. Semelhança. Materiais Manipulativos. Fenomenologia. |
2021 | Evellin Sena Cruz | Saberes para ensinar Geometria: manuais didáticos para ensinar Matemática na década de 1930 | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática. Geometria. Saberes para ensinar. Manuais didáticos. Escola Nova. |
2021 | Everson Muniz Guimarães | Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático com o uso de tecnologias de informação e comunicação para o Ensino Fundamental | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Raciocínio Lógico Matemático. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ensino de Matemática. Whatsapp. Hot Potatoes. |
2021 | Jaciene Lara de Paula Caetano | Educação financeira Escolar: o valor do dinheiro no tempo | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Valor do dinheiro no tempo. Produção de significados. Ensino Fundamental. |
2021 | Maria Cláudia Caires Costa Almeida | Saberes para ensinar Matemática: manuais de Didática Geral e Didática da Matemática em tempos de Matemática Moderna | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática. Saberes para ensinar. Matemática. Ensino primário. Manuais didáticos. |
2021 | Priscila de Paiva Martins Veiga | Objetos de aprendizagem interativos: recurso digital no formato de vídeo para apoiar o ensino de Trigonometria | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Educação Matemática. Trigonometria. Formação Continuada. Objeto de Aprendizagem Interativo. Videoaula. |
2021 | Priscila Fontes Juste | Educação Financeira Escolar: a tomada de decisão financeira nas experiências cotidianas | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Tomada de Decisão. Sociedade de Consumidores. Consumismo. |
2021 | Raniane Lucimar Almeida de Aquino | Conhecimento Geométrico no espaço e tempo pedagógicos de um Laboratório de Educação Matemática | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Pensamento geométrico. Material Didático Manipulável. Fenomenologia. Geodrez. |
2021 | Valéria Aparecida Pilate | O ensino de Lógica na sala de aula de Matemática: uma proposta | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Lógica. Raciocínio Lógico. Ensino Fundamental. Produção de Significados. |
2021 | Silvânia de Castro Duriguêtto | Educação financeira escolar: a noção de investimento no ensino médio | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira Escolar. Investimentos. Investimento Cultural. Investimento Financeiro. |
2021 | Viviane Caiaffa Paschoalini | Educação Financeira no Ensino Médio: Levando conhecimentos financeiros e empreendedores a alunos adolescentes do município de Ubá – MG. | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Matemática. Educação Financeira. Empreendedorismo. Ensino Médio. |
2020 | Heloisa Almeida de Figueiredo | Construção do Conhecimento de Medidas de Tendência Central com Alunos do Ensino Fundamental: Reflexões sobre uma Sequência Didática | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação Estatística. Medidas de Centralidade. Ensino Fundamental.Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. |
2020 | Arthur da Silva Moraes | Uma Análise Dos Números Reais Em Livros Didáticos Por Meio De Pistas Semióticas | Prof. Dr. Willian José da Cruz | Conjuntos Numéricos; Representações; Complementaridade; Signos. |
2020 | Renata Lopes Alves | Uso de vídeos no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Fractal | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Educação Matemática. Geometria Fractal. Videoaula. Taxonomia de Bloom. Formação continuada de professores. |
2020 | Luiz Paulo Xisto | Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos (EJA): buscando uma visão empreendedora para estudantes adultos no município de Irupi - ES. | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Financeira. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Empreendedorismo. Tomadas de decisão. |
2020 | Alexandre Jenevain Junior | As concepções do professor de Matemática na sala de aula: como lidar com a diversidade dentro do espaço escolar? | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Matemática. Diversidade. Formação de Professores. Questões Raciais. Gênero e Sexualidade. Comunidade LGBTQIA+. |
2020 | Cristimara Rodrigues de Castilho | O Ensino de Probabilidade baseado em uma sequência didática para o exercícios de literacia probabilística | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação Matemática. Educação Estatística. Engenharia Didática. Literacia Probabilística. Sequência Didática. |
2020 | Maxwell Rodrigues da Silva | Uma sequência de atividades de letramento probabilístico em uma abordagem pelo Modelo Teórico dos Campos Semânticos | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos | Educação Matemática. Educação Estatística. Produção de Significados. Letramento Probabilístico. Matemática. Probabilidade. |
2020 | Robert Rene Michel Júnior | Os saberes profissionais para o ensino de geometria e desenho presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais na década de 1920 | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática. Saberes Profissionais. Desenho. Geometria. Emilia Truran. |
