Com o coração na mão! Aula prática sobre sistema cardiovascular

Por Fernanda Bassoli.

Como parte das atividades do Projeto de Implementação de Aulas Experimentais com Turmas Divididas, realizado pelo Departamento de Ciências Naturais do Colégio de Aplicação João XXIII, os alunos dos oitavos anos do ensino fundamental tiveram uma aula prática sobre o sistema cardiovascular.

A aula faz parte de uma sequência didática planejada pela professora Fernanda Bassoli juntamente com os bolsistas do projeto PIBID e a residente Ana Carolina Resende, baseando-se em pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Teoria Sociointeracionista de Vigotski. Os objetivos da aula foram: conhecer a anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular, com destaque para a anatomia do coração. Para tal, foram utilizados torsos humanos, modelos de coração em resina e corações de porco e galinha. A preparação do coração de porco para a aula foi feita com a colaboração da professora Simone Moreira de Macedo, do Departamento de Anatomia Humana da UFJF, a qual orientou as bolsistas sobre o corte anatômico no coração.

A partir de dificuldades na aprendizagem do sistema cardiovascular observadas em sala e de desenhos realizados pelos alunos na primeira aula da sequência didática, visando conhecer seus conhecimentos prévios sobre a anatomia do sistema cardiovascular, foi preparado um roteiro para orientar as observações dos alunos, contendo perguntas e um esquema da anatomia do coração a ser completado.  As turmas foram divididas em dois grupos de 15 alunos, que tiveram aulas em dias diferentes, e estes foram subdivididos em três grupos de cinco a partir de três “ilhas” montadas no laboratório. Tal organização visou maximizar as interações dos estudantes dos estudantes entre si, com a professora e bolsistas e com os recursos didáticos, o que constitui a essência do referido projeto. Dentre as três “ilhas” montadas nas bancadas, em duas foram dispostos um torso e um modelo do coração, e na terceira foram dispostos dois corações de porco e corações de galinha, visando a comparação entre corações de aves e mamíferos.

A aula foi bastante rica, despertou muito interesse nos alunos e gerou discussões sobre doenças do sistema cardiovascular, transplante de coração, relação entre o coração e os sentimentos entre outras questões. Segundo depoimento dos alunos “foi uma experiência legal”, “interessante”, “incrível” e “inovadora”. E o ponto alto da aula, segundo os mesmos, foi a possibilidade de tocar no coração.

Com o coração na mão Com o coração na mão 2Com o coração na mão 2Com o coração na mão 3Com o coração na mão 5