Propriedades da água: tensão superficial

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Material:

● 1 palito;
● 1 Copo ou becker;
● Água;
● Purpurina (se quiser ser mais ecológico, utilize papeis picados bem pequenos);
● Detergente.

Procedimentos e perguntas:

ATENÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES CUIDADOSAMENTE NA ORDEM!

1 – Encha o copinho de água.
2 – Coloque o palito “deitado” delicadamente sobre a água.
3 – Observe que parece que o palito está sobre a água e não “se molha”.
4 – Aperte o palito dentro da água e observe agora. Ficou diferente?

Registre o que mudou:

5 – Agora coloque a purpurina com muito cuidado sobre a água de uma maneira que ela não afunde.

6 – Você poderá ver a purpurina flutuar. Isto ocorre porque a tensão superficial sustenta a purpurina.

7 – Agora jogue algumas gotas de detergente (cerca de 8 gotas). Verifique o que acontece com a tensão superficial da água quando ocorre mistura com sabão.

Anote o que aconteceu com a purpurina:

Pela experiência que você acabou de realizar e pelas leituras realizadas na sala de aula, você percebe que o despejo de sabão e detergente diariamente nos rios, pode ser prejudicial ao ambiente?

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

Instrua seus alunos a seguirem corretamente as instruções da experiência, executando os passos cuidadosamente e sem pressa, evitando que alguma etapa dê errado.

Essa experiência pode ser utilizada para explicar como os detergentes funcionam, ou seja, como atuam na remoção de gorduras. Além disso, tópicos como “poluição dos rios” e “importância do tratamento de esgoto” podem ser debatidos durante a aula – abordando as propriedades tensoativas dos sabões e detergentes e evidenciando os impactos ambientais trazidos aos seres vivos que habitam esses corpos d’água (redução de oxigênio dissolvido na água, formação de espuma e consequente redução de luminosidade na coluna d’água, interferência nas aves aquáticas, etc). O fenômeno da tensão superficial é bastante difícil de compreender na faixa etária à qual essa prática foi estruturada; portanto, é importante direcionar o olhar do aluno para os aspectos da observação que mais produzirão efeitos; é comum, por exemplo, que o aluno perceba o afastamento inicial da purpurina na superfície da água logo que o detergente é adicionado, mas menos comum que ele relacione este evento ao afundamento do material, que ocorre logo em seguida. Acreditamos que é interessante aproveitar essa oportunidade para trabalhar os conceitos mais elementares de átomo e substância, que não precisam nem devem ser consolidados neste momento da aprendizagem, mas que podem ser bons pontos de partida para introduzir esses conceitos.

Instrua os alunos a descartarem os materiais corretamente ao final da aula (jogar a água na pia, de preferência passando por um filtro de papel antes, evitando que a purpurina seja descartada junto com a água, béqueres na pia e palitos no lixo).

A montagem do experimento sobre tensão superficial da água é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, requerendo até menos tempo, caso a turma se veja satisfeita após alguns eventos de experimentação. É perfeitamente aplicável dentro da sala de aula, tomando-se o único cuidado de não deixar cair detergente ou água no chão ou sobre objetos.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.