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Google Clasroom (Google Sala de Aula): gerenciamento de atividades e rotina da sala de aula em tempos de distanciamento social – manual para o professor

Em tempos de distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, aumentou consideravelmente o interesse e a busca por recursos e plataformas digitais que possam auxiliar o professor em seu trabalho de ensinar, bem como de gerenciar o suas turmas. Dentro dessa perspectiva, o Google Classroom pode ser um aliado no trabalho do professor, pois permite criar e administrar turmas, aplicar atividades e organizar a rotina de trabalho com os alunos. É importante frisar que o uso da plataforma não se restringe a períodos emergenciais como este, mas pode compor um modelo de ensino híbrido, nas situações em que seja possível o retorno às aulas presenciais.

 

Qualquer usuário pode utilizar os recursos do Google Classroom gratuitamente; para tanto, é necessário ter uma conta google (que nada mais é do que possuir um e-mail no gmail). Uma vez cadastrado, o usuário já está habilitado para abrir suas salas e realizar seu gerenciamento. Porém, para utilização em escolas, a Google recomenda o cadastro da escola no programa G Suit for Education, que é gratuito para instituições qualificadas (veja se sua instituição se qualifica para ter a conta gratuita clicando aqui. Caso sua instituição não se qualifique para obter a conta gratuita ou a escola queira optar por recursos adicionais, é necessário que a escola/secretaria de educação realize contrato com a google para integrar o programa “G Suite Interprise for Education”, que é pago. Nas duas situações, todos os endereços de e-mail ligados ao serviço serão institucionais, não sendo permitido o uso de contas pessoais no programa.

 

Uma vez criada a conta (independente da modalidade escolhida), o modo de utilização do serviço Google Classroom é igual para todos os usuários. É sobre esse modo de utilização que discorreremos a seguir:

 

Criando uma turma no Google Classroom

Ao abrir o Google Classroom pela primeira vez (em http://classroom.google.com), o usuário terá acesso a uma tela praticamente em branco. Ao clicar no sinal de + localizado no canto superior direito da tela > criar turma, uma janela se abrirá. Caso o professor esteja realizando um trabalho fora da escola e utilize uma conta pessoal, deve marcar a opção “Eu li entendi o aviso acima e não estou usando o google sala de aula em uma escola com alunos”; caso o professor esteja logado com uma conta vinculado ao GSuite, essa indicação não será necessária. Ao clicar em “continuar”, o professor deve cadastrar o nome de sua sala (para uso em escolas, poderia ser o nome da turma).

 

Uma vez criada a turma, o usuário será direcionado imediatamente para uma tela de gerenciamento da sala que acabou de criar (será direcionado para a aba “mural”). No banner, o professor tem acesso ao código da turma. É este código que poderá ser compartilhado com os alunos para que acessem a sala como estudantes. Também é possível convidar os alunos para uma turma enviando um e-mail. Para fazer isso, o professor deverá entrar na aba “Pessoas”, disponível na parte superior da tela, e adicionar todos os endereços de e-mail dos alunos. Será necessário que o aluno aceite o convite para integrar a turma. Com todos os alunos integrados às suas salas, é hora de começar a organizar o trabalho.

 

Descrição geral dos recursos

 O professor tem acesso a 4 abas principais, que nortearão o trabalho. É importante ressaltar que muitos recursos poderão ser acessados a partir de caminhos diferentes dentro da plataforma, portanto essa é apenas uma visão geral das possibilidades de uso.

 

A aba “mural” é a principal aba da sala. Sua principal função é ser o espaço de comunicação entre alunos e professores. Nessa aba o professor poderá enviar e receber mensagens com os alunos, podendo elas ser restritas a um ou alguns alunos, ou mesmo serem gerais, para a turma toda. Recomendamos seu uso para questões mais gerais do cotidiano escolar, como dúvidas sobre formas de envio, ajustes de conduta na plataforma ou mesmo feedbacks sobre atividades realizadas. O mural também mostra as últimas atualizações realizadas na sala de aula, como inserção de atividades, por exemplo.

 

A aba “Atividades” é o espaço para a criação e administração de diferentes tipos de atividades. É possível agregar várias atividades em um único tópico, permitindo, por exemplo, melhor visualização de exercícios e materiais relacionados a um mesmo tema. Explicaremos melhor sobre a criação de atividades mais adiante.

 

A aba “Pessoas” é o local para adicionar, remover e administrar todos os usuários que compõem a sala de aula. Nela é possível inserir e remover alunos, e também responder mensagens individuais, caso necessário.

