Páginas
- Contato
- Mapa do Site
- Apresentação
- Ações de Ensino e Extensão
- Equipe Docente
- Produções acadêmicas
- Roteiros de aulas
- Notícias
Publicações por categoria
- Categoria: Notícias
- Você já ouviu falar de PANCs? (06/20/2023)
- PhET: ensinando através de simulações (06/20/2023)
- Com o coração na mão! Aula prática sobre sistema cardiovascular (06/20/2023)
- Dinamizando aulas ao vivo com lousas virtuais interativas: conheça o classroom screen (10/30/2020)
- Gamificação na prática – dinamizando suas aulas com Genially (10/16/2020)
- Como criar apresentações interativas utilizando Genially (10/02/2020)
- Como criar exercícios gamificados com Quizizz (09/18/2020)
- Padlet – criando murais interativos com seus alunos (09/11/2020)
- Criando apresentações interativas com Mentimeter (08/21/2020)
- Google e realidade aumentada – ensinando ciências em 3D (08/14/2020)
- Como produzir podcasts educacionais com Anchor (08/07/2020)
- Diversificando a produção de recursos didáticos com Animaker: uma ferramenta intuitiva para a criação de animações (07/24/2020)
- WordWall – crie atividades gamificadas a partir da associação entre palavras (07/17/2020)
- Google Clasroom (Google Sala de Aula): gerenciamento de atividades e rotina da sala de aula em tempos de distanciamento social – manual para o professor (07/10/2020)
- Alternativas para o uso das TICs com crianças – criando um jogo da memória com JClic (07/03/2020)
- Alternativas para o uso das TICs com crianças – criando um quebra-cabeça com JClic (06/26/2020)
- Alternativas para o uso das TICs com crianças – criando um caça-palavras com JClic (06/19/2020)
- Biorender – criando imagens personalizadas para o ensino de biologia (05/29/2020)
- Seneca – utilizando recursos digitais para monitorar o aprendizado (05/22/2020)
- Easelly: uma plataforma para a criação de infográficos (05/15/2020)
- Produzindo flashcards com Goconqr (05/07/2020)
- Criando mapas mentais com Goconqr (04/30/2020)
- Plickers – testando os conhecimentos de seus alunos praticamente sem internet (04/23/2020)
- Socrative: uma ferramenta eficiente para aplicação de testes elaborados (04/16/2020)
- Kahoot: uma ferramenta eficiente para aplicação de testes rápidos (04/07/2020)
- Inspirações para um final de ano produtivo (11/22/2019)
- Projeto Ciência Lúdica cria brinquedo científico envolvendo conceitos de Ondulatória! (11/08/2019)
- Pesquisar para Transformar: Sobre as Feiras de Ciências e sua importância para o Letramento Científico (11/01/2019)
- Programa Ciensinar participará da IV Mostra de Ações de Extensão da UFJF (10/22/2019)
- Professores em (re)construção: conferindo significado ao ato de ensinar (10/18/2019)
- Como construir uma composteira : mãos à obra! (10/11/2019)
- Projeto Ciência Lúdica lança jogo de elementos quimicos! (10/04/2019)
- Programa Ciensinar participa do UFJF na Praça (07/03/2019)
- Projeto Sustentabilidade : alunos constroem composteira (04/06/2019)
- Categoria: Roteiros de aulas práticas acessibilidade
- A propagação da luz e o olho humano (ensino fundamental 2) – sequência didática (01/01/2022)
- Testando púrpura de metacresol e azul de metileno como indicadores de pH (01/01/2020)
- O ar ocupa espaço: a bexiga e o funil (01/01/2020)
- O ar tem massa? (01/01/2020)
- Transformação física da água: fusão (01/01/2020)
- Preparando um indicador ácido-base natural de repolho roxo (01/01/2020)
- Avaliação de células do epitélio da cebola (01/01/2020)
- Areia movediça: fluido não-newtoniano (01/01/2020)
- Permeabilidade do solo (01/01/2020)
- Transformação física da água: ebulição (01/01/2020)
- Elevador de naftalina (01/01/2020)
- Avaliação de células do epitélio bucal (01/01/2020)
- Propriedades da água: densidade (01/01/2020)
- Cultura de microrganismos (01/01/2020)
- Propriedades da água: tensão superficial (01/01/2020)
- Propriedades do ar: compressibilidade e expansibilidade (01/01/2020)
- Propriedades da matéria: substâncias e misturas (01/01/2020)
- Propriedades da água: mudanças de densidade (01/01/2020)
- Construção de um terrário (01/01/2020)
- Fermentação (01/01/2020)
- Decomposição (01/01/2020)
- O ar ocupa espaço: experiência com copo e papel (01/01/2020)
- Aprendendo a utilizar o microscópio (01/01/2020)