2020 | Isabela Magalhães Kirchmair | Saberes Profissionais para ensinar em tempos de Matemática Moderna: Plano Experimental para o ensino primário de Juiz de Fora (1972) | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática. Saberes profissionais. Movimento da Matemática Moderna. Pensamento Algébrico. |
2020 | Maíra Matos de Oliveira | A contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Histórias em Quadrinhos. Formação de Professores. Ensino de Matemática. Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
2020 | Beatriz Oliveira dos Santos | As Relações Pedagógico-Metodológicas Vivenciadas entre Professores que Ensinam Matemática em um Laboratório Virtual | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Laboratório Virtual. Manipulação Virtual. Educação Matemática. Formação Continuada. |
2020 | Rangel Zignago | Robótica Educacional nas aulas de Matemática: Trabalhos colaborativos com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Matemática. Robótica Educacional. Construcionismo. Aprendizagem Colaborativa. |
2019 | Elisangela Pires da Silva | Educação empreendedora e educação financeira escolar: desenvolvimento de comportamentos empreendedores em alunos do ensino médio | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Educação Empreendedora, Educação Financeira Escolar, Comportamento Empreendedor, Empreendedorismo Social. |
2019 | Nayara de Oliveira Costa | Uma Investigação Sobre Processos De Aprendizagem Observados Em Alunos Dos Anos Finais Do Ensino Fundamental Participantes Das Feiras Nacionais De Matemática | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Educação Matemática. Feiras de Matemática. Ensino e Aprendizagem. |
2019 | Heriléa Mattos da Costa | O uso de programação com o Scratch na sala de aula de Matemática no Ensino Básico: Um estudo de atividades com possibilidades de utilização no Ensino Fundamental II | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Matemática. Scratch. Programação. Professor. Revisão Sistemática. Habilidades. Competências. Site |
2019 | Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho | Educação a Distância: uma análise do processo de ensinoaprendizagem em disciplina de Probabilidade e Estatística | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos | Educação Estatística, Ensino de Estatística; Ensino Superior; Educação a Distância. |
2019 | Leíse Santos Vieira | Uma Proposta de Ensino de Continuidade de Funções em Cálculo Diferencial e Integral a partir da noção de Complementaridade | Prof. Dr. Willian José da Cruz | Educação Matemática. Semiótica. Complementaridade. Continuidade. |
2019 | Maria das Mercês Coutinho Mota | O uso de objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de Estatística no Ensino Médio | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos, Ph | Educação Estatística. Literacia Estatística. Raciocínio Estatístico. ENEM. Objetos de Aprendizagem. |
2019 | Luciana Maria da Silva | Educação Financeira Escolar: A noção de poupança no Ensino Fundamental | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Ensino Fundamental, Poupança, Produção de significados. |
2019 | Joarez José Leal do Amaral | Gamificação como proposta para o engajamento de alunos em MOOC sobre Educação Financeira Escolar: possibilidades e desafios para a Educação Matemática | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Educação Matemática; Gamificação; Educação Financeira Escolar, Massive Open Online Course; Tecnologias Educacionais. |
2019 | Kéliton José da Matta Calheiros | Colaboração na Metodologia da Sala de Aula Invertida: apoiando a comunicação no ensino de Geometria | Prof. Dr. José Maria Nazar David | Educação matemática; Sala de Aula Invertida; Geometria; Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL); Comunicação; |
2019 | Ilza dos Santos Satiro | Mapeamento do uso de Tecnologias digitais no Ensino de Matemática nas Escolas Municipais de Juiz de Fora-MG e Três Rios-RJ | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Educação Matemática; Tecnologias da informação e comunicação; Formação de docentes; Ensino e aprendizagem de Matemática. |
2019 | Fernanda Angelo Pereira | A Educação Estatística e a elaboração de vídeos para a promoção do Raciocínio sobre Variabilidade na Educação Básica | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação Matemática. Educação Estatística. Literacia Estatística. Raciocínio sobre variabilidade. CHIC. |
2019 | Dailiane de Fátima Souza Cabral | Educação Financeira Escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamental | Prof. Dr Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Anos Iniciais. Poupança. Produção de Significados. |
2019 | Paulo Ricardo Ramos Pereira | Professores de Matemática em início de carreira: um olhar para a prática docente no ensino e aprendizagem de expressões algébricas | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Educação Matemática. Formação de Professores. Início de Carreira Docente. Álgebra. Expressões Algébricas. |
