Fechar menu lateral

Biorender – criando imagens personalizadas para o ensino de biologia

O Biorender é uma plataforma especializada na criação de imagens aplicáveis ao ensino de biologia, em especial aquelas ligadas à microbiologia, genética ou biologia celular. Os professores de biologia, embora atualmente amparados pelo livro didático, que apresenta inúmeros recursos de imagem, por vezes se sentem limitados na construção de slides, materiais didáticos direcionados para dificuldades de aprendizagem ou mesmo questões para suas avaliações, visto que nem sempre é possível encontrar imagens de esquemas e representações de fenômenos biológicos da maneira como o professor deseja. Dessa forma, o Biorender pode ser um forte aliado para professores que tem preferência por personalizar seus materiais.

Para acessar a plataforma, o professor deve acessar https://biorender.com/ e clicar em “Sign up free” para criar uma conta gratuita, devendo cadastrar nome, e-mail e senha. É necessário confirmar o e-mail para validação da conta. Para isso, o professor deverá clicar no link recebido em sua caixa de entrada logo após o cadastro na plataforma.

Na página inicial, logo no campo superior, o professor tem acesso a alguns templates prontos para explorar e modificar se necessário. Caso o professor queira visualizar mais templates poderá clicar em “See all Biorender templates”, disponível na parte superior direita da tela. É possível buscar os templates mais adequados por temas (em inglês) ou utilizar o menu de temas gerais à esquerda. Caso o professor encontre um template que lhe se seja favorável, poderá clicar sobre ele para visualizá-lo melhor. Na janela que se abrirá, é possível clicar em “share”, para fazer o download da imagem, ou em “Use template”, para editá-lo. No caso da opção “share”, também há possibilidade de copiar o texto da referência bibliográfica completa da imagem, para utilização nos materiais (as imagens são protegidas por direitos autorais da Biorender).

Ao se optar pela opção “use template”, o professor terá acesso ao arquivo editável da imagem. É possível alterar os elementos de texto ou as imagens utilizadas no esquema. Para remover um elemento da imagem, basta clicar sobre ele, e deletá-lo. O texto pode ser substituído clicando-se na própria caixa de texto, marcando o texto a alterar e digitando novamente. Além disso, há uma barra lateral à esquerda com diversos elementos prontos separados por tema que podem ser incluídos no template. Ao encontrar o elemento que mais corresponde ao que o professor deseja, basta clicar sobre o novo elemento e arrastá-lo para o template. Há recursos para representação de plantas, animais, anatomia humana, gráficos, tecidos, vidrarias de laboratório, etc. Alguns elementos são pagos. Quando for o caso, uma coroa aparecerá na parte superior do elemento, indicando que aquele recurso está disponível para clientes premium. Há também a opção de realizar upload de uma imagem do próprio computador para constituir um elemento do template. Na barra superior ainda é possível inserir elementos gráficos de ordem organizacional, como setas, formas, ou alterar a cor de regiões do template.

Ao concluir o template, o professor deve clicar em “export”, disponível na parte superior direita da tela. No modo gratuito, é possível salvar a imagem como arquivo png ou jpeg, ambos sem fundo transparente e em baixa resolução, o que é suficiente para utilização em materiais didáticos, slides ou avaliações. O professor deverá selecionar a opção que mais lhe agrada, e clicar em “export” para salvar o arquivo numa pasta de seu computador. A imagem gerada não contém marca d’água (apresenta apenas a referência ao biorender na parte inferior da imagem, sem comprometimento da arte), o que possibilita uma aplicação mais limpa do template criado. Também é possível enviar o arquivo diretamente por e-mail, clicando em “share with”. Para retornar à tela inicial o professor poderá clicar em “gallery”, na parte superior esquerda da tela.

Na aba “Illustrations”, será possível visualizar todas as imagens criadas e/ou modificadas pelo usuário. É possível criar pastas para armazenar os materiais de acordo com o tema. Para isso, no menu à esquerda o professor deverá clicar em “folder” e digitar o nome da pasta a ser criada. Para mover um arquivo para a pasta, basta clicar nos 3 pontinhos localizados na porção inferior direita da tela.

Também é possível criar um template completo do zero. Para tanto, basta clicar no sinal de + onde se lê “blank illustration”. Deve-se definir qual é o melhor formato para o template a ser criado (pôster, jornal, slide ou customizado), e clicar em “create illustration”. Será aberta uma tela idêntica à do modelo para modificação, porém com a tela de trabalho totalmente em branco.

No modo gratuito só é possível manter 5 templates salvos na conta. Ao se atingir o limite, a plataforma avisará quando houver tentativa de criação ou modificação de novos templates. Neste caso, infelizmente algum template deverá ser deletado para a criação de um novo, ou o usuário poderá migrar para o modo pro.