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Aprendendo a utilizar o microscópio

Logomarcas da UFJF, Colégio de Aplicação João 23 e Grupo de Estudos e Pesquisas CiensinarDepartamento de Ciências Naturais
Programa Ciensinar/ Apoio: Pró-reitoria de Extensão UFJF – 2019

Objetivo: Aprender a utilizar o microscópio ótico e suas principais funções; visualizar células vegetais e algumas organelas.

Microscopia – Conhecendo o microscópio e suas partes:

1 – Complete a figura abaixo com os nomes das partes constituintes do microscópio óptico:

Desenho de microscópio com suas partes constituintes para preenchimento do estudante

2 – Que estruturas você espera visualizar no microscópio?

Sabemos que o microscópio é um instrumento que amplia as imagens, possibilitando-nos enxergar estruturas que são invisíveis a olho nu. Para calcularmos a ampliação das imagens observadas no microscópio, basta multiplicarmos o aumento das objetivas pelo aumento das oculares. Ex: aumento da ocular: 10, aumento da objetiva: 4. Ampliação: 10 x 4 = 40 vezes.

– Identifique no microscópio sobre a bancada o revólver contendo as objetivas, examine-as identificando os seus aumentos.
– Certifique que a lente de menor aumento (4x) esteja posicionada de forma alinhada com a ocular.
– Seguindo as orientações da professora monte algumas lâminas seguindo as orientações do roteiro e do professor.

Material:

▪ Lâmina de vidro;
▪ Lamínula de vidro;
▪ Béquer com água;
▪ Folhas de Elodea sp;
▪ Inseto pequeno;
▪ Água;
▪ Conta-gotas;
▪ Microscópio ótico.

Procedimento:

▪ Limpe todas as lâminas e lamínulas com papel toalha e álcool. Deixe-as secas e deitadas num papel;
▪ Cada lâmina receberá um material: fio de cabelo, inseto pequeno, água e a folha da Elodea (deve ser retirada cuidadosamente uma folha de Elodea sp e colocá-la sobre a lâmina);
▪ Com o auxílio de um conta-gotas, coloque uma gota de água sobre cada material;
▪ Cubra cada material com uma lamínula, certificando-se de que não há bolhas de ar. Se verificar a presença de ar, retire a lamínula, adicione um pouco mais de água e coloque-a novamente.

3 – O que você consegue identificar em cada lâmina? Faça um esquema representando o que observou.

4 – Você encontrou (enxergou) o que esperava em todas as lâminas? Justifique.

5 – A célula observada na lâmina da folha de Elodea é:

Procariótica (   )

Eucariótica (   )

Animal (   )

Vegetal (   )

6 – Você conseguiu identificar todas as estruturas e organelas da célula? Justifique.

7 – Vamos observar mais células? Esquematize e identifique as células observadas na lâmina da Elodea indicando o aumento utilizado.

8 – Elabore uma hipótese que explique:

a) Por que a lâmina do inseto estava toda preta

b) Por que na lâmina de água eu não vi nada

ORIENTAÇÕES PARA O(A) PROFESSOR(A):

Este material foi adaptado e aplicado em turmas do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, embora seja possível adaptá-lo e aplicá-lo a outros contextos.

Como é uma atividade que envolve o uso de microscópio, ou seja, um equipamento relativamente caro, recomenda-se que os alunos tenham sido previamente instruídos quanto a não fazer nada sem orientação prévia, reduzindo os riscos de acidentes durante a aula.

Oriente seus alunos a prestarem atenção ao aproximarem a platina do microscópio às lentes objetivas, atentando-se para não encostarem a lâmina nas objetivas e não correrem o risco de quebrá-la ou arranharem/sujarem as lentes. Monitore os alunos durante o processo de retirada da porção de tecido vegetal a ser observado, principalmente se estiverem manuseando lâminas afiadas.

Caso haja recurso disponível, é interessante montar uma lâmina de cada material antes da aula e deixá-la exposta em algum momento da aula, acoplando um microscópio óptico a uma televisão para que os alunos saibam o que procurar quando forem observar suas lâminas, ou para compararem com seus resultados. É importante não fazer isso no início da aula, deixando que eles tentem visualizar as estruturas primeiro e criem suas próprias hipóteses. Primeiro, mostra-se a folha, que será relativamente fácil de visualizar e não necessita de nenhuma coloração. Pensamos no uso da Elodea considerando um momento oportuno para aprofundar conteúdos acerca da célula já trabalhados em sala, mas se não for o momento remova as perguntas específicas desse contexto e foque apenas no uso do microscópio. Elodea é uma planta aquática facilmente encontrada em casas especializadas em aquarismo, e sua folha é muito delgada, o que permite a plena visualização ao microscópio sem nenhum tratamento adicional. Inclusive, é um bom modelo para trabalhar osmose no ensino médio.

Em relação ao uso da água, o objetivo é demonstrar que as moléculas não são visíveis ao microscópio, como é comum muitos alunos acreditarem nessa fase. Portanto, é importante que a água selecionada seja filtrada e de preferência fervida. Se for utilizada água de poças, lagos, ou mesmo da pia, corre-se algum risco de se visualizarem protozoários, por exemplo. Não que isso seja ruim, mas é interessante controlar essas variáveis para outro momento.

A sugestão de uso do inseto pequeno decorre da dificuldade de compreensão dos alunos acerca da necessidade de os objetos serem atravessados pelo feixe de luz para que a imagem seja construída. Os alunos podem sugerir outros materiais para visualizar. Com essa observação, os alunos deverão compreender que nem sempre o maior aumento significa a melhor imagem. Aproveite para explicar sobre outros tipos de microscópio, como os microscópios estereoscópicos, que são mais adequados para visualizar esse tipo de amostra.
Por fim, instrua os alunos a descartarem o material em locais apropriados (os restos de tecido vegetal e papel-toalha no lixo, lâminas num recipiente contendo água e detergente e lamínulas em outro). Oriente-os também a guardar os microscópios adequadamente, certificando-se de que foram desligados da tomada, de que as objetivas estão posicionadas corretamente e de que as lâminas foram retiradas da platina.

A aula prática de observação de célula de Elodea sp é uma atividade aplicável a uma aula de 50 minutos, mas como essa prática tem como objetivo o treinamento ao microscópio é possível que os alunos precisem de mais tempo, sobretudo se o número de microscópios for reduzido.

Este material foi produzido pelo Colégio de Aplicação João XXIII e não representa a construção inédita e original de um protocolo de experimentação, mas reflete as experiências, adaptações e reflexões produzidas pelos professores do colégio na sua prática pedagógica. Deve ser entendido, portanto, como uma produção coletiva e em constante aperfeiçoamento. O professor é livre para reproduzir, modificar ou reportar qualquer inviabilidade deste material aplicada a seu contexto profissional, sendo vedado o uso comercial das reflexões produzidas. Este material foi disponibilizado em versão HTML para possibilitar maior acessibilidade dos roteiros ao professor, porém sua proposta pedagógica não contempla estudantes cegos. Trabalharemos para que no futuro atividades como esta sejam disponibilizadas com foco neste público.

Para mais informações, consulte a licença “Creative Commons CC BY-NC-SA”, atribuída a este material.