2019 | Ana Luiza de Araujo Ribeiro | A utilização do Laboratório de Educação Matemática na escola: experiências com professores que ensinam matemática | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Educação Matemática. Laboratório de Educação Matemática. Materiais didáticos manipuláveis. Formação continuada. Escola básica. |
2019 | Leide Maria Leão Lopes | Formação e reelaboração de imagens e definições de conceito relacionadas ao ensino de vetores em Geometria Analítica | Prof. Dr. Orestes Piermatei Filho | Educação Matemática. Pensamento Matemático Avançado. Ensino Superior. |
2019 | Roberta Gualberto Ferreira | A produção de Projetos de Educação Financeira Escolar | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação matemática. Projetos. Educação Financeira Escolar. |
2019 | Edyenis Rodrigues Frango | As contribuições de um curso de Modelagem na atuação de professores e na criação de cenários para investigação em Modelagem Matemática: o que manifestam os professores | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Modelagem Matemática; Formação de Professores; Educação Matemática Crítica; Cenários para investigação. |
2019 | Amanda Gomes Colombo | Planejamento da prática pedagógica utilizando o vídeo como recurso didático no Ensino de Matemática | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Plano de Aula. Vídeo Educacional. Ensino de Matemática. |
2019 | Paola Lima França | Tecnologias da Informação e Comunicação na formação continuada de professores de matemática: um estudo com egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação continuada de professores. Matemática. |
2018 | Maria Das Graças Schinniger Assun Garcia | Desenho como Matéria em Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950 | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Desenho. Matéria escolar. Legislação educacional. História da educação matemática. |
2018 | Fausto Daniel Alves Fernandes | Dispositivos móveis no Ensino de Educação Financeira Escolar: análise e aplicação de tarefas | Profª Drª. Liamara Scortegagna | Dispositivos móveis; Smartphone; Educação financeira escolar; Educação matemática. |
2018 | Camila de Almeida Franco | Educação Financeira Escolar: a noção de juros no Ensino Médio | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Juros, Produção de Significados, Ensino Médio. |
2018 | Lilian Regina Araújo dos Santos | Educação Financeira Escolar na EJA: discutindo a organização orçamentária e a gestão de pequenos negócios informais | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Engenharia Didática. Teoria das Situações Didáticas. Educação de Jovens e Adultos |
2018 | Cristiane Neves Mello | Educação Financeira Escolar e o uso de planilhas de Orçamento Familiar | Prof.ª Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Orçamento Familiar. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. |
2018 | Alex Machado Leite | Produção e Implementação de um Simulador Financeiro como aporte a Tarefas Destinadas ao Ensino de Educação Financeira Escolar | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Tecnologias. Simuladores Financeiros. |
2018 | Tamara Lamas Müller | Educação Financeira e Educação Estatística: inflação como tema de ensino e aprendizagem | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos | Educação Matemática. Inflação. Educação Financeira Escolar. Educação Estatística. |
2018 | Marcelo Cunha Figueiredo | Uma proposta de Trabalho Didático com a Geometria Projetiva | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Ensino de Matemática. Formação de Professores. Geometria Projetiva. Metodologia alternativa. Fenomenologia. |
2018 | Edjane Mota Assunção | Grupo de Professores em um Projeto de Feiras de Matemática: contribuições para a prática docente | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Feiras de Matemática. Prática Docente. Ensino/Aprendizagem. Educação Matemática |
2018 | Cristina Iracy Gomes Dalcol | Formação Docente em Matemática: um olhar sobre a abordagem tecnológica nos currículos das licenciaturas em Matemática da UAB | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Formação de docentes em Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação à Distância. Universidade Aberta do Brasil. |
2018 | Fabiana Polessa Cardoso | Contribuições de um Curso de Extensão em Geometria para a Formação Matemática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Geometria; formação de professores; anos iniciais do ensino fundamental; curso de extensão |
2018 | Régis Veríssimo Lamas de Oliveira | Geometria a e para Ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980 | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática, Geometria, Cadernos escolares, Normalistas, Saberes para ensinar, Séries iniciais. |
2018 | Edson Junio dos Santos | Ensino de Perspectiva a partir do Olhar Matemática: um estudo de caso baseado na Igreja de São Francisco em Ouro Preto | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Matemática. Tecnologia. Perspectiva. Artes. Aplicativo |
2018 | Adriele Cristine Domingos Rodrigues | Saberes Geométricos nas Revistas do Ensino de Minas Gerais nas décadas de 1940 E 1950 | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Saberes geométricos, Revista do Ensino, Profissionalidade, Rudimentos, Escola Nova. |
