Kahoot: uma ferramenta eficiente para aplicação de testes rápidos

Com a chegada da quarentena os professores começaram a enfrentar novos desafios a respeito de como aprender sobre ferramentas digitais na educação, replanejando suas estratégias de ensino.  Por esse motivo, nesse período muitas ferramentas de ensino virtuais têm se popularizado. Porém, é importante salientar que, a despeito da adesão de sua escola às aulas on-line, tais tecnologias não se mostram importantes apenas nesse momento, mas são uma oportunidade para trazermos inovações para o cotidiano da escola.

Nesse post será apresentada uma dessas ferramentas, o Kahoot, uma plataforma de aprendizagem que pode ser utilizada para desenvolver pequenos quizes a serem acessados pelos alunos. O legal é que sejam respondidos por todos os alunos ao mesmo tempo, assim o sistema forma rankings com os nomes de todos e computa mais pontos para quem responde corretamente e mais rapidamente. Ele traz a sensação de uma aula gamificada e pode motivar demais os alunos a atingirem seus objetivos de aprendizagem.

Para começar a utilizar essa plataforma é necessário primeiramente criar uma conta. Após acessar o site https://kahoot.com/, você pode utilizar uma conta existente do google ou da Microsoft. Você deve também identificar seu perfil como de professor e escolher o tipo de escola em que atua. Apesar do site estar inteiro em inglês ele é muito intuitivo e simples de se utilizar.

Com a conta criada você possui a liberdade de criar seu próprio quiz. Para isso, clique na aba “create” e inicie o processo. Digite a sua pergunta e opções de resposta. Lembre-se de selecionar a resposta correta. Caso queira, você pode inserir uma foto de capa para a pergunta ou personalizar o tempo limite para respondê-la. Para adicionar novas perguntas, pressione o botão “add question”. Para finalizar, clique em “done”, nomeie o questionário e insira uma pequena descrição sobre ele. Essa descrição estará visível para seus alunos.

Você pode criar quantos questionários desejar, e todos eles estarão visíveis em sua página inicial. Para definir qual quiz será utilizado, clique sobre seu título, dê “Play” e defina o modo de jogo: em “teach” seus alunos jogam com você, todos ao mesmo tempo, e o professor controla todo o processo (ideal para uso em sala de aula presencial). Nessa modalidade é importante que os alunos vejam as perguntas de sua tela projetadas em slide, já que o aluno só terá acesso às cores das opções de resposta. Na modalidade “assign”, o professor pode abrir o quiz para ser respondido em determinado período de tempo, e os alunos podem jogar quando quiserem. Neste caso, os alunos veem as perguntas.

Existe também a possibilidade de escolha se o jogo será individual ou com equipes, assim como outras opções de configuração. Será gerado um código de acesso e independente da modalidade escolhida ele deve ser informado aos alunos. Os alunos podem ter acesso ao questionário acessando o site https://kahoot.it/ e inserindo seu código, ou pelo aplicativo do Kahoot clicando em “enter pin” e digitando o código informado pelo professor.

Caso o quiz esteja ocorrendo em tempo real, com todos os alunos jogando ao mesmo tempo, é o professor que tem acesso às perguntas e as opções de resposta. Nesse caso a tela do professor deve ser projetada para os alunos. Caso o professor tenha optado pelo quiz não concomitante, os alunos conseguem ver pergunta e opções de resposta.

Ao final do jogo, o professor tem acesso a todas as informações, podendo, inclusive, salvar uma planilha com todas elas. Isso pode direcionar as próximas ações do professor em sala, como qual conteúdo foi melhor aprendido, e qual ainda precisa ser revisto.