 

Por fim, a aba “Notas” é o espaço para administrar as pontuações obtidas pelos alunos nas diferentes atividades. Além da visualização das notas obtidas, quando for o caso, o professor tem acesso a quais atividades já foram entregues e quais ainda estão pendentes.

 

Criando atividades 

A aba “Atividades” é o local para a criação e administração das tarefas a serem cumpridas pelos alunos. Os recursos da aba são bastante simples, mas em cada um eles é possível integrar diversos serviços já oferecidos gratuitamente pelo Google, como formulários, vídeos do YouTube, editores de slides, texto  e planilhas. 

 

Ao clicar em “criar”, o professor poderá ter acesso aos diferentes tipos de atividades que podem ser criadas, bem como ao “tópico”. Um tópico serve para dividir melhor a visualização dos alunos (e do próprio professor) sobre os diferentes conteúdos abordados. Um professor pode criar várias atividades dentro de um mesmo tópico; sendo assim, ele pode separar tópicos por aula, ou por assunto, de acordo com seus objetivos pedagógicos. 

 

As atividades propriamente ditas são divididas em “Atividade”, “Atividade com teste”, “Pergunta”, “Material” e “Reutilizar postagem”. Em todas elas, o professor deverá inserir o título da atividade, uma descrição instrutiva, e, se for o caso, definir uma pontuação para a tarefa, a data de publicação, a data e hora de entrega, dentre outros parâmetros. Como o google já oferece diversos tipos de recursos integrados, a enorme maioria das atividades poderá ser realizada dentro da própria plataforma.  

 

O campo “Atividade” possibilita trabalhar tarefas que envolvam produção dos alunos; pode ser uma redação ou outro tipo de produção textual, a criação de uma apresentação de slides utilizando o editor google, um desenho ou planilha. Neste caso, o professor deve instruir, no campo descrição, sobre a atividade que deve ser encaminhada. É importante, para todas as atividades criadas, que o professor informe se ela se vincula a algum tópico. É possível já adicionar à tarefa arquivos disponíveis no computador ou no google drive, bem como vídeos e links para outros sites, a fim de permitir uma melhor compreensão, pelo aluno, da tarefa a ser cumprida, ou mesmo desenvolver tarefas no mesmo arquivo criado pelo professor. Mesmo que o professor não informe nenhum tipo de arquivo com permissões para edição pelo aluno, este poderá criar um documento com as atividades informadas, que ficará visível para correção do professor.

 

O campo “Atividade com teste” refere-se mais diretamente à criação de questionários. Os formulários google permitem desenvolver tanto questões de múltipla escolha (que já podem ser corrigidas automaticamente pela plataforma) quanto questões discursivas. Também é possível enviar feedbacks das questões para os alunos após a conclusão da atividade, bem como a pontuação atribuída a cada exercício. O uso dos formulários pode ser combinado aos mesmos tipos de tarefas permitidas no campo “Atividade”.

 

O campo “Pergunta” tem variadas aplicações de uso. Uma delas é a realização de desafios rápidos, nos quais as respostas de todos os alunos fiquem visíveis para todos. Outra função importante dessa ferramenta é a aplicação de enquetes para resolver demandas coletivas. 

 

O campo “Material” é o espaço para a postagem de conteúdo para estudo. Ele possui as mesmas funcionalidades do campo “Atividade”, permitindo a inserção de diversos tipos de arquivo (do computador ou do google drive), como textos, vídeos, links para estudo etc. Pode ou não estar agregado a uma atividade. Para alunos mais jovens, recomendamos que este campo seja utilizado separadamente, pois pode facilitar o entendimento do aluno sobre qual é o tipo de uso que ele deve realizar sobre cada item.

 

Por fim, na opção “Reutilizar postagem” pode-se aproveitar uma tarefa já postada para outra turma, por exemplo. Obviamente, o arquivo original não é afetado, e ainda é possível realizar alterações na proposta de tarefa. Esse recurso é importante para facilitar a postagem das tarefas quando o professor possui várias turmas de uma mesma série.

 

Apesar das análises e indicações de uso que fizemos, o Google Classroom não tem uma forma correta de ser utilizado, permitindo que a criatividade possa ser utilizada para integrar recursos de outros aplicativos e plataformas, ou mesmo variar a forma de apresentar atividades avaliativas. No próximo post, falaremos como o Google Classroom apresenta os mesmos recursos numa conta de aluno vinculado à turma.