2018 | Nicolly Peçanha do Nascimento Silva | Saberes Geométricos na “Revista do Ensino de Minas Gerais” no período de 1925 a 1932 ( | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Saberes Geométricos. Ensino Primário. Escola Nova. Método Intuitivo. Revista do Ensino. |
2017 | Tiago de Paula Zagnoli | Uma Análise do Erro de um Grupo de Estudantes do Ensino Médio em uma Escola de Juiz de Fora – MG sob a Ótica Sociocontextual | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Avaliação Escolar. Erro. Produção Escrita Matemática. Desigualdade Educacional. |
2017 | Maria Êda Amadeu Barino | Investigando as ações e critérios docentes para avaliar em Matemática | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Critérios para avaliar; Avaliação em Matemática; Formação de professores |
2017 | Débora Rodrigues Caputo | O saber desenho no Ensino Primário a partir das revistas do Ensino de Minas Gerais (1925 a 1932): sua concepção e as profissionalidades | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | Desenho, ensino primário, impressos pedagógicos, Escola Nova, profissionalidade. |
2017 | José Marcelo Guimarães Villar | Discalculia na Sala de Aula de Matemática: um estudo de caso com dois estudantes | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Discalculia do Desenvolvimento; Matemática; Distúrbio de aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem na matemática. |
2017 | Michele de Oliveira Ribeiro Figueiredo | Estruturando e investigando o funcionamento do Laboratório de Educação Matemática e Educação Financeira (LABMAT-EF) | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação financeira; laboratório de ensino de matemática; educação matemática crítica; matemática financeira. |
2017 | Andrea Aparecida Vieira | Tecnologias utilizadas na formação de professores nas disciplinas de Geometria e Desenho Geométrico na Universidade Federal de Juiz de Fora entre 1980 e 2010: enfoque histórico e epistemológico | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Educação Matemática, Desenho Geométrico, Formação de professores, Geometria, História da Educação Matemática, Tecnologias. |
2017 | Katyane Anastácia Samoglia Costa Capichoni Massante | Educação Financeira Escolar: as armadilhas presentes na mídia induzindo o consumismo | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Armadilhas de Marketing na mídia, Consumismo, Sociedade de consumidores. |
2017 | Meiriele Nonato de Oliveira Saiol | Chat e Educação Financeira Escolar: Investigando interações em um ambiente virtual de aprendizagem | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Educação Matemática, Educação Financeira, Ensino Fundamental, Produção de significados, chat. |
2017 | Dayselane Pimenta | Ensino e Aprendizagem de Geometria no 8 º Ano do Ensino Fundamental: uma proposta para o estudo de polígonos | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Educação Matemática, Geometria, polígonos, tarefas exploratórioinvestigativas, Ensino Fundamental. |
2017 | Débora Bordonal Senra de Oliveira | A Constituição de Conhecimento Colaborado em Geometria das Transformações com Ferramentas Dinâmicas | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Educação Matemática; Geometria das Transformações; atividades investigativas e exploratórias; currículo; geometria dinâmica; fenomenologia. |
2017 | Rosane Cordeiro Rafael | Cálculo Diferencial e Integral: um estudo sobre estratégias para redução do percentual de não aprovação | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Educação Matemática. Cálculo Diferencial e Integral. Índice de Não Aprovação. Ensino Superior. Intervenções Pedagógicas. |
2017 | Vivian Helena Brion da Costa Silva | Educação Financeira Escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade e consumidores | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Armadilhas no Comércio. Consumismo. |
2017 | Leandro Gonçalves Santos | Educação Financeira e Educação Matemática: inflação de preço no Ensino Médio | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Produção de Significados. Produção de Tarefas. Inflação de Preços. |
2017 | Liliane Guedes Baio Camponez | Evasão em cursos online massivos abertos para formação de docentes de Matemática | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Educação Matemática. Formação de Docentes. MOOC. Evasão. |
2017 | Hugo Luiz Gonzaga Honório | Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de matemática | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Educação Matemática. Sala de Aula Invertida. Colaboração. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL). TIC. |
2017 | Janaina Aparecida Ponté Coelho | Uso da gamificação em cursos online massivos para formação continuada de docente de Matemática | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Gamificação, MOOC, Formação de Docentes, Educação Matemática. |
2017 | Andreia Magalhães Dias Almeida | O Desenho na Reforma João Pinheiro de 1906 em Minas Gerais | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática. Desenho. Legislação educacional. Reforma João Pinheiro. |
2017 | Thais Sena de Lanna Albino | Educação Financeira e o Ensino de Matemática em uma Escola Waldorf: currículo, professores e estudantes | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Pedagogia Waldorf; Ensino de Matemática; Educação Financeira |
2016 | Alex de Assis Lauria | Construindo Pontes: Dinâmica Grupal em aulas de Matemática na EJA | Prof. Dr. Leonardo José da Silva | Educação de Jovens e Adultos, Trabalho em grupo, Cenário Investigativo. |
2016 | Wesley Carminati Teixeira | A Inserção da Educação Financeira em um Curso de Serviço de Matemática Financeira para Graduandos de um Curso de Administração | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Educação Financeira. Matemática Financeira. Curso de Serviço. Educação Matemática Crítica. Ensino Superior. |
2016 | Luiz Fernando Rodrigues Pires | As Influências das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Estratégias de Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Educação Matemática. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Tecnologias da Informação e Comunicação. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Listas de Exercícios. Técnica. |
2016 | Felipe Corrêa da Cruz Escobar | Investigando Erros em Matemática: Fatores que interferem na aprendizagem dos educandos | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Educação Matemática. Erros em Matemática. Livros Didáticos. |
2016 | Esmênia Furtado Parreira Ferreira | A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino e Aprendizagem de Geometria no Ensino Fundamental – Anos Finais: uma proposta com foco no estudo de perímetro e área de figuras geométricas planas | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Educação Matemática. Geometria Plana. Tecnologias Digitais. Software GeoGebra. |
2016 | Anderson da Silva Moura | Matemática na Escola: Prática Interdisciplinar Apoiada pela Teoria da Atividade | Prof. Dr. Marco Antônio Escher | Educação Matemática. Interdisciplinaridade. Teoria da Atividade. Pesquisa-ação. |
2016 | Luís Felipe da Silveira | MOOC na Educação Financeira: análise e proposta de desenvolvimento | Prof.ª Drª. Liamara Scortegagna | Educação Matemática. MOOC. Educação Financeira Escolar. Design Instrucional |
2016 | Dayane Rocha Tinoco | Uma Abordagem Ecológica Envolvendo Proporcionalidade na Educação Básica | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação Matemática. Perspectiva ecológica do saber. Proporcionalidade. Teoria da transposição didática. Livro didático. |
2016 | Marina Dutra Vieira | Uma Proposta de Trabalho Didático com a Geometria Projetiva | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Geometria Projetiva, Geogebra, Currículo, Fenomenologia. |
2016 | Bruno Rinco Dutra Pereira | Ensino e a Aprendizagem de Geometria por Meio de Uma Sequência Didática para a Educação de Jovens e Adultos | Prof. Dr. Reginaldo Fernando Carneiro | Geometria; Ensino e Aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos, sequência didática. |
2016 | Thiago Neves Mendonça | Que Geometria Ensinar às Crianças em Tempo de Matemática Moderna? referências e práticas de uma professora da cidade de Juiz de Fora | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática, Geometria, Movimento da Matemática Moderna, ensino primário. |
2016 | Wanderlei José Pires Junior | A Educação Matemática e A Elaboração de Livros Didáticos: a Coleção Matemática de Imenes e Lellis | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática; livro didático de matemática, geometria, aprendizagem com compreensão. |
2015 | Carolina de Lima Gouvêa | Uma Investigação sobre a Compreensão de Professores de Matemática dos Resultados do SIMAVE/PROEB | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Avaliação Educacional. Avaliação Externa. SIMAVE/PROEB. |
2015 | Kátia Parreira Brettas | A Inclusão Matemática De Um Aluno Surdo Na Rede Municipal De Juiz De Fora Mediada Por Um Professor Colaborativo Surdo De Libras Atuando Em Bidocência. | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Educação Matemática – Libras – Inclusão de surdos – Ensino colaborativo |
2015 | Andrea Stambassi Souza | Design e Desenvolvimento de um Curso de Formação Continuada de Professores em Educação Financeira Escolar | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Produção de Significados, Formação de Professores. |
2015 | Sandro Grossi Nascimento | Situações Didáticas e Educação Estatística: uma proposta de aprendizagem no estudo de centralidade para o Ensino Médio | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação Matemática. Educação Estatística. Medidas de Centralidade. Literacia Estatística. Ensino Médio. |
2015 | Jesus Nazareno Martins Dias | Educação Financeira Escolar: a noção de juros | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. A noção de Juros. Produção de Significados. Ensino Fundamental. |
2015 | Gláucia Sabadini Barbosa | Educação Financeira Escolar: Planejamento Financeiro | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira Escolar. Produção de Significados. Planejamento Financeiro. |
2015 | Denise Mansoldo Salazar | GeoGebra e o estudo das funções trigonométricas no Ensino Médio | Profª. Drª. Liamara Scortegagna | Educação Matemática. Ensino e aprendizagem. GeoGebra. Funções trigonométricas. Engenharia didática |
2015 | Luis Eduardo Reyes Pérez | Función Exponencial en el Aula: Praxeologías Matematicas en Enseñanza Media | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Educação matemática. Praxeologías matemáticas. Teoria Antropológica do Didático. Função exponencial. Engenharía Didática. |
2015 | Luciana Cordeiro Dias | Saindo da Zona de Conforto”: Investigando as Ações e as Tomadas de Decisão de Alunos-Consumidores do 8º Ano do Ensino Fundamental em Situações-Problema Financeiro-Econômicas | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Educação matemática. Praxeologías matemáticas. Teoria Educação Matemática. Educação Financeira. Produção de Significados. Situações-problema. |
2015 | Luiza Harab da Silva Rosa | Luz, Câmera, Giz, Sala de Aula: ação! uma investigação sobre a contribuição dos filmes na formação inicial dos professores de Matemática | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Formação de professores. Cinema e educação. Imagens fílmicas. |
2015 | Silvia de Castro de Barros | O Ensino de Geometria na Formação de Professores Primários em Minas Gerais entre as Décadas de 1890 e 1940 | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da Educação Matemática. Geometria. Escolas Normais. História das Disciplinas. |
2015 | Rosiney de Jesus Ferreira | Matemática e Arte, um Diálogo Possível: Trabalhando Atividades Interdisciplinares no 9º Ano do Ensino Fundamental | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Matemática, Arte, Interdisciplinaridade, Matemática Crítica, Contextualização. |
2015 | Rodrigo Martins de Almeida | O Movimento das Pesquisas em Educação Matemática Financeira Escolar de 1999 a 2015 | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Paradigma Indiciário; Educação Financeira Escolar; Estado do Conhecimento da Pesquisa. |
2015 | Adilson Rodrigues Campos | A Educação Financeira em um Curso de Orçamento e Economia Doméstica para Professores: Uma Leitura da Produção de Significados Financeiro-Econômicos de Indivíduos-Consumidores | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. | Produção de Significados, Tomadas de Decisão e Planejamento Financeiro, Consumo, Educação Financeira. |
2015 | Leonardo Bertholdo de Assis | A formação do usuário de Estatística pelo desenvolvimento da literacia estatística, do raciocínio estatístico e do pensamento estatístico através de atividades exploratórias | Prof. Dr. Ronaldo Rocha Bastos | Usuário de Estatística; Competências estatísticas; Ensino de Estatística; Atividades exploratórias. |
2015 | Rosiane de Jesus Santos | Uma Taxionomia para o uso de Vídeos Didáticos para o Ensino de Matemática | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Vídeos Didáticos, Taxionomia, Avaliação, Seleção, Educação Matemática. |
2014 | Marcio Carlos Vital | Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Financeira. Produção de Significados. Produção de Tarefas. Ensino Fundamental. Inflação de Preços |
2014 | Glauco Henrique de Oliveira Santos | Educação Financeira Escolar para Estudantes com Deficiência Visual | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira. Educação Inclusiva. Produção de Significados. Ensino e Aprendizagem. |
2014 | Gisele Barbosa | Objetos de Aprendizagem como Recurso Educacional Digital para Educação Financeira Escolar: Análise e Avaliação | Profª. Drª. Liamara Scortegagna | Educação Matemática. Objeto de aprendizagem. Recurso educacional. Educação Financeira Escolar. |
2014 | Raquel Carvalho Gravina | Educação Financeira Escolar: Orçamento Familiar | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Produção de Significados. Orçamento Doméstico. Educação Financeira. Ensino Fundamental. |
2014 | Elias Antonio Almeida da Fonseca | Metodologia para Auxiliar Professores de Matemática no Processo de Seleção de Conteúdos Digitais | Prof. Dr. Eduardo Barrére | Ensino de Matemática. Conteúdos Educacionais. Metodologia. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. |
2014 | Paulo Tadeu Gandra Campos | A influência do cotidiano nas questões de função do Exame Nacional do Ensino Médio | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Exame Nacional do Ensino Médio. Teoria Antropológica do Didático. Engenharia Didática. Função Matemática. |
2014 | Valter Costa Fernandes Junior | Repensando o Ensino de Análise: Reações, Impressões e Modificações | Prof. Dr. Orestes Piermatei Filho | Imagens de conceito, ensino-aprendizagem de Análise, Pensamento Matemático Avançado. |
2014 | Cleuza Eunice Pereira Brumano | A Modelagem Matemática como um Recurso para o Estudo da Análise Combinatória | Prof. Dr. Orestes Piermatei Filho | Modelagem Matemática, Análise Combinatória, ensino e aprendizagem de Matemática. |
2014 | Neil Da Rocha Canedo Júnior | A Modelagem como uma “Atividade” De “Seres-Humanos-Com-Mídias” | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior. | Modelagem Matemática. Teoria da Atividade. Seres-humanoscom-mídias. Currículo. |
2013 | Aretha Fontes Alves | Álgebra Linear como um Curso de Serviço para a Licenciatura em Matemática: o estudo dos Espaços Vetoriais | Prof.ª Drª. Cristiane de Andrade Mendes | Álgebra Linear. Modelo dos Campos Semânticos. Formação Matemática do Professor de Matemática. |
2013 | Aline Moreira de Paiva Correa | A Divisão por alunos surdos: ideias, representações e ferramentas matemáticas | Prof.ª Drª. Regina Coeli Moraes Kopke | Alunos surdos. Divisão. Educação matemática. |
2013 | José Milton Lopes Pinheiro | A Aprendizagem Significativa em Ambientes Colaborativo-Investigativos de Aprendizagem: um estudo de conceitos de Geometria Analítica Plana | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Aprendizagem Significativa. Aprendizagem Colaborativa. Exploração e Investigação em aulas de matemática. Geometria Dinâmica. |
2013 | Leozart das Silva Matos | Compreensões Sobre Derivada e Integral com o Uso de um Cas On Line: um estudo com alunos do terceiro ano do Ensino Médio | Prof. Dr. Antônio Olímpio Júnior | Cálculo no ensino médio. Tecnologia. WolframAlpha. Experimento de Ensino. Raiz cognitiva. |
2013 | Josélio Lopes Valentim Júnior | A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: Análise de livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira. | didáticos de matemática, história das disciplinas escolares, reformas educacionais. |
2013 | Amanda Fabri de Resende | A educacão financeira na educação de jovens e adultos: Uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidores | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior | Educação de Jovens e Adultos, Consumo, Gênero, Produção de Significados e Tomadas de Decisão. |
2013 | André Bernardo Campos | Investigando como a Educação Financeira Crítica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC’S) | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Produção de Significados. |
2013 | Vitor Rezende Almeida | Álgebra Linear como um Curso de Serviço: o Estudo das Transformações Lineares | Prof.ª Drª. Cristiane de Andrade Mendes | Educação Matemática. Curso de Serviço. Licenciatura em Matemática. Formação de Professores. Álgebra Linear. |
2013 | Luciana Aparecida Borges Losano | Design de Tarefas de Educação Financeira para o 6º ano do Ensino Fundamental | Prof.º Dr.º Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Financeira. Produção de Significados. Ensino e aprendizagem. Ensino Fundamental. |
2013 | Keller Tadeu Lopes | Uma investigação sobre o ensino de porcentagem no 6º ano do Ensino Fundamental | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Produção de Significados. Porcentagem. Ensino Fundamental. |
2013 | Wallace Nascimento Pinto Junior | Álgebra Linear a distância para licenciandos em Química: análise de um curso oferecido no modelo UAB | Prof. Dr. Antonio Olimpio Junior | Educação Superior a Distância, Educação a Distância Online, Álgebra Linear, Evasão na Educação Superior a Distância. |
2013 | Susana Ribeiro Soares | Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970 | Profª. Dra. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática, geometria analítica, história de disciplinas acadêmicas, história do ensino de geometria analítica, formação de professores de matemática. |
2013 | Eder Quintão Lisboa | O desenho geométrico como disciplina de Curso de licenciatura em Matemática: uma perspectiva histórica | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira. | História da educação matemática. Desenho Geométrico. História das disciplinas acadêmicas. Formação de professores de Matemática. |
2013 | Juliano Cezar Ferreira | Integral de linha de campos vetoriais/trabalho realizado: imagem de conceito e definição de conceito | Prof. Dr. Orestes Piermatei Filho | Imagem de conceito, definição de conceito, integral de linha de campos vetoriais, trabalho realizado, maple. |
2013 | Dejair Frank Barroso | Uma proposta de curso de serviço para a disciplina Matemática Financeira mediada pela produção de significados de estudantes de Administração | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr | Matemática Financeira Crítica. Curso de Serviço. Sociedade de Consumo. Produção de significados. Ensino Superior. |
2013 | Fernanda Luciana Tenório Magalhães | Memórias de Práticas: A disciplina “Prática de Ensino” na formação do professor de Matemática | Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente | Prática de Ensino de Matemática. História da educação matemática. História das disciplinas. Formação de professores. |
2013 | Mariângela Assumpção de Castro | A Construção e a Desconstrução das Ideias Geométricas: Intervenção no Ensino e na Aprendizagem na Perspectiva da Matemática Inclusiva | Profª. Drª. Chang Kuo Rodrigues | Sólidos Geométricos. Sequência Didática. Engenharia didática. Situações didáticas. Ensino Médio. |
2013 | Emerson Tomaz da Costa | O Teorema Fundamental da Álgebra e o Software TFA: atividades investigativas no ensino/aprendizagem pelas Tics | Prof. Dr. Orestes Piarmatei Filho | Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Teorema Fundamental da Álgebra (TFA), Educação Matemática, Ensino Médio. |
2012 | Luiz Carlos Fogaça Junior | TOTEM – Modelo de tutoria a distância de matemática para o ensino médio e fundamental do sistema Colégio Militar do Brasil | Profa. Dra. Fernanda Cláudia Alves Campos | Educação a Distância, Tutoria a Distância, Formação de Tutores. |
2012 | Luciano Pecoraro Costa | Matemática financeira e tecnologia: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da Educação de Jovens e Adultos | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Junior | Educação de Jovens e Adultos. Matemática Financeira. Criticidade. Cidadania. Tecnologia. |
2012 | Reginaldo Ramos de Britto | Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica | Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior | Educação Matemática Crítica, Educação financeira, comodificação e individualismo liberal. |
2012 | Ricardo Ferreira Paraízo | Ensino de Geometria Espacial com utilização de vídeos e manipulação de materiais concretos – Um estudo no Ensino Médio | Prof. Dr. Antonio Olimpio Junior | Educação Matemática, Vídeo educativo, Manipulação de Materiais concretos, Áreas de regiões planas, Volumes de sólidos geométricos. |
2012 | Thales de Lélis Martins Pereira | O uso do software Geogebra em uma escola pública: interações entre aluno e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio | Prof.ª Drª .Regina Coeli Moraes Kopke | Educação matemática; geometria dinâmica; software geogebra; ambiente colaborativo; escola pública. |
2012 | Dione Baptista Ribeiro | Uma leitura sobre avaliação no Ensino Fundamental | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Avaliação em Matemática. Produção de Significados. Ensino e Aprendizagem. |
2012 | Marília Rios de Paula | Razão como taxa: uma proposta de ensino para a sala de aula de matemática | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Pensamento Proporcional. Produção de Significados. Matemática no Ensino Fundamental. Razão como taxa. |
2012 | Marcelo Bergamini Campos | Educação Financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Produção de Significados. Educação Financeira. Ensino Fundamental. |
2012 | Camila Vieira Rabello | Uma investigação sobre o uso de ferramentas digitais do dia-a-dia para aprendizagem de matemática | Prof. Dr. Ilaim Costa Junior | Educação Matemática. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ferramentas digitais. Produção de Significados. Produto Educacional. |
2012 | Marcos Ribeiro Raad | História do ensino de Cálculo Diferencial e Integral: a existência de uma cultura | Prof.ª Drª. Maria Cristina Araújo de Oliveira | História da educação matemática. Ensino de Cálculo. Cultura do ensino de Cálculo. História das disciplinas. |
2012 | Guilherme Luiz de Toledo Calderano | A Geometria Projetiva como proposta de intervenção: um olhar a partir dos Teoremas de Menelau e Ceva | Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni | Investigação, Geometria Projetiva, Menelau e Ceva, Currículo. |
2011 | Alessandro Marques Calil | |||
2011 | Carlos Renato Soares | Sistemas de avaliações em larga escala na perspectiva histórico-cultural: O caso do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE | ||
2011 | Élida Tamara Prata de Oliveira Praça | Uma reflexão acerca da inclusão do aluno autista no ensino regular | Profa. Dra. Regina Coeli Moraes Kopke | Autismo; Ensino Regular; Educação Especial; Jogos; Necessidades Especiais |
2011 | Francisco Almeida Bessa Junior | Uma abordagem do infinito no caminho da cardinalidade: um estudo endereçado aos professores de matemática do ensino básico | ||
2011 | Hernando José Rocha Franco | Os diversos conflitos observados em alunos de licenciatura num curso de Álgebra: Identificação e análise | Prof. Dr. Carlos Alberto Santana Soares | Álgebra Abstrata, Imagem conceitual, Definição forma, Conflitos, Pensamento matemático avançado |
2011 | José Mario Brunelli Sosa | Resolução de problemas – Uma metodologia no primeiro período de um curso de Administração: Possibilidades e limitações na prática educativa em matemática | ||
2011 | Lorena Luquini de Barros Abreu | Estudando conteúdos matemáticos com direcionamentos de modelagem matemática: o caso da função afim | ||
2011 | Maria Helena Loth | Uma investigação sobre a produção de tarefas aritméticas para o 6. ano do ensino fundamental | ||
2011 | Ricardo Bevilaqua Procópio | Geometria como um curso de serviço para a licenciatura em Matemática: uma leitura da perspectiva do modelo dos campos semânticos | ||
2011 | Wagner da Cunha Fragoso | História da Matemática: Uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora | ||
2011 | Willian José da Cruz | Os números reais: Um convite ao professor de matemática do ensino fundamental e do ensino médio | Prof. Dr. Carlos Alberto Santana Soares | |
2011 | Mageri Rosa Ramos | Uma investigação sobre a produção de tarefas algébricas para o 6º ano do Ensino Fundamental | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Educação Algébrica. Produção de Significados para Álgebra. Ensino Fundamental. Produto Educacional. |
2011 | Marcílio Dias Henriques | Um estudo sobre a produção de significados de estudantes do ensino fundamental para área e perímetro | Prof. Dr. Amarildo Melchiades da Silva | Educação Matemática. Produção de Significados para Geometria. Área e Perímetro. Ensino Fundamental. Produto Educacional. |